Servidores rejeitam proposta da Prefeitura e podem deflagrar greve em Crato

Servidores da Educação rejeitaram, na manhã desta quinta-feira, proposta de reajuste salarial de 2% feita pela Prefeitura do Crato. Caso não sejam atendidos, podem deflagrar greve na próxima semana.

“A proposta retirada aqui na assembleia foi 7,64% em cima do salário base, retroativo a janeiro e a possibilidade da concessão de alguma outra coisa para os servidores que são da educação, mas não do magistério, como merendeiras e auxiliares de serviços gerais”, explica a presidente do sindicato dos servidores, Denise Pinheiro.

A assembleia ainda deliberou que os profissionais não aceitam reajuste menor a 6,58%. A gestão municipal será informada da decisão pelo setor jurídico do sindicato para novamente analisar as propostas que também são por melhores condições de trabalho.

Uma nova assembleia na próxima quarta-feira poderá deflagrar greve no município. Confira abaixo entrevista em vídeo com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Crato, Denise Pinheiro.

Crato em foco

Wesley Safadão, Ivete e Jorge e Mateus estão entre as atrações do Fortal 2017

Considerada uma das maiores micaretas fora de época, o Fortal chega neste ano a sua 26ª edição trazendo atrações como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Jorge e Mateus e Claudia Leitte. O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de julho, em uma estrutura montada no Bairro Cidade 2000, em Fortaleza.

Segundo os organizadores, a edição deste ano traz novidades no circuito dos trios elétricos dentro da Cidade Fortal. Além do axé, a festa terá grandes nomes do forró, sertanejo e funk.

A abertura do Fortal será no dia 20 de julho (quinta-feira), com o bloco “Pirraça”, que será comandado pela dupla Jorge e Mateus. No mesmo dia, terá a apresentação dos blocos “Vumbora”, com os trios elétricos de Bell Marques e os filhos Rafa e Pipo, e o “Bagunça”, que estreia nesta edição trazendo o MC Kevinho.

Na sexta-feira (21), a cantora Claudia Leitte comanda a festa no bloco “Largadinho. Os cantores baianos Saulo e Bell Marques se apresentam nos blocos “Eh Loco” e “Siriguella”. No terceiro dia de folia, se apresentarão os cantores Saulo, Bell Marques e Durval Lélys, além da dupla Simone e Simária e do cantor Gabriel Diniz.

Encerrando o Fortal, no domingo (22), o corredor da folia recebe a baiana Ivete Sangalo, com o bloco “Coruja”, e Wesley Safadão, que comanda o “Vai Safadão”, além da volta de Bell Marques.

Assaltante que liberou refém após chegada da mãe tem 11 passagens por roubos

homem que fez um paciente refém durante um assalto a uma clínica dermatológica no bairro da Pituba, em Salvador, nesta quinta-feira (18), tem 11 passagens pela polícia por roubo. A informação foi divulgada pela delegada Maria Selma Lima, titular da 16ª Delegacia Territorial, (Pituba) logo após a prisão de dois suspeitos de envolvimento do caso.

A clínica que foi alvo dos assaltantes fica na Avenida Paulo VI, uma das principais vias do bairro. O caso ocorreu por volta das 14h e não houve registro de feridos.

Hélber Silva Rosa, de 28 anos, que fez o paciente refém, se entregou à polícia após a mãe dele comparecer ao local, à pedido da polícia. “Como já o conhecia, pois já tem 11 passagens por prática de roubos no Nordeste de Amaralina, na Piedade e aqui na Pituba, levei a mãe dele para facilitar a negociação e, graças a Deus, deu tudo certo”, disse a delegada, em nota enviada à imprensa pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Além de Hélber, um jovem identificado como Carlos Teódulo Silva Portugal, de 24 anos, também foi preso. Um adolescente que também se envolveu no crime, segundo a polícia, conseguiu fugir.

Prisões

Arma usada para manter homem refém foi apreendida pela polícia. Salvador. Bahia (Foto: Maiana Belo/ G1)Arma usada para manter homem refém foi apreendida pela polícia. Salvador. Bahia (Foto: Maiana Belo/ G1)

Arma usada para manter homem refém foi apreendida pela polícia. Salvador. Bahia (Foto: Maiana Belo/ G1)

Segundo informações da SSP-BA, os três assaltantes, após invadirem a clínca, imaginaram que dois pacientes que aguardavam na entrada do estabelecimento eram policiais e se assustaram. Carlos Teódulo e o adolescente fugiram, enquanto Hélber fez um refém.

Na fuga da clínica, Carlos e o adolescente roubaram um carro e, logo a seguir, colidiram com um veículo de um policial que estava estacionado em frente ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também no bairro da Pituba, segundo a polícia.

Teódulo acabou preso e conduzido para a 16ª Delegacia. Já o adolescente, segundo a polícia, roubou uma motocicleta e fez nova fuga. Policiais civis e militares estão em diligência para tentar localizar o suspeito.

