Dor no pé? Pode ser fascite plantar!

De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, esse é o principal incômodo que acomete os pés (Foto: Gustavo Arrais/SAÚDE é Vital)

Publicidade

O problema

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia, tecido na sola do  por onde passam os tendões. Atinge em geral a região do calcanhar e ocorre principalmente quando há uma sobrecarga ali devido a exercícios físicos. A fáscia ajuda a sustentar o arco do pé, que fica entre o calcanhar e os dedos. Em pessoas que tem essa curvatura mais acentuada, o tecido fica sob tensão com o impacto e tende a inflamar.

Sinais e sintomas

  • Dor no calcanhar, principalmente nas primeiras pisadas do dia
  • Fatores de risco
  • Idade acima de 40 anos
  • Exercícios físicos que exigem muito dos pés
  • Uso de sapatos que não respeitam o arco dos pés
  • Pisar colocando pressão demais no calcanhar

A prevenção

O ponto principal é evitar as situações que sobrecarregam os pés. Nesse pacote, entram medidas para corrigir a pisada, o uso de calçados mais adequados à curvatura do pé e diminuir, nem seja temporariamente, a rotina de exercícios. Algumas pessoas precisam recorrer a palmilhas e sapatos específicos, a outras se aconselha investir em alongamentos antes da atividade física. A orientação da conduta, em todo caso, deve ser feita pelo médico.

O diagnóstico

Como a dor da fascite é muito característica, o ortopedista se vale do exame físico para confirmar o motivo da queixa e bolar o tratamento. Em alguns casos, confirma-se o diagnóstico com exames de imagem como ressonância magnética.

O tratamento

Anti-inflamatórios são os principais medicamentos prescritos nesses casos. O especialista pode recomendar ainda sessões de fisioterapia com laser, ultrassom, terapias analgésicas e exercícios para alongar a fáscia. Se nada resolver, discute-se se o caso é cirúrgico, a fim de tirar a tensão excessiva da fáscia.

Fonte: Editora Abril

Publicidade

Leia também