Pesquisa Ibope em Juazeiro do Norte, votos válidos: Arnon Bezerra, 40%; Glêdson, 28%; Nelinho, 23%

Ana Paula Cruz tem 6%; Demontieux, 2%. Levantamento foi feito entre os dias 11 e 13 de novembro.

Pesquisa Ibope divulgada pela TV Verdes Mares nesta sexta-feira (13) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a Prefeitura de Juazeiro do Norte nas Eleições 2020:

 

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

Evolução

 

Em relação aos votos válidos do levantamento anterior do Ibope, de 4 de novembro:

  • Arnon Bezerra (PTB) foi de 37% para 40%
  • Glêdson Bezerra (Podemos) foi de 35% para 28%
  • Nelinho (PSDB) foi de 20% para 23%
  • Ana Paula Cruz (PSB) foi de 5% para 6%
  • Demontieux Cinquentinha (Psol) foi de 3% para 2%

 

Votos totais

 

  • Arnon Bezerra (PTB): 38%
  • Glêdson Bezerra (Podemos): 26%
  • Nelinho (PSDB): 21%
  • Ana Paula Cruz (PSB): 6%
  • Demontieux Cinquentinha (Psol): 2%
  • Nenhum/branco/nulo: 3%
  • Não sabe/Não respondeu: 4%

 

Em relação aos votos totais no levantamento anterior do Ibope, de 4 de novembro:

  • Arnon Bezerra foi de 34% para 38%;
  • Glêdson Bezerra foi de 32% para 26%;
  • Nelinho foi de 18% para 21%;
  • Ana Paula Cruz foi de 5% para 6%;
  • Demontieux Cinquentinha se manteve em 2%
  • Nenhum/branco/nulo: foi de 4% para 3%;
  • Não sabe/Não respondeu: foi de 5% para 4%;

Rejeição

 

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

  • Arnon Bezerra: 31%
  • Demontieux Cinquentinha: 31%
  • Nelinho Freitas: 27%
  • Ana Paula Cruz: 25%
  • Glêdson Bezerra: 24%
  • Poderia votar em todos: 4%
  • Não sabem ou preferem não opinar: 6%

 

Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%.

Sobre a pesquisa

 

  • A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares
  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 805 eleitores da cidade de Juazeiro do Norte
  • Quando a pesquisa foi feita: 11 a 13 de novembro
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: CE-07535/2020
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Fonte: G1

Ministério Público do Trabalho abre seleção para estagiários em Fortaleza e Juazeiro do Norte

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu, nesta sexta-feira (13), inscrições para seleção de estagiários das áreas dos cursos de Direito e Jornalismo. Os selecionados vão exercer atividades na sede da Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará, em Fortaleza, e na Procuradoria do Trabalho no Município de Juazeiro do Norte. As inscrições ocorrem até o próximo dia 23 de novembro, pela internet.

O cargo exige 4 horas diárias/20 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 850, mais auxílio transporte de R$ 7.

Segundo o MPT, a prova está prevista para ser aplicada no próximo dia 26 de novembro. Em razão da pandemia da Covid-19, a avaliação será realizada de forma on-line, pela plataforma Moodle.

Para os estudantes de Jornalismo, há duas vagas e cadastro de reserva, em Fortaleza. Já para os candidatos do curso de Direito, são três vagas na sede, em Fortaleza, uma para Juazeiro e, ainda, cadastro de reserva.

O processo seletivo reserva 10% das vagas existentes para as pessoas com deficiência. Mais detalhes da seleção podem ser observados no edital.

Fonte: G1

Polícia Civil aumenta o número de delegacias funcionando durante a Operação Eleições 2020

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realiza a “Operação Eleições 2020”, que tem como objetivo a atuação supletiva à Polícia Federal (PF) na apuração dos crimes eleitorais e delitos conexos. No total, 764 policiais civis atuarão no primeiro turno. Delegacias de Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado funcionarão no próximo domingo, dia 15.

Os crimes eleitorais flagrados em Fortaleza, na RMF e nas cidades que possuem base da Polícia Federal serão registrados na PF. A PCCE poderá lavrar auto de flagrante pela prática de crimes eleitorais nos locais onde não houver base do polo da Polícia Federal.

Já as ocorrências cotidianas e de crimes não relacionados ao pleito eleitoral, serão encaminhados para as delegacias da Polícia Civil. Em Fortaleza, funcionarão 2º, 7º, 10º, 13º, 30º, 32º e 34º Distritos Policiais, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das delegacias plantonistas Maracanaú, Caucaia, Eusébio e Horizonte, funcionarão, excepcionalmente, no domingo, as delegacias de Aquiraz, Pacatuba, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape, Pindoretama, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Pacajus, Chorozinho e Paracuru. Já no Interior do Estado, todas as delegacias municipais e regionais funcionarão.

O delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, explicou como funcionará a autuação da Polícia Judiciária durante o domingo. “Ordinariamente a competência de apuração dos delitos relacionados à prática de crimes eleitorais é da Polícia Federal. Porém, sempre fazemos essa parceria com a co-irmã Polícia Federal para ajudar que a Polícia Federal possa cobrir todo o Estado. Em regra, a Polícia Federal atuará na Capital, Região Metropolitana e no Interior do Estado, aonde eles tiverem base. Os municípios que não forem contemplados pela abrangência da Polícia Federal, a Polícia Civil dará o apoio, atuando supletivamente”, explicou Rattacaso. Ele disse ainda que no que concerne aos crimes comuns, funcionam as delegacias que já são plantonistas. “Cabe ressaltar que a Polícia Civil atuará, no dia da eleição, em todos os municípios que possuem delegacias, mesmo que haja base da Polícia Federal, pois pode ser que ocorra algum pedido de suporte e a Polícia Civil estará pronta pra dar esse apoio”, finalizou.

Ceará apresenta melhor indicador do Nordeste no acesso à escola durante o Ensino Médio

Oferta de tempo integral é fator de estímulo para permanência e interesse do jovem. Das 728 escolas da rede pública estadual, 277 atendem em jornada ampliada

A taxa de frequência escolar no Ensino Médio cearense vem apresentando crescimento consistente nos últimos anos, aproximando o estado da meta da universalização do atendimento. Conforme a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada na última quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará atingiu 88,4% de frequência total neste nível de ensino, em 2019, contra 82,6% registrados em 2016. Trata-se da melhor taxa de acesso do Nordeste, além do terceiro maior aumento de proporção de alunos incluídos do Brasil durante o período.

Além disso, quando levada em conta apenas a matrícula dos jovens de 15 a 17 anos – faixa etária considerada adequada para esta etapa do ensino – o Ceará obteve 74,2% de frequência. O indicador revela aumento significativo desde 2016, quando foram observados 67,6%.

No que se refere ao Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, a escolarização de pessoas de 6 a 14 anos no Ceará está ainda mais próxima à universalização. Ao todo, 99,7% da população cearense nesta faixa etária estavam matriculados em 2019. Embora em 2016 o padrão já fosse elevado, com 98,7% das crianças e adolescentes nas escolas, o Ceará manteve o ritmo de crescimento.

Fatores

O aumento na frequência dos alunos, assim como a redução da distorção idade-série, podem ser influenciados por fatores como o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), voltado ao Ensino Fundamental, desenvolvido Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), em regime de colaboração com os 184 municípios cearenses. A ação contempla a formação de professores e a distribuição de material didático-pedagógico, entre outras medidas.

Por outra via, o investimento na expansão da oferta do ensino em tempo integral também pode ser apontado como fator de estímulo para a permanência e o interesse do jovem pela escola. Das 728 unidades de ensino da rede pública estadual, 277 atendem em jornada ampliada (155 são de Ensino Médio Regular em Tempo Integral – EEMTI e 122 são Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEPs), alcançado um total de 96 mil alunos.

Já o Projeto Professor Diretor de Turma tem como objetivo promover um diálogo constante do estudante com seus familiares, com a direção da escola e seu corpo docente, buscando evitar a evasão escolar, contribuindo para o sucesso e a formação do aluno enquanto cidadão.

A estratégia do Projeto é manter um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma, acompanhando todo o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades e fazendo intervenções necessárias à conclusão de seu projeto de vida.

O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais, por sua vez, consiste em uma estratégia de reorganização curricular que, além de desenvolver competências socioemocionais, favorece a pesquisa como princípio pedagógico, visando ao desenvolvimento pessoal dos estudantes, bem como a preparação para a vida acadêmica e profissional.

Estratégias

A Seduc elaborou diretrizes para orientar suas escolas sobre como proceder durante o período de suspensão das aulas presenciais para garantir a continuidade do ano letivo e minimizar prejuízos no processo educacional. As escolas estaduais construíram seus planos de atividades e, juntamente com seus profissionais, pensaram alternativas para atender os alunos.

Também há ações com a finalidade de manter e fortalecer os vínculos afetivos entre escola e alunos, para que se sintam apoiados. Uma delas é a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, que visa ao crescimento pessoal dos estudantes, tratando de temas relacionados, por exemplo, à construção de projetos de vida e ao respeito às diferenças. O Projeto Professor Diretor de Turma está inserido nessa iniciativa.

Urnas eletrônicas serão distribuídas neste sábado em Juazeiro do Norte

As 5456 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas seções eleitorais de Juazeiro do Norte serão distribuídas neste sábado, 14 de novembro, a partir das 7h da manhã. Elas estão lacradas e guardadas no Centro de Armazenamento de Urnas (CAMU) do Fórum Eleitoral de Juazeiro.

Serão várias rotas de distribuição, organizadas em função da proximidade dos locais de votação. Em razão da distância, as 64 urnas de Jardim serão as primeiras a saírem do Fórum. Só depois deixarão o local as 456 urnas que serão usadas nas seções de Juazeiro.

