Governador enaltece conquistas e reafirma compromisso fiscal para continuidade de investimentos em 2020

A mensagem governamental foi entregue por Camilo Santana aos parlamentares na volta dos trabalhos legislativos, em solenidade na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Ceará retomou os trabalhos da 30ª legislatura nesta segunda-feira (3), ocasião na qual o governador Camilo Santana compareceu à casa para entregar aos parlamentares a mensagem governamental, como de costume. Em seu discurso, o chefe do Executivo estadual destacou avanços conquistado pelo Ceará em 2019 e enalteceu que sua gestão vai continuar trabalhando em cima da eficiência fiscal para manter a capacidade de investimento, que tem feito com que seja possível crescer mesmo diante de um cenário econômico de crise a nível nacional.

“Esta mensagem apresenta um balanço das ações realizadas em 2019 no Ceará e aponta os desafios para 2020 para que nosso estado continue avançando de forma consistente nas melhorias históricas alcançadas, especialmente nas áreas prioritárias da educação, saúde, segurança pública e assistência social, além do fortalecimento da nossa economia, de forma a termos um crescimento sustentável, com mais oportunidades para todos os cearenses. Reafirmo que não há como pensar em desenvolvimento sustentável sem o equilíbrio na condução das contas públicas e, principalmente, sem medidas efetivas de redução da pobreza e da desigualdade. O Governo do Ceará tem buscado avançar nas políticas públicas, sempre tendo o princípio da equidade como norteador do nosso caminho, e com a responsabilidade de manter nosso estado como um dos mais equilibrados do país do ponto de vista fiscal, e com a capacidade de realizar cada vez mais investimentos”, enfatizou Camilo.

O gestor lembrou que o Ceará hoje é responsável por 2,25 % do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a maior participação desde 2002, quando teve início a série histórica. “É um crescimento importante, mas ainda distante do que precisamos alcançar, já que nossa população representa mais de 4% do total do país”, disse Camilo, que aproveitou a ocasião para citar avanços em todas as áreas. “Vimos um 2019 com o Ceará batendo recorde na participação das exportações brasileiras e a tendência é que, mais uma vez, siga liderando entre os estados em volume de investimentos públicos. Isso significa a construção de novas estradas, escolas, obras hídricas, equipamentos de saúde e segurança, e toda a parte de infraestrutura necessária para atrair novos investidores e para melhorar, cada vez mais, a vida dos milhões de cearenses”, completou o governador.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto, a esperança é de um ano positivo do ponto de vista da execução das políticas públicas, mesmo diante do cenário econômico brasileiro que acaba afetando diretamente seus entes federativos. “Desejo que em 2020 seja um ano de equilíbrio. O governador apresentou a sua mensagem que mostrou seu pensamento para o ano. Desejo que este ano a gente possa crescer. Tivemos um ano difícil em 2019, mas dos 27 estados da federação, podemos dizer que a Assembleia (Legislativa do Ceará) tem ajudado o Estado a manter esse equilíbrio fiscal”, comentou Sarto.

O momento foi acompanhado pela vice-governadora Izolda Cela, por secretários de Estado, deputados estaduais, representantes do poder judiciário, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado e sociedade civil.

Polícia Civil conclui mais de 17 mil inquéritos policiais em 2019

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) divulga o balanço geral dos procedimentos policiais realizados no ano de 2019 no Estado. O quantitativo de inquéritos policiais (IPs) instaurados que foram concluídos no ano passado totaliza 17.317, um aumento de 4% em relação ao ano de 2018. Já o número de boletins de ocorrência (BOs) finalizados registra o total de 645.788, incluindo os boletins eletrônicos de ocorrência (BEOs); os atos infracionais somaram 6.049 e os termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), 13.813.

Para o delegado geral da PCCE, Marcus Rattacaso, a instituição teve números bastante importantes, principalmente no registro de BOs e na conclusão de inquéritos instaurados através de portaria ou auto de prisão em flagrante. “É bom destacar que no ano de 2019 fizemos um trabalho muito forte para conscientizar e ampliar o uso da população no registro de BEOs na Delegacia Eletrônica do Ceará (Deletron). O cidadão, de forma cômoda e em um ambiente interativo, pode realizar o registro de até 11 tipos penais de ocorrências no meio eletrônico. Já com relação ao número de IPs concluídos tivemos um acréscimo em torno de 4%, o que significa um ganho para a PCCE, pois foram inquéritos instaurados dentro dessa filosofia de buscar prisões qualificadas”, declara.

De acordo com os dados, a intensificação do trabalho investigativo da Polícia Civil resultou em um saldo positivo para a população, já que ampliou a taxa de elucidação dos crimes, comparado ao ano de 2018, o que contribuiu para coibir e reduzir os índices de criminalidade. A soma das ações policiais e do investimento em tecnologia reflete no resultado favorável do balanço anual.

Eleições 2020: pronunciamento de Giovani Sampaio preocupa Arnon Bezerra

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovani Sampaio (PSD), convocou uma coletiva de imprensa para esta próxima quarta-feira, 05-02, às 9h na Câmara de Vereadores. Em comunicado, Giovani afirma que durante a coletiva irá revelar detalhes sobre o seu futuro político.

Conforme informado por uma fonte próxima ao chefe do executivo juazeirense, o anúncio da coletiva foi recebido com frisson pelo prefeito Arnon Bezerra (PTB), que na semana passada admitiu estar rompido politicamente com o seu vice e apontou “falta de respeito” como motivo para a dissidência.

Conhecido como um político sem “papas na língua”, Giovani Sampaio deve provocar tensão no campo político de Juazeiro do Norte com suas declarações na coletiva. Espera-se que durante a entrevista o vice-prefeito exponha ainda mais o racha com Arnon e esclareça sua disposição em concorrer ao cargo de prefeito nas próximas eleições.

Mandato nas redes: confira a agenda dos deputados do Cariri no fim de semana

O NEWS CARIRI levantou a agenda parlamentar dos representantes do Cariri no parlamento cearense e na câmara federal. Confira tudo o que de mais importante foi publicado nas redes sociais dos políticos.

FERNANDO SANTANA (PT)

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana (PT), esteve durante o fim de semana em sua terra natal, Barbalha-CE. O parlamentar se reuniu com amigos e correligionários políticos, mas não veiculou detalhes sobre a agenda no instagram. Sua última postagem foi na sexta-feira, 31, e trata sobre visita feita pelo parlamentar ao município de Altaneira, onde participou da entrega de um trator e implementos agrícolas para as comunidades Serra do Valério e Açudinho. “Ao todo, foram 105 famílias beneficiadas, com isso quem ganha são os agricultores que irão poder trabalhar com mais dignidade e incentivo”, escreveu o deputado.

NELINHO DE FREITAS (PSDB)

O tucano Nelinho de Freitas (PSDB) esteve durante o fim de semana em Lavras da Mangabeira, onde visitou amigos, parentes e correligionários políticos. Os detalhes da agenda, no entanto, não foram veiculados nas redes sociais. A última publicação do deputado no Instagram foi feita há mais de uma semana, e trata sobre sua ida a Brasília para participar de reuniões com a alta cúpula do partido.

GUILHERME LANDIM (PDT)

O líder do PDT na Assembleia Legislativa do Estado, Guilherme Landim, não revelou detalhes sobre sua agenda de compromissos políticos do fim de semana. No Instagram, o último post do deputado lembra a campanha Fevereiro Laranja, que conscientiza a população sobre o combate a leucemia, doença que compromete o sistema de defesa do organismo. “Com a doação de medula, podemos ajudar aos que sofrem desta doença. Você pode ajudar a salvar vidas! Seja um(a) doador(a) de medula óssea!”, incentivou o deputado.

PEDRO BEZERRA (PTB)

O único representante do Cariri no parlamento federal também não deu detalhes sobre a agenda política do fim de semana. Em sua última publicação no Instagram, há dois dias, o deputado fala sobre a campanha Janeiro Branco, que reforça a importância sobre os cuidados com a saúde mental. “Educação, empregabilidade, cultura, sexualidade, combate ao preconceito, ao estigma social e, sobretudo, à violência que uma significativa parcela da sociedade ainda enfrenta. Precisamos cuidar de nós mesmos. É também um dever nosso valorizar os profissionais de saúde que cuidam de nós e uma das formas mais eficazes é fortalecendo as políticas públicas que já existem, apoiando esses especialistas e garantindo a qualidade do ambiente em que eles atuam. Meu mandato sempre estará disposto a somar nessa luta!”, disse o parlamentar.

Romaria das Candeias encerrada com avaliação positiva dos romeiros

Mais de 80 mil pessoas percorreram as ruas do Centro de Juazeiro do Norte com velas e lamparinas acesas e orações, na Procissão das Velas, que aconteceu neste domingo, 02. A caminhada, que iniciou no Largo da Capela do Socorro, marca o fim da Romaria de Nossa Senhora das Candeias e o ciclo de Romarias no município, iniciado em setembro ano passado.

O Prefeito Arnon Bezerra, que garantiu apoio e assistência ao romeiro, durante os festejos, determinou que todos os serviços fossem intensificados, no sentido de atender com conforto e segurança todos os visitantes.

Os benefícios do trabalho em conjunto das secretarias municipais foram sentidos pelos que já visitam a cidade há anos. “Venho há pelo menos uns 30 anos à cidade de meu Padim e este ano senti um grande avanço nas ruas. Muita segurança, a cidade está muito limpa e com cestos de lixo por todo canto, as ruas sinalizadas e até o atendimento nas lojas estão melhores. Que continue assim sempre!”, afirmou a comerciante de Palmares, no Pernambuco, Zenilde Maria de Oliveira.

Na data em que se comemora o dia Nossa Senhora das Candeias, os devotos que visitam a cidade e a população local se uniram para mais um cortejo de orações, pedidos e agradecimentos, formando um grande cordão de luz. A tradição é considerada uma das mais belas manifestações religiosas do Brasil. O Prefeito Arnon Bezerra, como de costume, fez todo o percurso e enfatizou a importância desse momento para fortalecimento da fé do povo.

Neste ano, mais uma vez a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), foi parceira na Festa de Candeias e desenvolveu um trabalho integrado com os setores de transportes, segurança, desenvolvimento social e saúde, que receberam reforço com atuação dos profissionais das respectivas áreas.

Com pontos de atendimento aos romeiros, a Secretaria de Saúde buscou garantir o bem-estar dos visitantes. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp)  atuou na organização do comércio informal, no intuito de desobstruir as vias públicas e melhorar o acesso de pedestres e veículos de emergência. A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania esteve de forma intensiva com equipes do Demutran e da Guarda Civil para garantir a segurança dos romeiros e pedestres. Todos os serviços oferecidos foram coordenados pela Secretaria de Turismo e Romaria.

Acompanhando o Prefeito Arnon, o deputado estadual, Fernando Santana, também participou da procissão. Estiveram presentes também secretários municipais e funcionários da Prefeitura Municipal.

Crato: Guarda Civil e DEMUTRAN realizam operação em pontos turísticos do município

A Secretaria de Segurança Pública do Crato, por meio da Guarda Civil e Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), atendendo a solicitação da população por mais segurança em pontos turísticos da cidade, realizam operação de prevenção visando manter a integridade física de visitantes e cratenses.

O secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, explica que os principais pontos turísticos da cidade, como a Cascata por exemplo, diariamente estão sendo monitorados, principalmente, nos fins de semana e feriados para manter a ordem e a conservação da área. “O objetivo é coibir a ação de criminosos em locais públicos, combater a violência e atitudes de vândalos, garantindo a preservação do meio ambiente, mantendo a área limpa”, diz.

O secretário de Turismo, Luis Carlos Saraiva, comemora a atuação da Segurança Pública Municipal, que estará acompanhando também as ações realizadas da SETURDES, tanto nos eventos de romarias como das trilhas, que são realizadas frequentemente.