Secretário da Saúde destaca importância do isolamento social para retomada de atividades no Estado

Publicidade

O isolamento social no Ceará foi o tema central da coletiva de imprensa realizada neste domingo (7) pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto). Em videoconferência com jornalistas de diversos veículos de comunicação, o gestor ressaltou a importância da medida para a efetividade do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais.

“Somente Fortaleza foi para a primeira fase. Ir para primeira fase não é liberar. As recomendações de restrição, de uso de espaço público e de contato continuam. O decreto de isolamento social continua, é importante que nós atentemos para isso. A população com mais de 60 anos tem que se proteger”, lembrou o secretário.

Durante a coletiva, foram abordados temas como testagem da população, ocupação de leitos e investimento em infraestrutura nas unidades de saúde da rede estadual. O titular da Sesa afirmou que as ações implementadas para o enfrentamento ao coronavírus são fruto de planejamento e têm como objetivo principal cuidar da população cearense.

“É importante que se diga que grande parte dessa ampliação dos leitos que está sendo feita é permanente, e isso já estava previsto na Plataforma de Modernização da Saúde, apresentada em setembro de 2019. Houve uma implantação mais rápida para que déssemos suporte no atendimento à Covid-19”, ressaltou Dr.Cabeto.

IntegraSUS

Outro ponto de destaque na videoconferência foi o IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). De acordo com Dr. Cabeto, a divulgação clara e transparente de dados ao longo da pandemia tem sido fundamental e será intensificada. “Nós temos procurado aperfeiçoar cada vez mais a informação, até porque o caminho inverso significa retrocesso. O que nós temos é que aumentar as informações Isso é um processo natural da democracia”, frisa.

Implantado há um ano, o IntegraSUS é uma plataforma que integra sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da Sesa e dos 184 municípios cearenses. O acesso ao portal de transparência da Saúde do Ceará pode ser feito pelo site da Secretaria ou pelo integrasus.saude.ce.gov.br.

Publicidade

Leia também