Por Agência News cariri
Alison Peixoto tem 20 anos, e há três, luta contra a Leucemia. O jovem que reside no distrito Dom Quintino, a 25km da sede do município. Recentemente foi informado pelo seu médico que necessitaria de uma medula compatível. A partir de então, familiares e amigos do jovem iniciaram uma empreitada em busca de um doador compatível. A campanha tomou corpo nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação da Região do Cariri.
Durante a manhã desta quinta-feira,21, na Unidade básica de Saúde- José Wellington de Sousa, PSF local, foram cadastrados dezenas de doadores na Rede Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. A coleta/cadastro de doadores de medula óssea foi realizada pelo Hemocentro Regional de Crato.
Artistas como Jonas Esticado, Alencar, Tico do Crato, Rafael Belo Xote e o Sanfoneiro Caninana, bem como o Padre Adalmiran, reforçaram a ação que foi realizada nesta quinta-feira. Familiares de Alison expressaram gratidão aos artistas, moradores da localidade e os que se solidarizam com a causa.
PARA SER UM DOADOR É NECESSÁRIO – Ter entre 18 e 55 anos de idade; Estar em bom estado geral de saúde; Não ter doença infecciosa ou incapacitante; Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
COMO DOAR ? – Procure o hemocentro de sua cidade e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.
– O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade e CPF.
– O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.
– Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
– Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.
– Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.
– Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.
Hemocentro Regional de Crato – Rua Coronel Antônio Luís, 1.111 – Bairro Pimenta
Horário de Funcionamento: 7h às 17h30min, de segunda a sexta-feira.