Caso

Caso ocorreu em uma clínica do bairro da Pituba (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)

Caso ocorreu em uma clínica do bairro da Pituba (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)

Cerca de dez pessoas estavam na clínica no momento do ocorrido e tiveram os pertences roubados. Conforme a polícia, aproximadamente às 15h, o criminoso que fazia o refém se entregou.

Os dois homens presos foram levados para a 16ª Delegacia. A arma usada para render o refém foi apreendida. Além disso, todos os pertences roubados das vítimas foram recuperados e devolvidos.

Uma pessoa que estava dentro da clínica, e preferiu não se identificar, relatou ao G1 que a ação dos bandidos foi violenta. “Ele [criminoso] já veio na minha direção [armado], eu me escondi atrás da porta, ele empurrou a porta. E aí quando já saí, já foi cambaleando”, contou a vítima, que teve um ferimento na testa e buscou atendimento médico por conta própria.

Conforme a testemunha, havia mais de um bandido armado e eles gritavam muito, além de ameaçarem quem estava no estabelecimento, dizendo que iam atirar e matar todos. Ainda de acordo com testemunhas, algumas pessoas conseguiram se esconder em banheiros da clínica.

g1

Com crise, economistas já preveem corte menor para taxa básica de juros

Nem bem a leva de economistas mais resistentes se dobrou às projeções da maioria e passou a contar com um corte na taxa básica de juros (Selic) de 1,25 ponto percentual, o tsunami que atingiu o governo mexe novamente com as previsões para os juros no país.

Já há quem diga que o Banco Central deve optar por um corte de apenas 0,75 ponto percentual na próxima reunião, no fim de maio -metade do que chegaram a esperar os mais otimistas.

Solange Srour, economista-chefe da ARX Investimentos, diz que é bem provável que o corte de 1,25 ponto percentual não se realize porque a previsão se ancorava tanto na alta probabilidade de a reforma da Previdência fosse votada no início de junho quanto em um câmbio relativamente estável.

As expectativas de inflação, lembra ela, são muito influenciadas pelo câmbio, cuja trajetória agora é bastante incerta. “E a única certeza que dá para ter neste momento é que a reforma não será votada quando se esperava”.

Jorge Simino, diretor de investimentos da Funcesp, fundo de pensão com R$ 27 bilhões sob gestão, avalia ser possível que a autoridade monetária opte por um corte menor, de 1 ponto percentual, no fim de maio. “Quem apostou em 1,5 ponto está fora do jogo e certamente vai arcar com prejuízo”, diz.

Lucas Marins, analista da Ativa Investimentos, concorda e vai além. Marins não descarta a possibilidade de o BC esperar o cenário ficar mais claro para só depois definir que atitude tomar. “Quem se posicionou apostando que o BC ia cortar 1,25 ou 1,50 ponto percentual pode ter perdido dinheiro”.

Já o economista-chefe do banco Fator, José Francisco Gonçalves, avalia que há uma posição de cautela e, ao longo de duas semanas, se tiver um sinal de mudança rápida, sem grandes desgastes, é possível que o recado seja mais moderado e que haja um corte na Selic entre 75 pontos e 100 pontos.

TESOURO

Os títulos públicos negociados na plataforma do Tesouro Direto voltaram para patamares de remuneração oferecidos em dezembro do ano passado. Naquela época, o presidente Michel Temer tinha acabado de apresentar sua proposta de reforma da Previdência e medidas de estímulo à economia, como a liberação do saque das contas inativas do FGTS.

O Banco Central ainda cortava de forma modesta a taxa básica de juros da economia.

A remuneração do Tesouro IPCA + (que paga a inflação e mais uma taxa de juros) com vencimento em 2024 saltou de 4,99% a 6,01%. O contrato com vencimento em 2035 podia ser comprado com remuneração de 5,97%. O Tesouro Prefixado 2020 voltou a ser negociado com remuneração acima de 10% ao ano, o que não ocorria desde o final de fevereiro. Com informações da Folhapress.

Aneel prevê realização de leilão de quatro hidrelétricas em setembro

O governo deverá licitar quatro usinas hidrelétricas no dia 22 de setembro. A abertura de audiência pública para colher contribuições sobre o edital do leilão foi aprovada hoje (18) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O certame vai negociar as outorgas de concessão das usinas São Simão (GO/MG), Jaguará (MG/SP), Miranda (MG) e Volta Grande (MG/SP). Vence o leilão quem oferecer o maior valor de bonificação pela outorga, respeitado o valor mínimo para cada usina.

O valor mínimo de bonificação das quatro outorgas foi estimado em R$ 11 bilhões. A potência total das quatro usinas é de 2.922 megawatts.

As usinas de Jaguará, Miranda e São Simão serão licitadas em um único lote. Elas estavam concedidas à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que chegou a manter o controle sobre elas por meio de liminar após o término do contrato. No entanto, a decisão foi revogada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com informações da Agência Brasil.