7ª Mostra Retroexpectativa segue no Cinema do Dragão

Publicidade

Até 3 de fevereiro, serão realizadas 31 sessões com diferentes títulos. Live com Deo Cardoso, diretor de ´Cabeça de Nêgo´, será realizada nesta terça (26), a partir das 19h, no Instagram do Cinema do Dragão.

Iniciada no último dia 21 de janeiro, a 7ª edição da Mostra Retroexpectativa continua até 03 de fevereiro trazendo os filmes que foram mais aclamados pelo público no ano passado, além de clássicos e de filmes inéditos no Ceará. Com sessões a partir das 14h45, a Mostra acontece na sala 2 do Cinema do Dragão, com ingressos à venda na bilheteria do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.com. Às terças, as sessões têm valor reduzido a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Durante esta semana, 31 sessões exibirão 29 longas-metragens e 2 médias-metragens. A grade de programação será composta por 15 filmes na faixa Retrospectiva, 10 filmes na faixa Expectativa e 6 clássicos.

Segundo Pedro Azevedo, curador do Cinema do Dragão, a Mostra já chegou a alcançar um público total de mais de 5000 espectadores em edição anterior. Em respeito aos protocolos sanitários, este ano o Cinema trabalhará com um público bem reduzido, com ocupação de até no máximo 35% da capacidade da sala, como forma de manter a tradição da Mostra, mas preservando a saúde dos frequentadores e dos profissionais do Cinema.

Além da ocupação reduzida e distanciamento social entre os ocupantes, o Cinema do Dragão mantém os demais protocolos de biossegurança previstos pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará, como a aferição de temperatura na entrada, a disponibilização de álcool em gel, distanciamento na fila da bilheteria, venda de ingressos online na plataforma Ingresso.com e sanitização da sala no intervalo entre as sessões.

Faixa Retrospectiva

Entre os filmes de maior sucesso de público no Cinema do Dragão em 2020, o curador destaca O FAROL (de Robert Eggers), ADORÁVEIS MULHERES (de Greta Gerwig), OS MISERÁVEIS (de Ladj Ly) e PACARRETE (de Allan Deberton). PEQUENA GAROTA (de Sébastien Lifshitz).

LIBERTÉ (de Albert Serra) é um filme que estreou nacionalmente no ano passado, mas que ainda permanecem inéditos em Fortaleza. QUERÊNCIA (de Helvécio Martins Jr.) e SERTÂNIA (de Geraldo Sarno) estrearam recentemente.

Faixa Clássicos

A faixa de clássicos reúne seis filmes em cópias restauradas DCP 2K: CONTOS DE VERÃO (de Eric Rohmer), Z (de Costa Gravas), O DINHEIRO (de Robert Bresson) e a trilogia das cores de Krzysztof Kieslowski (A FRATERNIDADE É VERMELHA, A LIBERDADE É AZUL, A IGUALDADE É BRANCA).

Faixa Expectativa

A faixa Expectativa traz treze novidades no circuito comercial do Ceará, filmes que fizeram carreiras em festivais ou nas plataformas de streaming e agora poderão ser assistidos na sala de cinema. Entre os longas, destacam-se os cearenses PAJEÚ (de Pedro Diógenes), AS CORES DO DIVINO (de Victor Costa Lopes) e CABEÇA DE NÊGO (de Déo Cardoso). Os filmes PJ HARVEY: UM CÃO CHAMADO DINHEIRO (de Seamus Murphy), PERFIL DE UMA MULHER (de Koji Fukada), CASA DE ANTIGUIDADES (de João Paulo Miranda), EU ESTAVA EM CASA MAS? (de Angela Schanelec) e SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER (de Éthel Oliveira e Júlia Mariano) são alguns dos outros destaques da programação. Além disso, os médias-metragens SETE ANOS EM MAIO (de Affonso Uchôa) e VAGA CARNE (de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.) serão exibidos numa sessão dupla especial.

Debates

Além das exibições, o Cinema do Dragão realizará ainda bate-papos virtuais com realizadores, que poderão ser acompanhados sempre a partir das 19h, ao vivo, no Instagram do Cinema do Dragão. A primeira live acontecerá nesta terça-feira (26) com Deo Cardoso, diretor de ´Cabeça de Nêgo´, que será entrevistado pelo curador Pedro Azevedo. No dia 2 de fevereiro, Victor Costa Lopes, diretor de ´As cores do Divino´, falará sobre o longa e os bastidores. Caroline Louise, produtora executiva de Pajeú, será a convidada da última live, no dia 3 de fevereiro.

 

Publicidade

Leia também