Engenheiros da ANA vão escoar 50% do volume da barragem Granjeiros para evitar rompimento, no interior do Ceará

Por G1 CE

Publicidade

As equipes que trabalham para conter o risco de rompimento da barragem Granjeiros,localizada entre Ubajara e Ibiapina, interior do Ceará, vão abrir um novo sangradouro construído na estrutura para escoar 50% do volume do reservatório nesta terça-feira (19), às 10h. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), que coordena o trabalho, o processo será gradativo e a vazão “controlada” para evitar grandes impactos.

Desde o último sábado (16), cerca de 513 famílias que vivem no entorno do Rio Jaburu, nas proximidades da barragem, estão sendo retiradas do local em caráter preventivo, após alerta da Prefeitura de Ubajara sobre risco de rompimento da estrutura. São cerca de 3 mil pessoas. Parte delas buscou abrigo em casas de parentes, outra foi transferida para o Santuário da Mãe Rainha, no Bairro São Sebastião. Lá, as famílias recebem assistência da prefeitura e de voluntários.

A barragem é de origem privada, pertencendo à Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba. O proprietário da empresa, Avelino Forte, informou que “faz a manutenção regular e que não foi notificado sobre a falta de laudo que comprove a segurança do açude”.

A ANA informou que vem autuando a Agroserra desde 2017, devido as condições de abandono do local. A Agência embargou a represa até que todas as providências para garantir a segurança da barragem sejam tomadas.

‘Soltura progressiva’

Segundo o engenheiro de barragem da ANA que coordena as ações no local, Rogério Menescal, as águas vão ser escoadas gradativamente nesta terça e não vão atingir as propriedades da região. “Essa solução encontrada é pra fazer de forma bem controlada, pra que não haja nenhum impacto. Encontramos um local com boa resistência do solo pra justamente fazer uma soltura de forma progressiva”, afirmou.

Já o prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, considera que a vazão pode causar alguns transtornos à comunidade, e acredita que será o “dia mais crítico”.

“Como o volume que vai sair é grande, é justamente nesse momento que a gente precisa que as pessoas estejam fora de suas casas. A gente só vai abrir o vertedouro auxiliar em definitivo quando tiver certeza que todas as pessoas da área de risco estejam evacuadas”, preveniu.

A retirada das famílias que vivem no entorno da barragem ainda está ocorrendo, uma vez que algumas pessoas apresentaram resistência para sair de suas casas, mesmo com o alerta oficial. Vasconcelos também afirmou que, se necessário, alguns podem ser retirados com ajuda de forças policiais.

“A ANA pegou um mapa atualizado das comunidades e o nível de risco. Algumas têm que ser evacuadas imediatamente e obrigatoriamente. Outras, têm equipes de plantão de sobreaviso. O mapa direciona o trabalho da Defesa Civil, voluntários e da prefeitura, pra saber quais comunidades precisam ser evacuadas e conduzidas, até contra sua vontade, e quais não precisam, mas precisa de uma equipe de transporte, assistente sociais e psicólogos prontos pra fazer, caso seja necessário. A gente tá fazendo por meio de protocolo legal”, justificou.

Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também