Legumes da horta da PIRC são doados para abrigos de idosos em Juazeiro do Norte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A Penitenciária Industrial Regional do Cariri iniciou a distribuição de legumes colhidos na própria horta da unidade para instituições filantrópicas de Juazeiro do Norte que cuidam de idosos. Na última sextafeira, os abrigos contemplados foram a Casa da Esperança e o Albergue Sagrada Família. Cerca de 70 idosos foram beneficiados com as doações.

O projeto da Horta da PIRC é uma iniciativa dos próprios policiais penais que atuam na unidade. “A gente mandou preparar o terreno. Fizemos uma área somente para isso. Trazemos as sementes e colocamos os internos para realizar o cultivo”, explica o Policial Penal Leonardo. Ainda acrescenta que as doações serão realizadas semanalmente. As instituições interessadas em ser beneficiadas devem entrar em contato com a administração da PIRC.

Justiça proíbe que coligações de Caririaçu realizem atos que gerem aglomerações

A Justiça Eleitoral acatou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 71ª Zona, e determinou, na última sexta-feira (23/10), que as coligações “Caririaçu feliz de novo” e “Com esperança no povo o trabalho continua” abstenham-se de realizar atos de propaganda eleitoral, como comícios, reuniões, carreatas, “motocadas”, passeatas, adesivaços ou qualquer outro que resulte em aglomerações. Caso descumpram a decisão judicial, as coligações deverão pagar multa no valor de R$ 50 mil, por cada ato irregular realizado.

No pedido da Promotoria da 71ª Zona Eleitoral, a qual foi acatada pela Justiça, os representantes das coligações também devem, em até 24 horas após o recebimento da decisão judicial, fazer a publicidade das medidas a todos os seus militantes, com o objetivo de evitar que os simpatizantes continuem a promover aglomerações. A multa diária para o descumprimento desta medida é de R$ 5 mil por dia.

O pedido do MPE ocorre diante do risco iminente de piora da situação sanitária de Caririaçu. A Promotoria da 71ª Zona destaca que candidatos, partidos políticos e coligações descumpriram acordo para não realizarem comícios, carreatas, passeatas e atos que gerassem aglomerações. “Os representados, de forma reiterada, estão promovendo eventos com a presença de várias pessoas e com grave risco de disseminação e propagação viral, com prejuízo à saúde e vida da população de Caririaçu”, frisa o promotor eleitoral Rafael Couto.

Covid-19: governo reconhece calamidade pública na Bahia e no Ceará

Medida facilita acesso a recursos da União

O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública na Bahia e no Ceará em razão da pandemia da covid-19. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicada hoje(26) no Diário Oficial da União.

O reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelo governo federal reduz a burocracia e facilita, a estados e municípios, o acesso aos recursos da União para ações de socorro.

Balanço divulgado neste domingo (25) pela Secretaria de Saúde da Bahia mostra que o estado registrou 691 novos casos da covid-19, nas últimas 24 horas. No total, o estado acumula 344.705 casos, desde o início da pandemia. O boletim traz ainda o registro de 22 novas mortes, totalizando 7.475 óbitos no estado.

No Ceará, o boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem (25), aponta 872 novos casos e dois óbitos registrados nas últimas 24 horas no estado. O estado acumula 270.264 casos, e as mortes já chegam a 9.248.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Estação do Metrofor ganha colorido especial

Em meio ao vai e vem de pessoas que entram e saem dos trens do Metrô de Fortaleza (Metrofor) na Estação Conjunto Ceará um novo colorido tomou conta dos muros do local, enchendo os olhos de quem passa pelo equipamento público e acaba diminuindo o passo para contemplar as telas.

A expressão das linhas dos múltiplos desenhos convida as pessoas a apreciar cada uma das telas que esconderam o cinza frio e pouco convidativo.

Agora, quem passa pela Estação Conjunto Ceará do Metrofor se depara com dezenas de telas grafitadas por artistas do bairro e de outras comunidades, transformando o equipamento público em um local de encontro da população do Conjunto Ceará e dos bairros vizinhos.

A iniciativa, batizada de 4Town Grafite, foi realizada com apoio do Metrofor e da Escola Porto Iracema das Artes em conjunto com o Projeto Ruela, Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Instituto Dragão do Mar com apoio da MPE Engenharia e Museu do Caju.

Para o presidente do Metrofor, Fernando Oliveira, a iniciativa soma-se a outras que estão sendo desenvolvidas para gerar o sentimento de “pertencimento” do cidadão a uma obra pública. Recentemente, como lembra o executivo, foi lançada uma campanha incentivando o cidadão a conscientizar usuários sobre importância das estações limpas.

