Ceará recebe mais 33,2 mil doses de CoronaVac

Desembarcou em Fortaleza na tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro, o terceiro carregamento de vacinas contra a Covid-19. Foram 33,2 mil frascos de CoronaVac, oriundos do Instituto Butantan, em São Paulo. O Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde (Sesa), fica responsável pelo armazenamento e distribuição das vacinas, ficando a aplicação sob responsabilidade dos municípios.

O 3º lote de vacinas veio ao Ceará em avião da LATAM, e seguiu sob escolta até o local de armazenamento. As segundas doses de CoronaVac devem ser aplicadas, segundo nota técnica do Ministério da Saúde e orientações do fabricante, num intervalo de 28 dias após a primeira aplicação. Ao longo da semana passada foram vacinados no Ceará profissionais de Saúde da linha de frente de enfrentamento à Covid-19, idosos institucionalizados em abrigos e indígenas.

Há previsão de chegada já em fevereiro de mais vacinas da Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) ao Ceará, ainda sem data e quantidades definidas. Na noite do último sábado, 23, o Ceará recebeu 72,5 mil doses deste imunizante, que será direcionado inicialmente aos profissionais de saúde e idosos a partir dos 75 anos. Para este modelo de vacina, o reforço pode ser aplicado com até 90 dias. Os agendamentos dessa vacinação estão sendo conduzidos pelos municípios.

Todas as vacinas contra a Covid-19 que chegam ao Ceará estão sendo destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização (PNI). É importante ressaltar que as pessoas só devem tomar a segunda dose do mesmo fabricante da primeira aplicação.

“Recurso já está garantido”, diz Fernando Santana sobre a construção do aterro sanitário do Cariri

O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana, afirmou que o governador Camilo Santana já garantiu os recursos financeiros para a construção do aterro sanitário do Cariri. A informação foi revelada durante reunião com os prefeitos da Região Matripolitana do Cariri, ocorrida na tarde desta segunda-feira (25), no gabinete do prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil.

“O mais importante de ser destacado hoje é que o governador Camilo já autorizou a elaboração do projeto e nos garantiu que o recurso da obra já está assegurado”, disse o Fernando em entrevista a jornalistas.

A reunião contou com a presença dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Jardim, Caririaçu, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Altaneira, além do anfitrião Zé Aílton (Crato). O local onde o aterro será construído deve ser definido nas próximas semanas durante reuniões do consórcio de município, que será responsável por gerir o equipamento.

Últimos dias para pagar o IPVA 2021 com desconto de 5%

Os proprietários de veículos emplacados no Ceará têm até a próxima sexta-feira (29/01) para pagar a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 com desconto de 5%. O boleto de pagamento pode ser emitido pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou neste site. Até o momento, cerca de 270 mil contribuintes já quitaram o imposto e aproveitaram o benefício.

O Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado mediante a informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa. A rede autorizada a receber o imposto inclui os bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú, e casas lotéricas. Há também a opção de pagar o IPVA com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

A partir de fevereiro, o pagamento poderá ser feito em cinco parcelas, com vencimentos nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 12 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 100,00.

Neste ano, os donos de veículos pagarão menos pelo IPVA. A base de cálculo do imposto registrou queda média de 4,95% em comparação a 2020. Cerca de 2,3 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Para realizar o cálculo do IPVA 2021, a Sefaz tomou como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos, e consultou os dados do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).

Aplicativos Ceará App e Meu IPVA

Disponíveis para smartphones e tablets, as ferramentas podem ser baixadas gratuitamente nas lojas Play Store (Android) e App Store (IOS). Por meio dos aplicativos, o contribuinte pode emitir o boleto de pagamento e fazer consultas sobre a situação do veículo.

Passo a passo > Selecione a opção “Pagar IPVA” e digite a placa e o Renavam.

Alíquotas

As alíquotas do IPVA variam de 0,5% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. A maior parte da frota tem alíquota de 3%. É o caso dos automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras e de autoescolas pagam 1%.

