Com oferta de ações, valor do Snapchat pode chegar a US$ 25 bi

Publicidade

A empresa de tecnologia Snap, proprietária do aplicativo de mensagens Snapchat, enviou nesta quinta-feira à Securities and Exchange Commission (SEC, na sigla em inglês), a comissão reguladora americana, seu pedido de oferta pública inicial.

A Snap espera arrecadar 3 bilhões de dólares (aproximadamente 9,33 bilhões de reais) por meio da venda de ações, o que deve fazer com que o valor de mercado da companhia alcance os 25 bilhões de dólares (cerca de 77 bilhões de reais).

Entre os bancos envolvidos nas vendas das ações da companhia estão Morgan Stanley, Goldman Sachs, JPMorgan, Deutsche Bank, Barclays, Credit Suisse e Allen & Company.

O documento enviado à comissão reguladora americana revela que as ações que serão vendidas não darão direitos a voto, permitindo que os dois fundadores da companhia mantenham o controle sobre as decisões da empresa.

No documento à comissão, a empresa reportou um prejuízo de 515 milhões de dólares no último ano.

A dona do aplicativo de troca de mensagens, fotos e vídeos, que desaparecem em poucos segundos, teve início em 2011, quando seu cofundador e CEO, Evan Spiegel, de 26 anos, ainda estava na universidade. Hoje, Spiegel e seu colega, e cofundador da companhia, Bobby Murphy, 28, têm participações que valem cerca de 5 bilhões de dólares.

No último ano, a empresa reportou alta de 600% em sua renda, passando de 58,5 milhões de dólares em 2015 para 404,4 milhões de dólares em 2016.  Em contrapartida, em 2015, os prejuízos somaram 373 milhões de dólares, em 2016 alcançaram 514,6 milhões de dólares.

No documento enviado à SEC, a companhia se definiu como uma empresa de câmera e declarou acreditar que reinventar a câmera representa “a maior oportunidade para melhorar a maneira como as pessoas vivem e se comunicam”.

A empresa será listada na Bolsa de Valores de Nova York sob o ticker SNAP.

veja

Publicidade

Leia também