Assinada ordem de serviço que dá início a construção da Creche do Conjunto Filemon Limaverde

Publicidade

Em uma noite muito emocionada, os moradores do Conjunto Filemon Limaverde comemoraram a assinatura da ordem de serviço que dá início às obras da Creche do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

O equipamento é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação, visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas, bem como a melhoria da infraestrutura física da rede de Educação Infantil.

No momento da assinatura oficial da obra, o Prefeito Zé Ailton Brasil pediu um minuto de silêncio em homenagem à educadora Silvany Sousa, que foi assassinada pelo ex-marido no dia 19 de agosto, na Praça da Sé. Em seguida, o gestor municipal sugeriu aos vereadores presentes para que a Creche receba o nome da educadora. “Este é um ambiente de educação e, levando o nome dela, homenageará a ela e a todas as mulheres que foram vítimas da violência. Esta é uma homenagem para que os homens revejam a crueldade com as mulheres e possamos amá-las e protegê-las como elas fazem com a gente”, frisou.

A sugestão foi de imediato acatada pelos vereadores presentes e em seguida, o presidente da Câmara, Florisval Coriolano pediu que a mensagem seja enviada à Casa Legislativa para sua aprovação.

A solenidade, que aconteceu ao lado da obra, na avenida principal do conjunto, contou com a participação do prefeito e vice-prefeito, Zé Ailton Brasil e André Barreto; secretários titulares e adjuntos; coordenadores e técnicos municipais; de representantes das associações comunitárias dos conjuntos Filemon Limaverde e Monsenhor Montenegro; dos vereadores Amadeu de Freitas, Bebeto Anastácio, Dr. Renan Almeida, Fernando Brasil, Florisval Coriolano, Pedro Alagoano e Vicência Leandro.

O Secretário de Infraestrutura, Zé Muniz, parabenizou a comunidade pela luta constante para as melhorias do conjunto. “Acompanhei a luta de cada um pela sua casa, por este equipamento, do prefeito para não perder a obra. Foi muito trabalho para que o equipamento hoje comece a ser uma realidade. Este é um projeto padrão lindíssimo e que contou com uma contrapartida muita alta do município”, disse.

Para Tereza Mônica Viana, Secretária de Educação, o dia marca a luta de todos pelo equipamento, inclusive destacando o trabalho da ex-secretária Otonite Cortez, e que agora depende do acompanhamento da comunidade e do trabalho do construtor. “Pedimos muita compreensão do construtor no sentido de agilizar a obra e breve estarmos aqui entregando o equipamento para todos os moradores”, completou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Florisval Coriolano, em nome de todos os vereadores, falou da alegria de participar de momentos tão importantes em uma semana. “Na terça, assinamos a obra da quadra do Muriti; ontem (23), da assinatura do convênio que trará a Secretaria do Judiciário para o Crato. E hoje desta obra tão importante. Está de parabéns o prefeito, a comunidade e todos os vereadores no empenho para que esses projetos se tornem realidade”, comentou.

Para Cláudia, da Associação de Moradores do Filemon Limaverde, a parceria é fundamental para que todos os projetos e ações se tornem realidade. Ela aproveitou seu pronunciamento para agradecer ao prefeito pelo empenho e também para conclamar aos moradores para participarem mais ativamente da associação. “Convido a comunidade para ajudar na construção do nosso conjunto e fico muito feliz por mais esse benefício para as mães e trabalhadoras daqui”.

O vice-prefeito André Barreto, explicando que o conjunto ainda está em fase de construção, anunciou a conquista de mais três equipes do Programa Saúde da Família (PSF). “Há 15 dias, o Ministério da Saúde publicou a portaria e duas das três equipes do PSF serão direcionadas para atender os dois conjuntos. Em pouco tempo melhoraremos o atendimento de saúde e a vida das pessoas”, informou.

Por fim, o prefeito Zé Ailton Brasil falou da importância da creche para a educação e desenvolvimento do município. Destacou o trabalho de Cláudia e de todos os integrantes da associação, que “são incansáveis na defesa dos interesses da comunidade”. O gestor municipal anunciou novos equipamentos. “Estamos em fase de elaboração da praça do conjunto e temos a obrigação também de implantar um posto de saúde para melhorar a vida de cada um de vocês”, complementando que todas as obras são viáveis devido ao acolhimento da Câmara de Vereadores. “Para quem não acreditava, hoje o Crato tem prestígio político e conquistou a sede da Secretaria Única do Judiciário. Em breve, a creche vai atender mais de 370 crianças com espaço digno e oferecendo educação de qualidade. Aos poucos estamos melhorando a saúde, corrigindo as falhas”, destacou o Chefe do Executivo.

Com informações da Assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também