As alíquotas também privilegiam os bons motoristas. Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas pagam 1%, se não tiverem cometido infração de trânsito em 2020. Caso contrário, a alíquota sobe para 2%.

Isenção

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Fique atento

A Secretaria da Fazenda não envia boletos pelos Correios, por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Para evitar enchentes, prefeitura de Juazeiro realiza limpeza da rede de drenagem e sarjetas do município

Com a chegada do período chuvoso em Juazeiro do Norte, a secretaria de infraestrutura de Juazeiro do Norte tem intensificado a limpeza da rede de drenagem e de sarjetas em vários pontos do município. Nos últimos dias, o trabalho foi realizado no Mercado do Peixe, nas avenidas Manoel Coelho, Ailton Gomes e Carlos Cruz, bem como no cruzamento da rua São Luís com Glória, e, ainda, nas ruas Santa Rosa e São Benedito.

Os serviços vão se estender por tempo indeterminado com o objetivo de facilitar o escoamento das águas das chuvas, evitando os alagamentos comuns no período de inverno.

Quatro senadores disputam a Presidência do Senado em fevereiro

Quatro senadores disputam a Presidência do Senado para os próximos dois anos, com eleição prevista para o início de fevereiro. Anunciaram as candidaturas Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Novas candidaturas podem ser apresentadas até o dia da eleição.

O MDB lançou no último dia 12 o nome da senadora Simone Tebet para concorrer ao cargo. Atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), se eleita, ela será a primeira mulher a presidir o Senado e o Congresso Nacional. A senadora defende a harmonia entre os Poderes, o fortalecimento das instituições e o papel decisivo do Legislativo.

— Nos momentos mais difíceis da nossa história, o Senado Federal e o Congresso Nacional acharam a saída dentro das instituições, dentro da democracia e do estado democrático de direito e agora não vai ser diferente — afirmou a senadora, que disse receber a missão como um projeto não só do MDB, mas também do Senado e do Brasil.

Nesta terça-feira (19), foi anunciada a organização de uma nova Frente Democrática com Simone Tebet e o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que disputa a Presidência da Câmara, com o objetivo de unificar o discurso de candidatos independentes, fazendo com que as bancadas do MDB das duas Casas atuem juntos a partir de agora.

A senadora tem os votos da bancada do MDB, mais o apoio declarado de senadores do Cidadania, Podemos e PSDB, entre eles os votos individuais de Lasier Martins (Podemos-RS), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), José Serra (PSDB-SP) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), entre outros.

Simone Tebet é advogada e filha do ex-presidente do Senado Ramez Tebet (1936-2006). Ela iniciou a carreira política em 2002, como deputada estadual, após trabalhar 12 anos como professora universitária. Em 2004, foi a primeira mulher eleita para o executivo municipal e em 2008 foi reeleita para a prefeitura de Três Lagoas (MS). Também foi a primeira mulher a assumir o cargo de vice-governadora de Mato Grosso do Sul, na gestão do então governador André Puccinelli, em 2011. Foi ainda Secretária de Governo entre abril de 2013 e janeiro de 2014.

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco lançou sua candidatura nesta terça-feira por meio de um manifesto em que se compromete, entre outras coisas, a garantir as liberdades, a democracia, as estabilidades social, política e econômica do Brasil, bem como a segurança jurídica, a ética e a moralidade pública, com respeito às leis e à Constituição.

O senador ainda defende a unificação das instituições pelo bem comum, a pacificação da sociedade e a independência do Senado. Outro compromisso assumido foi o atendimento à crise sanitária do país em decorrência da covid-19.

“Ter como foco imediato da atuação legislativa do Senado Federal, em virtude da pandemia e de seus graves reflexos, o trinômio: saúde pública – crescimento econômico – desenvolvimento social, com o objetivo de preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis e gerar emprego, renda e oportunidades aos brasileiros e brasileiras, sem prejuízo de outras matérias de igual relevância, que merecerão, a seu tempo, atenção e prioridade”.

O senador tem 44 anos, é advogado e foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2013 e 2015. Cumpriu um mandato como deputado federal por Minas Gerais (2015-2019) e foi presidente da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara. No Senado, também atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança (CTFC).

Rodrigo Pacheco já recebeu o apoio formal de nove partidos: DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos.

Major Olimpio

O senador Major Olimpio anunciou que concorre à presidência do Senado. Ele justifica sua candidatura por entender que o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem se aproximado do PT, que apoia a candidatura de Rodrigo Pacheco.

O parlamentar espera contar com o apoio do grupo que compõem o Muda Senado, mas reconhece que tem poucas chances.

“Vou disputar a eleição para presidente do Senado com a mesma sensação do time que entra em campo sabendo que o adversário tem vantagens (cargos e emendas) e tem o juiz como seu parceiro”, declarou em nota.

Kajuru

O senador Kajuru anunciou que também está na disputa pela presidência, mas adiantou que vai apoiar a candidatura de Simone Tebet.

De acordo com o senador, seu nome foi lançado como forma de “marcar posição” em pronunciamento que fará no dia da eleição como protesto à atual Presidência do Senado.

— Quando terminar eu direi o seguinte: não sou candidato, vocês aí podem ter melhores qualidades do que eu, mas vocês não têm uma qualidade que eu tenho: chama-se coragem — afirmou.

Rito

Por causa dos riscos de contaminação da pandemia de covid-19, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deverá anunciar nos próximos dias a data e horário da eleição da Mesa, após reunião com os servidores para avaliar os preparativos necessários.

Fonte: Agência Senado

Papo SUS amplia debate sobre a atuação da ciência e o combate às fake news na pandemia

A manutenção da saúde pública durante a pandemia passa por muitos aspectos além da assistência aos pacientes. A informação precisa e verdadeira, baseada em evidências científicas, é fundamental para garantir a prevenção e o tratamento adequados nos casos de Covid-19. Por isso, a edição do Papo SUS desta terça-feira, 26, aborda o poder da ciência e o combate às fake news. A live, promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), começa às 19h no perfil do Instagram @espceara.

O convidado é o divulgador científico, digital influencer, pós-doutor em Ecologia e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Hugo Fernandes. Na conversa conduzida pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, serão destacadas a importância de buscar fontes confiáveis de informações sobre o coronavírus, a atuação de cientistas em pesquisas sobre a doença e o desenvolvimento de vacinas.

O biólogo, que tem mais de 140 mil seguidores no Instagram, divulga fatos científicos e se propõe a combater fake news em seu perfil por meio de uma linguagem simples e acessível.

A transmissão ao vivo também contará com a participação dos seguidores, que poderão enviar suas perguntas e apontar suas opiniões sobre a discussão.

Transmissões

A ideia do Papo SUS é destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores e gestores e na assistência ao cidadão, além de discutir os serviços e desafios do Sistema Único de Saúde. As transmissões acontecem quinzenalmente, às terças-feiras.

Serviço

Papo SUS
Tema: Covid-19, fake news e o poder da ciência
Quando: terça-feira, 26 de janeiro
Horário: 19h
Convidado: divulgador científico, digital influencer e pós-doutor em Ecologia, Hugo Fernandes
Acesse em instagram.com/espceara

Vigilância Sanitária de Crato retoma ação educativa sobre os cuidados contra o coronavírus

Na manhã do último sábado (23), a equipe da Vigilância Sanitária do Crato, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, esteve no centro comercial do Crato com ação educativa junto à comerciantes e população. O objetivo foi reforçar que os cuidados de prevenção contra o coronavírus ainda estão em vigor e são essenciais para evitar novos casos de COVID-19 no município.

Foi um sábado atípico, sem muito movimento. “Verificamos se os lojistas estão disponibilizando álcool em gel e demais medidas de segurança contra o coronavírus, como o uso obrigatório da máscara e o distanciamento. A atitude de cada cidadão é imprescindível para diminuirmos a contaminação na nossa cidade”, comentou a técnica, Letícia Lima.

