Força-tarefa inicia limpeza do lixo acumulado em Juazeiro do Norte

Ciente de todos os casos de acúmulo de lixo que vem sendo relatados pelos moradores de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), informa, que vem notificando a empresa responsável pela prestação desse serviço. O objetivo é assegurar que todos os locais sejam limpos em tempo hábil, prezando pela máxima agilidade possível.

A Secretaria já iniciou os processos de limpeza. Durante esta tarde, servidores da empresa contratada realizaram a limpeza dos entulhos que estavam dificultando o tráfego de pedestres e automóveis, a ação aconteceu na Rua Francisco Bispo, localizada no Bairro Santo Antônio. A limpeza ocorreu de modo prático, afim de assegurar que os moradores sejam rapidamente devolvidos ao seu contexto de normalidade.

Acrescenta-se, com relação a empresa contratada, que ela teve o vínculo estendido por seis meses, ainda durante a gestão passada. Portanto, ao menos inicialmente ela seguirá prestando o serviço de limpeza. Todavia, indica-se que a Secretaria vem analisando todo o contexto e a situação que envolve a empresa em questão.

A Semasp salienta, ainda, que seguirá buscando atender todas as demandas que vêm sendo encaminhadas à pasta.

Hospital de Campanha será reaberto em Juazeiro do Norte, diz secretária

A nova Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim, anunciou nesta terça-feira (05) que o hospital de campanha do município deve ser reaberto nos próximos dias. A informação foi revelada durante entrevista ao programa Bom dia Ceará, da TV Verdes Mares.

“Estamos fazendo as cotações e avaliando preços para conseguirmos uma estrutura boa e menos onerosa”, disse a titular da pasta. O número de leitos deve ser mantido: 86.

A Secretária ainda afirmou que a prefeitura fará aquisição de mais testes rápidos, mas não detalhou a quantidade ou prazo. “Vamos descentralizar a oferta. O teste vai estar disponível também nas UBSs”, disse.

 

Anunciado novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio do secretário Sandro Caron, informa mudança no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Assume o Comando Geral da Corporação, o coronel Ronaldo Roque de Araújo, que exercia a função de diretor de Planejamento e Gestão Interna do CBMCE. O oficial passa a comandar o Corpo de Bombeiros após a saída do coronel Luís Eduardo Soares de Holanda. A SSPDS agradece ao coronel Luís Eduardo Holanda pelo trabalho realizado e deseja sucesso ao novo comandante na missão.

Perfil do novo comandante

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e graduado em Administração de Empresa, com habilitação em Administração Pública, também pela Uece, o coronel Ronaldo Roque também é oficial formado pela Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal (DF).

Dentre as funções desempenhadas no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, ele já foi coordenador Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), coordenador Financeiro do CBMCE, coordenador adjunto da Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (Comalp) e diretor financeiro do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz.

Ele exercia a função de diretor de Planejamento e Gestão Interna do CBMCE, até ser convidado a assumir o maior posto da Corporação

Detran-CE divulga resultado da Operação de Fim de ano 2020

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará encerrou, domingo (3), mais uma Operação Fim de Ano realizada nas rodovias estaduais e na orla marítima do estado. As estradas com maior fluxo de veículos nesse período, como as CEs 040, 025 e 085 receberam reforço e a volta do feriado prolongado não apresentou congestionamentos.

Este ano, com a intensificação da fiscalização na orla marítima, visando coibir o tráfego de veículos na faixa de areia, foram registradas 113 infrações que, somadas às 105 já registradas no feriado de Natal, totalizaram 218 veículos autuados por trafegar em área proibida. Não foi registrado nenhum acidente envolvendo banhistas nem veículos trafegando na praia.

Já nas rodovias estaduais, os agentes do Detran-CE lavraram 650 infrações no período de 30/12 a 03/01. A principal delas foi conduzir motocicleta sem capacete, com 277 autos realizados.

Quando o assunto é recolhimento de animais para evitar acidentes, as 13 equipes do Detran-CE, que percorrem de domingo a domingo toda a malha viária do Ceará, resgataram 81 animais, sendo 46 deles jumentos, somente no período de 31/12 a 03/01. No feriado de Natal deste ano (24 a 27 de dezembro), as equipes recolheram 35 animais que, uma vez soltos nas margens das estradas, poderiam ocasionar acidentes graves.

Abertas as inscrições para manifestação de interesse do Projeto São José IV

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) passa a receber a partir desta terça-feira (5), de maneira virtual e gratuita (através do endereço eletrônico www.sda.ce.gov.br/projeto-sao-jose-iv), os cadastros de manifestação de interesse referentes ao edital 02/2020 do Projeto São José IV. Voltado para a implantação de sistemas de abastecimento de água em todo o Ceará, o sistema recepcionará os pleitos até 4 de fevereiro.

As ações de acesso a água previstas no Projeto São José IV tem por finalidade contribuir com os esforços implementados pelo estado para a universalização do acesso a serviços hídricos, investindo em sistemas de abastecimento de água para consumo humano em comunidades rurais priorizadas que estejam sujeitas aos maiores riscos climáticos, com foco na sustentabilidade e resiliência da prestação de serviço.

De acordo com o edital, nesta etapa serão selecionadas 50 entidades classificadas conforme critérios de elegibilidade e priorização, como: Índice Municipal de Alerta (IMA), maior número de famílias beneficiadas e susceptibilidade à desertificação, respectivamente. Os critérios de desempate incluem o proponente contar com a participação de mulheres na direção, representar povos e comunidades tradicionais, quanto ao número de cisternas implantadas na comunidade rural e um maior tempo de constituição da OSCs.

O resultado final será divulgado no dia 23 de março.

Crato tem R$ 7 milhões para comprar vacinas, diz Zé Aílton Brasil

“Estarei na luta para que nos próximos dias possamos contar com a vacina”, diz Zé Aílton.

Ao tomar posse para novo mandato como prefeito de Crato, Zé Aílton Brasil (PT) garantiu que o Município dispõe de “mais de R$ 7 milhões” para compra de vacinas contra a covid-19.

“Continuamos nessa luta, nesse enfrentamento, na esperança de que este ano possamos vencer esse grande desafio. Estarei na luta para que nos próximos dias possamos contar com a vacina para trazer a imunização do nosso povo”, disse Zé Aílton.

O recurso faz parte de verbas repassadas pelo Governo Federal para combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo o gestor reeleito, a Prefeitura mantém constante diálogo com a Secretaria de Saúde do Ceará para comprar o imunizante assim que estiver disponível.

Fonte: Jornal do Cariri