A distribuição é feita por carros contratados por meio de licitação pelo TRE/CE e as urnas são acompanhadas por técnicos. Após a entrega em cada local de votação, elas serão ligadas e testadas para simples conferência de dados.

A expectativa é que todas as urnas estejam nos respectivos locais onde funcionarão no dia do pleito até às 12h. Elas ficarão sob a guarda dos delegados de prédio até o início da votação, no dia seguinte.

Material da seção e EPI

Além das urnas, as Zonas Eleitorais com sede em Juazeiro do Norte também farão a distribuição dos materiais das seções e dos EPI dos mesários na sexta, 13, e no sábado, 14. Serão entregues cartazes, extensões e marcadores de distanciamento social. Além de litros de álcool gel e líquido que servirão para higienizar mesas, canetas e a mão dos eleitores.

Região do Cariri recebe reforço de 700 policiais militares para a segurança no dia da eleição

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O dia 15 de Novembro contará com um efetivo policial nas ruas e locais de votação expressivo em todas as cidades da região do Cariri, a informação foi confirmada pelo comandante do 2º batalhão da polícia militar, Tenente-coronel Santana.

Segundo ele, o Cariri contará com um aporte policial das mais variadas unidades da Polícia Militar do estado do Ceará, contanto com cavalaria, batalhão ambiental, raio e demais unidades do batalhão extensivo de Fortaleza.

Segundo o Tenente-coronel, todo o efetivo já está sendo distribuído em todas as cidades da região do Cariri. “Nossa missão é garantir a ordem e segurança pública, dando apoio a justiça eleitoral”, disse.

O tenente-coronel acrescentou ainda que os policiais serão distribuídos nos locais de votação e nos fóruns eleitorais dando todo suporte de segurança as autoridades eleitorais à população. No total foram 700 policiais enviados ao Cariri.

Fauci destaca necessidade de acesso igualitário a vacinas contra covid

Especialista americano falou em  seminário de instituição britânica

O especialista norte-americano em doenças infecciosas Anthony Fauci, disse, nessa quinta-feira (12), que os desenvolvedores de vacinas deveriam se empenhar em fabricar bilhões de seus produtos contra a covid-19 para garantir o acesso em todas as partes do mundo, em vez de se concentrarem apenas nos países ricos.

Os comentários de Fauci vieram dias depois de a Pfizer anunciar que sua candidata a vacina contra a doença é mais de 90% eficiente, com base em resultados iniciais de um teste de larga escala, garantindo uma vantagem na corrida por um imunizante seguro e eficaz.

“Agora várias empresas diferentes estão falando sobre a capacidade de fazer bilhões de doses. É disso que precisamos. Não precisamos de centenas de milhões para os países ricos”, disse Fauci, em seminário virtual do centro de pesquisas britânico Chatham House.

“Precisamos de bilhões [de doses de vacina], então, se você mora na parte mais obscura do mundo em desenvolvimento ou mora em Londres, deveria ter o mesmo acesso”, acrescentou.

Especialistas também expressaram dúvidas sobre o acesso à vacina, especialmente em países em desenvolvimento, já que ela precisa ser armazenada a -70 grau Celsius, criando desafios de infraestrutura.

“Certamente não será uma pandemia por muito mais tempo, porque acredito que as vacinas reverterão isso”, disse Fauci, acrescentando, no entanto, que pode haver a necessidade de revacinar as pessoas de maneira intermitente se a covid-19 se tornar endêmica.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Desinformação pode fazer pessoas rejeitarem vacinas contra covid-19

É o que revela pesquisa divulgada em Londres

Teorias conspiratórias e desinformação alimentam a desconfiança e poderiam deixar a inoculação com vacinas contra covid-19 abaixo dos níveis necessários para proteger comunidades da doença nos Estados Unidos e no Reino Unido, revelou pesquisa divulgada nessa quinta-feira (12).

O estudo, com 8 mil voluntários nos dois países, mostrou que menor número de pessoas “certamente” receberia uma vacina contra a covid-19 do que os 55% da população que cientistas estimam ser preciso para proporcionar a chamada “imunidade de rebanho”.

“Vacinas só funcionam se as pessoas as tomam. A desinformação atua sobre os receios e incertezas existentes a respeito de novas vacinas [contra covid], além das novas plataformas que estão sendo usadas para desenvolvê-las”, disse Heidi Larson, professora da Escola de Higiene e de Medicina Tropical de Londres, que coliderou a pesquisa.

“Isso ameaça minar os níveis de aceitação de vacinas contra covid-19”, acrescentou ela, que também é diretora da iniciativa internacional Vaccine Confidence Project.

O estudo chega no momento em que um dos maiores esforços de criação de vacinas mostrou resultados promissores nesta semana.

Na segunda-feira, a Pfizer informou que sua vacina experimental contra a covid-19 tem eficácia de mais de 90% com base em dados provisórios de testes de estágio avançado. Os dados foram vistos como um passo crucial na luta para conter uma pandemia que já matou mais de 1 milhão de pessoas.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL