Crato – Vila da Música vai ser inaugurada neste sábado

O Governo do Estado do Ceará, através da secretaria das Cidades e da secretaria de Cultura, inaugura no próximo sábado, 11, às 16h, a Vila da Música, no Belmonte, em Crato. O prédio de 3.300 m² metros, possui estúdio, auditório, salas de aula, biblioteca, setor administrativo, refeitório, estacionamento, cozinha, quadra poliesportiva, oficina luthieria, despensa, vestiários, laboratório de informática, pátio e banheiros. A obra está orçada em R$ 3.179.731,52 e foi financiada pelo Banco Mundial (BIRD). Ao todo, foram adquiridos 310 instrumentos musicais, entre clarinetes, piano, violoncelos, flautas, contrabaixos, violinos e outros. Inicialmente, a escola de formação musical atenderá 180 alunos de todas as idades.
As atividades da Vila da Música serão geridas pela secretaria de Cultura do Estado e funcionarão juntamente a Sociedade Lírica do Belmonte, a SOLIBEL, patrimônio cultural cratense criada em 1973 pelo Padre Ágio. O ensino de música clássica e popular para crianças e adolescentes tem proporcionado ao bairro Belmonte, bem como à cidade do Crato, uma nova e maior perspectiva quanto a formação músico-sociocultural. Com a Vila da Música, o conhecimento só tende a aumentar, alcançando novos alunos com todo o suporte de estrutura, instrumentos e ensino.
(Governo do Estado com Assessoria de Imprensa do Crato)

Várzea Alegre – Assistência Social realizou palestras sobre saúde e direitos da mulher

A programação da semana que homenageia as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, transcorrido neste dia 08, contou com evento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro Social Urbano – CSU, nesta quinta-feira, dia 09.

Dois temas foram apresentados para as mulheres presentes, sendo que a Dra. Esther Carine Gonçalo dos Santos, médica do Programa Saúde da Família PSF, do bairro Juremal, falou sobre a saúde da mulher e sobre os direitos das mulheres, a palestra foi ministrada pela Dra. Tayane Kelle de Jesus Gomes.

De acordo com Laura Alves – secretária de Assistência Social, o momento de trabalho com as mulheres atendidas pela secretaria foi importante no que diz respeito à informação e conscientização da importância da saúde e também a relevância dos direitos das mulheres no contexto atual.

O prefeito da cidade, Zé Helder (PMDB), esteve no evento com a primeira-dama, Sônia Fortaleza.

Zé Helder destacou a desenvoltura das mulheres nos últimos anos e a conquista de espaços nos diversos segmentos, com forte participação nos meios social e político. Ele também disse das políticas públicas do governo sob seus cuidados para atender as mulheres e reconhecer seus direitos.

A primeira-dama, Sônia Fortaleza, abordou a temática da mulher e os tipos criados pela sociedade como modelos a serem seguidos, e que, no entanto, as mulheres não precisam seguir esses parâmetros de mulher perfeita fisicamente, “mas sendo sua melhor versão”.

Na solenidade foi prestada homenagem à Maria Miguel de Oliveira (Rosinha), artesã da comunidade de Mocotó, Sede Rural. Ela foi escolhida como exemplo de superação para representar todas as mulheres varzealegrenses.

Continuação da programação:

Data: 10 de Março
Participação da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), no Jornal da Rádio Cultura de Várzea Alegre abordando o tema “Violência Doméstica”.

Data: 27 de Março
Audiência Pública dos Direitos da Mulher, com o Coletivo de Mulheres e Câmara Municipal de Vereadores.
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre.
Horário: 08h

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Prefeito de Juazeiro do Norte é citado com uma atuação destaca no apoio à instalação do novo órgão na cidade

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou, nesta quinta-feira, da solenidade de inauguração da Central de Conciliação e Mediação na Subseção do Município, jurisdição que atende cidadãos de 31 municípios na Região do Cariri. Na ocasião, foi anunciado o edital de licitação para construção da sede da própria da Justiça Federal, que deverá ser iniciada em cerca de quatro meses. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira. Ele recebeu o Título de Cidadão Juazeirense, em sessão realizada na sede do legislativo, ainda na tarde de ontem.

