LOGO-NEWS-CARIRI

Complexo poliesportivo garantirá mais oportunidades para crianças e jovens do Tancredo Neves

Publicidade

No local foram construídas uma areninha, duas quadras de futsal, uma de areia e receberá a Praça Mais Infância

“Mais do que fazer jogador profissional de futebol o que a gente busca fazer aqui são homens”. A filosofia é do treinador Juca do Tancredo, que assim como Carlinhos do Cotan (Comunidade do Tancredo) toca um projeto que garante acesso de crianças e adolescentes ao mundo do esporte. Os treinadores comemoraram nesta sexta-feira, 20, a inauguração do Complexo Poliesportivo do Tancredo Neves, em Fortaleza.

Nesta manhã o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio estiveram no local fazendo a entrega do espaço que recebeu a 181ª Areninha no Estado. Hoje são 116 no interior e 65 na Capital. “Aqui vai ser todo urbanizado, com paisagismo e pista para a população fazer caminhada. Será uma espécie de Adahil Barreto”, disse o governador fazendo referência ao Parque Estadual Adahil Barreto, também situado na área do Parque do Cocó. “É mais um espaço importante para a comunidade do Tancredo Neves, que reivindicou muito e hoje estamos entregando nessa parceria com a Prefeitura, a primeira etapa dessa obra”.

Camilo Santana ressaltou a importância de a comunidade ocupar os espaços públicos que estão sendo iluminados e urbanizados. “Ações como esta de hoje valorizam cada vez mais o espaço importante que temos aqui em Fortaleza que é o Parque do Cocó”. Além da Areninha, também foram entregues uma quadra poliesportiva, duas quadras de futsal e uma quadra de areia. O investimento total da obra foi de R$ 2.033.530,92. Na mesma ocasião foi dada a Ordem de Serviço para a construção da Praça Mais Infância, a ser implantada, no mesmo complexo do Conjunto Tancredo Neves, que deve receber investimento de R$ 767.318,96.

O complexo poliesportivo, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio, mais do que uma obra física, representa um presente muito valioso para Fortaleza. “É uma área de lazer super qualificada, que vai dar acesso e inclusão ao esporte, a um espaço público para moradores de todas as idades aqui do Tancredo Neves. Mas em especial, vai servir para ocupar a mente e o corpo da juventude e da criançada”.

Ainda conforme ressaltou o prefeito de Fortaleza, essa é uma das apostas que Governo do Ceará e Prefeitura têm feito na perspectiva de prevenir a violência e criar cultura de paz. Roberto Cláudio também destacou a importância ambiental do complexo. “Proteger um parque de mais de 1500 hectares como o Cocó é um grande desafio para qualquer Nação no mundo e uma das formas de zelar é ocupar e qualificar as margens desse patrimônio ambiental com espaços de lazer para que a população possa tornar aquilo seu, fazer uso e cuidar do espaço de grande valor ambiental”.

Oportunidade que multiplica

Somadas, as escolinhas de futebol do Juca e do Carlinhos abrigam quase 250 futuros atletas, entre meninos e meninas. O orgulho dos treinadores é serem responsáveis pelo início de carreira de diversos jogadores e jogadoras que hoje atuam até fora do país. Se antes o retângulo de terra batida onde 22 pessoas ocupavam o espaço pequeno de campo society dava bons frutos, agora o “céu é o limite”, como bem diz Carlinhos, comemorando a inauguração na manhã desta sexta-feira. “Nosso trabalho será ainda mais valorizado e ampliado na comunidade”, avalia Carlinhos, da Comunidade do Tancredo (Cotan). “Procuramos educar os meninos e afastá-los da criminalidade. Esse é o nosso trabalho. Tínhamos um campo pequeno e quando falaram que íamos ganhar uma areninha nós explicamos que precisávamos de um campo de onze e fomos contemplados com essa ‘arenona’ que melhora tudo e faz a gente acreditar que virá ainda mais menino e menina jogar futebol”, disse Juca.

Participaram da entrega do complexo o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno; o deputado estadual Acrísio Sena; a vereadora de Fortaleza Larissa Gaspar; Ciro Lima, secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza; Paulo Lira, gestor do Parque do Cocó e lideranças locais, como a aposentada Raimundinha, carinhosamente conhecida no bairro como dona Mundinha.

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas