Pesquisadores criam máscara térmica que inativa o coronavírus

Foto: Máscara criada pelo MIT aquece para matar o vírus causador da covid-19 MIT

Publicidade

Modelo reutilizável é feito a partir de malha de cobre aquecida a 90ºC revestida de material isolante térmico e alimentada por uma pequena bateria

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês) desenvolveram uma máscara facial que inativa o novo coronavírus, causador da covid-19, ao invés de apenas filtrar durante o uso. O estudo foi descrito no ArXiv, plataforma voltada para artigos acadêicos.

Segundo os cientistas, trata-se de um conceito totalmente inovador. Isso porque uma bateria de 9 volts é responsável por fornecer energia para uma malha de cobre que é aquecida a 90º C, temperatura capaz de tornar o vírus inativo, ou seja, incapaz de causar a doença, segundo modelos matematicos criados pelos pequisadores.

Neste caso, a máscara não filtra as partículas no ar como os modelos convencionais. “Na verdade, permite que o vírus atravesse a máscara, mas o desacelera e desativa”, afirma o autor sênior do estudo engenheiro químico Michael Strano em artigo publicado no MIT News, jornal.

Máscara chega a 90 °C e desativa o vírus ao invés de filtrar o ar

Máscara chega a 90 °C e desativa o vírus ao invés de filtrar o ar

MIT

Segundo Strano, uma vantagem da máscara aquecida é que não precisa ser descontaminadas ou jogadas fora depois de usar pois o vírus já está desativado.

“A perspectiva de ser capaz de respirar ar clinicamente estéril e expirar ar medicamente estéril, protegendo as pessoas ao seu redor e protegendo a si mesmo, é apenas o próximo passo. É uma tecnologia melhor”, afirmou.

Para evitar que a parte externa da máscara ficasse quente demais para ser utilizada, eles revestiram a malha de cobre de neoprone, material isolante térmico muito utilizado para confeccionar roupas de surf, por exemplo.

Fonte: R7

Publicidade

Leia também