Prefeitura do Crato realiza atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas da quinta-feira (4)

Em decorrência das fortes chuvas na madrugada desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Crato iniciou nas primeiras horas da manhã, o atendimento às famílias afetadas e também a limpeza e desobstrução das ruas atingidas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais (Funceme), o Crato recebeu um acumulado de chuvas de cerca de 130mm no intervalo de 12h.

Ao todo, dezesseis famílias tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil Municipal, no trecho do deslizamento de terra, que abrange a área afetada, na altura da Rua Sagrada Família, na escadaria que dá acesso ao bairro Seminário. O motivo é que ainda há possibilidade de movimento de terra devido às chuvas.

Segundo a Defesa Civil, a interdição foi necessária para preservar a integridade física das pessoas e só será revogada após a recuperação da área afetada. Além da equipe da Secretaria de Infraestrutura do município, engenheiros do Governo do Estado e também da Construtora Coral, responsável pela obra, estiveram avaliando o local.

O Governo Municipal, através de uma comissão intersetorial formada pelo Gabinete do Prefeito, Secretarias de Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e da Segurança Pública, realizou o atendimento às famílias nas dependências da Escola Círculo Operário, com atendimento médico, enfermeiro e equipe da assistência social.

As famílias receberam todo o suporte para serem contempladas com o aluguel social e outros programas sociais do município. Elas serão acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Seminário.

Agentes de trânsito e da Guarda Municipal foram destacados para as principais vias a fim de melhorar o fluxo na cidade e a equipe da Limpeza Pública iniciou o serviço e a higienização das ruas ainda pela manhã, retirando toneladas de entulho e areia.

O Corpo de Bombeiros também se fez presente isolando, juntamente com a Defesa Civil, toda a área afetada pelo deslizamento.

A SAAEC também esteve ativa para recuperar o abastecimento de água nos bairros, devido o rompimento do sistema de água em algumas localidades. E a empresa Enel foi acionada para isolar o poste de alta tensão que ficou vulnerável na área de deslizamento.

O prefeito Zé Ailton Brasil acompanhou de perto todo o trabalho das equipes, conversou com as famílias garantindo que, em breve, tudo será restabelecido. “Me solidarizo com a comunidade cratense, sobretudo com os mais afetados e não estamos medindo esforços para que todos os danos sejam reparados. Após as chuvas, a área afetada será brevemente recuperada”, disse o gestor.

HRC Alerta – Rápido atendimento ao paciente vítima do AVC pode diminuir sequelas

José Sebastião da Silva, 67 anos, deu entrada no Hospital Regional do Cariri no dia 29 de março, com o lado esquerdo do corpo fraco, boca torta e fala embolada. Ele foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Agudo.

A Unidade de AVC Agudo do Hospital Regional do Cariri foi criada há exatos seis anos, descentralizando o atendimento, antes feito apenas na capital, Fortaleza. O atendimento na unidade é intenso, a cada 24h, três novos pacientes dão entrada no hospital, mas o tempo de chegada ainda está muito acima do ideal, que é de quatro horas e meia, como explica o coordenador do setor, o Neurologista Gustavo Vieira Rafael. “Pelo histórico hospitalar, percebemos que o tempo médio de chegada dos pacientes está sendo de 10h, o que impede que esses pacientes possam fazer uso do trombolítico, medicação que além de diminuir as chances de um óbito, ajuda na reabilitação precoce. Muitas vezes a demora está relacionado ao diagnóstico da doença”, afirmou.

Foi o que aconteceu com o ambulante José Sebastião. Ele só chegou no hospital quase 24h após o início dos sintomas. “Eu estava retornando para casa após fazer umas compras quando senti que um lado do meu corpo ficou muito pesado. Senti dor de cabeça, um mal estar, mas achava que era apenas cansaço, por conta do sol. Minha filha insistiu para eu ir no médico, mas só aceitei vir para o hospital no outro dia. Perdi muito tempo por teimosia. Graças a Deus que ao chegar aqui no Regional fui rapidamente atendido. Todos são muito atenciosos. Agora rezo para me recuperar e se Deus quiser, voltar as minhas atividades.”

Esse tipo de caso é mais comum do que deveria. Dos 235 pacientes atendidos na Unidade de AVC de janeiro a março deste ano, apenas 10% fizeram uso do trombolítico.

O aposentado José Maurivam, de Santana do Cariri, há cerca de 66 km de Juazeiro do Norte, onde está localizado o Hospital, acordou de madrugada e percebeu que algo estava errado. Mas, só pediu ajuda aos familiares horas após o início dos sintomas. Ao chegar no hospital municipal, de imediato foi encaminhado para o HRC. Mesmo assim, não conseguiu chegar dentro da janela.

Eu sabia que algo estava errado. Sou hipertenso, já tinha sofrido um infarto, mas acabei guardando a doença por achar que era só um mal estar. Assim que cheguei aqui recebi todo o atendimento necessário, mas a minha teimosia fez com que eu perdesse tempo. Me considero um homem de sorte, porque estou aqui contanto essa história, mas poderia ter sido diferente só por conta da minha teimosia”.

