Horário de verão gera economia para abastecer Campinas durante 5 dias

Publicidade

A economia de energia nos 234 municípios abastecidos pela CPFL Paulista durante os 126 dias com horário de verão é suficiente para abastecer uma cidade com a dimensão populacional de Campinas (SP) – 1,1 milhão de habitantes – por cinco dias, segundo a concessionária. O período especial chega ao fim à 0h deste domingo (19) e os relógios devem ser atrasados em uma hora.

Nesta edição, foram poupados 48,2 mil megawatts. O volume é suficiente para abastecer 20,1 mil clientes residenciais, com consumo médio de 200 kilowatts/hora (MWh) durante um ano.

Ainda de acordo com a concessionária, a quantidade economizada nos quatro meses equivale a 0,4% de consumo; e há estimativa de redução em 3,2% no horário de pico – das 18h às 21h.

Luz natural
A economia foi possível em virtude do aproveitamento da luz natural no período em que há dias mais longos. A medida inclui Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo e Distrito Federal.

O governo federal afirma que o horário de verão resultou na economia de R$ 162 milhões em todo o país durante 2016. Os resultados desta edição devem ser divulgados na próxima semana.

Histórico
O horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A versão de estreia durou quase meio ano – de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932; e no verão seguinte a medida foi reeditada e durou o mesmo tempo.

A medida passou a ter caráter permanente a partir de um decreto de 2008. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão de 2017/2018 começa no dia 15 de outubro.

g1

Publicidade

Leia também