LOGO-NEWS-CARIRI

Açude Pacoti na RMF recebe águas do Castanhão/PISF

Publicidade

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Conerh decidiu que a partir do dia 1º de abril se iniciaria a transferência de água do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF. A ação se concretizou e o açude Pacoti, localizado no município de Horizonte na RMF, começou a receber na última sexta-feira (2) as águas do açude Castanhão.

A transferência de água tem o objetivo de garantir a segurança no abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o secretário Francisco Teixeira “a ideia é que pelo menos aquela água que está chegando ao Castanhão oriunda da transferência de água do PISF, seja transferida para Fortaleza com o intuito de garantir o abastecimento da Região Metropolitana sem maiores problemas em 2021 e 2022”.

O açude Pacoti tem capacidade hídrica de 380,00 hm³ e atualmente está com 149,40 hm³ de volume, o que representa 39,32%. O aporte hídrico de 2020 garantiu a segurança hídrica humana para 2021 já que o ano iniciou com o melhor volume nos açudes dos últimos sete anos, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Ainda segundo os dados, o ano de 2020 terminou com 25,8% de volume médio nos 155 reservatórios monitorados pelo órgão. A quadra chuvosa de 2020, terminada em 31 de maio, teve o volume médio dos reservatórios em 34,8%, o melhor dos últimos 7 anos.

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas