Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte confirma mais sete óbitos por covid-19

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, cumprindo com o dever de informar a população, lamenta comunicar que foram confirmados mais sete óbitos por coronavírus no município. Ao mesmo tempo, solidariza-se com os familiares das vítimas.

Os óbitos ocorreram em diferentes datas, entre 06 e 15 de junho. Os resultados dos exames laboratoriais positivos para Covid-19 ficaram disponíveis nesta sexta-feira (19). Os pacientes receberam a assistência necessária, mas infelizmente não resistiram às complicações da doença.

Trata-se de um homem, de 80 anos, com sequela de AVC; um homem de 65 anos, sem comorbidade; um homem, de 63 anos, com cirrose; um homem de 65 anos, sem comorbidade; uma mulher, de 97 anos, sem comorbidade; um homem, de 94 anos, com doença pulmonar crônica; e um homem, de 89 anos, com doença de Alzheimer.

Até a tarde desta sexta-feira (19), o Município notificou 8.501 pacientes, dos quais 32 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 6.890 casos descartados e 1.579 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 41 hospitalizados, 786 em isolamento domiciliar, 701 que já estão recuperados, e 51 óbitos.

O aumento no número de casos confirmados se dá devido ao aumento da realização de testes rápidos, que está acontecendo em mais quatro Unidades de testagem, além da Unidade Sentinela. Com a ampliação da testagem, tem sido possível orientar os pacientes infectados quanto ao isolamento domiciliar, bem como iniciar o tratamento adequado à necessidade de cada caso, intensificando o controle da doença.

A Prefeitura Municipal segue desenvolvendo, diariamente, diversas ações de enfrentamento à pandemia. A população deve adotar todos os cuidados preventivos necessários para barrar o avanço da transmissão, como uso de máscara, a higienização correta das mãos e o isolamento social.

Vereador aciona Polícia após incitação de ódio e calúnias contra Câmara de Juazeiro do Norte

O vereador Capitão Vieira Neto acionou a Polícia Civil após um perfil no Facebook incitar o ódio e lançar calúnias contra os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. De acordo com o parlamentar, o dono do perfil publica nas redes sociais fotos com armas tipo fuzil e escopeta.

No requerimento o vereador solicita que a pessoa informe qual a procedência das armas e responda por crime de calúnia. A polícia deve instaurar um procedimento para avaliar as situações.

Capitão Vieira ainda destaca que os vereadores não podem aceitar. “A incitação ao crime nos temos que reprimir”, pondera o vereador durante o requerimento verbal da sessão remota por videoconferência dessa quinta-feira, dia 18.

Estudo mostra que novo coronavírus já estava em águas residuais da Itália em dezembro

Instituto Superior da Saúde do país encontrou traços do Sars-Cov-2 em Milão e Turim em dezembro. Em Bolonha, o novo vírus foi detectado em janeiro.

O novo coronavírus já estava presente nas águas residuais das cidades de Milão e Turim, norte da Itália, em dezembro de 2019, dois meses antes do registro oficial do 1º paciente de Covid-19, afirma um estudo do Instituto Superior da Saúde divulgado nesta sexta-feira (19).

O instituto, em parceria com a Smat, a empresa de água de Turim, e com outras empresas similares de outras grandes cidades italianas, analisou 40 mostras de águas residuais coletadas entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.

“Os resultados, confirmados por dois laboratórios diferentes, com dois métodos distintos, confirmaram a presença de RNA”, o ácido ribonucleico ou informação genética do Sars-Cov-2, nome do novo coronavírus, nas “mostras coletadas em Milão e Turim em 18 de dezembro de 2019”, afirma o instituto.

Em Bolonha, o vírus foi detectado em 29 de janeiro.

O primeiro caso de paciente com coronavírus na Itália foi detectado em 20 de fevereiro, perto de Milão.

“Esta pesquisa pode ajudar a entender o início da circulação do vírus na Itália e fornece informações coerentes a respeito das análises realizadas na França, em mostras de pacientes hospitalizados que deram positivo em dezembro de 2019”, afirma o instituto.

Enquanto todas as amostras coletadas em outubro e novembro de 2019 não tinham traços do novo vírus, que surgiu na cidade de Wuhan, na China. O primeiro caso de Covid-19 foi reportado na cidade em dezembro.

O instituto fez referência a um estudo espanhol que identificou rastros do novo coronavírus nas águas residuais de Barcelona em meados de janeiro, ou seja, quase 40 dias antes da identificação do primeiro caso autóctone no país.

Fonte: G1

Santana do Cariri cancela evento social da festa de Senhora Sant´Ana e atividades religiosas acontecerão pela internet

O prefeito do município de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia e o Padre Paulo Lemos, decidiram nesta quarta-feira (17) cancelar a tradicional festa social de Senhora Sant´Ana. A medida tomada pelo gestor, juntamente com a Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa, é uma forma de prevenção para conter o avanço do coronavírus (Covid-19).Uma primeira reunião no início do mês com participação do vereador Eduardo Freire e do Procurador Municipal, Sangiorgy Ribeiro iniciou as discussões.
A decisão do cancelamento dos eventos socioculturais presenciais promovidos pelo governo municipal que aconteceriam de 16 a 26 de julho foi tomada após reunião remota entre os gestores. A programação religiosa,no entanto, deverá acontecer de forma não presencial, por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana.
Liliane Feitosa disse lamentar o cancelamento dos eventos, mas afirma ser necessário para a manutenção da saúde da população. O prefeito Pedro Henrique, por sua vez, diz que o momento é de salvar vidas e as aglomerações são responsáveis por parte do contágio das pessoas, segundo aponta as autoridades de saúde.
A festa de Senhora Santana reúne, todos os anos, milhares de pessoas, santanenses e visitantes para as celebrações da padroeira que dá nome à cidade. Além disso é a época preferida dos filhos ausentes de Santana, (santanenses residentes em outras cidades) que visitam sua cidade natal, familiares e amigos.

Juazeiro: Início da 3ª fase da pesquisa sobre Covid-19 do Ibope foi alterado para 21 de junho

O início da 3ª fase da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional” foi alterado para 21 de junho em Juazeiro do Norte. O estudo, realizado em 133 municípios do país, é apoiado financeiramente pelo Ministério da Saúde e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, e está sendo executado pelo Ibope.

Os pesquisadores estarão em campo nos dias 21, 22 e 23 de junho, podendo esse período se estender por no máximo mais dois dias, caso não seja possível realizar o número específico de abordagens sugerido pelo Ibope.

A metodologia consiste na aplicação de um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias e realização de um teste sanguíneo rápido por punção digital.

Todas as pessoas abordadas na pesquisa serão informadas sobre os objetivos do estudo, riscos e vantagens. O material e as informações só serão coletados após assinatura do termo de consentimento. Os entrevistadores utilizarão os equipamentos de proteção individual (EPIs) e serão identificados por meio de um crachá.

O objetivo do estudo é avaliar como o coronavírus se propaga pelo país e a partir disso criar estratégias mais precisas para o combate da pandemia, além de ações e programas de prevenção.

Em Altaneira, secretário pede desculpas depois de receber auxilio emergencial

Por Madson Vagner

Apesar do seu nome estar na lista do Tribunal de Contas da União (TCU), o secretário de Cultura, Luiz Pedro, garante que não fez a solicitação.

No município de Altaneira, quem recebeu o benefício foi o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Luiz Pedro. Apesar do seu nome estar na lista do Tribunal de Contas da União (TCU), Pedro garante que não fez a solicitação, pediu desculpas e disse que vai devolver o dinheiro. Na mesma postagem em que pede desculpas, o secretário informou que, depois de uma pequena investigação descobriu a autoria da “besteira”.

O seu filho teria feito o cadastro para ajudar nas despesas de uma loja da família. Nas redes sociais, o secretário recebeu críticas e apoio de amigos; do prefeito Dariomar Rodrigues, nem uma palavra. Aliás, o prefeito Dariomar não se manifestou sobre casos de servidores da sua gestão que estariam fraudando o auxílio emergencial.

Enquanto isso…

Ainda em Altaneira, a oposição ao prefeito Dariomar Rodrigues, ameaça denunciar um blog local por disseminação de fake news. O blog garante que a gestão Dariomar é aprovada pela maioria da população e sugere uma reeleição com tranquilidade. A postagem desafia, ainda, a oposição com a chamada: “Cadê a oposição?”

Durante seu mandato, Dariomar tem enfrentado muitas polêmicas administrativas e responde por várias denúncias formuladas pela Câmara de Vereadores. Além de agregar a grande maioria das lideranças do município, a oposição garante ter pesquisas internas que mostram o contrário do que é divulgado. O blogueiro deve ser denunciado.