Zé Ailton se reúne com prefeitos do Cariri Oeste para reativar associação dos municípios

Por Ronuery Rodrigues, News Cariri – Crato.

O Prefeito de Crato, Zé Ailton –PT, se reuniu com os prefeitos do Cariri Oeste, nesta quarta-feira(13), para discutir sobre a reativação da Associação dos Municípios do Cariri Oeste. Com a retomada da entidade a expectativa é que os municípios da região tenham mais representatividade junto aos governos estadual e federal.

Entre os prefeitos que participaram do encontro está o prefeito reeleito de Nova Olinda, Dr. Italo – PP. Ele comentou sobre a reunião,“A luta por um Cariri Oeste mais forte, unido e com mais avanços para nossa população está apenas começando”, escreveu em post numa rede social.

Zé Ailton que também foi reeleito nas eleições de 2020, destacou que a reativação da entidade proporcionará o fortalecimento de parcerias “A associação dos Prefeitos do Cariri Oeste será de fundamental importância para a troca de experiências e o fortalecimento de novas parcerias”, considerou o gestor.

O encontro contou ainda com a presença dos prefeitos: Antonio Filho – PDT (Antonina do Norte), Niza Costa – vice-prefeita (Assaré); João Luiz – PDT (Campos Sales), Deda Pereira –PDT (Farias Brito), Edson Veriato – PSOL (Potengi); Samuel Cidade- DEM (Santana do Cariri); Dodó de Neoclides –PROS ( Salitre) e Taiano – PDT (Tarrafas).

Brasil com mais de 60 mil novos casos e mais de mil óbitos pelo 2.º dia

O Brasil totaliza, neste momento, mais de 205 mil óbitos associados à Covid-19 e mais de 8,2 milhões de casos de infecção confirmados.

O Ministério da Saúde notificou nesta quarta-feira mais 60.899 casos de infecção pelo novo coronavírus, uma descida em relação à véspera (64.025), mas o segundo dia consecutivo acima dos 60 mil novos contágios confirmados em 24 horas.

O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 8.256.536, segundo o site do Ministério da Saúde.

As fatalidades associadas à doença também continuam muito altas, sendo notificados, pelo segundo dia consecutivo, mais de mil óbitos. São reportadas mais 1.274 mortes, quando no dia anterior foram notificadas 1.110.

O total de vítimas mortais acumuladas, por motivo do vírus SARS-CoV-2, é de 205.964.

Entre o total de casos positivos confirmados, 14.595.139 são considerados recuperados da doença, enquanto 1.447.380 permanecem sob acompanhamento médico.

São Paulo (1.577.119), Minas Gerais (611.152), Santa Catarina (529.289) e Bahia (518.955) são os estados que totalizam maior número de infecções. No último dia, os estados que notificaram mais casos foram São Paulo (15.275), Minas Gerais (8.319), Rio Grande do Sul (5.223), Rio de Janeiro (4.287), Santa Catarina (3.365) e Ceará (3.179).

Ainda de acordo com o site do Ministério, a taxa de incidência é agora de 98 mortes e 3.929 casos por cada 100 mil habitantes.

O Brasil, sublinhe-se, é o segundo país do mundo com mais mortes, sendo apenas superado pelos Estados Unidos (mais de 380 mil mortes), e o terceiro país do mundo com mais casos de infecção, sendo superado pelos Estados Unidos (mais de 22,8 milhões de casos) e pela Índia (mais de 10,5 milhões de casos).

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO 

Foragido da Bahia pretendia abrir clínica de estética em Iguatu para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

Uma vida de luxo e ostentação. Era assim que viviam o foragido da Justiça baiana Robson de Jesus (36), o “Robson Luxúria”, e sua companheira Rafaele Morgana da Silva de Jesus (30). Há três meses no Ceará, eles moravam em uma casa de alto padrão em um bairro nobre de Iguatu, município pertencente à Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado. Os planos do casal foram interrompidos ontem (12), quando, após uma ação integrada das Polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE) do Ceará, a dupla foi capturada.