Os lojistas parabenizaram a ação da gestão municipal. “Muito boa a iniciativa. É importante que o poder público fique atento ao cumprimento das medidas”, afirmou Beto Coelho.

Médico responsável por lipoaspiração de Liliane Amorim é denunciado por negligência

Liliane Amorim, de 26 anos, passou por uma cirurgia estética em 9 de janeiro e sofreu complicações. Ela faleceu na manhã deste domingo (24).

O médico responsável pela cirurgia na digital influencer Liliane Amorim, que morreu por complicações ocasionadas pelo procedimento, foi denunciado à Polícia Civil pela família da jovem, neste domingo (24), por suposta negligência e imperícia na condução da lipoaspiração e do tratamento pós-cirúrgico da paciente.

A denúncia contra o médico Benjamim Alencar foi registrada pelo ex-companheiro da vítima, Bernadino Neto, em delegacia em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O caso foi registrado duas horas após o falecimento de Liliane. O G1 tenta contato com o médico responsável pela cirurgia desde quinta-feira (21), nos números de atendimento que ele possui no Ceará e no Rio de Janeiro, mas as ligações não são atendidas.

No boletim de ocorrência ao qual o G1 teve acesso, Bernadino Neto afirma que “acredita-se que houve imperícia, além de negligência, no pós-cirúrgico”.

Liliane passou por uma lipoaspiração em 9 de janeiro. Ela recebeu alta no dia seguinte, sentindo mal-estar, dores no abdômen e dificuldade para se alimentar. Com o agravamento das dores, ela se internou em um hospital privado em 15 de janeiro e passou por nova cirurgia. Ela morreu neste domingo (24), após agravamento da situação.

A digital influencer publicava nas redes sociais conteúdos voltados para viagens, moda e beleza, e reunia mais de 170 mil seguidores no Instagram. Ela tinha 26 anos e deixou um filho de seis anos, cujo pai é o autor da denúncia.

‘Tratada com desdém’

 

Liliane Amorim teve complicações após uma cirurgia estética em Juazeiro do Norte, no Ceará — Foto: Instagram/Reprodução
Liliane Amorim teve complicações após uma cirurgia estética em Juazeiro do Norte, no Ceará — Foto: Instagram/Reprodução

Conforme depoimento do denunciante à Polícia Civil, após a cirurgia, Liliane “era tratada com desdém, como se estivesse sendo fraca, ‘corpo mole'”.

Bernadino Neto disse aos policiais que se comunicou com o médico responsável pela cirurgia após o procedimento e, em um áudio enviado por aplicativo de mensagem, o cirurgião disse que “a condição da paciente seria fruto de sua postura, não de erro médico”.

Família da Influencer Liliane Amorim registra Boletim de Ocorrência para investigar morte após cirurgia de Lipoaspiração

Descrita como “guerreira” em nota sobre o comunicado sobre seu estado de saúde, Liliane Amorim, 26 anos, perdeu uma luta neste domingo (24). Ela estava internada em estado grave, mas morreu após sofrer complicações em uma lipoaspiração. A jovem, além da dor nos familiares, deixa um filho de seis anos.

Para a irmã Fabíola Amorim, a dor é “irreparável”. “A dor da perda é muito grande, por ela ser uma pessoa muito jovem. O flho que ela deixa, que vai crescer sem a mãe agora. É muito difícil”, lamentou.

Fabíola diz que a irmã estava sendo acompanhada por técnicos de enfermagem e uma pessoa responsável, que fazia as drenagens. O médico viajou no dia seguinte, mas deixou uma pessoa responsável para passar informações.

A paciente relatava dor e ânsia, e tudo era informado ao médico. O profissional, continua Fabíola, dizia que “a recuperação era difícil mesmo”. A irmã ressaltou que o médico disse não ser necessária uma nova hospitalização, pois a jovem seria exposta a mais um risco em razão da pandemia de Covid-19.

