É assim que China planeja eliminar lixo espacial

Escombros podem representar uma grande ameaça para a Estação Espacial Internacional e satélites ativos

O lixo espacial é um dos maiores problemas que as agências espaciais enfrentam por todo o mundo. Depois de 60 anos de lançamentos de foguetes e satélites até à órbita baixa da Terra, ela está cheia de escombros que restaram e que podem representar uma grande ameaça para a Estação Espacial Internacional e satélites ativos.

Até agora, para recolher este lixo foram propostas várias soluções, de imãs gigantes a redes e arpões. Contudo, em um recente estudo dirigido por especialistas chineses foi proposto desenvolver e implementar lasers gigantes colocados no espaço como um possível meio eficaz de lidar com o problema.

Será eficaz?

A investigação, publicada na revista científica Optik, analisou em pequena escala e por meio de simulações numéricas o impacto de um laser de pulsos de alta potência sobre os materiais que compõem os escombros para decifrar os ângulos de radiação e a posição relativamente à Terra em que os raios seriam mais eficazes.

Depois de estimar a velocidade e trajetória do lixo espacial, os cientistas descobriram que este método pode ser eficaz caso a longitude do nó ascendente, um dos elementos orbitais que especifica a órbita de um corpo celeste, é o mesmo no laser e no fragmento espacial.

“As conclusões fornecem a base teórica necessária para a implantação de uma estação laser espacial para eliminar lixo espacial”, ressalta a pesquisa.

Um dos maiores produtores do lixo espacial

De acordo com o portal phys.org, as intenções da China de se envolver na erradicação do lixo espacial refletem sua crescente participação no espaço, considerando também que a nação é um dos maiores produtores destes resíduos.

Em 2007, Pequim realizou um teste de mísseis responsável pela emissão de mais de 3.000 peças de escombros perigosos. A nuvem de lixo espacial, a maior registrada até agora, causou danos em um satélite espacial russo e representa uma ameaça para outros sistemas em órbita. Com informações do Sputnik.

Fonte: Notícias ao Minuto

Diretoria do Sindicato das Auto Escolas com Fernando Santana

A direção do Sindicato das Auto Escolas do Ceará esteve reunida nesta quarta-feira (17), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com o secretário de governo Fernando Santana. A categoria solicitou de Fernando empenho em algumas demandas do interesse das autoescolas junto ao Detran. O advogado cratense, Cícero França chefiou a delegação no Palácio.

Fonte: Flávio Pinto News

Salada de frutas com trigo, uma receita especial para a saúde

Sobram evidências de que incluir frutas no cotidiano garante saúde e mais tempo de vida. E variar entre elas é melhor ainda – daí porque a salada de frutas é tão prestigiada. Mas será mesmo que ela combina com trigo?!

Pode apostar que sim. Nesta receita, a presença do cereal dá crocância e, de sobra, um aporte extra de magnésio, ferro, proteínas e carboidratos. Experimente como lanche ou sobremesa!

Ingredientes

Rende 6 porções

1/3 de xícara (chá) de suco de laranja
1/3 de xícara (chá) de uvas passas pretas
½ xícara (chá) de trigo em grãos cozido
1 xícara (chá) de morangos picados
2 maçãs fuji grandes, com casca, sem sementes, picadas
2 bananas-prata picadas
½ xícara (chá) de nozes tostadas e picadas grosseiramente
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de hortelã picada
6 colheres (chá) de nata

Modo de preparo

Numa tigela de vidro, combine o suco de laranja com as uvas passas e deixe em repouso por 15 minutos. Escorra e reserve o suco.

Em outra tigela, coloque o trigo, o morango, a maçã, a banana, as nozes e as passas e misture delicadamente. Junte o suco reservado com o mel e a hortelã e despeje por cima.

Reserve na geladeira por 30 minutos antes de servir. Para dar um ar de frescor, sirva em copos old fashion, decorados com a nata e um raminho de menta ou hortelã.

