Municípios cearenses serão beneficiados com distribuição gratuita de medicamentos

O Governo do Ceará, em parcerias com farmácias no estado, garantirá remédios grátis para famílias cearenses que tratam de hipertensão e diabetes

O Governo do Ceará vai garantir aos municípios cearenses a distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento de diabetes e hipertensão. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (13), durante o bate-papo ao vivo com a população em suas redes sociais (Facebook e Instagram). Na transmissão, o chefe do Executivo apresentou detalhes do programa juntamente com o titular da secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Dr. Cabeto.

O governador explicou que esta será mais uma política parte da grande transformação pela qual a rede de saúde pública tem passado no Estado, com o objetivo de garantir cada vez mais o melhor atendimento aos cearenses que mais precisam de atendimento digno nos postos de saúde e hospitais públicos. Com a distribuição de remédios, ele afirma que será melhorado o processo de tratamento dos atendidos, além de ter remédio disponível da forma mais fácil.

“Esta é uma parceria que estamos fazendo com as farmácias do estado, para garantir a distribuição de remédios para diabetes e hipertensão. Importante destacar que, diante de toda essa crise econômica do país, estamos cada vez mais investindo para que o cearense tenha acesso à Saúde Pública. Mais de 85% da população utiliza o sistema público de Saúde, então é algo muito importante ampliar e modernizar os serviços, qualificar os profissionais, para que a gente possa cada vez mais cuidar das famílias que precisam com o tratamento adequado”, afirmou Camilo.

Médico cardiologista, o secretário Dr. Cabeto pontuou que a distribuição gratuita de remédios para hipertensos e diabéticos é fundamental para evitar uma série de problema de saúdes hoje comuns no cotidiano cearense.

“A hipertensão e a diabetes são os fatores mais importantes na presença do AVC, do enfarto e da insuficiência renal, que representam grande parte das causas de morte na nossa comunidade. Esse programa melhorará o acesso aos medicamentos em todo o Estado, como também irá fortalecer o vínculo do Estado com o cidadão. Ou seja, em parceria com os municípios, é organizada uma metodologia para ofertar esses medicamentos de forma mais rápida e eficaz para a população cearense”, explicou.

Nesta terça-feira, o governador e o secretário participaram juntos de reuniões em São Paulo para tratar de novos e potenciais investidores no campo da Saúde Pública do Ceará. Camilo lembrou que, na próxima segunda-feira (19), será lançado no Palácio da Abolição a Plataforma de Modernização da Saúde no Ceará. “Na última segunda, estivemos também na Escola de Saúde Pública lançando o Programa Médico da Família Ceará em Fortaleza, onde 150 novos médicos estarão nos postos de saúde reforçando a atenção primária nos bairros da Capital”, destacou ainda o governador.

Perguntas e respostas

No momento de interação com os usuários das redes sociais, o governador respondeu a perguntas sobre ações do Estado em áreas prioritárias do Governo do Ceará, como Cultura, Educação, Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura.

A fortalezense Helena França perguntou acerca da convocação dos aprovados no primeiro concurso da história da Secretaria da Cultura (Secult). O governador respondeu que apenas a partir de setembro serão divulgadas novidades sobre qualquer realização ou chamamentos de concursos públicos estaduais.

“A gente procurou suspender um pouco o chamamento dos concursos para fazer todo o monitoramento da perspectiva da economia brasileira, que recentemente marcou 0,8% e pode chegar a um número negativo. Há de se ter muito cuidado para não comprometer o estado fiscal do Ceará. Nosso equilíbrio é o que nos tem permitido manter investimentos, também ter em dias os salários dos servidores, dentre várias outras ações. Vamos tratar tudo com muita responsabilidade para seguirmos garantindo oportunidade e desenvolvimento aos cearenses.”

Alberto Júnior questionou se há previsão para o início das obras na estrada que liga os municípios de Itarema e Acaraú. Camilo afirmou que ainda este mês as obras de pavimentação e duplicação da rodovia estadual terá início. “Tenho que ir inaugurar uma areninha e uma Praça Mais Infância em Itarema. Vou aproveitar para dar a ordem de serviço desta obra, que já tem tudo pronto para começar, já vamos montar canteiro de obras, deslocar as máquinas. Esse mês ainda será iniciada.”

