Várzea Alegre comemora o centenário de nascimento do deputado Luiz Otacílio Correia

Publicidade

A cidade de Várzea Alegre presta homenagem nesta quarta-feira, 29 de março, ao filho ilustre Luiz Otacílio Correia pelo seu centenário de nascimento.

 

Luiz Otacílio Correia nasceu em 29 de março de 1917 no seio da tradicional família “Correia”, na cidade de Várzea Alegre, no sul do Ceará, filho de Joaquim Vieira de Oliveira (Quinco Honório) e Constância Correia Oliveira.

 

Vida Pública

 

O idealismo e o talento empreendedor fizeram de Otacílio Correia um dos homens mais bem-sucedidos do Brasil, tendo se destacado nos meios empresarial e político.

 

Na vida pública, Luiz Otacílio Correia começou como vereador de sua terra natal, cumprindo três mandatos que transcorreram de 1947 a 1959. Foram 12 anos como vereador atuante em defesa do desenvolvimento de Várzea Alegre.

 

Mas, a vida pública queria mais do competente político e no mandato do então prefeito Francisco Correia Lima (Amilton Correia), de 1955 a 1959, Otacílio Correia, que era o presidente da Câmara de Vereadores, chegou a assumir a Prefeitura por dois anos. Naquela época não existia o cargo de vice-prefeito.

 

O sucesso dos mandatos políticos de Otacílio Correia na pequena Várzea Alegre ecoou no Estado e logo ele conquistou vaga de deputado estadual, assumindo a legislatura por dois mandatos nos períodos de 1978 a 1982 e de 1983 a 1987.

 

Como vereador, prefeito e deputado estadual, Otacílio Correia trabalhou com dedicação, contribuindo especialmente para o desenvolvimento de Várzea Alegre. Como deputado estadual, ajudou ainda muitas outras cidades cearenses, nas quais, por reconhecimento, recebeu títulos de cidadania.

 

Na política, Otacílio Correia se diferenciava por ser presente, fiel aos seus eleitores e aos seus pleitos. Tanta dedicação lhe rendeu o termo terno e carinhoso de “eterno deputado”.

 

Já sem mandato, Otacílio Correia não perdeu sua autenticidade. Sua força e influência política perduram nos governos mais distintos, conseguindo benefícios para o povo, especialmente para o povo varzealegrense. Um desses frutos é o Açude Olho D’água, construído na comunidade de São Vicente. O açude foi inaugurado em 30 de junho de 1998, e hoje, por reconhecimento de Lei Estadual, leva o nome de Otacílio Correia.

 

O Empresário

 

Paralelo ao universo político, Otacílio Correia era um exímio empresário. Em 27 de outubro de 1965, fundou a Mudanças Confiança, uma empresa que se consolidou no Brasil, oferecendo eficiência e qualidade em logística. Essa empresa sempre foi a menina dos olhos de Otacílio Correia e se mantém firme no mercado.

 

A família

 

Otacílio Correia foi um homem de família. Casado com Rosa Amélia Correia Diniz, com ela teve os filhos Maria Lúcia Correia Diniz (in memoriam), José Wyron Correia Diniz, Luiz Carlos Correia Diniz, Antônia Ednólia Correia Cordeiro, Joaquim Honório Neto e Luiz Helder Correia.

 

Ações marcantes

 

Os feitos de Otacílio Correia não se acabaram com o seu falecimento em 08 de dezembro de 2002. Uma estátua no Parque Cívico São Raimundo Nonato é símbolo de um homem que eternizou seu nome no rol dos varzealegrenses ilustres. Mas, a simplicidade do seu coração deixa suas marcas mais profundas na identidade que teve com o povo do sertão com a redenção dos varzealegrenses pela água que hoje mata nossa sede vinda do açude Deputado Otacílio Correia, no sorriso das crianças assistidas pela Associação Beneficente Luiz Otacílio Correia, na casa construída em frente à igreja matriz de São Raimundo Nonato como seu gesto de fé e nas histórias bem-humoradas nas ruas e lugares particulares que ainda hoje nos traz sua imagem presente em cada cantinho dessa terra que tem sua paixão. Parabéns ao imortal Otacílio Correia, um homem cujo amor por sua terra ultrapassa os portais da eternidade.

 

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

Legenda da foto: Otacílio Correia e seu neto Carlos Kleber inauguração da sede própria da Mudanças Confiança em Porto Alegre – RS

Publicidade

Leia também