Composição nutricional por porção

Calorias – 249
Proteínas – 4,47 g
Carboidratos – 35,3 g
Gorduras – 12 g
Colesterol – 20,4 mg
Fibras – 3,46 g

Fonte: Editora Abril

Graciele Lacerda se choca com tatuagem de fã: ‘Meu nome e do mô’

A namorada de Zezé se emocionou e agradeceu o gesto

Graciele Lacerda e Zezé Di Camargo ganharam uma homenagem de um fã, que fez uma tatuagem com o nome do casal e a música dos dois, “Zezé <3 Graci, meu paradeiro”.

A namorada do sertanejo se emocionou com o gesto. “Fiquei passada, sem reação até agora. Você tatuar o nome do seu artista, de alguém da família, a gente já está acostumado a ver. Mas aí a pessoa tatuou o seu nome com o Mô. Gente, eu não sei como lidar com isso. Ela colocou o meu nome e o do Mô e a música que o Mô fez pra mim, que se chama ‘Meu paradeiro’. É uma linda homenagem e fiquei muito feliz”, declarou a morena

“Aline, eu demorei um tempão tentando achar uma forma para te agradecer e retribuir esse carinho. Já tem tempo que uma pessoa da banda me contou, e a gente ficou meio assim, passado, com tanto carinho. Quero te agradecer. Obrigado por esse carinho com a gente. Isso só mostro o tanto que você acredita e confia o nosso amor, que você torce pela gente. Você pode ter certeza que a gente ficou muito feliz, eu e o Mô. Quero te conhecer e ver de perto essa tatuagem”, escreveu Graci, citando a pessoa que fez a tatuagem.

Fonte: Notícias ao Minuto

Em busca de popularidade, Temer se encontra com Sílvio Santos e Ratinho

Além de investir na aparição em programas de TV, presidente também tem buscado o apoio de evangélicos

O presidente da República, Michel Temer, tem aproveitado o recesso parlamentar para investir em participações em programas de TV comandados por apresentadores tradicionais. Na manhã desta quinta-feira, ele viajou para São Paulo, onde grava programa do Sílvio Santos e do Ratinho, ambos no SBT.

Além disso, também tem tentado uma aproximação com a bancada evangélica no Congresso. Somente esta semana, Temer já se reuniu com três líderes religiosos. Na segunda-feira (15), recebeu o apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, no Palácio do Planalto. Na terça (16), foi a vez de José Wellington, da Assembleia de Deus em São Paulo, um dos pastores mais influentes do país.

Ontem (17), a investida continuou e o presidente teve encontro com o fundador e líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, uma das maiores do país, R. R. Soares, que é também um dos fundadores da Igreja Universal, junto com Edir Macedo.

Já no que se refere aos contatos com figuras conhecidas dos brasileiros, por seus papéis no mundo televisivo, Temer também concedeu entrevista ao jornalista Amaury Jr, no Palácio da Alvorada, na terça.

De acordo com aliados do presidente, a estratégia visa, além de aumentar a popularidade de Temer, engrossar o apoio à reforma da Previdência. De acordo com informações de O Globo, o apoio dos religiosos é visto como essencial, uma vez que a bancada evangélica no Congresso é composta por cerca de 80 deputados e 4 senadores.

Toda estratégia está sendo tocada pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. “O presidente está conversando com lideranças a nível de Brasil. Estamos fazendo vários tipos de diálogo. Nós entendemos que um fator que ainda inibe algumas decisões de votos favoráveis é a justa preocupação com a questão eleitoral”, disse Marun.

O mesmo raciocínio é defendido pelo vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP). Um dos responsáveis pela contabilidade dos apoios à proposta, o deputado afirma que as lideranças de setores importantes são grandes influenciadoras na tomada de decisão dos parlamentares.

Fonte: Notícias ao Minuto