Secretaria de Saúde recebe apresentação do Sistema Acolhe Ceará

Publicidade

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte recebeu, nesta terça-feira, 14, um encontro para apresentação do Sistema Acolhe Ceará, programa do Governo do Estado do Ceará desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas – SPD, para ampliar o atendimento às pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas.

A apresentação foi direcionada aos profissionais da região do Cariri que atuam na Rede de Saúde Mental e no atendimento a dependentes químicos, e foi conduzida pela coordenadora de Políticas Sobre Drogas, Alessandra Pimentel. Participaram do encontro a secretária executiva de saúde do Município, Francimones Rolim, a diretora da Rede de Saúde Mental, Elizangela de Gouveia, a coordenadora do CAPS AD III de Juazeiro do Norte, Renata Nobre, além de representantes dos municípios de Crato, Barbalha, Jardim, Farias Brito, Missão Velha e Assaré.

Na ocasião, foi explicado o funcionamento das Comunidades Terapêuticas e o processo para o acolhimento realizado através das vagas ofertadas pelo Governo do Estado nessas comunidades. Juazeiro do Norte é o município que recebe os pacientes da macrorregião do Cariri e encaminha para a Comunidade Terapêutica Aliança de Misericórdia, em Barbalha. A comunidade terapêutica é um local dedicado a acolher pessoas, de forma voluntária, com problemas decorrentes do uso nocivo ou dependência de substância psicoativa, álcool e outras drogas.

O Sistema Acolhe Ceará atua no monitoramento e avaliação do acolhimento dessas pessoas que sofrem com o uso de drogas. “A política sobre drogas está em construção. Fomos recebidos e acolhidos com todo carinho e atenção pela Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, que prontamente aceitou a parceria para implantação desse sistema”, destacou a coordenadora Alessandra Pimentel.

assessoria de imprensa

foto: Hélio Filho

Publicidade

Leia também