Muro desaba e mata homem soterrado no centro de Juazeiro do Norte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Um homem ainda não identificado morreu soterrado após o desabamento de um muro numa construção na rua Boa Vista, próximo ao Colégio Batista, no Centro de Juazeiro do Norte.

Segundo populares, o homem foi atingido em cheio pelo desabamento. O corpo ficou soterrado em meio aos escombros. Minutos depois, o SAMU esteve no local e constatou a morte.

O procedimento de reconhecimento do corpo será feito durante a noite na Perícia Forense, também em Juazeiro. Conforme apurado, o homem prestava serviço como mestre de obra para a construtora Tavares & Tavares, sediada em Fortaleza.

Após vistoria, viaturas da PM voltam às ruas no Cariri

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Encerrada a paralisação da Polícia Militar no Ceará, as viaturas que estavam estacionadas no pátio do Vapt-Vupt, em Juazeiro do Norte, foram submetidas a procedimentos de vistoria técnica na manhã desta segunda-feira (2).

Os veículos, que até ontem estavam com os pneus murchos, agora estão novamente em condições de tráfego. Algumas das viaturas já percorrem as ruas das cidades do Cariri desde o começo da tarde de hoje.

Com o conserto dos veículos e a volta dos policiais aos seus postos de trabalho, o patrulhamento ostensivo e preventivo deve retornar à sua normalidade até o começo da manhã desta terça-feira, 03.

Mandato nas redes: confira a agenda dos deputados do Cariri no fim de semana

O NEWS CARIRI levantou a agenda parlamentar dos representantes do Cariri no parlamento cearense e na câmara federal. Confira tudo o que de mais importante foi publicado nas redes sociais dos políticos.

FERNANDO SANTANA (PT)

Em um fim de semana marcado por sessões extraordinárias na Assembleia Legislativa do Estado, para votação de projetos de autoria do executivo que vedam concessão de anistia para policiais amotinados, o vice-presidente do parlamento cearense esteve na capital durante o sábado e domingo. Ontem, em seu perfil no Instagram, Fernando Santana publicou um vídeo com um trecho do seu discurso na tribuna da casa. “Em aparte ao colega deputado Marcos Sobreira, destaquei e parabenizei o trabalho de grande parte da Polícia Militar do nosso Estado, homens e mulheres que os considero guerreiros que se encontram desempenhando suas atividades. Enalteço a Polícia Civil, os peritos, papiloscopistas, e a maioria dos policiais militares aguerridos do estado do Ceará”, disse o deputado.

NELINHO DE FREITAS (PSDB)

O tucano Nelinho de Freitas também esteve cumprindo expediente legislativo na Assembleia Legislativa do Ceará durante todo o fim de semana. A sua última publicação nas redes sociais, no entanto, foi há quatro dias, e faz referência a o início da Quaresma. “Momento especial para se dedicar a aproximar-se de Deus, através da oração e da leitura da Palavra. Que possamos dedicar esse momento para aumentar a nossa fé, buscando mais a Deus e a intimidade com o Espírito Santo”, escreveu Nelinho.

GUILHERME LANDIM (PDT)

O líder do PDT na Assembleia, Guilherme Landim, também cumpriu expediente extraordinário no parlamento cearense durante o fim de semana. No seu perfil do Instagram, o parlamentar veiculou um vídeo no qual aborda a apresentação de uma emenda de sua autoria ao projeto enviado pelo executivo. A emenda, segundo ele, propõe que após uma greve ilegal de policiais militares, a Assembleia fique impedida de votar reajuste salarial para a categoria num prazo de até seis meses após o fim da paralisação. O parlamentar explicou, no entanto, que a medida não valerá para a paralisação vivenciada atualmente.

PEDRO BEZERRA (PTB)

O deputado federal Pedro Bezerra não divulgou detalhes sobre sua agenda de compromissos políticos do fim de semana. Nas redes sociais, a sua última publicação foi na manhã deste domingo, na qual ele faz referência ao Dia Mundial de Zero Discriminação aos Portadores do Vírus HIV. “O Ministério da Saúde estima que 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Graças aos avanços no sistema de saúde, temos a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Mesmo assim, a prevenção continua sendo o caminho ideal para evitar o avanço no número de casos. E, para todos nós, vale lembrar: o preconceito não ajuda em nada!”, ressaltou o deputado.

Projeto Missão Jovem realiza ação de limpeza na Cachoeira de Missão Velha

Jovens Missaovelhenses realizaram, na manhã desse último  sábado (29), o primeiro encontro do Movimento Missão Jovem, que tem como objetivo debater a realidade do município, cobrar posicionamento do poder público, apresentar ideias e promover ações sociais e culturais que mobilizem a juventude de Missão Velha.

A primeira ação do movimento foi um mutirão de limpeza na Cachoeira de Missão Velha, importante cartão postal da cidade que se encontrava em total abandono por parte do poder público.