“Transportamos milhares de pessoas em nossos trens e elas são as primeiras a serem beneficiadas com uma estação bem cuidada, por exemplo. Trazer a comunidade para perto de uma estação que lhe serve diariamente é reconhecer que, somente com o envolvimento do cidadão, teremos equipamentos públicos mais bem conservados e integrados ao dia a dia de todos”, disse Fernando Oliveira.

O dirigente lembra que é preciso extrapolar a ideia de cuidado. “É importante lembrar que essa iniciativa de dar cor a uma obra naturalmente cinza ratifica a ideia de que um ambiente bem cuidado e limpo contribui para afastar possíveis atos de furto, roubo ou violência, e com isso, a comunidade pode usufruir de uma estação como ponto de encontro, lazer, cultura, aprendizado, enfim, um local democrático e de acolhimento social”, concluiu.

Para a artista Narah Adjane, uma das coordenadoras do Projeto Ruela, a iniciativa, de fato, aproxima as pessoas do bem público. “A gente sabe a diferença que faz uma mudança visual. Aquele espaço é o quintal da casa de muitas pessoas. Não apenas de quem mora no entorno, mas de toda região que usa o transporte diariamente. A mudança visual muda o cotidiano, muda a sensação do espaço. Às vezes a sensação é inóspita e passa a ser viva”, destaca Narah.

Ela lembra ainda que os temas abordados nas artes tratam de questões centrais no cotidiano das periferias, como a inclusão social e a luta contra violência que atinge mulheres, negros e as minorias. “As mensagens devem refletir a luta de resistência das periferias”, comenta.

Para o Metrofor, o esforço de tornar o projeto uma realidade é convertido na melhoria da relação com as comunidades que utilizam as linhas ou convivem com elas em seus bairros, como explica a psicóloga Bárbara Teophilo Araújo Notthingman, que coordena as iniciativas sociais do Metrô. “Esse projeto, além de valorizar o patrimônio público, aproximar e resignificar a relação com os usuários dos trens, é uma oportunidade de incentivar a arte urbana, tornando o local uma galeria de arte aberta, acessível a todos afirma Bárbara.

A Estação Conjunto Ceará da Linha Oeste é localizada no limite entre Fortaleza e Caucaia, em trecho em que a linha férrea marca a fronteira entre as duas cidades. A ação, portanto, beneficia também moradores de bairros adjacentes em Caucaia, como Jurema e Parque Albano.

Sobre a Linha Oeste: A Linha Oeste interliga o centro de Fortaleza ao município de Caucaia, na região metropolitana da capital cearense. São 7,9 mil pessoas transportadas por dia, em média. De uma ponta a outra, são 19,5 km de extensão, passando por 10 estações.

SSPDS realiza operação integrada em Fortaleza e Aquiraz e encerra festas com aglomerações e perturbação do sossego

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), realizou, na noite dessa sexta-feira (23) e na madrugada deste sábado (24), uma operação integrada com os órgãos de Segurança Pública do Estado e as forças amigas estaduais e municipais. A operação resultou no fechamento de quatro locais, três em Fortaleza e um em Aquiraz, que receberiam, juntos, cerca de 1.200 pessoas. O objetivo da operação foi fiscalizar e impedir o descumprimento do decreto estadual com medidas de enfrentamento à Covid-19 e combater casos de perturbações do sossego alheio.

A ação, denominada Operação nas Áreas Integradas de Segurança (AISs), percorreu locais estratégicos de Fortaleza: Passaré, Parque dois Irmãos, Cambeba, Benfica, Aldeota, Praia de Iracema, Varjota e Prefeito José Walter. Em Aquiraz, houve fiscalização no Porto das Dunas. Nos pontos fiscalizados, foram efetuadas dispersões em espaços aglomerados, como bares, ruas e casas de show. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado no 2º Distrito Policial, em desfavor de um comerciante por desobediência ao decreto estadual de isolamento social.

Festas encerradas

Uma festa preparada para receber cerca de 500 pessoas foi suspensa no Porto das Dunas e três eventos – sendo um com 150 participantes e outro com mais de 200 pessoas – ambos no bairro Cambeba – , e outro com 300 pessoas no bairro José Walter, em Fortaleza, também foram dispersados. Os responsáveis pela organização desses eventos serão investigados. As denúncias foram recebidas na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por meio do número 190, e foram prontamente atendidas. As equipes da operação também compareceram em diversos pontos dos bairros fiscalizados.

Resultado

A ação também resultou em um automóvel recolhido, três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s), seis Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e um som automotivo apreendidos e quatro estabelecimentos notificados. Foram lavradas ainda sete autuações por ausência de licenciamento de veículos, 59 autos de infração pela AMC e 36 autos de notificações pelo Detran.

Efetivo

A Operação nas AISs contou com efetivo das forças de segurança do Estado, com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM/CE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Houve também o apoio das equipes da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As ações foram coordenadas pela Copol, com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Abertura da Mostra Sesc de Culturas reúne artistas em uma verdadeira celebração da música cearense

Show com Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys acontece no dia primeiro de novembro, com transmissão diretamente pelo Youtube da instituição

A abertura da Mostra Sesc de Culturas 2020, que acontecerá no dia 01 de novembro, às 17h, vai contar com a participação de quatros dos mais talentosos artistas cearenses. Com transmissão ao vivo diretamente do Youtube do Sesc Ceará, o show terá a participação para lá de especial de Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys, mostrando para o mundo tudo que a terrinha tem de melhor.

Diante do atual cenário, a edição 2020 da Mostra será realizada totalmente online, mas sem perder a essência de promover diálogos e propagar a nossa cultura, em suas mais variadas formas e vertentes. Além disso, o encontro será 100% made in Ceará, como forma de fomentar os artistas e toda a cadeia produtiva que envolve a cultura Cearense, a exemplo do que vem acontecendo, desde março, com o Tudo em Casa Fecomércio.

“Neste ano, queremos contribuir ainda mais para construção e a difusão da nossa identidade cultural. Nossa ideia é também promover a cultura popular cearense, em um espaço digital, sem barreiras, que servirá de vitrine para o mundo”, explica Maurício Fililoza, presidente do Sistema Fecomércio-Ce.

Sanfoneiro, cantor e compositor, Fábio Carneirinho vai botar todo mundo de casa para dançar ao som da mais autêntica música nordestina. Nascido em São Paulo, mudou-se para Juazeiro do Norte aos quatro anos e, desde então, carrega o Ceará – e o Cariri – no coração. O artista já fez inúmeros shows pelo Brasil e ainda realizou turnês pela Europa, apresentando-se em 15 países e, claro, difundindo a nossa arte para um público cada vez maior.

Com mais de 200 músicas, eternizadas por artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner e Quinteto Violado, Luiz Fidelis promete fazer uma apresentação repleta de poesia e emoção, assim como Nonato Lima, jovem instrumentista que conquistou o público graças ao seu estilo particular de criar e improvisar com sua inseparável sanfona. Artista que dispensa apresentações, Waldonys vai tocar e cantar na abertura da Mostra Sesc de Culturas seus maiores sucessos e que são a cara do Ceará!

Serviço:

Mostra Sesc de Culturas

Período: 01 a 08 de novembro Transmissão pelo Youtube do Sesc Ceará

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS

Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, Museus Orgânicos e Turismo Cultural são temas discutidos na Mostra Sesc de Culturas 2020

A área do Patrimônio é uma das novidades da Mostra Sesc de Culturas 2020, que acontece de 01 a 08 de novembro, com uma programação 100% digital e 100% made in Ceará. Nesse contexto cultural, a parceria entre Sesc Ceará e a Fundação Casa Grande se destaca trazendo uma programação totalmente voltada para discutir o processo de candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, com a participação de especialistas no assunto.

Dando início aos trabalhos, no dia 02 de novembro, os pesquisadores Conceição Lopes (Coimbra) e Patrício Melo (Urca) abordam a iniciativa de estudos para a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, projeto de pesquisa elaborado juntamente com o Governo do Estado do Ceará, através da Funcap, com apoio da Casa Grande, Fecomércio/Sesc, URCA e demais intuições científicas. A discussão, que teve início em agosto de 2019, visa detalhar todo o processo para inscrever a Chapada do Araripe na lista indicativa como Patrimônio da Humanidade junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em continuidade, a programação destaca também a rota do Turismo Cultural na Chapada do Araripe também é vertente fundamental nas discussões do evento. No dia 03 de novembro, o gestor em Turismo, Júnior dos Santos, fará uma apresentação da rota turística da região, pelo canal do Youtube do Sesc Ceará, apresentando roteiros dos Museus Orgânicos, potencializados pela parceria Casa Grande, Sistema Fecomércio, através do Sesc. Serão pontuados: o turismo comunitário, social, responsável, além de resultados de impactos de geração de renda, sistematizados a partir de visitações a esses espaços, no ano de 2019.

Para fechar o cronograma das atividades de Patrimônio, acontecerá a apresentação do pesquisador, criador da Fundação Casa Grande e assessor de relações institucionais do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, falando sobre a criação dos Museus Orgânicos na Chapada, no dia 04. Recentemente, o projeto dos Museus Orgânicos foi destaque no 11º Prêmio Ibermuseus de Educação, alcançando o segundo lugar entre 20 iniciativas de diversos países. Para Alemberg, o Estado é privilegiado por ser cercado por povoados existentes nas chapadas do Apodi, Araripe, da Ibiapaba, e suas divisas com os estados Rio Grande, Paraíba, Piauí e Pernambuco, respectivamente. “É interessante observar, especialmente em uma viagem, que nessas serras, quando chegamos perto delas, vemos a presença muito forte da água, da ocupação humana desde a pré-história. Acredito que os Museus Orgânicos estão ligados a essa observação, e ao contexto da relação da geografia com a cultura do lugar através da relação antropológica desses povos com esses ambientes”, argumenta Quindins.

 Mini bio Conceição Lopes

 

Maria da Conceição Lopes, Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, nasceu a 14 de fevereiro de 1961, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, Portugal Licenciada em História – Variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no ano de 1984, com a média final de Bom. Doutora pela Universidade de Coimbra, no ano de 2000.

Mini bio Patrício Melo

 

Professor Efetivo Associado da URCA.  Mestre e Doutor em Direito. Líder do Grupo de Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais. Pesquisa em temas do Direito Socioambiental, Direito Indígena, Direito das Famílias e Meio Ambiente. Especialista da UNESCO para o Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO e Coordenador da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe e coordenador do Projeto Dossiê Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade.

Mini bio Alemberg Quindins

 

Pesquisador, músico, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata. Criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri em 1992 na cidade de Nova Olinda, Ceará. É professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio – CEAACP da Universidade de Coimbra – Portugal. Atualmente é assessor de relações institucionais do SESC Ceará.

Mini bio Júnior dos Santos

 

Junior dos Santos é responsável pelos programas de sustentabilidade institucional e geração de renda familiar da Fundação Casa Grande Graduado em Gestão do Turismo pela Estácio de Sá, atualmente Mestrando em Direção e Consultoria Turística na Universidade Iberoamericana e criou em 2012 a Agência Turismo Comunitário que atua com receptivo turístico na Região do Cariri.

SERVIÇO: Mostra Sesc de Culturas 2020 – Patrimônio

 

Dia 02/11 – 15h – Live Chapada do Araripe, Patrimônio da Humanidade
Facilitadores: Conceição Lopes e Patrício Melo

Dia 3/11 – 15h – Live Turismo Cultural Responsável na Chapada do Araripe
Júnior dos Santos

Dia 4/11 – 15h – Live Museus Orgânicos da Chapada do Araripe. Facilitador: Alemberg Quindins

As apresentações podem ser conferidas ao vivo, no Youtube do Canal do Sesc.

Abertura da Mostra Sesc de Culturas reúne artistas em uma verdadeira celebração da música cearense

Show com Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys acontece no dia primeiro de novembro, com transmissão diretamente pelo Youtube da instituição

A abertura da Mostra Sesc de Culturas 2020, que acontecerá no dia 01 de novembro, às 17h, vai contar com a participação de quatros dos mais talentosos artistas cearenses. Com transmissão ao vivo diretamente do Youtube do Sesc Ceará, o show terá a participação para lá de especial de Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys, mostrando para o mundo tudo que a terrinha tem de melhor.

Diante do atual cenário, a edição 2020 da Mostra será realizada totalmente online, mas sem perder a essência de promover diálogos e propagar a nossa cultura, em suas mais variadas formas e vertentes. Além disso, o encontro será 100% made in Ceará, como forma de fomentar os artistas e toda a cadeia produtiva que envolve a cultura Cearense, a exemplo do que vem acontecendo, desde março, com o Tudo em Casa Fecomércio.

“Neste ano, queremos contribuir ainda mais para construção e a difusão da nossa identidade cultural. Nossa ideia é também promover a cultura popular cearense, em um espaço digital, sem barreiras, que servirá de vitrine para o mundo”, explica Maurício Fililoza, presidente do Sistema Fecomércio-Ce.

 

Sanfoneiro, cantor e compositor, Fábio Carneirinho vai botar todo mundo de casa para dançar ao som da mais autêntica música nordestina. Nascido em São Paulo, mudou-se para Juazeiro do Norte aos quatro anos e, desde então, carrega o Ceará – e o Cariri – no coração. O artista já fez inúmeros shows pelo Brasil e ainda realizou turnês pela Europa, apresentando-se em 15 países e, claro, difundindo a nossa arte para um público cada vez maior.

Com mais de 200 músicas, eternizadas por artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner e Quinteto Violado, Luiz Fidelis promete fazer uma apresentação repleta de poesia e emoção, assim como Nonato Lima, jovem instrumentista que conquistou o público graças ao seu estilo particular de criar e improvisar com sua inseparável sanfona. Artista que dispensa apresentações, Waldonys vai tocar e cantar na abertura da Mostra Sesc de Culturas seus maiores sucessos e que são a cara do Ceará!

Serviço:

Mostra Sesc de Culturas

Período: 01 a 08 de novembro

Transmissão pelo Youtube do Sesc Ceará

Programação: www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS