Curso de Enfermagem da Estácio FMJ é o único no Cariri a obter nota máxima de reconhecimento do MEC

Publicidade

O curso desponta com diferenciais relevantes de ensino-aprendizagem

O Curso de Enfermagem da Estácio FMJ, em Juazeiro do Norte, recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC), após avaliação de reconhecimento do curso, com conceito de excelência, que chega a escala 5. O curso completa quatro anos no próximo dia 31 de maio e foi visitado por técnicos do ministério no início deste mês.

Vários critérios foram avaliados e, em todos eles, se chegou à excelência de funcionamento. Como exemplo, foi visitado o Laboratório de Habilidades Clínicas e Cirúrgicas, relacionado ao aprendizado pautado em situações de simulação realística. Com isso, o curso passa a ser o de maior avaliação no Cariri e Centro-Sul, e o segundo do interior do Estado, pela qualidade do seu corpo docente, discente e infraestrutura adequada à formação de profissionais.

Segundo a coordenadora do curso, Janaína Rebouças, os critérios de avaliação da equipe técnica do Ministério da Educação incluem três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Para o desenvolvimento deste trabalho, houve um grande envolvimento dos que fazem a instituição, acadêmicos e professores.

Janaína Rebouças destaca ainda a interdisciplinaridade existente entre os cursos na área de saúde da instituição, proporcionando um aprendizado mais amplo, com uma bagagem mais completa para o futuro profissional da área.

“No campo, nossos alunos estarão mais seguros, e as probabilidades de erro são minimizadas por meio das simulações de situações em laboratório”, diz a coordenadora. Além disso, há uma contribuição mais efetiva na formação crítica e reflexiva do aluno.

O curso de Enfermagem conta com estudantes do Cariri e cidades de Estados vizinhos, a exemplo do Pernambuco. O acadêmico do 3º semestre, Anselmo Lima Cruz, da cidade de Ouricuri, no Pernambuco, afirma estar muito feliz com o resultado da avaliação. Para ele, antes mesmo de conhecer, já via no curso um diferencial em relação aos outros existentes em instituições de nível superior da Região. “Com certeza essa avaliação reflete bem na nossa formação e no mercado de trabalho”, diz ele. Já o estudante Cícero Bruno do Nascimento Bezerra destaca o apoio institucional para se chegar ao nível atual do curso.

Projetos de extensão

Desde que foi criado, o Curso de Enfermagem da Estácio FMJ tem proporcionado atuações na comunidade, por meio de projetos de pesquisa e extensão. Entre os projetos que estão sendo executados pelos alunos e professores, com o apoio institucional, incluem-se o “Adote um Abraço”, através de crianças institucionalizadas, de orfanatos, escolas em regime de internato, entre outras repartições; “Adote um Idoso”, junto a instituições de longa permanência, além da atuação junto à Aliança Geral de Raça, Etnia e Gênero (AGREGUE).

assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também