Sobre Segurança Pública, José Lopes cobrou do governador o que tem sido feito pelo Governo do Ceará nesta área. “São muitos os investimentos. Acabei de inaugurar mais um Batalhão do Raio, em Acopiara. Nos últimos quatro anos, foram mais de 10 mil profissionais contratados para a área da Segurança. Fomos o primeiro estado a importar armas norte-americanas para a Polícia. Temos um sistema inteligente de videomonitoramento, observando várias áreas do estado, dando mais agilidade ao trabalho policial nos municípios. Os números da Segurança têm melhorado a cada mês”, informou o governador.

Eunício Oliveira é absolvido pelo TRE numa ação de abuso do poder político e econômico

O Tribunal Regional Eleitoral absolveu, durante sessão nessa noite de terça-feira, o ex-senador Eunício Oliveira ao julgar ação que acusava o emedebista de abuso de poder político e econômico no pleito passado.

Eunício divulgou a aprovação de um empréstimo de R$ 320 milhões para o município de Caucaia (RMF) e veiculou a conquista no seu Twitter. A coligação oponente entrou com ação na Justiça.

O relator da matéria foi o desembargador Inácio de Alencar Cortez, que votou pela absolvição, sendo seguido por todos os demais membros da Corte.

A acusação foi considerada, portanto, improcedente.

Fonte: Blog do Eliomar

‘Bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder’ na Argentina, diz Bolsonaro sobre vitória da oposição nas primárias

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira (14), que “bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder” na Argentina, ao comentar a vitória da chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner nas eleições primárias.

“A Argentina está mergulhando no caos, a Argentina começa a trilhar o rumo da Venezuela, porque nas primárias bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder”, afirmou Bolsonaro em evento no Piauí.

Nesta terça-feira (13), Alberto Fernández chamou Bolsonaro de “racista, misógino e violento”. A declaração foi feita em um programa de televisão horas após Bolsonaro ter dito que o Brasil poderia ver uma onda de imigrantes fugirem da Argentina se políticos de esquerda vencerem as eleições presidenciais de outubro.

O presidente brasileiro apoia Mauricio Macri, candidato à reeleição na Argentina. Diante da derrota nas primárias, o presidente argentino anunciou nesta quarta novas medidas econômicas, como elevação do salário mínimo, bônus a trabalhadores e congelamento do preço da gasolina por 90 dias.

Em discurso para moradores de Parnaíba (PI), que o aguardavam no aeroporto, Bolsonaro também criticou “corruptos e comunistas” do Brasil, voltando a usar o termo cocô.

“O Mão Santa [prefeito de Parnaíba] me disse uma coisa: vamos acabar com o cocô no Brasil, o cocô é essa raça de corruptos e comunistas. Nas próximas eleições, nós vamos varrer esta turma vermelha do Brasil. Já que na Venezuela acabou, vou mandar este cambada para lá”, afirmou.

É pelo menos a quarta vez que o presidente da República menciona a palavra cocô ao falar em público nos últimos dias. Na sexta-feira (9), ao ser questionado sobre preservação ambiental, sugeriu a repórteres em Brasília que “fazer cocô dia sim, dia não” poderia reduzir a poluição.

No sábado (10), repetiu a sugestão a jornalistas, dizendo que se tratava de uma brincadeira. “Para a gente preservar o meio ambiente, vai um dia no banheiro e no outro dia, não. Um dia faz cocô, no outro não faz. Levaram para o lado sério.” Na segunda (12), em visita ao Rio Grande do Sul, o presidente disse que encontrar “cocozinho petrificado em índio” impedia a realização de obras públicas.

Ida ao Nordeste

Nesta quarta, Bolsonaro teve o primeiro encontro com um governador do Nordeste após a polêmica causada por declaração sobre governadores da região. Ele foi recebido por Wellington Dias (PT), que o cumprimentou e logo voltou a Teresina.

A fala do presidente sobre o Nordeste foi gravada durante conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni no dia 19 de julho. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”. Governadores reagiram cobrando explicações do presidente e afirmaram ter recebido “com espanto e profunda indignação a declaração”.

No dia seguinte, Bolsonaro afirmou que fez uma “crítica” aos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e da Paraíba, João Azevêdo (PSB), “nada mais além disso”.

Durante o discurso a apoiadores nesta quarta, Bolsonaro disse que “alguns governadores estão querendo separar o Nordeste do Brasil, estes cabras estão no caminho errado. O caminho do Brasil é um só, um só povo, só raça, uma só bandeira verde-amarela”.

“Nunca fechei as portas pra ninguém, eles que se reúnem, fazem manifestações contra mim, querem dividir o Nordeste, o Brasil é um país só, estamos nos livrando desse mal vermelho, do comunismo, isso é muito bom”, afirmou.

Durante entrevista à imprensa, o presidente também disse que ficou “muito honrado” com a concessão do seu nome a uma escola do Sesc que será inaugurada nesta quarta-feira em Parnaíba. O letreiro chegou a ser colocado no prédio do imóvel, mas foi retirado. O presidente do Sesc disse não ter obtido autorização de Bolsonaro para isso.

“Fico muito honrado com essa possibilidade. Ações na Justiça foram movidas, caso elas sejam vencidas, o prefeito que decide. No momento está sob judice, e não vim aqui pra fazer campanha antecipada.”

Bolsonaro também negou a possibilidade de criar um novo imposto – o chefe da Receita Federal, Marcos Cintra, pretende implantar a Contribuição Provisória (CP) para substituir impostos federais – e disse que ainda não escolheu o nome do próximo Procurador-Geral da República.

“A PGR ainda tenho tempo ainda, tá difícil a escolha, tem muitos bons nomes e tenho certeza que o escolhido além de ser aprovado no Senado […]. Não tem nome A, B ou C”, disse.

A viagem do presidente nesta quarta foi a primeira ao Piauí e a terceira ao Nordeste desde que ele tomou posse. Depois da frase polêmica, Bolsonaro fez duas viagens à Bahia, mas não se encontrou com o governador Rui Costa (PT) em nenhuma delas.

Radares

O presidente voltou a criticar instalação de radares nas rodovias. Há dois dias ele disse que iria anunciar o fim dos radares móveis nas estradas federais. “A partir de segunda-feira, tá suspenso radar móvel”, disse nesta quarta.

“Respeito a Justiça, mas não consigo entender. Se quiserem que eu instale mais de 8 mil pardais no Brasil, vai custar 1 bilhão pro povo, pra botar assaltantes na pista, pra roubar vocês, não queremos pardais mais. É nossa intenção, agora temos uma batalha pela frente”, afirmou no Piauí.

Fonte: g1.com

Ney Matogrosso faz show da turnê ‘Bloco na Rua’ em João Pessoa

O cantor Ney Matogrosso faz show da nova turnê “Bloco na Rua” em João Pessoa, no dia 3 de setembro. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino e os ingressos já estão sendo vendidos.

A turnê com título inspirado na música homônima de Sérgio Sampaio conta com músicas de Caetano Veloso, Chico Buarque, Raul Seixas, entre outros compositores. Interpretações já consagradas por Ney Matogrosso, como Pavão Misterioso, do compositor Ednardo, também fazem parte do repertório.

Os ingressos já estão à venda nas lojas Mioche do Manaíra Shopping e no site Bilheteria Virtual e podem ser adquiridos em três categorias: balcão, plateia b e plateia a. Os valores vão de R$ 70, balcão (meia), a R$ 240, plateia a (inteira).

Show de Ney Matogrosso em João Pessoa

Data: 3 de setembro

Local: Teatro Pedra do Reino – Rod. PB-008, Km 5, s/n – Pólo Turístico – Cabo Branco

Horário: 21h

Ingressos: Lojas Mioche, Manaíra Shopping e Bilheteria Virtual, R$ 70 (balcão meia), R$ 140 (balcão, inteira), R$ 90 (plateia b, meia), R$ 180 (plateia b, inteira), R$ 120 (plateia a, meia) e R$ 240 (plateia a, inteira).

Fonte: g1.com

Idosa em fase terminal de câncer que casou em capela de hospital morre no interior no Ceará

A idosa de 81 anos que se casou na capela de um hospital em Barbalha, região do Cariri cearense, faleceu na noite desta terça-feira (13). Maria de Lourdes estava com câncer de útero em estado avançado e fazia tratamento no Hospital São Vicente de Paulo.

Maria de Lourdes se casou com Cícero Rosa, agricultor de 54 anos, com quem ela vivia há mais de 23 anos. A cerimônia religiosa aconteceu no dia 4 de agosto e teve direito a marcha nupcial, véu e buquê para a noiva, que já estava na cadeira de rodas.

O corpo está sendo velado na rua Rosário, no bairro do Socorro, em Juazeiro do Norte, onde a idosa residia, em seguida irá para a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. O enterro acontece no Cemitério do Socorro, em Juazeiro.

Fonte: g1.com

Bispo diocesano participa de debate na sessão ordinária da Câmara Municipal do Crato

O bispo diocesano do Crato, Dom Gilberto Pastana, participou na manhã de terça-feira (13) da sessão ordinária da Câmara de vereadores a convite do vereador, Amadeu de Freitas (PT), para falar sobre o tema da campanha da fraternidade de 2019 “Fraternidade e políticas públicas”.

Dom Gilberto elogiou a iniciativa da casa e avaliou como saudável o debate realizado com os vereadores que, segundo ele, estão preocupados em zelar para que os bens cheguem aos que mais precisam. O bispo ainda aproveitou para analisar o atual cenário político brasileiro. “É preocupante, nós estamos muito preocupados com a insegurança, com a incerteza do que será este país com estas ameaças de cortes. Debates devem ser feitos”, declarou. O bispo também questionou se a reforma da previdência iria melhorar de fato a vida dos mais pobres e disse que através da reforma haveriam perdas na sociedade.

Amadeu de Freitas disse que era importante fazer um debate sobre o reconhecimento das políticas públicas como forma de distribuição de benefícios básicos para a população. Segundo ele, as políticas são uma maneira do estado distribuir os bens essenciais como tratamento de saúde e educação pública.

O presidente Florisval coriolano (PRTB) parabenizou a iniciativa do colega Amadeu e disse estar muito feliz com a presença do bispo diocesano na sessão, que “deixou uma bela mensagem refletindo o tema da campanha da fraternidade”. Após a participação de Dom Gilberto a sessão foi encerrada.

FPI do São Francisco flagra corte de vegetação nativa para produção de carvão

Dois homens foram flagrados pela FPI do São Francisco cortando vegetação natural pertencente ao bioma Caatinga para produção de carvão. O flagrante aconteceu na terça-feira (13) no povoado Travessia, zona rural de Major Izidoro.

A equipe de fiscais apreendeu os 15 sacos e meio de carvão, que já estavam prontos para serem transportados para comercialização, e conduziram os suspeitos de cometerem crime contra o meio ambiente para a delegacia do município. Cada saco de carvão era vendido por R$ 15.

O proprietário do terreno será autuado por crime contra a flora. O valor da multa depende da quantidade de material apreendido e da extensão dos danos causados.

A força-tarefa conseguiu fazer o flagrante depois de integrantes da equipe terem sobrevoado a região em busca de alvos suspeitos. O trabalho de sobrevoo, que é feito com o apoio dos pilotos da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, continua.

A atividade de corte e queima de vegetação para produção de carvão é considerada potencialmente poluidora à natureza e, portanto, passível de licenciamento ambiental por parte do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

 Fonte: g1.com

Léo Santana é apresentado como reforço do time vice-campeão espanhol

O fixo brasileiro Léo Santana está de casa nova. O jogador da seleção brasileira de futsal foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira como reforço do ElPozo Murcia para a temporada 2019/20 da liga espanhola. A equipe é atual vice-campeã nacional, tendo perdido o título da útlima temporada para o Barcelona, então equipe de Léo.

Durante a entrevista de apresentação, o jogador elogiou o elenco montado pelo clube e disse que espera devolver o caneco ao novo time.

– Gostaria de agradecer pelo esforço que ElPozo fez para eu estar aqui, já me sinto em casa. Penso que com as contratações que o clube fez, podemos conseguir grandes coisas. Desde que souberam da minha contratação os torcedores passaram a cobrar que agora tenho que ganhar com o ElPozo. Vim para isso – disse o jogador de 31 anos, natural de Juiz de Fora.

Executivo do clube, o ex-jogador espanhol Kike Boned elogiou o brasileiro.

– Léo nos vai trazer muitas coisas, não só na quadra, mas fora dela também.

Léo Santana passou dois anos no Barcelona. Ele marcou 10 gols na última edição da liga e conquistou o triplete com o Barça na última temporada: Liga Espanhola, Copa do Rei e Copa da Espanha.

O jogador começou a carreira no Praia Clube, de Uberlândia. O primeiro clube na Europa foi o Kairat Almaty, do Cazaquistão. Após quatro temporadas e um título da Liga dos Campeões da Europa em 2012/13, Léo Santana seguiu para a Rússia, onde passou três anos com a camisa do Sibiryak, antes de seguir para a Espanha.

Fonte: Noticias ao minuto

Lesão no abdômen ameaça inscrição de Vitor Hugo, do Palmeiras, na Copa Libertadores

A inscrição do zagueiro Vitor Hugo pelo Palmeiras na quartas de final da Copa Libertadores pode não acontecer. O jogador sofreu uma pequena lesão na região do abdômen e passou a ser dúvida no Verdão. A informação é do site “Mídia Palmeirense”.

O departamento médico do Palmeiras aguarda a evolução do jogador até quinta-feira para decidir se ele será colocado na lista do torneio. O prazo termina na sexta.

O Palmeiras não divulga o prazo de recuperação de seus jogadores, mas a tendência é de que Vitor Hugo não atue diante do Grêmio, sábado, pelo Brasileirão. Caso não seja inscrito, ele também será desfalque contra os gaúchos, terça, pela Libertadores.

O jogador reportou o problema na reapresentação do elenco, segunda-feira, um dia depois de reestrear pelo Verdão no empate contra o Bahia, na arena. Ele foi submetido a exames que detectaram a pequena lesão e desde então passou a fazer tratamento.

Após o jogo, o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou que Vitor Hugo e Luiz Adriano seriam inscritos na Libertadores.

As vagas estão abertas por conta das saídas do meio-campista Moisés (para o Shandong Luneng, da China) e do atacante Felipe Pires (para o Fortaleza).

Fonte: globoesporte

Pedrinho não discute renovação mesmo com sondagens ao Corinthians

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Nesta terça (13), um jornalista perguntou ao meia Pedrinho se existia chance de ele deixar o Corinthians nesta janela de transferências, antes do fim do ano. Ele desconversou. Disse que gostaria de permanecer “o máximo de tempo”.

De acordo com o que apurou o UOL Esporte, esse “máximo” pode não demorar muito -o meia, que é destaque da equipe em 2019, tem contrato curto e não negocia a renovação do vínculo neste momento justamente pela confiança do estafe em uma negociação próxima.

Pedrinho chegou ao Corinthians em 2013 e seu contrato atual é válido até 31 de dezembro de 2020. Para efeito de comparação, além de Manoel, que está emprestado pelo Cruzeiro até dezembro, nenhum outro jogador considerado titular tem menos tempo de contrato do que Pedrinho.

É no máximo igual, como nos casos de Gabriel e Vagner Love. Por se tratar de uma promessa da base constantemente sondada por clubes internacionais, o prazo para o término do contrato podia ser motivo de preocupação. Não é.

O Corinthians tem bom relacionamento com Pedrinho e seu empresário e, por isso, só monitora a situação do jogador. Internamente, os dirigentes alegam que confiam no estafe do atleta e não temem perdê-lo sem uma compensação financeira considerável.

“Eu já deixei claro para meu empresário que eles possam resolver isso entre clube e empresário. Quanto mais estiver aqui vou ajudar o Corinthians. Sempre desejei ficar aqui, sou muito feliz aqui”, disse o meia.

“Espero que isso [renovação] possa acontecer e vou deixar nas mãos do meu empresário e da diretoria. Mas realmente sabemos como é o futebol, às vezes aparece proposta. Mas como já falei, deixo nas mãos do meu empresário para que ele tome conta disso. Independente de propostas, eu quero jogar meu futebol e crescer cada vez mais”, discursa o jogador de 21 anos, ao UOL Esporte.

A multa rescisória está estipulada em 50 milhões de euros (R$ 222 milhões). Mas há quem diga no Parque São Jorge que o clube paulista aceita negociar o atleta por pouco mais da metade deste valor. O clube detém 70% de seus direitos econômicos.

A ideia principal das duas partes, que decidiram não tornar a decisão pública por conta da instabilidade do mercado, é vender Pedrinho em 2020, no começo ou meio do ano. Caso haja risco de isso não acontecer, haverá nova rodada de negociações.

Interessados não faltam. O estafe de Pedrinho e a diretoria do Corinthians recebem sondagens frequentes. O Borussia Dortmund, da Alemanha, é um dos clubes que tem o meia brasileiro bem avaliado internamente e está atento a possibilidades.

Também já houve pedidos de informação do Porto, de Portugal, e conversas com representantes em nome de Monaco, da França, e Atlético de Madri, da Espanha. O jogador, por enquanto, descarta mercados alternativos, como China e Arábia Saudita. Quer Europa.

Destaque da base em 2017, Pedrinho foi promovido ao elenco profissional após o título da Copa São Paulo de Juniores. Foi tricampeão paulista (2017, 2018 e 2019) e campeão brasileiro (2017). Soma atualmente dez gols em 116 partidas. Em 2019, sua primeira temporada como titular depois de espantar o rótulo de eterna promessa, são cinco gols e quatro assistências em 39 participações.

Fonte: Noticias ao minuto