Projeto de incentivo à leitura leva cultura para os alunos da Escola Padre Cristiano Coelho, em Nova Olinda

Pensando em facilitar o desenvolvimento da oralidade, a Professora do ensino fundamental II, Valdenia Belizario, escolheu trabalhar com poesias, especialmente as do poeta Bráulio Bessa, no projeto “Eu leitor”, desenvolvido na Escola Padre Cristiano Coelho, em Nova Olinda. Segundo ela, “a poesia tem um encantamento que chama atenção dos alunos”. A educadora ressaltou ainda que percebeu o quanto eles se envolveram desde o primeiro contato com o livro de Bráulio, “poesia com rapadura”.

“Cada poesia apresentada é lida todos os dias no início da aula, e isso vai tornando a memorização dos alunos cada vez melhor”, destacou Valdenia. Os estudantes tem um momento para declamar e todos os meses apresentam uma poesia com direito a cenário e público. De acordo com a professora, esse projeto desenvolve diversas habilidades, como falar em público, entonação, e expressividade.

Encontro Formativo com Gestores Escolares de Nova Olinda debate

“O papel do Gestor na liderança dos processos educacionais”

A Prefeitura de Nova Olinda, por meio da secretaria de Educação, realizou no sábado, 04 de maio, no Auditório da Secretaria de Educação Básica de Nova Olinda, o I Encontro Formativo direcionado para Gestores Escolares da rede municipal. O evento contou com a participação de secretários, professores e diretores da rede municipal que discutiram o tema “O papel do Gestor na liderança dos processos educacionais”.

A Secretária Ana Célia destacou a importância da capacitação frequente para comunidade escolar. “Esses encontros são fundamentais para a rotina dos gestores, membros da organização escolar, e professores. Assim, preparamos os professores e oferecemos uma qualidade de ensino aos alunos”, ressaltou.

Discussão em bar acaba com homem ferido a faca em Crato

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Após uma discussão, um homem feriu outro a faca na noite dessa segunda-feira (06) em Crato.

O fato ocorreu no Sítio Cruzeiro Distrito de Santa Fé, zona do município. Segundo boletim da polícia, a vítima identificada por Samuel Texeira dos Santos foi lesionado a faca no peito direito por um indivíduo conhecido por Moacir após uma discussão em um bar.

Samuel foi socorrido e levado para o Hospital São Camilo em Crato e teve alta nessa terça-feira (07). O suspeito ainda não foi localizado

Shows e intercâmbios entre artistas acontecem no Cariri com Sesc Nordeste das Artes

Músicos, compositores, produtores dos nove estados nordestinos participam dos debates abertos ao público nas Unidades do Sesc.Cinco shows gratuitos acontecem de quarta a sábado.

O Projeto Sesc Nordeste das Artes foi iniciado em 2019 para contribuir com a articulação e estímulo à produção artística nos nove estados da Região. Serão realizados fóruns de debate, mapeamentos, trocas de experiências e apresentações culturais que viabilizem a profissionalização de toda a cadeia produtiva das artes e a autogestão dos profissionais da Cultura. Estão previstas ainda vivências e intercâmbio de artistas entre os estados, em vista da diversidade cultural nordestina.

Após o início em Fortaleza no mês de março, com um fórum estadual entre artistas, o projeto segue agora para as Unidades do Sesc no Crato e em Juazeiro do Norte, onde realiza de 7 a 11 de maio encontros entre artistas da região e convidados vindos de nove estados nordestinos (PI, AL, BA, RN,PE, MA,CE, PB, SE), integrando músicos, cantores, compositores e pesquisadores.

Alguns dos temas em análise serão: estéticas e dinâmicas criativas na performance; formação dos músicos e diversidade sonora, cadeia produtiva da música no Nordeste; fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras e intercâmbio de processos criativos e experimentação.

Participam do Nordeste das Artes no Ceará: O produtor piauiense, músico e artista independente, Severo; o músico sergipano, Alex Santana; o cantor e compositor paraibano, Naldinho Braga; o maestro, pianista e arranjador Ubiratã Marques; o multi-instrumentista, arranjador e compositor do Rio Grande do Norte, Sergio Groove; o violoncelista, professor, pesquisador e regente alagoano, Almir Medeiros; o músico, compositor e pesquisador maranhense, Beto Ehongue, que mescla cultura popular e rap; o compositor e músico ritmista de Fortaleza Pingo de Fortaleza e a musicista, compositora, violinista e rabequeira pernabucana , Aglaia Costa.

Junto à equipe de Cultura do Sesc, os artistas caririenses Junu e as integrantes da banda Nazirê também contribuem com a mediação de debates, que acontecem no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, dias 7 e 8 na Unidade do Crato, e no Teatro Sesc Patativa do Assaré dias 9, 10 e 11 na Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.

Shows

Durante o Sesc Nordeste das Artes acontecem shows gratuitos diariamente com as apresentações do Sesc Nordeste das Artes.

No Crato, nesta terça-feira (7/5), às 20h, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, haverá o show da Banda Madalena Vinil, que traz as músicas autorais de seu primeiro disco “Entre o Céu e o Bar”, que transita entre algumas vertentes do Rock. Na quarta (8/5), o show é da Banda Caboco Eletrônico, com participação de Di Freitas (rabecas), Daniel Lamar (teclados controladores) e Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), os três aproximam tradição, música erudita e eletrônica.

Em Juazeiro do Norte, as apresentações começam na quinta-feira (9/5), às 20h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré com a Banda Cômodo Marfim, com as guitarras e baterias do rock alternativo, com experimentações de surf music, retrowave e do dance-pop. Na sexta-feira, dia 10/05, toca a Banda Tiro Certeiro, formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, o grupo traz a proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.

No encerramento do Sesc Nordeste das Artes, a Banda Nazirê e mostra canções do CD lançado em 2018 e disponível nas plataformas de música online.

Fonte: assessoria

Spaece: Ceará atinge menor percentual de crianças não alfabetizadas da história

O resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2018 colocou o Estado com o menor percentual de crianças não alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental da história, com apenas 3,5%. A informação foi repassada pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (7), durante seu bate-papo com a população pelas redes sociais.

“Nós crescemos em todas as médias de proficiência. Crescemos na alfabetização e crescemos em português e matemática nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Um destaque importante é que na alfabetização nós reduzimos para o menor percentual histórico a condição de crianças não alfabetizadas, atingindo 3,5%. Claro que nós queremos zerar isso, mas é algo que orgulha o Ceará. Não há estado no Brasil que tenha esses indicadores que o Ceará tem alcançado”, comemorou Camilo. Em 2007, o número de crianças cearenses não alfabetizadas atingia a média de 47,4%.

O Spaece avalia as competências e habilidades dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas estaduais e municipais, em português e matemática. A avaliação de 2018 teve o melhor resultado histórico da Alfabetização e Ensino Fundamental. Um fato diferenciado foi a redução de forma significativa de alunos, escolas e municípios com situações mais baixas de aprendizagem, elevando-os para os níveis mais adequados.

Fonte: assessoria do Governo do Estado do Ceará

Junta Comercial passa a receber Certificado Digital e-CPF A1

O certificado digital do tipo A1 passará a ser aceito para assinar processos digitais na Junta Comercial do Estado do Ceará, autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sedet, a partir desta quarta-feira (8). A medida visa facilitar ainda mais o acesso do empresário cearense ao registro digital de empresas e cumpre a Instrução Normativa nº 57 do Departamento de Registro Empresarial e Integração, DREI.

Além da facilidade, o certificado digital e-CPF A1 tem validade de 12 meses, armazenado diretamente no computador ou no dispositivo móvel e não depende de cartões ou tokens para seu uso. Por se tratar de certificado ICP-Brasil, permite também sua identificação e autenticação no mundo digital com segurança.

Segundo a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a possibilidade do requerente escolher o certificado digital torna o registro digital mais acessível ao cidadão. “O certificado e-CPF A1 propicia maior acessibilidade aos serviços que a Jucec presta ao cidadão, possibilitando que esse certificado digital possa ser utilizado para todos os tipos jurídicos e de processos a serem protocolados digitalmente”.

