Após 7 anos abandonados pelo poder publico municipal de Santana do Cariri, moradores do sítio baixa grande comemoram presente de Natal

Por Amaury Alencar
Água limpa: Após 7 anos, comunidade em Santana do Cariri comemora presente de natal
Mais de 160 famílias do Sítio Baixa Grande, em Santana do Cariri, receberam, no último sábado (23), a doação de canalizações para captação d’água potável de um poço profundo.  Há mais de sete anos, os moradores utilizavam a água de um barreiro que era dividida também com animais.
O presente inesperado, na véspera de Natal, é fruto de uma articulação do presidente da Câmara de Santana do Cariri, Gildo Lopes e dos empresários Pedro de Gerson e Rafael Branco. Unidos, os três realizaram a doação à comunidade que enfrenta dificuldades no abastecimento d’água.
 O poço profundo que estava lacrado, por falta de canalização, agora será reaberto para distribuir água limpa para as famílias da localidade.
“Agora nós já estamos com os canos e vamos puxar a água”, disse um morador. “Eu nunca perdi a fé. Depois que Rafael Branco disse que vinha, eu confiei”, comemora outro.
 Para o vereador Gildo Lopes, Presidente da câmara municipal de Santana do Cariri,   a comunidade do Sítio Baixa Grande foi injustiçada por mais de 7 anos com o descaso da falta d água, e agora nos estamos trazendo dignidade aos moradores que é o de consumir uma água de boa qualidade.
 “Muitas famílias não sabiam como iriam fazer para enfrentar mais um ano de seca. Com o apoio dos amigos Rafael Branco e Pedro de Gerson, conseguimos dar esse presente de natal tão esperado para essas pessoas”, afirma.
Já o empresário Pedro de Gerson acredita que água potável é direito de toda família. “Eu me sensibilizei com a péssima qualidade da água que essas pessoas usavam. Elas dividiam a água com o gado. Isso é inadmissível. Todas as famílias merecem beber e usar uma limpa e de qualidade”, afirma o empresário.
De acordo com Rafael Branco, o pedido feito pela comunidade foi tratado com muita atenção e agilidade. “Eu havia assumido esse compromisso com os moradores. Eles confiaram em mim e com a ajuda de Gildo e Gerson trouxemos esse presente para a Baixa Grande”, disse.