Shows e intercâmbios entre artistas acontecem no Cariri com Sesc Nordeste das Artes

Publicidade

Músicos, compositores, produtores dos nove estados nordestinos participam dos debates abertos ao público nas Unidades do Sesc.Cinco shows gratuitos acontecem de quarta a sábado.

O Projeto Sesc Nordeste das Artes foi iniciado em 2019 para contribuir com a articulação e estímulo à produção artística nos nove estados da Região. Serão realizados fóruns de debate, mapeamentos, trocas de experiências e apresentações culturais que viabilizem a profissionalização de toda a cadeia produtiva das artes e a autogestão dos profissionais da Cultura. Estão previstas ainda vivências e intercâmbio de artistas entre os estados, em vista da diversidade cultural nordestina.

Após o início em Fortaleza no mês de março, com um fórum estadual entre artistas, o projeto segue agora para as Unidades do Sesc no Crato e em Juazeiro do Norte, onde realiza de 7 a 11 de maio encontros entre artistas da região e convidados vindos de nove estados nordestinos (PI, AL, BA, RN,PE, MA,CE, PB, SE), integrando músicos, cantores, compositores e pesquisadores.

Alguns dos temas em análise serão: estéticas e dinâmicas criativas na performance; formação dos músicos e diversidade sonora, cadeia produtiva da música no Nordeste; fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras e intercâmbio de processos criativos e experimentação.

Participam do Nordeste das Artes no Ceará: O produtor piauiense, músico e artista independente, Severo; o músico sergipano, Alex Santana; o cantor e compositor paraibano, Naldinho Braga; o maestro, pianista e arranjador Ubiratã Marques; o multi-instrumentista, arranjador e compositor do Rio Grande do Norte, Sergio Groove; o violoncelista, professor, pesquisador e regente alagoano, Almir Medeiros; o músico, compositor e pesquisador maranhense, Beto Ehongue, que mescla cultura popular e rap; o compositor e músico ritmista de Fortaleza Pingo de Fortaleza e a musicista, compositora, violinista e rabequeira pernabucana , Aglaia Costa.

Junto à equipe de Cultura do Sesc, os artistas caririenses Junu e as integrantes da banda Nazirê também contribuem com a mediação de debates, que acontecem no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, dias 7 e 8 na Unidade do Crato, e no Teatro Sesc Patativa do Assaré dias 9, 10 e 11 na Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.

Shows

Durante o Sesc Nordeste das Artes acontecem shows gratuitos diariamente com as apresentações do Sesc Nordeste das Artes.

No Crato, nesta terça-feira (7/5), às 20h, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, haverá o show da Banda Madalena Vinil, que traz as músicas autorais de seu primeiro disco “Entre o Céu e o Bar”, que transita entre algumas vertentes do Rock. Na quarta (8/5), o show é da Banda Caboco Eletrônico, com participação de Di Freitas (rabecas), Daniel Lamar (teclados controladores) e Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), os três aproximam tradição, música erudita e eletrônica.

Em Juazeiro do Norte, as apresentações começam na quinta-feira (9/5), às 20h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré com a Banda Cômodo Marfim, com as guitarras e baterias do rock alternativo, com experimentações de surf music, retrowave e do dance-pop. Na sexta-feira, dia 10/05, toca a Banda Tiro Certeiro, formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, o grupo traz a proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.

No encerramento do Sesc Nordeste das Artes, a Banda Nazirê e mostra canções do CD lançado em 2018 e disponível nas plataformas de música online.

Fonte: assessoria

Publicidade

Leia também