Violência no fim de semana já registrou 11 homicídios e duas mortes em acidentes no Ceará

Onze pessoas foram mortas entre sexta-feira e o começo da madrugada do sábado

Ao menos, 13 pessoas morreram de forma violenta neste começo de fim de semana, em todo o estado do Ceará. Conforme os registros das autoridades policiais de plantão, entre a manhã da sexta-feira (17) e o começo da madrugada de sábado (18), ocorreram 11 homicídios e duas mortes em consequência de acidentes de trânsito.

Em Fortaleza, foram seis homicídios e um caso de lesão corporal seguida de morte. Os assassinatos aconteceram nos seguintes bairros: Aerolândia, Jardim Iracema, Itaoca, Vila Manuel Sátiro, Vicente Pinzón e Sapiranga.

No IJF-Centro, morreu a estudante universitária Shyslane Nunes de Sousa, 24 anos, que estava internada naquela unidade desde a noite da última terça-feira (14), quando ela foi atingida por um tiro no momento de um confronto entre policiais militares e um casal que estava praticando assalto nas ruas do bairro Conjunto Industrial, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Na RMF, foram registrados dois assassinatos e mais um caso achado de cadáver de pessoa executada. Os crimes ocorreram no Parque Leblon, em Caucaia; no Conjunto Novo Oriente, em Maracanaú; e no bairro Luminoso, na cidade de Cascavel.

No Interior, foi registrado somente um crime de morte, no Município de Beberibe, no Litoral Leste do Estado.

Acidentes

Na noite desta sexta-feira, uma pessoa morreu e outra ficou ferida em conseqüência de um acidente envolvendo motocicleta. O caso ocorreu na periferia da cidade de Canindé (a 93Km de Fortaleza). A vítima foi uma mulher, ainda não identificada, que viajava na garupa do veículo.

No Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, faleceu uma paciente vítima de acidente de trânsito (capotamento de veículo) na nova rodovia estadual (CE) que liga os Municípios de Aurora e Caririaçu. Era a dona de casa Josefa Raimunda da Silva, 41 anos.

Por FERNANDO RIBEIRO

cearanews7

Várzea Alegre – Demutran realiza trabalho educativo no trânsito da cidade

Por iniciativa do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, com apoio direto da Prefeitura de Várzea Alegre por meio da Secretaria de Infraestrutura, será realizada, semanalmente, campanha de conscientização no trânsito – Blitz Educativa. Essa campanha começou nestas quinta e sexta-feira.

A ideia, segundo o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, é que essas campanhas orientem os motoristas sobre comportamento no trânsito, documentação correta do veículo e dos motoristas.

O Demutran, com essa campanha, quer desenvolver um trabalho, definindo que o objetivo do órgão não é somente punitivo, mas também educacional e instrutivo.

Reunião

No dia 21 de fevereiro deste ano, o prefeito Zé Helder (PMDB), se reuniu com os agentes do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran.

Das queixas dos agentes de trânsito, eles expuseram que desde outubro de 2016, período da gestão Vanderlei Freire, foram cortadas todas as horas extras da categoria, o que impossibilitou que atuassem também aos sábados, domingos e feriados.

Depois de ouvir a categoria, Zé Helder tratou com eles que refizessem a escala de trabalho para que a fiscalização do trânsito seja feita também nos fins de semana.

O prefeito, Zé Helder, garantiu aos agentes de trânsito que implantará a Gratificação de Atividade de Ensino Especial (GATE/GAEE) a partir do mês de maio desse ano, atendendo a reivindicação dos profissionais.

Desde 2005

Na cidade de Várzea Alegre, o processo de municipalização do trânsito foi iniciado em 2005, primeira gestão do prefeito Zé Helder, que assumiu em janeiro deste ano seu terceiro mandato. Durante um ano, a cidade foi preparada para receber o Demutran, com ampla campanha de orientação no trânsito. O Demutran passou a atuar efetivamente a partir de 2006.

