Por Monike Feitosa
Neurocirurgião explica os riscos e possíveis doenças que podem surgir em decorrência da Covid-19
Segundo uma pesquisa recente, fruto de um estudo realizado na China, 36% dos pacientes infectados pelo novo coronavírus apresentaram sintomas neurológicos e 16% dos casos registraram tontura, mas dores de cabeça, convulsão e até AVC (Acidente Vascular Cerebral) podem ser causados.
“Como se sabe, a principal e mais conhecida manifestação do vírus no organismo é a do sistema respiratório, através da dificuldade respiratória. Mas o vírus também afeta, por exemplo, o sistema hematológico, prejudica os rins, causando insuficiência renal, ele ainda altera a função de coagulação do sangue. Além disso, aumenta os riscos de infarto agudo do miocárdio e o próprio AVC.” Explicou o médico neurocirurgião do Hospital Santo Antônio, Dr. José Correia Saraiva Júnior.
Em outros países também ocorreram episódios de sintomas neurológicos. Na França, neurocientistas identificaram nos pacientes de COVID-19, sintomas como desorientação, confusão mental, perda de memória e agitação. Na Europa e no Brasil, sintomas relacionados à perda de olfato e paladar são comuns em boa parte dos casos não graves da doença.
Dr. José Júnior diz ainda que “todas essas informações que vão sendo coletadas sobre o novo vírus são muito importantes, as pesquisas que vão sendo publicadas servem para que os cientistas possam compreender a extensão da influência do novo Coronavírus no organismo. Como inicialmente se pensava que a COVID-19 atingia apenas o sistema respiratório, hoje se sabe que vários outros sintomas podem ser afetados pela doença. O vírus está sendo estudado com mais propriedade para que, depois de identificadas as propriedades do vírus, se possa elaborar medicações que retardem seus efeitos e diminuam a inflamação do corpo contra o vírus.”
https://www.instagram.com/tv/B_nhK40DhSe/?igshid=17p0q2410iltj