Vacina contra câncer desenvolvida em Harvard se mostra promissora

Estudos concluíram que material foi capaz de prevenir recidiva de tumores malignos em camundongos, conforme artigo publicado nesta semana

Cientistas do Wynn Institute, ligado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram resultados promissores em uma potencial vacina contra alguns tipos de câncer.

O estudo, publicado nesta semana na revista científica Nature Communications, mostra que o pequeno disco desenvolvido foi capaz de prevenir a recidiva de tumores em camundongos.

A vacina é um biomaterial do tamanho de um comprimido (8 mm x 2 mm) que foi idealizado para ser implantado na área onde o paciente já teve um tumor prévio, como de mama, por exemplo.

Essa esponja é implantada sob a pele e projetada para recrutar e reprogramar as células imunológicas do próprio paciente “no local”, instruindo-as a viajar pelo corpo, alojar-se nas células cancerosas e, em seguida, matá-las.

Segundo o Wynn Institute, a potencial vacina reúne o poder de dois dos tratamentos muito usados contra o câncer: a quimioterapia e a imunoterapia.

Ao mesmo tempo em que tem a capacidade de matar as células cancerígenas (quimioterapia), ela também tem o efeito de longo prazo da imunoterapia.

“Quando camundongos com câncer de mama triplo-negativo agressivo (TNBC) receberam a vacina, 100% deles sobreviveram a uma injeção subsequente de células cancerosas sem recidiva”, diz o estudo.

Um dos autores do estudo, Hua Wang, ressaltou a importância desse tipo de tecnologia para o tratamento de alguns tipos de tumores malignos cujos tratamentos disponíveis hoje não têm tanta eficácia.

“O câncer de mama triplo-negativo não estimula respostas fortes do sistema imunológico, e as imunoterapias existentes não conseguiram tratá-lo. Em nosso sistema, a imunoterapia atrai várias células imunológicas para o tumor, enquanto a quimioterapia produz um grande número de fragmentos de células cancerosas mortas que as células imunológicas podem pegar e usar para gerar uma resposta eficaz e específica contra o tumor.”

Embora otimistas, os estudos para esse tipo de antígeno ainda precisam de mais respostas e devem continuar pelos próximos anos. Os cientistas pretendem explorar combinações de quimioterapia com vacinas contra o câncer para melhorar a resposta antitumoral em casos de difícil tratamento.

O diretor-fundador do Wyss Institute, Don Ingber, comemorou o avanço da potencial vacina e disse que ela “oferece uma nova esperança para o tratamento de uma ampla gama de cânceres”.

Fonte: R7

Polícia Militar reforça efetivo para atuar nas eleições

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) inicia, nesta quinta-feira (12), a fase de execução da Operação Eleição 2020, com a finalidade de que todo o processo eleitoral aconteça dentro da normalidade e que a segurança dos cidadãos cearenses seja mantida. No primeiro turno serão empregados 4.200 policiais militares extras, utilizados tanto no policiamento ostensivo geral, como nas áreas especializadas. Eles serão divididos conforme a necessidade da região, ampliando a área de cobertura na Capital, Região metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado.

Os policiais militares que foram deslocados para trabalhar no interior sairão amanhã, pela manhã, em direção aos seus locais de atuação e ficarão até a próxima segunda-feira (16), quando se encerra a primeira fase. A tropa extra é decorrente de policiais militares que trabalham em serviço administrativo ou que estavam de férias ou folga.

“O diferencial dessa eleição é que o próprio comandante local planejou o emprego do efetivo para realizar a segurança dos locais de votação existentes na área circunscricional da unidade que ele comanda, bem como ficará encarregado da fiscalização do efetivo empregado. Havendo ganho de eficiência no controle do efetivo escalado”, explicou o comandante adjunto da Coordenadoria Geral de Operações da PMCE, tenente coronel Vandicles de Oliveira.

Teste Covid-19

A corporação ressalta que todos os policiais militares deslocados para outros municípios realizaram a testagem de Covid-19 e, somente, trabalharão os que testaram negativo para a doença. A intenção é manter os agentes de segurança saudáveis para o trabalho, não propagar o vírus e garantir a segurança sanitária do efetivo, bem como da população atendida por eles. Além disso, a PMCE também entregará um kit com álcool e máscaras aos servidores.

“Este ano, a Operação Eleição traz uma maior cautela com o policial e a população, haja vista que a pandemia não acabou. Tivemos um maior cuidado sanitário, todos os militares deslocados para outro município passaram por uma rigorosa testagem para não correr o risco dele se deslocar com vírus”, explicou a coordenadora de Saúde e Assistência Social e Religiosa, tenente coronel Sandra Helena de Carvalho.

No retorno, cada militar fará novamente o teste para a Covid-19. A intenção é garantir que o vírus não venha com ele e se propague na família do policial.

