Camilo confirma 1ª fase da retomada em Fortaleza a partir de segunda-feira, 8; isolamento é prorrogado no Ceará

Além do avanço na reabertura, foi anunciada a prorrogação do decreto de isolamento social por mais sete dias em todo o Ceará. Sobral, Acaraú, Itarema e Camocim seguirão em lockdown

Devido avaliação positiva da redução dos indicadores de coronavírus, o governador Camilo Santana (PT) confirmou o início da fase 1 do plano de retomada da economia no Ceará em Fortaleza a partir da próxima segunda-feira, 8. Além do avanço na reabertura, foi anunciada a prorrogação do decreto de isolamento social por mais sete dias em todo o Estado também a partir de segunda-feira. Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, municípios da Região Norte, terão o atual lockdown renovado. Medidas mais restritivas na mesma região serão recomendadas no novo decreto.

A primeira fase do plano que é formado por quatro estágios só começa na Capital. Para o resto dos municípios cearenses, permanece a fase de transição. Após o fim da nova prorrogação do decreto de isolamento, a situação será reavaliada. Anúncio foi feito por meio de live no início da tarde deste sábado, 6, junto ao prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Na etapa que começa segunda-feira na Capital, ficam autorizados a retomar atividades 18 setores da economia, incluindo parte da indústria, construção civil e algumas cadeias do comércio. Medida semelhante já estava em vigor desde 1º de junho, mas ainda em fase de testes. O governador destaca, no entanto, que o Estado segue em isolamento social, sendo proibidas aglomerações em praias, calçadões e praças.

“Reforço que o avanço dessa retomada depende muito do comportamento das empresas, mantendo os protocolos de funcionamento, de higienização. Depende também das pessoas, que só saiam em extrema necessidade, continuando proibidas aglomerações e com uso obrigatório de máscara em todo o Estado”, diz Camilo. O prefeito Roberto Cláudio também reforça o pedido: “Essa 1ª fase não significa um “libera geral”, muito pelo contrário. A gente continua em isolamento social”.

Região Norte terá lockdown

Camilo Santana destaca que houve “melhoria significativa” nos indicadores da Capital para o novo coronavírus, mas que há preocupação sobre crescimento de casos no Interior, sobretudo na Região Norte do Estado. “Por isso, vamos manter isolamento radical em municípios como Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, inclusive recomendando aos municípios da microrregião dessas quatro cidades que também tomem ações restritivas”.

O governador anuncia ainda que, nesse sentido, estão sendo ampliada a capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Norte, em Sobral, e em alguns municípios da Região. Nas demais regiões, segue valendo fase de transição prevista no decreto de 1º de junho. “Na Região Norte mantém isolamento rígido, nas outras três (Cariri, Centro Sul e Jaguaribe) vamos observar o comportamento dos indicadores e, em Fortaleza, vamos para a 1ª fase da retomada”.

Fonte: OPOVO

Granjeiro é o único município cearense sem caso confirmado de Covid-19

O município de Granjeiro é o único no estado do Ceará que ainda não tem nenhum caso confirmado de Covid-19 em seu território. A informação é da plataforma IntegraSus, ferramenta que faz a contagem oficial do vírus no estado.

O fato do município não apresentar nenhum caso de Covid-19, está diretamente relacionado as ações desenvolvidas pela gestão municipal.

Logo no início da pandemia a prefeitura decretou fechamento de escolas, comércio e outras atividades que pudessem gerar algum tipo de aglomeração, exceto, serviços essenciais.

Em seguida, adquiriu e distribuiu os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais de saúde. Também está realizando regularmente barreiras sanitárias pra orientar e identificar possíveis infectados assintomáticos.

Outra ação de combate ao Covid-19 realizada pela prefeitura foi a distribuição domiciliar de kits higiênicos com detergente, álcool gel 70% e duas máscaras. Ao todo, mais de 4 mil produtos foram entregues à população.

O prefeito Ticiano Tomé, afirmou que se alegra com a informação do município ser o único no estado a está livre do coronavírus. Mesmo assim irá continuar com as ações e que caso o vírus chegue ao município, não será por omissão da gestão municipal.

O prefeito ainda agradeceu e dividiu com a população o êxito do município está livre do vírus.

Vale-Gás Social: Quase 50 mil famílias validaram seus tíquetes

Francisca Cristina, que é moradora da Praia do Futuro e tem quatro filhos, se soma a outras 49 mil famílias cearenses que já validaram seus tíquetes e fizeram a recarga de seus botijões. À frente da execução do benefício do Governo do Ceará, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) finalizou a entrega dos tíquetes aos municípios cearenses ainda no mês de maio e agora acompanha a distribuição que tem sido feita pelas as prefeituras nos 184 municípios cearenses. O Vale-Gás Social é um auxílio concedido pelo Governo do Ceará para 245.966 famílias em situação de vulnerabilidade social no enfrentamento ao coronavírus.

“Esse auxílio veio numa boa hora, o dinheiro que vou economizar com o gás já vai cobrir outras despesas da casa”, conta Francisca Cristina. Assim como ela, Ana Paula também foi beneficiada com o Vale-Gás Social. “Eu fui muito bem recebida no CRAS aqui da Praia do Futuro e sei que esse auxílio vai fazer muita diferença no final do mês. Tenho dois filhos e a renda que temos em casa não dá para pagar todas as contas”, explica a beneficiária.

“No dia seguinte à entrega aos municípios, nós já tínhamos registro de distribuição do vale nas cidades. As administrações municipais têm sido grandes parceiras e fundamentais a fazer chegar esse auxílio a quem tanto precisa”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Municípios como Hidrolândia, Catunda, Umari, Icó, Quixelô, Milhã, Ibicuitinga, Choró, Senador Pompeu, Banabuiú, Independência, Granja, Pereiro e Pacujá já iniciaram a distribuição do segundo lote.

A secretária destaca ainda o trabalho da equipe técnica: “Criamos um canal de diálogo com todos os gestores e técnicos atuantes na política de assistência social para que tudo pudesse funcionar com segurança e agilidade. Contamos com uma equipe atenta e ágil que segue orientando e dando suporte às prefeituras até finalizarem as entregas dos tíquetes a todas as famílias beneficiária do Vale-Gás”.

Com o vale em mãos, a família deve efetuar a recarga do botijão de gás. Para isso, basta procurar diretamente revenda mais próxima da Nacional Gás, ligar para alguma distribuidora ou acessar os canais de comunicação da empresa como o 0800-702 1200. O beneficiário deve estar com o tíquete preenchido e com um botijão vazio para efetuar a recarga.