O HRC, do Governo do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar recebe pacientes de 45 municípios da macrorregião do Cariri,  que representa um universo de 1,6 milhão de habitantes. Por ano o HRC atende cerca de 1000 pessoas vítimas de AVC agudo. Um crescimento de quase 40% no número de atendimento, desde a implantação do setor em 2013. Os homens representam 55% dos casos, com idade média de 70 anos. Mas o tempo de chegada na unidade ainda é um desafio.

Se você perceber que um familiar se sentiu mal, lembre-se da palavra SAMU. S de sorriso, peça para que a pessoa sorria, se a boca entortar é um sintoma. A de abraço, peça para que a pessoa levante os dois braços, se ela tiver dificuldade em um dos lados, esse também é um sintoma. de música, peça para a pessoa falar, caso a fala fique embolada, é sintoma de AVC e por último de urgência, acione o SAMU. O tempo é vida”, finalizou Dr Gustavo Vieira.

Financiamentos à inovação crescem 33,4% no Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste investiu R$ 750,53 milhões em projetos de investimento em inovação ao longo de 2018. As aplicações utilizam recursos do Fundo Constitucional de Financiamento (FNE Inovação) e representam crescimento de 33,4% em relação ao aplicado em 2017. O FNE Inovação tem como objetivo promover a inovação em produtos, serviços, processos e métodos organizacionais de empreendimentos atendidos na área de atuação do Banco do Nordeste (região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo).

 

No setor rural, a linha de crédito financia projetos para inovação tecnológica nas propriedades rurais, contemplando operações de investimento e custeio produtivo. Já nos setores não rurais, são beneficiados projetos direcionados à implantação, expansão, modernização, reforma e relocalização de empreendimentos. Também são contemplados a elaboração de estudos ambientais, bem como os investimentos estabelecidos nas condicionantes das licenças ambientais, associados ao projeto de inovação.

 

“São diferenciais de nosso financiamento o prazo de reembolso que pode se estender até 15 anos, incluídos até cinco anos de carência, mais a possibilidade de financiamento de até 100% do empreendimento, a taxa de juros menor e o bônus de adimplência”, destaca o presidente do BNB, Romildo Rolim.

 

Fundeci

 

O Banco do Nordeste apoia também projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com recursos não reembolsáveis, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). O Fundeci diminui o risco inerente à inovação, permitindo a subvenção econômica como mais uma modalidade de apoio financeiro para o aumento da produtividade e promoção da competitividade das empresas da Região.

 

Em 2018, o BNB lançou o edital Fundeci 02/2018 – Subvenção Econômica para Inovação em Empresas da Região Nordeste, voltado especificamente para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e de inovação, com foco em micro e pequenas empresas regionais. No total, 127 projetos participaram do processo, dos quais 27 foram selecionados.

 

Hubine

 

O Banco do Nordeste também dispõe do Hub Inovação Nordeste (Hubine), criado para atuar como catalisador da melhoria de processos, produtos e serviços do Banco, por meio de políticas e diretrizes para a gestão da inovação e do fomento à cultura da inovação interna, proporcionando oportunidades ao empreendedorismo inovador regional.

Com unidades em Fortaleza e Salvador, o Hubine facilita a conexão entre academia, governo e sociedade no âmbito da inovação. O coworking abriga 16 startups residentes, o que contribui para estreitar ainda mais os vínculos de cooperação entre Banco do Nordeste e empresas inovadoras do mercado de sua área de atuação.

 

Desde a sua criação, em 2016, o Hubine já promoveu troca de experiências com mais de 180 startups, mais de 90 eventos de capacitação em tecnologias inovadoras, alcançando um público de mais de 2,7 mil pessoas.

Moradores do Bairro Sossego em Crato pedem ação imediata a estrago causado em rua; veja o vídeo

Por Agência News Cariri

Com a forte chuva que caiu durante a madrugada dessa quinta-feira (04) em Crato, uma localidade do Bairro Sossego sofreu com os estragos provocados por um bueiro que entupiu. Nos cruzamentos das ruas Edson Sucupira e Gerson Zabulon, as fortes chuvas causaram estragos no asfalto que fez parte das ruas ficarem impossíveis de transitar.

Uma equipe de reportagem do Portal News Cariri esteve no local acompanhando de perto o problema.

Segundo os moradores, um buraco, que causou o estrago, esteve há mais de 3 anos no local sem que haver algum conserto. Durante a madrugada, o bueiro que passa por baixo acabou entupido por entulhos e outros detritos causados pela chuva. Com isso o estrago cedeu o asfalto e impossibilitando o transito de veículos no local.

A fim de resolver a situação, os moradores fizeram uma cota e conseguiram que uma máquina retroescavadeira removesse os destroços concertando de forma paliativa enquanto o problema da rua seja resolvido.

 

Conforme as imagens do vídeo enviadas por um morador, com o entupimento do bueiro, a água acabou alagando toda a rua.

Veja o vídeo:

Crato teve a segunda maior chuva do Estado do Ceará segundo a Funceme

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Durante a madrugada, caíram fortes chuvas na cidade do Crato causando o segundo transbordamento do ano em menos de 30 dias no Canal do Rio Granjeiro. Segundo o boletim Meteorológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu em torno de 130 mm nas últimas 24 horas no posto localizado no Bairro Lameiro. O Crato ficou em segundo lugar em precipitações perdendo apenas para Abaiara, onde choveram 140 mm.

Com as chuvas que caíram no pé da Serra do Araripe foi o suficiente para causar mais um estrago no centro. As primeiras horas do dia foram de muito trabalho para comerciantes, moradores e funcionários da prefeitura para limpar toda a lama que sobrou com o transbordamento do canal. Em 16 dias, essa é a segunda vez no ano que o canal transborda.

Uma parede que faz parte do muro de contenção da encosta do seminário desabou atingindo as casas embaixo, mas felizmente não houve mortes.

Em Juazeiro do Norte, houve precipitações de 98 mm. Já em Barbalha, a Funceme registrou 55 mm. A maior chuva do Estado ocorreu em Abaiara, onde o pluviômetro da Funceme registrou 140 mm.

Previsões para essa sexta

A Funceme prevê mais chuvas que irão cair no Cariri. As previsões para essa sexta-feira (05) são de nebulosidade variável com eventos de chuva na região do Cariri, Litoral Norte, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões do Estado, apenas chuvas isoladas.

Vídeo: veja as primeiras imagens do dia após a 2ª enchente na cidade do Crato

Durante as primeiras horas da manhã, o centro do Crato amanheceu, como mostra as imagens, com as ruas tomadas por lama e moradores junto com comerciantes limpando seus estabelecimentos e moradias. A cena se repetiu. Essa é a segunda vez em menos de um mês em que moradores tem que conviver com mais esse transtorno.

Na noite do dia 18 de março, o portal News Cariri noticiou a primeira enchente do ano transbordou o Canal do Crato causando muitos prejuízos e uma morte. As cenas foram parecidas com as que registramos na manhã dessa quinta-feira (04).

Veja o vídeo:

Vídeo: Carlos Henrique de Melo Ferreira

Funk no Jonas Intense: Jerry Smith se apresenta pela primeira vez no Cariri próximo dia 13 de abril

Por João Boaventura Neto

O funkeiro Jerry Smith é mais uma atração confirmada do Jonas Intense que acontece em Juazeiro do Norte no próximo dia 13 de abril, no Verdes Vales Lazer Hotel.  Será a primeira vez que ele se apresenta na Região do Cariri.

Nascido na Bahia, o cantor cresceu em São Paulo onde iniciou a carreira como integrante da dupla MC Zaac & Jerry. Juntos, estouraram em todo Brasil o single “Bumbum Granada”.

Com o fim do grupo, Jerry iniciou carreira solo em 2016 e continuou emplacando hits como “Na Onda do Beat” e “Pode se soltar”. Fez parcerias de sucesso com a cantora Márcia Fellipe, a dupla Munhoz e Mariano e MC Loma e as Gêmeas Lacração. Na mais recente, com Wesley Safadão, gravou “Quem tem o Dom”, que estará no repertório.

Além de Jonas, que tocará por três horas e Jerry Smith, se apresentaram Parangolé, Kleber e Cauan, Thales Lessa e DJ Pernambuco. Os ingressos podem ser adquiridos na loja M.Officer, no Cariri Garden Shopping, e no Escritório Yury Paredão, na Rua Horácio Campelo n° 500, no Bairro Limoeiro em Juazeiro do Norte.

Cratera de mais de 3 metros de profundidade se forma em Juazeiro do Norte causando transtornos a motoristas e pedestres

Por Agência News Cariri

As consequências das chuvas são as maiores possíveis na cidade de Juazeiro do Norte. A cidade que não conta com nenhuma infraestrutura nas ruas e bairros tem sofrido com as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Uma grande cratera se abriu na madrugada dessa quinta-feira (04) no Bairro Antônio Vieira, precisamente na Rua Gerônimo Freire dos Santos. O buraco tem aproximadamente 7 metros de cumprimento por 3 metros de profundidade. A população das casas mais próximas está preocupada temendo que a cratera possa aumentar e atingir as casas mais próximas.

Foto: Carlos Henrique de Melo Ferreira

Juazeiro já tem sofrido com os buracos que se abrem em asfaltos nas vias e estradas da cidade. No último mês o Portal News Cariri noticiou várias vezes uma cratera que tem sido um problema na vida dos condutores que utilizam a Avenida Padre Cícero. Precisamente, próximo ao Teatro Municipal Marquise Branca, um buraco formado pelo acúmulo de água e outros resíduos se formou na Avenida causando transtornos aos motoristas. Até o momento não há uma ação imediata da prefeitura para que resolva a situação.