ESPORTE – Desfile das equipes e escolha da musa do futebol marcaram abertura do campeonato de futebol mauritiense 2017

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, realizou no último dia 27, a solenidade de abertura do Campeonato de Futebol Mauritiense 2017. O evento teve o  desfile das equipes pelas principais ruas da cidade, saindo do PROARES até o Estádio Valderi Carvalho, e contou com as presenças do Prefeito Mano Morais (PDT) o Vice-prefeito Vitor Martins (PTB), Vereadores, secretários municipais, atletas, dirigentes de equipes e muitos torcedores.

Segundo o Secretário de Juventude e Esporte, Artálio Leite, são 62 equipes participando da competição, considerada a maior do município para o futebol. Sendo 36 equipes na segunda divisão e 26 times na primeira divisão, a previsão para encerramento do campeonato será dia 27 de agosto, dia do município. Como novidade, cada equipe recebeu uma bola e apresentou a musa do time, que no final foi escolhida a musa do Mauritiense 2017.  O Prefeito Mano Morais foi parabenizado diversas vezes pelo investimento que o município vem fazendo no esporte, em diferentes categorias mesmo com a crise que impõe dificuldades às gestões. O prefeito afirmou que para receber a competição, a prefeitura fez uma pequena reforma no Estádio Valderi Carvalho, para a realização da copa Mauriti 2017, que contou a presença de importantes equipes de destaque no futebol cearense como o Icasa e Guarani de Juazeiro além de seleções de cidade vizinhas, foi um importante laboratório para esta competição. Mano Morais ressaltou ainda , que o esporte tem que ser valorizado, e citou que o futebol em Mauriti é forte, contando com muitas equipes espalhadas em todo o município, com presença na zona rural e na sede, merecendo destaque e apoio,  o esporte ocupa os jovens com atividades sadias, evitando prejuízos à saúde, e que a quantidade de equipes, 62, envolvidas na competição mostra a percepção dos atletas para a importância do esporte e a credibilidade, que o campeonato terá este ano, garantindo o início e o final das competições na primeira e segunda divisão.

Por José Wilton Montenegro – Coord. Setorial de Com. Social e Impresa

Câmara Crato – Resumo da sessão de segunda-feira, 29 de maio

Confira notas com resumo dos debates, requerimentos e sugestões dos vereadores cratenses no Pequeno e no Grande expedientes durante a sessão plenária desta segunda-feira, 29 de maio.

Pequeno Expediente

Thiago Esmeraldo (PP) informou ter participado de reunião com representantes do IPECE, do IBGE e da Assembleia Legislativa para tratar sobre o georreferenciamento na tentativa de um acordo entre as cidades de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.

Pedro Lobo (PT) destacou o requerimento de sua autoria ao Governo do Estado do Ceará para que seja feita a regularização fundiária da malha viária urbana do Crato.

Vicência Leandro (PMN) agradeceu à Prefeitura pelo serviço de limpeza pública feita no Muriti.

Amadeu de Freitas (PT) corroborou com a fala de Thiago Esmeraldo sobre o georreferenciamento e informou sobre a audiência pública que será realizada pela Câmara atendendo requerimento de sua autoria.

O encontro ocorrerá às 9h da próxima quinta-feira (1º) no Plenário da Câmara para discutir a implementação da Política de Resíduos Sólidos em Crato. Para mais informações sobre este assunto, clique aqui.

Florisval Coriolano (PRTB) convidou população e vereadores a participarem da audiência Pública a ser promovida pela Câmara a partir das 10h desta terça-feira que discutirá a taxa de iluminação pública em Crato.

Este assunto foi comentado na sessão desta segunda-feira pelo vereador Pedro Alagoano (PSD). Ele afirmou que existem leis municipais que tratam da taxa de iluminação pública e que devem ser observadas pela Enel (antiga Coelce).

O parlamentar também demonstrou preocupação em relação a duas localidades. Conforme conta, moradores da Vila São Bento pedem que a operação Boa Noite, que visa combater mosquitos, sejam destinadas à comunidade. No bairro Granjeiro a solicitação é voltada à ações de segurança pública para a redução nos índices de assaltos.

Lunga (PSD) solicitou que a Prefeitura realize ações itinerantes nos distritos, levando serviços como saúde e jurídicos a população mais distante desses serviços na zona urbana.

Jales Velloso (PSB) comentou sobre a morte de um cratense na Festa de Santo Antônio, em Barbalha. Ele também pediu rapidez na licitação para escolha de uma empresa que fornecerá urnas funerárias a serem repassadas à famílias carentes.

Três vereadores usaram a Tribuna no Grande Expediente. Bebeto Anastácio (Podemos) tratou sobre as ações da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor; de questões relacionadas à taxa de iluminação pública, sugerindo que a Prefeitura contrate uma empresa para lidar com a questão; e acerca do retorno do Zona Azul para organizar o estacionamento rotativo no Centro.

“A falta desse serviço tem atrapalhado a vida de muitas pessoas, especialmente no comércio, pois não tem a visitação necessária por falta da rotatividade do estacionamento”, afirmou o parlamentar.

Fernando Brasil (PP) discursou sobre as ações que a administração municipal tem desenvolvido durante os cinco meses de gestão, notadamente sobre as obras, a exemplo da quadra do Gesso.

Lunga (PSD) usou a Tribuna para versar sobre temas relacionados ao distrito Dom Quintino, como o fornecimento de água, calçamento, saneamento básico, transporte escolar, que devem ser desenvolvidos pela Prefeitura.

A Câmara Municipal do Crato volta a se reunir nesta terça-feira, a partir das 9h para a concessão de um Título de Cidadania Cratense ao professor Ricardo da Fonseca. Em seguida, a partir das 10h, debate a taxa de iluminação pública com representantes da Prefeitura.

assessoria de imprensa

Ceará elabora plano de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Mobilização do Ministério Público do Trabalho terá como foco o atendimento às vítimas e a responsabilização dos exploradores

Mais de 500 profissionais da rede de proteção à infância de todo o Ceará se reúnem nesta segunda-feira (29) na elaboração do Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual. A iniciativa – do Ministério Público do Trabalho no Ceará e do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) – deve mobilizar entidades, educadores, conselheiros tutelares, assistentes sociais e coordenadores do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), dentre outros profissionais.

O objetivo da I Oficina Sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é formular ações de prevenção e enfrentamento à prática criminosa, na esfera da responsabilização dos exploradores e atendimento às vítimas. Na programação, palestras sobre o cenário da violência sexual no Brasil e no Ceará, os aspectos legais (abuso X exploração) e sociais, tais como a culpabilização da vítima e das mulheres.

A oficina é parte das ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Os participantes receberão, ainda, material sobre trabalho infantil para promover debates e outras ações, em seus municípios, alusivas ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho).

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu, por meio do Disque 100, mais de 37 mil denúncias de violência sexual na faixa etária de 0 a 18 anos, nos anos de 2015 e 2016. Os crimes de abuso sexual (72%) e exploração sexual (20%) foram os casos mais citados nesse levantamento. As demais ligações estavam relacionadas a outras violações como pornografia infantil, sexting (divulgação de conteúdo sexual por meio de celulares), grooming (tentativa do adulto para conquistar a confiança da vítima), exploração sexual no turismo e estupro.

Sobre o perfil das vítimas, a maior parte delas é formada por meninas (67,69%), seguida por meninos (16,52%) e não informados (15,79%). Homens (62,5%) e adultos de 18 a 40 anos (42%) são apontados como autores da maioria dos casos.

SERVIÇO

I Oficina Sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data: 29 de maio

Horário: 8h às 17h

Local: Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – 6º andar (R. Barbosa de Freitas, esquina com Av. Pontes Vieira)

cearanews7

Quadro Alimente-se bem, e viva melhor com Tiberio Oliveira Nutricionista Esportivo

Por Tiberio Oliviera

O que o Super Nutricionista Tiberio Oliveira pode fazer por você:
Avaliação do % de Gordura e Massa Muscular
Análise do Metabolismo Energético
Análise de Vitaminas e Minerais
Avaliação do Treinamento Físico
Aula com rótulos de alimentos e informações privilegiadas
Orientação e indicação dos Suplementos Fitoterápicos e Esportivos de acordo com seu objetivo.
Entrega do Plano Alimentar Personalizado para você e sua rotina diária.

Agende já sua avaliação: (88)3523-6169
(88)99656-6517