Sonda Juno captura foto de sombra enorme da lua de Júpiter

NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS/GERALD EICHSTÄDT /SEÁN DORAN

Publicidade

Durante a última aproximação a Júpiter, ocorrida no início de setembro, as câmaras da Juno fizeram uma foto da sombra enorme de Amalteia

câmeras da sonda espacial Juno conseguiram capturar a sombra enorme de Amalteia, uma das luas de Júpiter, na superfície desse gigante gasoso, informou a NASA.

Durante a última aproximação a Júpiter, ocorrida no início de setembro, as câmaras da Juno fizeram uma foto da sombra enorme de Amalteia, uma das luas de Júpiter, descoberta em 1892 pelo astrônomo norte-americano Edward Barnard.

A Juno já enviou muitas fotos impressionantes desse planeta, incluindo imagens de tempestades, furacões e dos polos de Júpiter.

A foto revelou que esse satélite tem uma forma oval extraordinária, que se reflete na sombra na superfície de Júpiter. Os astrônomos esperam que a foto os ajude a verificar as dimensões de Amalteia.

A sonda Juno partiu para Júpiter em agosto de 2011 e se aproximou do planeta em julho de 2016, se posicionando em uma órbita estável.

As missões da sonda são muito variadas, mas seu objetivo principal é saber mais sobre a atmosfera, o núcleo e os campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter. Até agora, Juno tem tirado fotos dos polos de Júpiter, registrando fenômenos estranhos, tais como a formação de nuvens e auroras polares no planeta gasoso.

Espera-se que a nave espacial permaneça em órbita até fevereiro de 2018, quando deve mergulhar na atmosfera do planeta. Com informações do Sputnik News.

noticias ao Minuto

Publicidade

Leia também