Os ganhos relacionados ao número de causas que poderão evoluir com a atuação da Central de Conciliação foi um dos pontos destacados pelos representantes do Judiciário, que agradeceram o apoio dado pelo Município para as diversas conquistas na área. O Prefeito Arnon Bezerra, ressaltou o momento como singular para Juazeiro do Norte e o Cariri e ressaltou a oportunidade de fortalecimento da sociedade. “A chegada da Central vem promover segurança, com mais celeridade, sem as mesmas dificuldades do passado”, afirma.

O diretor da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte, Juiz federal Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque, destacou a relevância do núcleo, ao mesmo tempo em que deu atenção especial à região, valores e complexidade. Para o diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, a central de conciliação tem uma grande importância para o Judiciário, porque faz parte atualmente da agenda da área, diante da perspectiva de dinamizar os serviços.

Para o desembargador, a vinda da central de conciliação para Juazeiro do Norte, que atenderá uma área de mais de um milhão de pessoas, evidencia a importância do Município, no contexto do interior nordestino. O diretor Bruno Carrá enfatizou o trabalho desenvolvido pelo então deputado federal, Arnon Bezerra, com apoio para a subseção, por meio de emenda no Congresso Nacional. Ele ainda ressaltou que, nos últimos dez anos de criação da Justiça Federal, em Juazeiro do Norte, o atual Prefeito, foi uma das autoridades que mais fez pela unidade jurisdicional.

O equipamento deve impulsionar a realização de audiências de conciliação, gerando respostas mais rápidas e eficazes às demandas judiciais da população local. Atualmente, a Subseção de Juazeiro do Norte conta com três Varas Federais (16ª, 17ª e 30ª), onde tramitam em torno de nove mil processos. No último ano, foram distribuídos mais de 17 mil processos e proferidas em torno de 12 mil sentenças. Este trabalho injetou R$ 32 milhões na economia dos municípios jurisdicionados, beneficiando nove mil pessoas diretamente.

A estrutura da Central de Conciliação e Mediação, que possui duas salas exclusivas e apropriadas para a composição consensual de conflitos, garante atendimento aos preceitos do Novo Código de Processo Civil, o qual estabelece que a primeira fase dos processos deve ser, obrigatoriamente, a conciliação. A inauguração da Central orienta-se, também, pela Resolução nº 125/2010, do CNJ, e pela Resolução nº 8/2016, do TRF5.

Prefeito do Crato participa de ação comemorativa ao Dia Mundial do Rim

Foi comemorado ontem, dia 9 de março, o dia Mundial do Rim. O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil e o Secretário municipal de saúde, André Barreto estiveram presentes na ação promovida pela UNIRIM Crato. Foi realizado um trabalho de prevenção e orientação na Praça Teodorico Teles com médicos e enfermeiros orientados pelo coordenador administrativo da entidade Adriano Parente

Coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia a campanha de 2017 vem com o tema “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. Neste ano o foco é alertar a população com relação à obesidade.

Fundada em 15 de novembro de 1999 a UNIRIN Atende em média de 500 pessoas ao mês, incluindo transplantados renais, diabéticos, hipertensos, disponibilizando todo atendimento de enfermidade renal.

Açude Orós deixará de abastecer a Grande Fortaleza, decide Cogerh

O açude Orós, segundo maior reservatório de água do Ceará, vai deixar de abastecer as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, segundo definição da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) anunciada nesta quinta-feira (9) na Reunião de Avaliação da Alocação Negociada das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, realizada em Limoeiro do Norte.

O açude tem atualmente 9,83% da capacidade de armazenamento e será utilizado para abastecer o Vale do Jaguaribe, uma das região que enfrenta grave crise hídrica. Dos 26 açude monitorados pela Cogerh na região, apenas quatro têm mais de 30% da capacidade, e sete estão completamente secos.

O argumento para suspender o abastecimento da Grande Fortaleza por meio do Orós é que a Região Metropolitana da capital recebeu o maior volume de chuvas nos últimos dois meses. As águas do Orós são direcionadas para Fortaleza desde 21 de julho de 2016.

As águas do açude Banabuiú, terceiro maior reservatório do estado, também localizado na região do Jaguaribe, vão continuar realocadas para o Castanhão, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. O Banabuiú tem atualmente 0,58% de capacidade.

Com a decisão, as 19 cidades da Região Metropolitana passam a ser abastecidas pelo Banabuiú e o Castanhão, maior reservatório do estado e atualmente com 5,33% da capacidade. De acordo com a Cogerh, esta é a primeira vez que os três maiores reservatórios do Ceará estão com menos de 10% da reserva, desde a fundação do Castanhão, em 2004.

g1