“A modernidade em Nepomuceno” com grandes nomes da música de câmara nacional e internacional é debatido no III SIRIM

Evento chega ao seu quarto e penúltimo encontro na próxima segunda-feira, 16, com expoentes da música orquestral no Brasil e no mundo através de transmissão em live no Facebook e no YouTube do Porto Iracema das Artes

O pesquisador e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luiz Guilherme Goldberg, e o maestro e arranjador Júlio Medaglia são os próximos convidados do III SIRIM – Simpósio de Regência e Interpretação Musical Alberto Nepomuceno em foco. Eles participam do debate “A modernidade em Nepomuceno” na próxima segunda-feira, 16, às 20h, no Canal do YouTube e no Facebook do Porto Iracema das Artes. A mediação da atividade é da cantora e também pesquisadora Anna Maria Kieffer. O quarto e penúltimo encontro do evento mensal, iniciado em agosto deste ano, exibe mais um vídeo na ocasião, desta vez da “Marcha” da Ópera Abul.

Os convidados da noite somam extensos repertórios e influências de destaque no Brasil e em vários países mundo afora, tendo Guilherme Goldberg desenvolvido pesquisa de doutorado e pós-doutorado, esta em Lisboa (PT), ambas sobre o maestro cearense, recebendo menção honrosa do Prêmio Capes de Teses (2008) pela primeira. Na sequência, Júlio Medaglia, que é um expoente da regência sinfônica, atuando como regente de orquestras brasileiras e europeias prestigiadas, como na Filarmônica de Berlim, e da música nacional popular, sendo um dos fundadores do Tropicalismo, além de possuir uma longa carreira nacional em rádio e TV. Some-se a atuação em pesquisa e os 25 lançamentos de CDs, CDs-livros e DVDs de Anna Maria Kieffer, que também desenvolve docência.

Mais informações sobre os convidados estão no nosso site do Porto Iracema das Artes.

 

O III SIRIM ocorre em uma parceria da Escola Porto Iracema das Artes com o Grupo de Pesquisa IRIM – Investigação em Regência e Interpretação Musical (Uece/CNPQ). Todo o evento busca revisitar e divulgar as obras de Alberto Nepomuceno, uma homenagem ao maestro e compositor cearense no centenário de sua morte, como parte da programação especial “Ano Alberto Nepomuceno”.

Todos os encontros estão disponíveis no canal do YouTube do Porto Iracema. O primeiro encontro do Simpósio ocorreu em agosto, com mesa redonda de tema “Modinha e as canções de Nepomuceno”, seguida de “Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno” em setembro. O último discutiu “Alberto Nepomuceno: entre a História e a Ficção”. Pesquisadores e artistas de destaque nacional que se dedicam ao estudo da obra e do legado do maestro integram os debates.

ENCERRAMENTO

O evento será finalizado no dia 14 de dezembro, com a presença do poeta e repentista Geraldo Amâncio, do poeta e cordelista Geraldo de Almeida Nobre e da professora Elba Braga Ramalho na mesa-redonda “Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a cantoria nordestina”. A mediação será realizada pelo professor e pesquisador Gilmar de Carvalho. Ao final, acontecerá apresentação do vídeo “A jangada”.

Toda a programação tem curadoria de uma comissão formada pelos músicos e pesquisadores Elba Braga Ramalho, Gilmar de Carvalho, Inez Martins Gonçalves, Anna Maria Kieffer e Marcio Landi. O evento conta, ainda, com a parceria da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Música da UECE.

● III SIRIM – SIMPÓSIO DE REGÊNCIA E INTERPRETAÇÃO MUSICAL “ALBERTO NEPOMUCENO EM FOCO”

16 de novembro – Segunda-feira – 20h
A modernidade em Nepomuceno
Com Luiz Guilherme Goldberg e Júlio Medaglia
Mediação: Anna Maria Kieffer
Apresentação do vídeo “Marcha” da Ópera Abul
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

14 de dezembro – Segunda-feira – 20h
Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a Cantoria Nordestina
Com Geraldo Amâncio, Guilherme de Almeida Nobre e Elba Braga Ramalho
Mediação: Gilmar de Carvalho
Apresentação do vídeo “A jangada”
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: III SIRIM debate “A modernidade em Nepocumeno” com grandes nomes da música de câmara nacional e internacional
Quando: segunda-feira, 16, às 20h
Onde acessar: Facebook e canal do YouTube do Porto Iracema das Artes

Rodovias estaduais totalmente restauradas trazem mais desenvolvimento para o Cariri

Uma via totalmente pavimentada e sinalizada representa segurança aos motoristas e garante maior fluidez para o transporte de cargas. Assim estão as rodovias estaduais CE-293 e CE-292, na região do Cariri, onde na manhã desta quinta-feira (12) o governador Camilo Santana inaugurou a pavimentação de trechos que levam a cidade de Missão Velha à Barbalha e a Juazeiro do Norte. O investimento total nas duas rodovias foi de quase R$ 80 milhões.

“A visão que o Estado tem procurado agir é criar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da região. Aqui é o corredor de entrada do Cariri”, disse o governador, anunciando que será licitada a duplicação do trecho de Missão Velha à BR 116. “É uma das maiores obras que vai interligar toda a economia que vem de Pernambuco e demais regiões do Ceará para o Cariri. Uma rodovia segura e moderna para que possamos cada vez mais trazer desenvolvimento para a região do Cariri”, afirmou o chefe do Executivo estadual, completando que pretende a partir do próximo ano iniciar a obra.