Bastante sensibilizado com a iniciativa, o vice-prefeito da cidade, Dr. Lorim, elogiou a atitude dos jovens e se comprometeu em apoiar as ações do movimento. “Essa inquietação em melhorar nossa cidade foi o que me motivou na luta por melhorias na nossa amada Missão Velha. Essas ações fazem parte do espírito dos jovens missaovelhenses”, disse Dr. Lorim.

Projeto do Centro Cultural do Cariri vai revitalizar prédio que já abrigou seminário e hospital

Mais um equipamento vai integrar o rol de opções culturais na região do Cariri. No dia 10 de março será aberto o certame licitatório para definir a empresa responsável pela construção do Centro Cultural do Cariri (CCC), no Crato. O valor orçado para o empreendimento é de R$ 68,4 milhões, via Secretaria da Cultura (Secult). A implantação será fiscalizada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“O Centro Cultural do Cariri comporá a Rede de Equipamentos Culturais da Secult-CE e faz parte de uma meta da Lei 16.026/2016 do Plano Estadual de Cultura para implantação de centros culturais no interior do Estado, compromisso do Governador Camilo Santana. O Centro Cultural do Cariri é também uma instituição que articula as políticas de acesso à cultura, de fomento à criação e circulação artística, de patrimônio cultural, de formação artístico-cultural e de produção do conhecimento”, explica Fabiano Piúba, secretário da Cultura.

O equipamento será construído em área que no passado pertenceu a edificações de arquitetura marcante, como o Seminário da Sagrada Família, fundado em 1948, e posteriormente, o Hospital Regional Manuel de Abreu, que funcionou de 1973 até 2014, quando foi desativado. As estruturas existentes hoje no local serão parcialmente aproveitadas para receber o Centro Cultural do Cariri , compreendendo uma área construída total de 12 mil metros quadrados (m²).

O projeto se volta a preservar o patrimônio e seu valor histórico. Para a composição do Centro Cultural está prevista a integração de três grandes áreas: o edifício antigo do hospital a ser restaurado, um novo bloco adjacente onde será construído um teatro de seis andares com capacidade para 500 lugares, e os arranjos exteriores formados por passeios, praça, parque e estacionamentos. O CCC contará com um pátio central (átrio), museu, biblioteca, teatro, residências artísticas, espaços para ensino, pesquisa, artesanato, exposições e workshops, duas áreas de estacionamento, além de um parque verde a ser revitalizado e entornos urbanizados. Há ainda a previsão de requalificação da Rua Vicente Máximo Feitosa.

“Será um centro cultural-parque de junção entre cultura e natureza, um espaço catalisador das instituições, manifestações e expressões da região do Cariri em conexão com o Ceará, o Brasil e o mundo em um contexto fértil em que estamos desenvolvendo a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade”, conclui Fabiano Piúba.

O Centro Cultural do Cariri trará novas potencialidades de investimento ao Crato e cidades vizinhas, impulsionando de forma dinâmica a produção cultural, o turismo e o lazer pelo Interior do Ceará.

Meia Maratona Padre Cícero será lançada nesta segunda, 02

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv), convida todos os desportistas, atletas, imprensa e comunidade para o lançamento da Meia Maratona Padre Cícero 2020. O evento acontecerá às 18h da desta segunda, 02, na praça de alimentação do Cariri Garden Shopping.

O evento contará com a participação do Prefeito Arnon Bezerra e do Secretário de Esporte e Juventude, Luciano Bazílio. Após o lançamento, serão abertas as inscrições para a Meia Maratona. Serão disponibilizadas 1.500 vagas e para efetuar sua inscrição, o atleta deve apresentar 3 kg de alimentos. Cada atleta inscrito receberá um kit para participação no evento.

A Meia Maratona Padre Cícero acontecerá no dia 22 de março e abre a semana de comemoração ao aniversário natalício do fundador de Juazeiro do Norte, Padre Cícero Romão Batista. Este evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal do Crato.

Domingo no Parque oferece cultura e lazer para a população em Crato

Em sua sétima edição, o Projeto Domingo no Parque reuniu, na manhã desse domingo (01), a população cratense para um momento de lazer. Promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Crato (SETURDES), o evento já entrou para o calendário do cratense que vem comparecendo no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O evento contou com o tradicional encontro de carros antigos, promovido pelo Clube Siqueira Campos; distribuição de mudas, grupos de motociclismo, música, com o apoio das secretarias do governo municipal.

De acordo com o secretário Luís Carlos Saraiva, o objetivo é promover encontros da população e criar vínculos de pertencimento com a cidade. “O parque é o coração da nossa cidade e aqui podemos encontrar amigos e familiares num excelente programa de domingo. A ideia que está sendo construída é de criar essa relação com esse patrimônio que é o Parque de Exposição”, destacou.

O prefeito Zé Ailton compareceu ao evento e ressaltou a importância da população usufruir de um espaço de lazer como o Parque de Exposição, que foi restaurado para oferecer melhores estruturas e segurança para os visitantes. “Temos o compromisso que oferecer para nossa população mais qualidade de vida e esse Domingo no Parque é, sem dúvida, uma ótima opção para os cratenses de todas as idades”, disse o gestor.