Para Zé Helder, a educação no trânsito é fundamental e desde a implantação do Demutran, com o trabalho de orientação e também de disciplinamento, muitas vidas puderam ser salvas.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

IBGE vai contratar 26,4 mil pessoas para Censo Agropecuário

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorizou a contratação temporária de 26.440 profissionais para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazer o Censo Agropecuário 2017.
As contratações serão feitas por meio de processo seletivo simplificado, e a duração dos contratos será de até um ano, com possibilidade de prorrogação limitada a três anos. A portaria com a autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

Serão 19.013 vagas para o posto de recenseador, 4.946 para agente censitário supervisor, 1.285 para agente censitário municipal, 381 para agente censitário administrativo, 375 para agente censitário regional, 266 para analista censitário e 174 para agente censitário de informática. O valor das remunerações ainda não foi definido. Com informações do Portal Brasil.

Petrobras aumenta preço do gás de botijão

Dezoito meses após o último reajuste, a Petrobras anunciou nesta sexta (17) aumento no preço do gás de botijão. A alta será de 9,8% e começa a vigorar na próxima terça-feira (21).
De acordo com a estatal, se o repasse for integral, o preço do produto na revenda subirá 3,1%, ou R$ 1,76 por botijão.

O reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos, mais usados por residências. Outros vasilhames maiores e o gás vendido a granel não terão mudança de preços.

O último reajuste realizado pela Petrobras ocorreu em 1º de setembro de 2015. Na ocasião, a alta foi de 11%.

O preço do gás de botijão permaneceu congelado entre 2002 e 2015, como parte de uma política para controlar a inflação.

“Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, disse a estatal. Com informações da Folhapress.

Segundo ônibus é incendiado no mesmo dia em Fortaleza

Um ônibus foi incendiado na noite desta sexta-feira (17), na Av. Perimetral, no bairro José Walter. Este é o segundo coletivo que passa por situação similar em menos de 24 horas.
Testemunhas contam que homens entraram no ônibus e mandaram que todos os passageiros, o motorista e o cobrador descessem. Ainda não há informações sobre quantas pessoas agiram na ação, ou se houve feridos.
Na tarde desta sexta-feira (17) um outro ônibus também foi incendiado na Avenida Maestro Lisboa, bairro Alagadiço novo. Um casal que trafegava numa moto parou o coletivo e também exigiu que todos saíssem, antes de atearem fogo.
É possível que as duas ocorrências tenham ligação com a morte de um jovem foragido da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL 1), que foi morto pela Polícia enquanto trocava tiros com agentes de segurança, enquanto tentava fugir por cima de residências no bairro Aerolândia.

Diario do Nordeste

Crato – Núcleo Social de Habitação e Infraestrutura do programa MCMV realiza atendimento as famílias contempladas no projeto

O Setor Social responsável pelo Núcleo Social de Habitação e Infraestrutura está funcionando na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho Social. Esse departamento acompanha e coordena o trabalho social terceirizado desenvolvido junto às famílias beneficiarias do programa Minha Casa Minha Vida, realizando a atualização cadastral das famílias não contempladas e direcionando ações a serem realizadas antes da entrega das chaves do conjunto habitacional Filemon Limaverde

De acordo com a supervisora do Núcleo de Habitação e Infraestrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho Social, Eliciabeth Feitosa de Santana, os atendimentos à população beneficiaria do programa Minha Casa Minha Vida dos empreendimentos Monsenhor Montenegro e Filemon Limaverde estarão sendo acompanhados pelo Núcleo Social de Habitação e Infraestrutura, localizado na Av. Perimetral Dom Francisco s/n no bairro São Miguel.

A supervisora destaca que em nome do prefeito Zé Ailton Brasil foi solicitada junto à Caixa Econômica Federal uma atualização situacional da obra do residencial Filemon Limaverde bem como data de previsão de conclusão da obra e a situação atual da Coelce, em relação a iluminação do conjunto.