A profissional que acompanhou a jovem, segundo a irmã, dizia que Liliane “não estava colaborando” e a comparava a outros pacientes. Desde então, a influencer passou a guardar para si as reclamações, mas precisou ser levada ao hospital no quinto dia devido a dores intensas. “Ela falava, mas não foi ouvida”, relembrou a irmã em tom de lamentação.

A amiga Alicia Kamilo Pinheiro reforçou as palavras de Fabíola, dizendo que Liliane até se desculpava pelo que vinha sentindo. “Ela estava sentindo dor, inclusive, no dia anterior, tinha vomitado tudo o que tinha comido”. Ela acrescenta que o médico chegou a prescrever uma medicação por telefone, mas depois optou por um atendimento no hospital.

De acordo com Isabel Amorim, advogada da família, o translado do corpo e as medidas judiciais já estão sendo preparados. A família registrou um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o caso. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) dará seguimento às investigações sobre a morte da jovem.

Cuidados médicos

Liliane foi hospitalizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da Unimed no Centro de Juazeiro do Norte no dia 15 de janeiro, depois de passar por uma segunda cirurgia em razão de complicações em uma lipoaspiração. O procedimento estético foi feito no dia 9 deste mês, segundo a família, mas não foi conduzido na unidade.

A jovem teve uma melhora no quadro na última sexta-feira (22), conforme boletim médico, mas piorou no sábado (23) e precisou passar por uma cirurgia de emergência. A família diz que uma ultrassonografia constatou duas perfurações, nos intestinos grosso e delgado.

Fonte: Diário do Nordeste

Mais 33.200 doses de vacina chegam ao Ceará nesta segunda, diz Camilo

A remessa de Coronavac deve chegar às 14h10 vinda de São Paulo.

O governador do Ceará informou que mais 33.200 doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 vão chegar ao Ceará nesta segunda-feira (25).

“Bom dia a todos os meus irmãos e irmãs cearenses! Informo que mais 33.200 doses da vacina da Covid devem chegar hoje ao Ceará para reforçar nossa campanha de imunização nos municípios. No sábado já haviam chegado 72.500 doses e no começo da semana 218.000”, disse em mensagem nas redes socia.

A previsão é que esse 3º lote chegue às 14h10 vindo de São Paulo.

No domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria coma chinesa Sinovac. Logo após a aprovação, o governador Camilo Santana anunciou que a liberação do primeiro lote do imunizante chinês para o Ceará e o 1º lote de chegou ao estado na manhã de segunda.

Fonte: G1/Ceará 

Covid-19: mortes passam de 217 mil e casos somam 8,8 milhões no país

Boletim aponta 7,6 milhões de pacientes recuperados. Em 24 horas, foram registrados 592 óbitos

O total de pessoas que morrem de covid-19 desde o início da pandemia no Brasil chegou a 217.037, conforme balanço divulgado neste domingo (24) pelo Ministério da Saúde. Em 24 horas, foram registrados 592 óbitos e 28.323 casos confirmados por equipes de saúde. O número de pessoas infectadas no país subiu para 8.884.577.

Há, segundo a pasta, 973.770 casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde – um aumento de 11% em relação ao boletim anterior. Ainda de acordo com o boletim, o país soma 7.653.770 pacientes recuperados.

Estados

Na lista de estados com mais mortes por covid-19, São Paulo ocupa a primeira posição (51.502), seguido por Rio de Janeiro (28.833), Minas Gerais (14.279), Ceará (10.331) e Rio Grande do Sul (10.311). Já as unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Roraima, Acre, Amapá, Tocantins e Rondônia.

Em número de casos, São Paulo também lidera (1,69 milhão), seguido por Minas Gerais (690.853), Bahia (565.320), Santa Catarina (558.9075) e Rio Grande do Sul (528.045).

Fonte: AGÊNCIA BRASIL