Carolina também destaca que o registro digital de empresas, disponível desde maio de 2017 e que se tornou obrigatório este ano, “possibilita maior celeridade e comodidade ao contribuinte, com um serviço disponível 24 horas por dia 07 dias por semana”.

Fonte: assessoria do Governo do Estado

MPCE se reúne com Sefaz, PGE e SSPDS para traçar estratégias de combate à sonegação fiscal

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), participou da primeira reunião do Grupo Operacional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), realizada nessa segunda-feira (06/05). O MPCE esteve representado pelos membros do Gaesf, promotores de Justiça Ricardo Rabelo, Morgana Chaves e Francisco Xavier Lima, e o encontro também contou com a presença de representantes da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Na reunião, foram estabelecidos critérios de notificação de devedores para permitir o pagamento de dívidas tributárias antes do encaminhamento de informações à Polícia Civil e ao Ministério Público, sugerindo a representação criminal. Ficou decidido, ainda, que os integrantes do Cira irão se reunir semanalmente.

Além disso, o promotor Ricardo Rabelo e o auditor fiscal da Sefaz Glison Pinheiro foram escolhidos, respectivamente, como coordenador e vice-coordenador do Comitê Operacional do Cira. Ricardo Rabelo é coordenador do Gaesf, enquanto Glison Pinheiro conduz a Coordenadoria de Pesquisa e Análise Fiscal (Copaf) da Sefaz.

“O Cira terá atuação nas esferas administrativa, cível e criminal. A ideia é que cada instituição integrante do grupo mantenha as atribuições legais e constitucionais; porém, agindo de forma integrada e cooperativa, com intercâmbio de dados e informações, resguardados os direitos e garantias individuais”, detalha Ricardo Rabelo.

Cira

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) foi criado por intermédio do Ato Normativo nº 01, de 11/03/2019, com a finalidade de intensificar o combate à sonegação fiscal e implementar medidas concretas e efetivas voltadas para a recuperação de ativos do Estado.

Com informações da Sefaz

Homem morre após ser atropelado em Barro-CE

Por Agência News Cariri

Mais uma morte em consequência de acidente de trânsito foi registrada na cidade de Barro-CE na madrugada desta terça-feira, dia 07. Um homem ainda não identificado, de aproximadamente 40 anos, morreu após ser atropelado nas imediações do KM 454, da BR-116.

Segundo informações, ninguém no local conhecia ele, mas o mesmo estava com uma sacola onde continha uma receita em nome de José Francisco Pinheiro Neto, que possivelmente possa ser ele. O condutor do veículo que o atropelou seguiu viajem sem prestar socorro.

No local do acidente esteve presente algumas autoridades, bem como o rabecão que fez o translado do corpo da vítima para o Instituto de Perícia Forense a fim de ser necropsiado. Ele ainda segue sem identificação.

Parada da diversidade LGBT de Crato terá nova madrinha

Por Agência News Cariri

A 16ª Parada da Diversidade LGBT 2019 em Crato terá nova madrinha para o evento que ocorrerá em agosto desse ano. Nessa segunda-feira (06) o presidente da Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais do Crato (ADACHO), Antonio Marcos e o vice presidente professor Gilney Matos, entregaram o convite à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 19), professora Marfra Rejane Martins.

O evento acontecerá no dia 16 de agosto na cidade e contará com a presença de militantes e comunidade LGBT do Crato e da região. A Parada tem parceria com o Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal do Crato.

A organização ainda não definiu como será a programação desse ano. Ano passado a concentração ocorreu no Detran em direção a praça da RFFSA onde houve a Festa da Diversidade com apresentação de vários artistas e show com a youtuber e drag queen Aretuza Lovi.

Prefeitura de Assaré realizará Leilão de veículos

A Prefeitura de Assaré, através da Sydney Leilõesrealizará, no próximo dia 16 de maio, às 14h, um leilão de cerca de 30 veículos. Estarão disponíveis para o arremate microônibus, caminhões, tratores, utilitários e motocicletas. O leilão acontecerá no auditório do Memorial Patativa do Assaré, localizado na R. Cel. Francisco Gomes, 80.  Também poderão participar pelo site: www.sydneyleiloes.com.br.

