Ceará chega a 258 equipamentos voltados para o desenvolvimento infantil no Estado com entrega de praça em Icó

Publicidade

O Ceará inaugurou sua 21ª Praça Mais Infância nesta sexta-feira (4), após a entrega do equipamento no município de Icó. A vice-governadora, Izolda Cela, comandou o evento virtual, que contou com a participação da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

Com os equipamentos entregues nesta sexta-feira, o Governo do Ceará já soma um total de 258 equipamentos voltados para o desenvolvimento infantil em todo o Estado por meio do Programa Mais Infância Ceará, dos quais 21 são Praças Mais Infância. O Estado também possui 125 brinquedopraças, 54 Centros de Educação Infantil, 35 brinquedocreches, 19 Núcleos de Estimulação Precoce, duas estações do Praia Acessível, um Espaço Mais Infância e uma fábrica do Mais Nutrição.

Com um investimento total de R$ 943.846,91 mil, a Praça Mais Infância de Icó tem uma área total de 2.959,40 m², e é composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito.

Para Izolda Cela, o Governo do Ceará está no caminho certo ao investir em políticas públicas que melhoram a vida dos cearenses. “Um dos equipamentos que mais nos enche de alegria e de esperança são praças como essas, que sabemos que vai melhorar a vida dos cearenses”, ressaltou a vice-governadora, que informou também que eventos como esses estão sendo feitos de forma virtual para respeitar os protocolos sanitários e para não aglomerar.

“Um dos objetivos do Programa Mais Infância e de equipamentos como esse é de fortalecer o vínculo da criança com a família, e da família com a comunidade. Icó conta agora com um espaço completo para o lazer de todos, com brinquedos, quadra de esportes, academia ao ar livre e muito mais, nos quais poderão ser realizadas atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer, ampliando as dimensões coletivas favoráveis ao crescimento saudável”, listou a primeira-dama, Onélia Santana.

A construção da Praça Mais Infância acontece através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). A edificação de espaços desse tipo está dentro do pilar “Tempo de Brincar”, do Programa Mais Infância Ceará, que visa o desenvolvimento infantil focado na ampliação de ambientes de convivência do idoso e comunidade, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias e a evolução integral das crianças.

Socorro França ressaltou como as ações do Estado, por meio de obras como essas, melhoram a convivência geral da comunidade. “É brincando que se aprende, porém essa praça promove ainda a interação da família, e eu faço aqui um pedido ao povo de Icó. É necessário que se cuide dos equipamentos, que tenham todo o zelo por essa praça, que agora pertence a comunidade”, disse a secretária.

O Estado vai entregar um total de 33 Praças Mais Infância no Ceará, dessas 21 já estão em funcionamento; outras 13 ainda serão entregues pelo Governo do Ceará. Estiveram presentes também o deputado Federal Mauro Filho, e o deputado estadual, Oriel Nunes.

Publicidade

Leia também