Juazeiro do Norte – CAPS Infantojuvenil comemora carnaval com usuários

Publicidade

Crianças e jovens que possuem algum tipo de transtorno mental e recebem acompanhamento no Centro de Psicossocial Infantojuvenil, em Juazeiro do Norte, o CAPS I, puderam aproveitar o carnaval promovido pela coordenação do equipamento. Durante a semana que antecede a festa, muitas atividades foram realizadas com o intuito de integrar esses jovens. Houve brincadeiras, musicoterapia, dança, e atividades que estimulam a coordenação motora, como confecção de máscaras e pinturas. 

 “A gente sempre busca lembrar essas datas e integrar essas crianças, justamente por pensar que elas não tem essa vivência no dia a dia, seja no âmbito familiar ou comunitário”, disse a assistente social e coordenadora do CAPS I, Cíntia Gomes.Durante os festejos que acontecem não somente no carnaval, mas também em várias outras datas comemorativas, os pais ou representantes legais responsáveis pelos usuários do CAPS I também são convidados a participar, e assim estarem presentes em um momento tão especial para as crianças. “Trazê-las para conviver dentro das atividades festivas, é fazer com que elas vivam universos que são comuns a todas as pessoas, antes de lembrarmos da doença mental, temos que lembrar que são crianças e adolescentes que precisam conviver em uma sociedade com direitos e oportunidades iguais”, afirmou Cíntia.

O momento agradou aos usuários e acompanhantes. Dona Alzira Campos, que tem um filho de 11 anos sendo acompanhado pelos profissionais do CAPS, declarou que “as atividades são muito boas para eles, um divertimento”, e lembrou ainda a mudança que está vendo no filho, depois que ele começou a receber acompanhamento na unidade. “Aqui é tudo muito bom. Ele mudou muito o comportamento, depois que começou a ser atendido aqui. Aqui é a fortaleza dele e a minha”, disse. O Centro de Apoio Psicossocial Infantojuvenil  atua com crianças e adolescentes até 17 anos, com transtornos mentais graves, que precisam de acompanhamento contínuo e limitam o convívio da criança com a família e sociedade. O funcionamento do centro é na Rua Manoel Miguel dos Santos, 125ª, no bairro Lagoa Seca.

Publicidade

Leia também