A duplicação de rodovias tem sido marco no Estado. “Dupliquei nas regiões mais importantes do Ceará, turísticas e econômicas. Entre Fortaleza e Aracati, toda a via está duplicada. Duplicamos 63 quilômetros de rodovia. Neste momento, fazemos obras entre Itarema e Acaraú. Aqui, vamos duplicar de Missão Velha até a BR-116”, relacionou Camilo Santana.

As rodovias vão facilitar o acesso entre as cidades caririenses e o fluxo de cargas vindas de outros estados do país pela BR-116. Antes, era necessário entrar pelo centro de Missão Velha, afetando as condições de mobilidade na região.

O prefeito de Missão Velha Diego Feitosa afirmou que as rodovias fortalecem a integração socioeconômica da Região. “Uma obra como essa reconhece a importância que o Cariri tem para a economia do Estado. Sem dúvidas, todos os caririenses estão satisfeitos”.

Um dos principais diferenciais da obra na CE-293 é a inclusão de um dispositivo de segurança viária até então inédito em rodovia estadual no Ceará. São as barreiras do tipo new jersey, feitas de concreto, para separar os dois sentidos da pista. São cerca de 17 mil metros de new jersey. A ideia é impedir que os veículos invadam a outra faixa, dando uma maior segurança aos usuários, em especial pelo fato de a rodovia receber uma grande circulação de cargas pesadas que vêm para a Região do Cariri.

Rapidez e segurança

O caminhoneiro João Bosco trafega há mais de 20 anos pelas estradas do Cariri. O transporte de água, serviço essencial, exige rapidez na entrega, o que, segundo afirmou, conseguiu assegurar a partir da pavimentação e duplicação. “Antes era só uma pista estreita que ficava congestionada e tinha muito acidente. Agora melhorou 100%”, relatou o profissional.

Participaram das inaugurações familiares dos homenageados; o secretário de Meio Ambiente de Missão Velha, Reginaldo Macedo; Nildo Rodrigues, chefe de gabinete de Juazeiro do Norte; o deputado federal Pedro Bezerra; os deputados estaduais Fernando Santana e Guilherme Landim; e Quintino Vieira, superintendente da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP).

Cariri soma 1.700 profissionais da saúde infectados pela covid-19

Dados da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará, apontam que mais de 1700 profissionais da Saúde já foram infectados pelo novo coronavírus na região do Cariri. A boa notícia é que deste total, 1677 já se recuperaram da doença. Infelizmente, houve o registro de dois óbitos. 

Juazeiro do Norte é a cidade que tem a maior quantidade de trabalhadores da Saúde infectados com 524 casos. Na sequência estão Crato, com 362 casos, Barbalha, que tem 242, Brejo Santo, com 89, e Várzea Alegre, que contabiliza 67 infectados.

TRE-CE rejeita candidatura de Gledson, mas ele segue no páreo; entenda

URGENTE – O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) indeferiu o registro candidatura de Gledson Bezerra (Podemos) à prefeitura de Juazeiro do Norte. A decisão, em caráter monocrático, é assinada pela Juíza Kamille Moreira Castro. O despacho, publicado na manhã desta quinta (12), atende a um recurso do Ministério Público Eleitoral, que se manifestou pela rejeição da candidatura, alegando que o candidato não solicitou desvinculação do cargo de Inspetor da Polícia Civil ao Delegado Geral de Polícia Civil do Ceará, a quem cabe autorizar a licença. A solicitação, conforme a promotoria, teria sido feito ao delegado regional, que segundo o promotor, que não possui competência para autorizar a desincompatibilização.

No dia 26 de outubro, o pedido do MPE foi rejeitado pelo Juiz eleitoral de Juazeiro, Francisco José Mazza, mas o Ministério recorreu da decisão ao TRE.

A magistrada Kamille Moreira, relatora do caso, sustentou que não existem evidências formais de que Gledson tenha se afastado do cargo. Disse também, na decisão, que ele não apresentou a licença de afastamento assinada por autoridade competente no prazo legal.

A decisão, sendo agravo, é transitória, o que não impede Gledson de disputar as eleições. Dessa forma, ele segue candidato até uma nova decisão em plenário do TRE-CE.

A defesa da Coligação de Gledson já recorreu da decisão. Em nota, o partido Podemos Ceará afirmou que “confia na Justiça e tem a certeza que Gledson Bezerra, o melhor para Juazeiro do Norte, estará nas urnas, corações e mentes eleitor em Juazeiro do Norte, no dia 15 de Novembro”, diz o texto.

Diretor da OMS diz que covid-19 “não cansou” e sugere alerta elevado

O público em geral pode estar cansado do novo coronavírus, mas deve permanecer em alerta elevado, disse hoje (12), em Paris, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Podemos estar cansados da covid-19, mas ela não está cansada de nós. Os países europeus estão sofrendo, mas o vírus não mudou significativamente, nem as medidas para pará-lo”, disse ele, que fez a declaração no Fórum da Paz.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL