Juazeiro do Norte confirma mais 2 mortes e 181 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, confirmou mais dois óbitos por coronavírus no município, na tarde desta quinta-feira (13).

Os óbitos ocorreram nos dias 01 e 12 de agosto. Trata-se de uma mulher, de 86 anos, com comorbidades; e uma criança de 08 meses, do sexo masculino, que apresentava cardiopatia congênita e estava internada desde o dia 23 de julho.

Até a tarde desta quinta-feira (13), o Município notificou 33.294 pacientes, dos quais 64 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 20.577 casos descartados e 12.653 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 89 hospitalizados, 2.532 em isolamento domiciliar, 9.785 que já estão recuperados, e 247 óbitos.

Coronavírus: mesmo com portas fechadas, fiéis fazem oração em frente à Igreja da Sé em Crato

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Na tarde desta quinta feira, 13 de Agosto, uma imagem de Fé de alguns fiéis em oração em frente à Igreja Catedral da Sé, na cidade de Crato – CE, revela o quanto a pandemia do novo coronavirus causou mudanças das práticas comuns.

A catedral da Sé, respeitando as regras e fases de reabertura de cada instância, realizou na tarde de hoje mais uma de suas celebrações, com portas ainda fechadas, conforme as normas exigidas a fim de evitar aglomeração no interior da Igreja.

A pandemia tem mudado a rotina de muitas pessoas em todo o Brasil, principalmente a rotina do povo cristão. A imagem reflete a necessidade, a busca daqueles que tem o costume de ir às missas presenciais, que muitas vezes não tem acesso aos novos meios de transmissão ao vivo, reflete a saudade de tudo o que era vivido com tranquilidade e reflete ainda as novas adaptações que a população está aprendendo a lidar.

Mesmo diante das restrições com a atual pandemia, as imagens dos fiéis católicos simbolizam um ato de fé, devoção e perseverança no exercício dos atos cristãos.

ROMARIA VIRTUAL:

Como um grande exemplo das adaptações aderidas na Igreja católica frente à nova pandemia, está a cidade de Juazeiro do Norte – CE, que irá realizar a sua primeira romaria virtual, no próximo mês de setembro, por meio da transmissão na TV Web Mãe das Dores, visando garantir a segurança e a manutenção da devoção dos romeiros.

Crato: moradores reclamam de poste na iminência de cair e acusam Enel de negligência

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Moradores do bairro Granjeiro, em Crato, enviaram denúncia ao site NEWS CARIRI relatando o que consideram ser uma negligência da Enel com um poste de energia elétrica que está com iminente risco de cair. Nas imagens encaminhadas através de um aplicativo de mensagem é possível ver que o poste está inclinado em direção a avenida. De acordo com a denúncia, a estrutura ainda não desabou porque está sendo sustentada pelos fios da rede elétrica.

“Esse poste está nessas condições há mais de 2 anos e a ENEL não repara, apesar de sucessivos chamados”, disse uma moradora, que pediu para não ser identificada. Ela também acrescenta que os episódios de ventania, comuns nessa época do ano, aumentam o risco de um incidente.

O Poste fica localizado no Bairro Grangeiro, logo após o Restaurante Pau D’arco, área muito frequentada por cratenses e transeuntes.

Curso de aperfeiçoamento em armamento e tiro forma 29 mulheres das forças de segurança do Estado

Foi encerrado nesta quarta-feira (12), o Curso em Aperfeiçoamento de Armamento e Tiro (C.A.A.T) exclusivo para mulheres das forças de segurança do Ceará. Devido a Pandemia do Novo Coronavírus a edição, que teve início em março, teve que ser interrompida e retomada neste mês de agosto com obediência a todos os protocolos de saúde estabelecidos pelo Decreto do Governo do Estado.

Ministrado pela equipe de instrutores e pelo próprio secretário da Administração Penitenciária, Mauro Alburquerque, o curso qualificou 29 profissionais femininas. A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária, Tereza Castro, citou sobre a continuidade do curso. “Complementamos os dias que restavam do curso com essa forte equipe de mulheres. Um importante reencontro com todo o respeito as normas de segurança sanitária. Elas saem daqui qualificadas em armamentos como fuzil, carabina, semi-automático e ponto 40”, explicou.

O curso é voltado para as forças de segurança do Estado e, desta forma, atrai profissionais como a soldado Amália, que faz parte do Batalhão de Choque da Policia Militar. Ela ressalta o nível técnico do C.A.A.T. : “No Batalhão de Choque, como na Polícia Penal, nós buscamos sempre a qualificação profissional. E usamos esses tipos de armamentos no nosso dia a dia. É muito importante que consigamos nos qualificar ainda mais. E esse curso é muito bem visto por nós e bem concorrido. Todos querem fazê-lo. Foi importantíssimo participar desse Aperfeiçoamento. O nível técnico é altíssimo”.

A policial penal Liliane Ellen da unidade Sobreira Amorim sente-se grata por participar dessa experiência. “Foi muito proveitoso. Principalmente para mim que tenho 13 anos de sistema penitenciário e só agora tive a oportunidade de manusear armamentos e principalmente nos qualificar nesse manuseio”, relata.

Inscrição para receber Auxílio Catador segue até domingo

As inscrições para receber o benefício do Auxílio Catador vão até a domingo (16), de forma eletrônica, e sexta (14), de forma presencial. O benefício é uma iniciativa do governo do Estado frente ao cenário de graves consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes da pandemia. Os catadores interessados devem ser associados a cooperativas e devem preparar a documentação para ser entregue na Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).

Os catadores associados ou cooperados que se inscreverem receberão auxílio financeiro no valor de 1/4 do salário mínimo, em 6 parcelas fixas, até 31 de dezembro de 2020. Como contrapartida do auxílio, o catador precisa comprovar atividade mínima.

O Edital nº 01/2020-SEMA estabelece as regras, datas e documentos para participação dos catadores no Programa. O auxílio catador será disponibilizado a 1.249 catadores devidamente habilitados pelo referido Edital, dentre os quais 329 que já foram habilitados no Edital de Chamamento Público nº 03/2019-SEMA, e que não precisam mais passar pelo processo.

As associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis procederão as inscrições de seus associados e/ou cooperados no programa para recebimento do auxílio e a entrega das documentações comprobatórias, facultando-se ao catador, que de forma individualizada, realize diretamente sua inscrição no programa e também, a entrega da respectiva documentação.

As inscrições e entregas de documentos ocorrerão, exclusivamente, no período de 07 a 16 de agosto de 2020, na forma eletrônica, e, na forma presencial no período de 07 a 14, de segunda à sexta, das 09h às 12h e 13h às 18h.

Na forma presencial, os documentos serão protocolados e entregues no Setor de Protocolo da SEMA (Av. Pontes Vieira, n° 2666 – Dionísio Torres – Fortaleza – CE, em envelope fechado contendo o título “Documentação – Edital nº 01/2020 – SEMA”.

Os documentos também serão protocolados e entregues no Setor de Protocolo das Secretarias Municipais do Meio Ambiente do Estado do Ceará, em envelopes fechado, contendo o título “Documentação – Edital nº 01/2020 – SEMA”.

Por meio eletrônico, os documentos serão enviados de forma eletrônica, integralmente, ao e-mail auxiliocatador@sema.ce.gov.br, até dia 16.

No caso das inscrições realizadas pelas associações e/ou cooperativas, de forma eletrônica, farão constar do momento do envio dos documentos, no campo “assunto do e-mail” a identificação: “Documentação – Edital nº 01/2020 – SEMA” e no corpo do e-mail o nome da associação e/ou cooperativa que está realizando a inscrição, devendo ainda disponibilizar lista contendo quantitativo total e nomes dos catadores vinculados que estão sendo inscritos.

No caso das inscrições realizadas diretamente pelo catador, de forma individual e eletrônica, farão constar do momento do envio dos documentos, no campo “assunto do e-mail” a identificação “Documentação – Edital nº 01/2020 – SEMA” e no corpo do e-mail o nome do catador e da associação e/ou cooperativa a qual se encontra vinculado.

