Por Agência News Cariri
Após um eficaz trabalho desenvolvido pela Polícia Ambiental várias espécies de pássaros têm sido libertados e encontrados nas caatingas e matas na Região. Somente nesta terça-feira, dia 30, várias aves foram achadas em cativeiro, uma prisão foi realizada e seis armas de fogo apreendidas nas imediações de Quixadá-CE.
Em Quixadá-CE uma casa foi encontrada com vários materiais ambientais ilegais nas imediações da localidade Custódio, Zona Rural da Cidade. A CPA 5009 da 4cia/BPMA estava fazendo patrulhamento pelo local por volta das 12h00 quando avistou uma quantidade enorme de pássaros silvestres em uma residência.
Ao se aproximarem da casa encontraram o proprietário identificado por Francisco Roberto Viana Silva, de 35 anos, sem autorização do IBAMA. No total foram apreendidos 04 Sabiás-Laranjeiras, 02 Galos da Campina, 01 Currupião, 02 Abrefechas, 02 Caretas; 01 Gola; 03 Canários da Terra, 01 Papacapim, além de 01 Revólver Cal 32, marca TAURUS, 06 Cartuchos Cal 32, 01 Espingarda fabricação artesanal; 01 Pele de onça sussuarana, 04 pedras fossilizadas e acessórios para recarga de cartuchos.
Diante do exposto o mesmo foi conduzido para a DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil) em Quixadá onde foi autuado por porte ilegal de arma e crime ambiental, ficando a disposição da justiça.
Outra ocorrência
Na mesma operação por volta das 07h00 a mesma equipe recebeu a informação de que no mesmo sítio existia uma zona de reprodução( Pombal) e caçadores. De imediato a equipe se dirigiu até o local e chegando as margens do reservatório, viram o momento em que três acusados abandonaram o local em duas motos. Os mesmos deixaram no local quatro espingardas de calibre 32, 31, 36 e 40, além de 14 Cartuchos de calibres 20, 32 e 40 e alguns acessórios usados para recargas de munições.