Os veículos estarão disponíveis para visitação na Garagem da Prefeitura, nos dias 14, 15 e 16/05.

Participação

Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas. Pessoa física deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e, quando for o caso, procuração do representante legal registrada em cartório. Já pessoa jurídica, contrato social e CNPJ, além do RG e CPF do seu representante. 

No ato da rematação, os responsáveis deverãofazer o pagamento total em espécie ou cheque ou através de princípio de pagamento correspondente a 50% do valor arrematado mais a comissão do leiloeiro e DUT Eletrônico, conforme Edital. O restante deverá ser integralizado até o segundo dia útil  após a realização do Leilão.

O leilão funciona com abertura de lances a partir do valor mínimo autorizado e estipulado pela comissão de leilão e leiloeiro, sendo que o arrematante que oferecer o maior lance será considerado o comprador. A Prefeitura tem o direito de não realizar a venda caso o lance mínimo não seja atingido.

Transexual morta a pauladas em São Paulo é velada ao lado da família no Ceará

O corpo de Larissa Rodrigues, morta por espancamento a pauladas em São Paulo, é velado nesta segunda-feira (6), em Fortaleza, na casa onde ela viveu cresceu. A transexual foi assassinada na madrugada do sábado (4), após um homem ter efetuado golpes com um pedaço de madeira contra a vítima. O suspeito foi preso na noite desta segunda.

De acordo com a família, a jovem trabalhava como garota de programa e ajudava os familiares com o dinheiro que juntava ao fim de cada mês. A irmã perfila que a jovem sempre foi meiga e uma boa amiga. “Era uma menina boa e não merecia ser morta em uma tragédia assim, tão horrorosa”, pontua a irmã, Rosana Lima.

Com a voz trêmula, a mãe, Rosângela Lima, lembra que a filha a enviou uma mensagem de voz, mas, por estar viajando, não pode escutá-lo no mesmo dia.

“A última vez que ouvi a voz dela foi ontem, 17h54, por um áudio que ela mandou pelo celular de uma amiga.”

Familiares de Larissa Rodrigues da Silva lembraram que a jovem se mudou do Ceará há quatro anos em busca de trabalho para ajudar financeiramente a família. O corpo de Larissa é velado nesta segunda-feira (6) na casa dos pais, no Bairro Jardim Iracema, em Fortaleza. “Nunca imaginei que eu fosse receber essa notícia”, disse Rosana Rodrigues, irmã da vítima.

Recusa de proposta

Por recusar a proposta de um cliente, diz a mãe, Larissa Rodrigues acabou sendo morta brutalmente. “Ele ficou ofendido porque achou que ela estava rejeitando ele, mas não. Ele foi agressivo com ela. Se ele não tivesse a matado ali, teria matado no carro, porque ele estava com um pedaço de madeira lá dentro”, pontua.

Sentimento compartilhado por todos, a família clama por Justiça. “É muito pesado, uma coisa que eu jamais queria passar. Sempre pedi que eu morresse antes dos meus filhos, não o contrário. Não sei porque esse ‘troço’ veio fazer isso com a minha filha”, externa Rosângela Lima.

Larissa Rodrigues da Silva foi assassinada por volta das 21h10 de sábado (4) na Alameda dos Tacaúnas, no Bairro da Saúde, na Zona Sul de São Paulo. O caso foi registrado como homicídio. O agressor fugiu.

Uma testemunha contou à polícia que estava com a vítima, quando um homem não identificado em um carro quase os atropelou. Posteriormente, o autor retornou com o veículo, desembarcou com um pedaço de madeira, golpeando a vítima com o objeto.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a PM foi acionada para atender a uma ocorrência de agressão e ao chegar no local encontrou a vítima caída com ferimentos na cabeça. O Samu foi acionado e socorreu a vítima ao Pronto Socorro Saboya, onde morreu.

Fonte: G1.com