Requisitos e documentos

Ressalte-se que somente serão habilitados e receberão o auxílio catador os catadores que, comprovadamente, preencham os requisitos a seguir:
a) O catador deverá residir no Estado do Ceará.
b) O catador envolvido na prestação de serviços ambientais deverá estar vinculado à associação e/ou cooperativa de catadores de materiais recicláveis que tenham sido criadas e estejam em funcionamento há mais de um ano.
Faz-se necessária também a apresentação dos seguintes documentos:
I – Cópia de um dos seguintes documentos de identificação: RG, CNH, CARTEIRA DE TRABALHO ou CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO (Certificado de Reservista).
II – Cópia do comprovante de inscrição no CPF;
III – Comprovante de residência (contas de consumo), declaração de residência assinada pelo dono do imóvel (em caso de moradia de aluguel) ou autodeclaração do catador;
IV – Para a inscrição realizada pelo catador diretamente, de forma individual deverá ser apresentada Ficha Individual de Inscrição do Catador Associado e/ou Cooperado (ANEXO 3 do Edital); para as inscrições realizadas pelas associações e/ou cooperativas deverá ser apresentada Planilha Cadastral Coletiva dos Catadores Associados e/ou Cooperados (ANEXO 4 do Edital).

Para fins de pagamento do auxílio catador, foi estabelecido como rendimento mínimo (produtividade) por catador a comprovação individual de atividades de reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos de no mínimo 100 (cem) quilos/mês.

Os catadores que apresentarem fatores do grupo de risco da COVID-19 (Anexo 1 do edital), receberão o auxílio independente da comprovação de rendimento mínimo (produtividade) individual. O enquadramento em qualquer das hipóteses do grupo de risco da COVID-19 dar-se-á por meio da autodeclaração de saúde (ANEXO 1) e substituirá a Declaração de Rendimento Mínimo Individual (produtividade).

O saque dos recursos do auxílio por seus beneficiários será efetuado através de cartão magnético, após fornecimento do material pela instituição financeira contratada para a operação, nos termos da Lei Federal nº 8.666, de 1993. Os documentos e informações pessoais enviadas deverão estar regularizadas, corretas e de acordo com os critérios bancários e da Receita Federal, para o fornecimento e uso do cartão por parte do beneficiário.

Ruas do entorno da nova Câmara de Juazeiro recebem asfaltamento

Obras garantem melhoria no acesso à nova sede do Legislativo

Começou hoje a obra de implantação do asfalto nas ruas do entorno da nova sede da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, que está localizada no Bairro José Geraldo da Cruz. A iniciativa é mais uma conquista da gestão do presidente da Casa, vereador Darlan Lobo, e vai melhorar a infraestrutura no acesso ao novo prédio que abriga o Poder Legislativo juazeirense.

A inauguração da nova sede acontecerá nesta sexta-feira (14), a partir das 17h, e não estará aberta ao público, já que o Legislativo obedece às medidas de combate à covid-19, com a proibição de aglomerações e a obrigatoriedade de cumprimento do distanciamento social. A cerimônia será transmitida por meio das redes sociais, pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Juazeiro: nova sede da Câmara de Vereadores será inaugurada nesta sexta (14), anuncia Darlan

Na sessão da Câmara Municipal de vereadores de Juazeiro do Norte, realizada por videoconferência na tarde dessa terça-feira, dia 11. O vereador Darlan Lobo, presidente da mesa diretora, comandou os trabalhos e fez convite para a inauguração da nova sede do Poder Legislativo.

O equipamento será entregue na próxima sexta-feira, dia 14 as 17h. Devido as medidas de combate ao Covid-19, que proíbe aglomerações e torna obrigatório o distanciamento social, a cerimônia não será aberta ao público, mas a transmissão acontecerá pelas redes sociais da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Todo setor administrativo já funciona no novo prédio. O Gabinete do Presidente Darlan Lobo, a Chefia de Gabinete, o setor dos Recursos Humanos e Serviços Gerais estão funcionando no prédio que fica na Lagoa Seca. A Contabilidade, Licitação, Sala da Psicóloga e Assessoria Jurídica também funcionam no novo prédio.

De acordo com Darlan Lobo, as sessões só passaram a ser realizadas na nova sede quando o Retomada da Economia avançar para as fases que serão liberadas as reuniões presenciais.