Conforme o delegado Marcos Sandro, titular da Delegacia Regional de Iguatu e responsável pelas investigações, a dupla tentava se estabelecer no Ceará e tinha um plano ambicioso: montar uma clínica de estética em nome de Rafaele Morgana na cidade, conforme detalhamento do delegado. Por lá, eles lavariam o dinheiro oriundo do tráfico de drogas do coletivo criminoso no qual Robson é chefe na Bahia.

“Robson Luxúria” foi preso em casa, em uma mansão localizada no bairro Planalto, em Iguatu. Contra ele, existiam quatro mandados de prisão em aberto. Todos oriundos do Poder Judiciário da Bahia, onde as investigações apontam que ele é envolvido em cerca de 200 homicídios.

Os bens apreendidos com o casal fazem jus à forma como Robson de Jesus, ou “Robson Luxúria”, ficou conhecido. Entre os bens apreendidos estão 47 relógios importados, além de joias e aparelhos telefônicos de última geração. O veículo utilizado pelos suspeitos, uma Hilux cinza, foi comprada há 20 dias e o pagamento de R$ 210 mil foi feito à vista. Outro fato que chamou atenção dos policiais foi a quantidade de chips de celular apreendidos em poder do suspeito: 29 no total. Também foi apreendida uma adaga, que representa poder no grupo criminoso que ele chefia.

Ainda na noite de ontem, em um forte aparato de segurança, Robson foi transferido de Iguatu, por meio de uma aeronave da Coordenadoria de Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para um local – não divulgado por questão de segurança – onde permanecerá preso até que seja recambiado para Bahia.

A prisão

A ação foi realizada pela Polícia Civil (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Iguatu e o Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por intermédio do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

As equipes policiais chegaram ao esconderijo do foragido da Justiça após uma investigação que durou três meses. Robson foi capturado após os policiais localizarem o carro utilizado por ele e pela companheira para se deslocarem pelas ruas de Iguatu sem serem notados. O veículo foi interceptado pelos policiais. Nela estava a companheira do suspeito, que levou os policiais até a residência do casal. No local, Robson, que se apresentava no Ceará com um nome falso, foi rendido e preso.

Cerca de 28 milhões de pessoas em 46 países foram vacinadas, diz OMS

População imunizada até agora representa 0,3% do total mundial, longe do mínimo de 70% para alcançar a imunidade de grupo

Cerca de 28 milhões de pessoas já se vacinaram contra a covid-19 em 46 países, destacou nesta quarta-feira (13) o diretor de Emergências Sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan.

Em redes sociais, Ryan afirmou que cinco vacinas diferentes estão sendo usadas nessas campanhas: a desenvolvida por Pfizer e BioNTech, a da Moderna, a elaborada por Universidade de Oxford/AstraZeneca, a Sputnik V e a da Sinovac.

Ryan disse que apenas um dos 46 países que já iniciaram a vacinação pertence ao grupo de subdesenvolvidos (Guiné, que usa a vacina russa Sputnik V), motivo pelo qual voltou a pedir mais solidariedade aos países mais ricos.

“Há populações que querem e necessitam vacinas, mas não as conseguirão a menos que comecemos a compartilhar melhor”, destacou Ryan, pedindo doações dos países com grandes estoques de doses.

“Ao menos, deveríamos poder vacinar (nos países mais pobres) os trabalhadores sanitários e os mais vulneráveis”, comentou, lembrando que a OMS criou o programa Covax para levar doses a países em desenvolvimento para que a imunização não se limite aos mais ricos.

A população vacinada até agora representa 0,3% do total mundial, longe do mínimo de 70% que os cientistas acreditam ser necessário para conseguir certa imunidade de grupo.

Também é preciso levar em conta que entre os 28 milhões de vacinados há pessoas que só receberam até o momento uma das doses necessárias.

Países que mais vacinaram

Segundo os serviços de saúde nacionais, os países que mais vacinaram até agora são EUA e China (cerca de 9 milhões de pessoas cada), seguidos pelo Reino Unido (2,8 milhões).

Em seguida, com 1,9 milhão, está Israel, com o maior número de vacinações por habitante, já que cerca de um quinto da população teria recebido ao menos uma dose da vacina.

A lista continua com a Itália, com mais de 800 mil vacinados, Alemanha, com cerca de 700 mil, e Espanha, com 500 mil, de acordo com estatísticas dos respectivos ministérios da Saúde.

Situação no Brasil

O Brasil deve começar a sua campanha de vacinação ainda no mês de janeiro, mas ainda não há um calendário oficial.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu nesta quarta-feira (13) que serão distribuídas 8 milhões de doses desenvolvidas pela Universidade de Oxford/AstraZenca e pelo Instituto Butantan/Sinovac. O país ainda receberá nos próximos dias um lote de 2 milhões de doses produzidas pela AstraZenca que serão trazidas da Índia.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) marcou para domingo (17) a reunião da Diretoria Colegiada para dar os pareceres sobre os pedidos de uso emergencial das vacinas.

Fonte: R7

Camilo e Fiec buscam alternativa para evitar fechamento da Troller

Ford, que comprou a marca cearense Troller, anunciou no início da semana o fim da produção de veículos no Brasil.

O governador do Ceará, Camilo Santana, se reuniu nesta quarta-feira (13) com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Governo Federal para discutir alternativas para evitar o fechamento da Troller no Ceará. A unidade fica em Horizonte, na Grande Fortaleza, e tem 470 empregados e colaboradores, segundo a montadora.

“Vamos fazer todos os esforços necessários para manter a fábrica em funcionamento em nosso estado e, principalmente, garantir a manutenção dos empregos”, declarou em suas redes sociais.

Participaram da reunião e secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Ene; o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Maia Junior.

Fonte: G1/Ceará 

Ministério Público abre investigação contra agência bancária de Mauriti após denúncias de idosos

O Ministério Público do Ceará determinou uma série de medidas para apurar a formação de filas e o desrespeito ao Estatuto do Idoso em agência bancária do município de Mauriti. A recomendação foi definida a partir de reclamações feitas em rede social, com fotos e informações que mostravam idosos aguardando desde às 5 horas da manhã serem atendidos na agência do Bradesco de Mauriti.

Entre as medidas estipuladas pela Promotoria de Justiça de Mauriti estão a instauração de notícia de fato com tramitação por 30 dias para apurar a situação, bem como o encaminhamento da recomendação a todas as agências bancárias que fazem atendimento ao público no município.

Além disso, o órgão ministerial determina que o Bradesco informe, por inscrito, os procedimentos adotados para atender os clientes, sobretudo no que diz respeito aos idosos. O banco também deve manifestar-se a respeito das denúncias de que idosos se aglomeram em longas filas na parte externa da agência, a partir de 5 horas da manhã, para receber apenas 25 senhas de atendimento. Sobre essa manifestação, a Promotoria de Mauriti estabeleceu prazo de 10 dias.

WhatsApp testa recurso que permite armazenar conversas para ler depois

Além das mudanças na política de privacidade, o WhatsApp trabalha em novos recursos que devem chegar em breve para todos os usuários, incluindo uma funcionalidade que permite armazenar conversas do WhatsApp para ler depois. A novidade mais recente foi encontrada na versão beta para Android, identificada por 2.21.2.2.

O novo recurso visto é o Read Later (algo como ‘Ler mais tarde’ em tradução live). Trata-se de uma versão avançada da funcionalidade para arquivar conversas.

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Messagem exibid dentro da função explica que seu objetivo é o de reduzir interrupções. Foto: WABetaInfo

Com a novidade que permite armazenar conversas do WhatsApp para ler mais tarde, quando um chat for movido, o usuário deixará de receber notificações. Isso porque eles serão silenciados automaticamente para reduzir interrupções.

Anteriormente, quando uma conversa era arquivada, ela continuava ali apenas enquanto novas mensagens não eram recebidas. Caso isso acontecesse, o chat voltava a aparecer entre os outros bate-papos.

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Conversas movidas para a pasta poderão ser visualizadas logo acima das conversas. Foto: WaBetaInfo

O recurso, além de ser encontrado no topo das conversas – a funcionalidade original ficava na parte de baixo -, tem o objetivo de agrupar chats que devem ser respondidas em outro momento.

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Será possível definir se o modelo atual será utilizado ou se os chats sairão da pasta a cada nova mensagem. Foto: WABetaInfo

Quando a funcionalidade estiver disponível para todos, o usuário poderá escolher se deseja se manter com a novidade ou trocar pela opção de arquivamento padrão. Isso poderá ser feito a partir das configurações de conversas dentro do WhatsApp.

Apesar do recurso de armazenar conversas do WhatsApp ter sido encontrada em testes da versão beta do mensageiro, ainda não há informações de quando estará disponível para todos os usuários do aplicativo. No entanto, considerando o histórico da empresa, pode ser que isso aconteça em breve.

Aplicativo mais usado no Brasil

O WhatsApp é o aplicativo mais popular entre os brasileiros. A conclusão é de um estudo feito pelo site Mobile Time em parceria com a empresa Opinion Box. Para o levantamento, foram entrevistados 2.003 brasileiros entre os dias 6 e 23 de novembro de 2020.

De acordo com a pesquisa, o WhatsApp é o que mais consome o dia a dia das pessoas. Mesmo assim, a briga foi boa: enquanto ele atingiu 29%, o Instagram teve 24% e o Facebook, 20%. YouTube, Netflix e o jogo “Free Fire” também apareceram na lista.

Além disso, o WhatsApp foi citado como a ferramenta que os participantes da pesquisa mais abrem ao longo de 24 horas. E aqui ele ganhou com folga: 54%. E, de novo, foi seguido pelo Instagram, com 14%, e pelo Facebook, com 11%.

Fonte: Olhardigital

Avião para buscar 2 milhões de doses de vacina na Índia decola nesta quarta, diz Pazuello

As doses são da vacina de Oxford, importadas do laboratório Serum. No dia 2 de janeiro, a Anvisa aprovou um pedido feito pela Fiocruz para importação excepcional da remessa.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o avião para buscar as duas milhões de doses da vacina contra a Covid-19 decola nesta quarta-feira (13) para a Índia. O imunizante é desenvolvido pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. As doses são do laboratório Serum.

No dia 2 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um pedido feito pela Fiocruz para importação das duas milhões de doses da vacina.

Segundo Pazuello, as doses devem chegar no Brasil no dia 16 de janeiro. “É o tempo de viajar, apanhar e trazer, já está com documento de importação pronto […]. Então quando nós tivermos a posição da Anvisa, temos material distribuir e temos capacidade para vacinar no país todo”, disse.

 

A Fiocruz entregou na sexta-feira (8) o pedido de uso emergencial da vacina à Anvisa. Na terça (12), a agência disse que a reunião para definir a autorização emergencial das vacinas está prevista para domingo (17).

De acordo com o ministro, ainda em janeiro, a partir de liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo terá 8 milhões de doses para vacinar a população. Serão 6 milhões de doses do Butantan, produzida em parceria com o laboratório Sinovac, e essas duas milhões de doses da vacina de Oxford importadas da Índia.

Pazuello afirmou ainda que vai levar de 3 a 4 dias para iniciar a distribuição do imunizante ao estados após a aprovação da agência.

“A Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Se se a Avisa se alongar, para o dia 21 ou 22, botem os números pra frente, mas é janeiro [que começa a vacinação]”, afirmou.

Visita a Manaus

 

O ministro está desde o começo desta semana em Manaus (AM) para acompanhar as ações de enfretamento à nova onda da Covid-19. A média móvel de mortes no estado nos últimos sete dias subiu 217% no Amazonas – maior alta do país, segundo o consórcio de veículos de imprensa. Mais de 5,6 mil pessoas morreram vítima da doença no estado desde o início da pandemia.

Além disso, janeiro já é o mês com o maior número de novas internações por Covid-19 em unidades de saúde de Manaus. O número de novos pacientes internados na capital em apenas 12 dias já superou o total do mês de abril de 2020, que tinha o maior registro desde o início da pandemia.

O risco de colapso no sistema de saúde e funerário, obrigou a prefeitura preparar novas áreas para enterrar as vítimas da doença em um dos cemitérios da capital egavetas foram construídas para novos sepultamentos.

Fonte: G1

Projeto Acalentar: videochamadas no HIAS aproximam pacientes e familiares

Segundo famílias, momento de ligação é emocionante e traz mais confiança

Reduzir distâncias e trazer conforto e humanização para o processo de internamento infantil para pacientes estão entre os principais objetivos do Projeto Acalentar. A ação, que surgiu no início da pandemia para internados na Unidade de Tratamento Intensivo 3 do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede pública da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), se consolidou e se transformou em projeto na unidade. Realizado por uma equipe multiprofissional, a iniciativa, que também traz benefícios para os profissionais, inclui psicólogos, assistente social e médica pediatra.

Atualmente, além da UTI 3, o serviço de videochamadas também é utilizado nas UTIs 1 e 2, na Unidade de Pacientes Especiais (UPE) e pelo serviço de Cuidados Paliativos do hospital. Ao todo, já foram realizadas mais de 100 encontros virtuais.

De acordo com a pediatra Cinara Carneiro, uma das autoras do projeto, além de trazer benefícios para as crianças internadas e as famílias, a proposta também se mostrou muito importante para os profissionais das unidades. “No momento que desenhamos esse projeto, a gente trouxe esse acalento para essas crianças e pra gente também. Foi uma forma de voltar ao contato que a gente costumeiramente tinha com a família, ter uma sensação maior de que os cuidadores estão compreendendo bem as informações sobre o tratamento que está sendo realizado”, explica a pediatra.

“Tirar o ventilador [mecânico] do paciente já é uma conquista, mas permitir que a família veja esse sucesso é o ponto alto do plantão da gente. E tenho certeza que não é só minha impressão”, continua a médica, que atua na UTI 3.

Projeto

Participam das videochamadas pacientes que tenham capacidade de comunicação verbal efetiva. As visitas virtuais ocorrem duas vezes por semana, com duração de cinco minutos, e são mediadas por profissionais da psicologia que também estarão disponíveis para acolhimento psicológico do paciente e das famílias durante as visitas.

Uma das beneficiadas foi Samyra Soares, de 17 anos, que chegou a passar 12 dias internada na UTI 3 em junho de 2020. De acordo com a mãe da adolescente, Eurisledenia Santos, poder ver a filha, ainda que por meio de uma tela, deu muita confiança. “Ela é filha única, e esses 12 dias foram uma eternidade. Foi uma emoção muito grande não só para mim como para toda a minha família. Ver ela hoje bem é maravilhoso”, comemora.

“Este momento da videochamada é um momento de muito acalento porque, assim que um paciente acorda, a primeira coisa que essa criança busca são as pessoas de confiança e do convívio dela”, afirma Bruna Fonteles, psicóloga do Centro de Emergência do Hias.

Assim como Cinara, Bruna também considera que este é também um acalento para a equipe profissional. “A rotina de uma UTI é muito focada em procedimento, muito técnica, então esse momento traz sempre muita alegria e emoção”, observa.

Também fazem parte do grupo criador do projeto a assistente social Saionara Pereira e a psicóloga residente em pediatria Vanilla Oliveira.

Suporte para tablet sustentável facilita comunicação

Em ação conjunta com a equipe multiprofissional, ainda no ano passado, foi implantado o uso de um suporte para tablet sustentável feito com canos de PVC e plástico, de fácil montagem e limpeza, facilitando o uso para pacientes com dificuldades de manipulação de objetos ou de mobilidade.

“Nem toda criança consegue sentar ou gosta de fazer a videochamada deitado. Então, fizemos de uma forma que a criança conseguisse utilizar o tablet na posição que ela estivesse mais confortável”, explica a terapeuta ocupacional Moniky Lopes, criadora do suporte.

O material utilizado para a confecção de seis dispositivos foi conseguido por meio de doações das próprias equipes das unidades.

Inscrições para Curso de Operador Aerotático da Ciopaer encerra quinta-feira (14)

Encerra nesta quinta-feira, 14, as inscrições para o Curso de Operador Aerotático (COAT/2021), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará. Os interessados deverão comparecer à Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Base Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá) com a ficha de inscrição e a documentação estabelecida no edital, em horário de expediente. O processo seletivo conta ainda com apresentação de atestado médico/exames e teste de aptidão física.

O curso terá uma carga horária de 428 horas/aula e previsão de início no dia 15 de março. São ofertadas 55 vagas para o Curso, sendo duas para oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (sexo masculino); uma para oficial da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (sexo feminino); 37 para servidores estaduais do Ceará da carreira de Praça da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, Inspetores e Escrivães da Polícia Civil (sexo masculino); cinco para servidores estaduais do Ceará da carreira de praça da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, Inspetores e Escrivães da Polícia Civil do sexo feminino; cinco para servidores estaduais do Ceará da carreira de praça da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, Inspetores e Escrivães da Polícia Civil lotados na Ciopaer e cinco para servidores das organizações coirmãs de outras unidades da Federação que operam no âmbito da aviação de segurança pública e/ou atividades correlatas (Polícias Militares e Civis, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas).

Este treinamento visa habilitar profissionais de segurança pública para servir na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

As fichas de inscrição, requisitos para curso, relação de documentos, exames médicos, cronograma de atividade e demais informações estão disponíveis no Edital (baixe aqui).

Confira o cronograma de atividades:

Período de Inscrições: até o dia 14/01/2021
Apresentação do Atestado Médico e Exames: 04 e 05/02/2021
Teste de Aptidão Física (TAF): 22 a 27/02/2021
Resultado Final da Seleção: 08/03/2021
Previsão de início do curso: 15/03/2021

Mais informações:
Telefone (85) 3101.3790 / Email: ciopaer.ceara@gmail.com

Prefeito de Potengi diz que recebeu Hospital Municipal ”acabado”

O prefeito da cidade de Potengi-CE, Edson Veriato (PSOL), postou um vídeo em suas redes sociais mostrando a realidade de diversos equipamentos públicos entregues pela antiga administração no dia 1º de Janeiro de 2021. Segundo o novo gestor do município, a situação é de ”dar agonia”.

Ao visitar o prédio da Unidade Mista de Saúde (Hospital Municipal de Potengi),  acompanhado do Secretário de Saúde do município e a nova diretora do hospital, para mostrar a realidade em que se encontram, o prefeito postou em suas redes sociais o lamento pela precariedade do equipamento. ”Ver a situação da Unidade Mista onde nosso povo estava sendo atendido me dá agonia. Já sabíamos que teríamos que organizar a casa, mas só agora, tivemos como saber o quanto estava acabado”, disse.

Segundo a diretora do hospital, a atual gestão recebeu todas as ambulâncias sem gasolina e grande parte delas no conserto em oficina mecânica. ”Encontramos a saúde sucateada”, disse. Ainda segundo a diretora, todo o almoxarifado do hospital contendo alimentos e medicamentos estavam vazios. Ela informou no vídeo que as medidas cabíveis estão sendo tomadas para a reposição, o mais rápido possível, dos medicamentos.

No vídeo ainda são expostos problemas nas estruturas prediais, sistema de abastecimento de água no hospital e estrutura física para alocação de pacientes.