6ª Semana do Bebê é aberta e entrega kit natalidade no Hospital São Raimundo

Foi aberta nesta segunda-feira, 17, por volta das 11h, pelo Governo de Várzea Alegre, como ação intersetorial das secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde, a 6ª Semana do Bebê, no Hospital São Raimundo Nonato.

Estiveram presentes os secretários Ivo Leal – Saúde, Laura Maria – Assistência Social e Francisco Costa – Psicólogo e Articulador do Selo Unicef e Ana Florença – Enfermeira e Coordenadora de Atenção Primária em Saúde e Dr. Carlyle Aquino Sátiro com representação da equipe do hospital.

 

A primeira criança que nasceu no dia da abertura da campanha foi Maria Yasmim, às 11h03, de parto normal, filha de Maria da Silva Andrade, 29 anos, e de Leonardo Lima Lino, residentes na Rua José Primo da Costa, 47, bairro Grossos, nesta cidade.

 

O médico obstetra, Dr. Tiago Campos, foi o responsável pelo parto. A criança nasceu saudável, pesando 3 quilos e 870 gramas. A mãe da criança recebeu como presente um kit natalidade.

 

A 6ª Semana do Bebê acontece no período de 16 a 22 de setembro, em cumprimento à Lei Municipal 928 de 15 de outubro de 2015. A programação abrange ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, com a meta de estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, de linguagem e afetivo.

 

Nesta segunda-feira, dia 17, às 17h, haverá a Cerimônia de Outorga da Certificação de Entidades Um Tributo à Dr. Aluísio Máximo de Menezes e aos Promotores de Políticas Públicas para Primeira Infância. Este evento será realizado no Recanto da Lagoa Buffet.

 

PROGRAMAÇÃO DA 6ª SEMANA DO BEBÊ 2018

 

16/09/2018 – Domingo

17h – Entrega de Kit Natalidade ao Hospital São Raimundo que será presente para o primeiro bebê varzealegrense que nascer na Unidade de Saúde entre os dias 16 e 22 de setembro de 2018

Local: Hospital São Raimundo Nonato;

 

17/09/2018 – Segunda-feira

17h – Certificação a Entidades Promotoras de Políticas Públicas à Primeira Infância. Tributo a Dr. Aluísio Máximo de Menezes (In memoriam).

Local: Recanto da Lagoa Buffet;

 

18/09/2018 – Terça-feira

08h – Primeira Infância em Foco: Avanços e desafios das políticas públicas.

– Trabalho com Mídias Sociais.

– Temas: Registro Civil de Nascimento (Otoniel Fiúza); Aleitamento Materno (Ivo Leal); e Educação na Primeira Infância (Sônia Fortaleza);

– Dia de Lazer com as Crianças da Educação Infantil;

 

19/09/2018 – Quarta-feira

08h – Entrega de kits Natalidade às gestantes do Projeto Nascer com Dignidade.

Roda de Conversa sobre Registro de Nascimento.

Local: Secretaria de Assistência Social;

14h – Workshop – Medicina Materno – Fetal – Com Profissionais de Saúde

Palestrante: Dr. Everardo Guanabara.

Temas: I – Atualização em predição, diagnóstico e manejo da pré-eclâmpsia.

II – Restrição de Crescimento Fetal: Critérios atuais de Diagnóstico e Manejo.

III – Pré-Maturidade: Predição e Manejo.

Local: Secretaria de Assistência Social;

 

20/09/2018 – Quinta-feira

14h – Lançamento do projeto: Prevenção à Obesidade Infantil.

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação;

 

21/09/2018 – Sexta-feira

08h – Círculo de Cultura Itinerante – Atividades lúdicas como meio de Desenvolvimento Infantil

Local: Centro Social Urbano – CSU;

 

22/09/2018 – Sábado

08h – Panfletagem: Registro de Nascimento é um Direito que dá Direitos.

Local: Polo de Lazer Antônio Alves Costa – Calçadão.

 

Farias Brito é destaque no Prêmio Professores do Brasil

A rede Municipal de Ensino de Farias Brito tem representações na etapa Estadual no 11º prêmio professores do Brasil, uma iniciativa do MEC – Ministério da Educação. O prêmio, de acordo com a pasta, busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

De Farias Brito três professoras foram destaques com seus respectivos projetos. A professora Ana Paula Franciosi da Silva, da EEI Joana Alves Bezerra foi a vencedora da etapa Estadual do Prêmio Professores do Brasil. Na modalidade de pré-escola, o projeto “Encantando a educação infantil com a magia do alfabeto”, passará agora a concorrer a nível regional.

Já a Escola de Ensino Fundamental Cosmo Alves Pereira, ficou com a colocação de destaque a nível Estadual com projeto “Da feira para sala de aula uma ação interdisciplinar”, desenvolvida pela professora Maria Aparecida de Souza Alves. A terceira educadora foi Nyralvannia da Silva Primo, da EEF Joaquim Ferreira dos Santos, que ficou na colocação de DESTAQUE a nível estadual com a o Projeto ” EnContando”.

A gestão municipal parabeniza cada Educadora pelo empenho na execução dos projetos e agradece o esforço e empenho em prol da educação do município através de suas iniciativas.

Infraero conclui obras no pátio do Aeroporto de Juazeiro do Norte

A Infraero entregou no final de agosto as obras no pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE), como planejado. De responsabilidade do Consórcio Souza Reis/AGC a previsão para conclusão dos reparos, iniciados em março, eram de seis meses.

Com investimentos de R$ 2,6 milhões, o terminal cearense conta agora com pavimentos apropriados para receber aeronaves mais pesadas. Como por exemplo, a aeronave da Avianca modelo A320, que no último dia 31 de agosto, realizou o primeiro pouso no terminal após a entrega das obras. De origem de Fortaleza e com destino a Guarulhos (SP) o voo ONE6377, com capacidade para 162 passageiros, pousou às 11h com total segurança no aeroporto.

Além da ampliação da capacidade de carga, a obra permitiu também o acréscimo de mais uma posição de pátio, passando de 3 para 4 posições de estacionamento. As modificações são de extrema importância para permitir que o aeroporto continue a atender a atual demanda de aeronaves, sem restrição na quantidade de passageiros ou de carga, e ainda possa oferecer novos voos.

Localizado na região do Cariri, a apenas seis quilômetros do centro da cidade e a oito da rodoviária, o terminal tem capacidade para atender a até 1,7 milhões passageiros por ano, sendo um dos maiores e mais movimentados dInfraero conclui obras no pátio do Aeroporto de Juazeiro do Norteo interior nordestino. Em 2017, mais de 530 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal. Até julho deste ano já foram registrados aproximadamente 321 mil.

Atualmente, o aeroporto conta com voos para Campinas, Guarulhos (SP), Fortaleza (CE)Brasília (DF), Petrolina e Recife (PE). Em média são 8 operações diárias, entre pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (Gol, Avianca e Azul).

 

Em Caririaçu, família “Pé Rachado” faz festa para recepcionar Fernando, Eunício e Pedro Bezerra

Numa clara demonstração de apoio aos nomes de Fernando Santana 13222, Eunício 151 e Pedro Bezerra 1451, a população de Caririaçu recepcionou na noite de ontem, 16, seus candidatos numa festa marcada pela alegria, emoção e o compromisso de manter o Ceará Cada Vez Mais Forte. A reunião, que acabou se transformando num imenso comício, foi organizada pelo ex-prefeito João Marcos, que abriu as portas da própria residência para cerca de mil pessoas, ávidas para abraçar e ouvir os três candidatos.

Lideranças políticas do município também compareceram ao evento para prestigiar e declarar apoio à Fernando, Eunício e Pedro Bezerra. O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, fez questão de se deslocar ao município vizinho para ratificar o compromisso de caminhar unido aos candidatos que representam o desenvolvimento e o progresso para o Cariri e todo o Ceará.

Em sua fala, Fernando Santana observou ser necessário uma reflexão sobre a importância de se escolher candidatos que verdadeiramente possuam o compromisso de trabalhar pela população. Como exemplo, citou o próprio município de Caririaçu, que atravessa dificuldades em diversos setores da administração local.

“Sabem por que essa casa está lotada hoje? Porque vocês estão com o coração cheio de esperança para que Caririaçu melhore. Possa crescer, se desenvolver e ajudar na melhoria da qualidade de vida de cada um de vocês. Eu ando aqui em Caririaçu desde o tempo em que Camilo era candidato à deputado estadual. Naquela época, diziam que Camilo não tirava nem mil votos aqui em Caririaçu. João Marcos abraçou a candidatura de Camilo e sabem o que aconteceu? Camilo Santana foi o candidato mais votado de Caririaçu, apoiado por todos vocês. Depois, Camilo veio para cá como deputado estadual e apoiou João Marcos para prefeito. E quem ganhou as eleições naquele tempo?  João Marcos! E foi um grande prefeito aqui em Caririaçu, trabalhando muito pelo povo mais carente. Nossa parceria com João Marcos não é de hoje, vem de muito tempo. E ela precisa continuar cada vez mais fortalecida. Um voto errado pode prejudicar as nossas vidas e de nossos filhos pelos próximos quatro anos. Um voto correto pode melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Portanto, reflitam, conversem com o amigo, a amiga, com os indecisos, com as famílias, conversem com as pessoas sobre a importância destas eleições”, ressaltou Fernando Santana.

João Marcos fez questão de mencionar o auxílio que recebeu de Fernando Santana na ocasião em que ele ocupava o cargo de secretário Adjunto do Gabinete do Governador do Estado do Ceará. “Nunca deixou de me atender e de buscar junto ao governador Camilo Santana a efetivação dos projetos que nós solicitávamos como forma de melhorar a vida do nosso povo de Caririaçu”, observou o ex-prefeito.

Ele pediu à população de Caririaçu que apoiasse o nome de Fernando Santana à Assembleia Legislativa com a certeza de que o município será beneficiado pelo mandato do futuro parlamentar.

“Esse menino é da cozinha do governador Camilo Santana. O governador não negará um pedido dele. Mas, precisamos apoia-lo para que ele se torne o deputado majoritário de Caririaçu. O mais votado. Para que todos os benefícios que virão no segundo mandato do Camilo possam ser destinados através do Fernando. Por isso eu peço que vocês fortaleçam o nome dele e ajudem para que nós possamos ser bem representados na Assembleia”, finalizou João Marcos.

Assessoria de Comunicação

Apoiadores de Bolsonaro promovem carreata no Crajubar

Por Ronuery Rodrigues / Papo Reto

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) que está há 10 dias em tratamento após ataque à faca em Minas Gerais, saíram neste domingo (16) em carreata nos municípios de Barbalha, Juazeiro e Crato. Ainda sem números oficiais, centenas de carros e motos formaram uma grande fila nas principais avenidas dos três municípios. Informou o Jornalista Felipe Azevedo.

Um dos gritos de ordem durante o percurso foi o “eu vim de graça”, em alusão às carreatas onde políticos abastecem os veículos dos participantes para que possam fazer o trajeto. Não há informações se houve financiamento ou não do movimento desta tarde.

A carreata aconteceu simultaneamente ao primeiro pronunciamento de Bolsonaro após o atentado. Em uma transmissão ao vivo pelo Facebook direto do hospital Albert Einsten em São Paulo, o presidenciável criticou o PT e disse haver possibilidades de fraude no resultado das eleições.

Romaria encerra com balanço positivo de trabalho realizado pela administração municipal

Com mais de 80 mil pessoas nas principais ruas do Centro de Juazeiro do Norte, foi encerrada no último sábado, 15, as festividades alusivas à Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores. o encerramento foi marcado com a bênção final do bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, na Praça da Matriz. A procissão foi iniciada às 17 horas, saindo da Basílica pela Rua Padre Cícero, seguindo na Alencar Peixoto e depois Rua São Pedro. O Prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, juntamente com secretários da administração, prestigiaram o momento, acompanhando o percurso, além da presença do prefeito licenciado, Arnon Bezerra. Esta romaria conta com mais de 250 mil visitantes durante essa época do ano.

O pároco da Basílica, Padre Cícero José, destacou o empenho da administração na organização da festa e a atuação das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Turismo e Romaria, Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Segurança, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Guarda Municipal, que trabalharam com equipes especiais, para organização e atendimentos aos turistas e romeiros que estiveram na cidade durante este período.

Os festejos foram iniciados no último dia 1º de setembro, com os noitários, procissões, carreatas, procissão dos carros, dos carroceiros, entre outras manifestações em homenagem à Mãe das Dores. A maior parte dos romeiros começou a chegar a partir 10 de setembro, abrindo o ciclo das grandes romarias de Juazeiro do Norte, que segue até fevereiro, com os festejos alusivos à Nossa Senhora das Candeias. Durante a bênção, foi realizado um momento em memória aos romeiros falecidos em acidente no início da romaria, com toque de silêncio.

Este ano, a administração municipal de Juazeiro do Norte, tendo em vista o grande fluxo de romeiros, entregou à população a Praça Padre Cícero, um dos espaços mais importantes da cidade, para contemplar a chegada e a boa acolhida dos visitantes. As ruas bem iluminadas e praças da cidade foram outra grande novidade, possibilitando mais segurança e organização.

O cortejo da procissão ainda contou com a presença de brincantes da cultura popular, integrantes do I Encontro de Palhaços do Cariri, fanfarras, que continuaram a apresentação na Praça Padre Cícero, dando mais brilho a festa alusiva à Nossa Senhora das Dores.

Equipes da limpeza foram ampliadas e o trabalho intensificado durante o período, com grupos divididos em turnos diários e noturnos, para possibilitar a todos uma cidade melhor para recepcionar os romeiros de todo o Nordeste brasileiro neste período.

Com Informações da assessoria de imprensa

Profissionais da saúde municipal do Crato participam de oficina de construção do Plano Cearense de Educação Permanente

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esteve presente na última sexta-feira, dia 14, em Iguatu, na oficina de construção do Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde para a gestão 2028- 2021.

O evento foi promovido pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço da Macrorregião Cariri (CIES) e teve a participação de uma das maiores referências em Educação Permanente no Brasil, Ricardo Ceccin.

A Secretária Adjunta de Saúde, Milenna Brasil, a Gerente do Recursos Humanos da SMS, Iracema Mariano, Gerente da Célula de Saúde do Trabalhador, Tatiane Pereira, o Preceptor da Educação Permanente, João Agostinho e representantes da atenção à saúde, controle social, gestão e ensino participaram do momento que trouxe uma relevante discussão acerca da educação permanente em saúde que proporciona a formação continuada para os profissionais, o que consequentemente promove um aumento na qualidade e efetividade dos serviços assistenciais.

Com Informações da assessoria de imprensa