Escritor Juazeirense recebe prêmio internacional de literatura

Publicidade

A Secretaria de Cultura (Secult) de Juazeiro do Norte e a Biblioteca Pública Municipal, realizaram na noite desta terça-feira, 15, no auditório do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, campus Lagoa Seca, a solenidade de entrega do Prêmio Literário Guerra Junqueiro | Lusofonia 2020, ao escritor Sidney Rocha, juazeirense radicado em Recife/PE.

Por conta das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19 e seguindo as orientações dos órgãos competentes, a solenidade aconteceu com representantes institucionais e a presença do homenageado, além de ter sido transmitida pelas redes sociais da Prefeitura Municipal.

O Secretário de Cultura, Renato Fernandes, destaca que o prêmio é fruto de uma articulação internacional que acontece desde 2018 por meio da Secult. “Esse era um projeto da Avelina Ferraz, estender o prêmio aos países lusofónicos, então ela veio desenvolvendo e, pela primeira vez no Brasil, nós somos representantes do prêmio no país e, também, correalizadores nessa edição, aonde o premiado é Sydney Rocha, um autor que dispensa apresentações, admirável no circuito literário. Eu acho muito importante a realização de uma parceria como essa, para que haja uma aproximação dos países lusofónicos”, disse.

O homenageado, Sidney, explica que recebe não apenas em seu meu nome e em relação a sua obra. “Recebo com honra e humildade por conta da obra de tantos escritores e escritoras de língua portuguesa no Brasil, mais ainda, especialmente nesse momento em Juazeiro do Norte, eu recebo em nome dos escritores e escritoras do meu tempo e de todos os tempos de Juazeiro, essa comunidade artística e cultura que vem lutando por representatividade, por uma voz na literatura e nas artes”, destacou.

Avelina Ferraz, Curadora do Prêmio Literário Guerra Junqueiro e Promotora Cultural da Lusofonia, esteve representando a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta/ Portugal e ponderou que espera vida longa a essa parceria. “Através disso é que conseguimos fazer essa união e salientar, perpetuar e valorizar a literatura, como vínculo para a cidadania que nós esperamos que exista. A linguagem nos ajuda a perpetuar essa união”, disse.

O Prêmio é uma ação cultural multidisciplinar que teve início em Portugal em 2017, ligado ao Freixo Festival Internacional de Literatura, e que desde então, vem propondo estreitar laços de cooperação entre os países de língua portuguesa em todo o mundo, realizando parcerias e premiando escritores, representantes dos países cooperados, com o objetivo de reconhecer e valorizar a produção literária, local e internacionalmente.

O Sydney é escritor, contista, romancista e editor, com uma extensa produção literária. Ele já publicou vários livros, bem como foi o vencedor do Prêmio Jabuti | 2011, com a publicação “O destino das metáforas” e o seu trabalho tem um amplo reconhecimento nacional e internacional.

O Prêmio Literário Guerra Junqueiro | Edição Brasil 2020, é resultado de uma pactuação entre o município de Juazeiro do Norte, representante do Brasil nos países cooperados de língua portuguesa e a cidade de Freixo de Espada à Cintra/Portugal. “O prêmio coloca nossa cidade num importante canal de intercâmbio e articulação internacional, permitindo o reconhecimento e a valorização da produção literária de escritores de Juazeiro do Norte”, ressalta Renato.

Publicidade

Leia também