Juazeiro do Norte atinge marca de 45 mil testes de covid-19 já realizados na população

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informou que mais de 45 mil testes de covid-19 já foram realizados na população do município. Ainda segundo a pasta, os exames seguem sendo ofertados diariamente na Unidade Sentinela, das 7h às 22h, e por agendamento, nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. 

Tanto nas UBS como na Unidade Sentinela, é feita uma triagem para identificar se os pacientes se enquadram nos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde para realização do teste rápido, que são estar apresentando os sintomas da Covid-19 há pelo menos oito dias ou ter tido contato intradomiciliar com um caso confirmado.

Em cada UBS, foram estabelecidos dias e horários específicos para realização dos testes, de acordo com a demanda existente, para que não haja interferência nos demais tipos de atendimentos que são realizados nesses locais.

A orientação da Secretaria da Saúde é de que, ao apresentar sintomas da Covid-19, como febre, tosse seca e cansaço, deve-se procurar atendimento nas Unidades, para acompanhamento pelos profissionais de saúde, a fim de evitar a evolução para um possível quadro grave da doença.

Governo do Ceará vai comprar Leonardo Da Vinci e transformar a unidade em hospital público permanente

O equipamento vai integrar a rede estadual de saúde e ajudar a reduzir a fila de espera para cirurgias eletivas. A estimativa é realizar cinco mil até o primeiro trimestre do próximo ano

O governador Camilo Santana comunicou, nesta quinta-feira (26), que o Hospital Leonardo Da Vinci será adquirido pelo Governo do Ceará junto à iniciativa privada e passará a integrar a rede pública estadual de saúde de forma permanente. Com capacidade para funcionar até 230 leitos, o equipamento vai contribuir para reduzir a fila de cirurgias eletivas, com previsão para 800 procedimentos mensais.

A aquisição foi comemorada por Camilo Santana, que vê na novidade a possibilidade de ofertar mais serviços de saúde à população. “O Estado vai adquirir para ser mais um equipamento a prestar serviço na área da saúde ao povo cearense. Esse hospital tem capacidade para 230 leitos, sendo 30 de UTI e o restante de enfermaria. Nossa meta é zerar as filas de cirurgias eletivas nos próximos seis meses”, destacou o governador.

No início da pandemia do Coronavírus, a unidade foi requisitada à iniciativa privada para ser cedida ao Estado e se somar aos equipamentos de saúde no tratamento de pacientes com Covid-19. “No pico da pandemia, o hospital chegou a ter 150 leitos de UTI exclusivamente para atender pacientes com Covid-19. Foi um hospital que salvou muitas vidas e deu uma retaguarda importante nesse enfrentamento da pandemia no Ceará”, lembrou Camilo.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou a importância de investimentos públicos na área. “A gente precisa celebrar cada investimento feito na saúde. Vai permitir mais oportunidade de internação clínica de qualidade. De todos os investimentos sociais, aqueles que mais aliviam a dor, a angustia e mais alcançam as pessoas que precisam, são os feitos no SUS. Mais de 80% da nossa população é usuária do Sistema Único de Saúde”, comentou o gestor municipal.

Aproveitando o investimento

A unidade de saúde foi uma das primeiras a se tornar exclusiva para o atendimento de pacientes com Covid-19 no Ceará. De propriedade particular, até então, o hospital foi requisitado em março deste ano pelo Estado para ampliar a oferta de leitos público no tratamento da doença. O equipamento estava fechado e foi todo adaptado pelo Governo do Ceará para a situação de emergência. O Leonardo Da Vinci chegou a contar com 216 leitos, sendo 150 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 813 profissionais de diferentes áreas atuando multidisciplinarmente.

O titular da Secretaria da Saúde (Sesa), Dr. Cabeto, citou investimentos importantes feitos para combater a pandemia e que hoje servem à população de outra maneira, mas com a mesma finalidade: ofertar serviços de saúde. “Nossos investimentos na Covid-19 todos estão sendo bem aproveitados. Temos 20 cidades do Interior onde o Estado aportou recursos para ampliar o atendimento de terapia intensiva que estão mantidos”, afirmou o secretário.

Atualmente, 34 leitos permanecem exclusivos para atendimento à Covid-19, sendo 24 de enfermaria e 10 de UTI. A unidade tem capacidade para reativar os 150 leitos, dependendo da demanda. Desde 13 de outubro que o hospital passou a realizar cirurgias eletivas. Por mês, a expectativa é que ocorram cerca de 800 procedimentos nas áreas de ortopedia, otorrinonaringologia, urologia e cirurgia geral. Para esses novos serviços, o Hospital vai contar com 195 leitos, entre enfermaria e UTI, e também com nove salas de cirurgias. “O hospital tem como meta a realização de cinco mil cirurgias até o primeiro trimestre do ano que vem. Com isso, a gente espera reduzir essa aflição”, pontuou Dr. Cabeto.

População reclama de sujeira nas ruas de Juazeiro do Norte

Quase uma semana após o fim da paralisação dos garis em Juazeiro do Norte, a população se queixa de montanhas de lixo acumuladas em logradouros públicos do município. Imagens enviaras para a redação do NEWS CARIRI mostram uma monta de detritos em várias ruas da cidade. A maioria das reclamações vem dos moradores do bairro São José, especialmente dos que residem nas ruas adjacentes ao Atacadão.

Apesar das reclamações, a MXM – empresa responsável pela limpeza pública – garante que os funcionários estão atuando pontualmente conforme a escala estabelecida pela própria organização para garantir a conservação e limpeza das vias.

Suspeito no envolvimento na morte de dentista em Jaguaruana é preso, no Ceará

Um suspeito de participar da morte do dentista Lázaro Teles Felinto, de 29 anos, em Jaguaruana, foi preso de forma preventiva nesta quinta-feira (26). O dentista se envolveu em uma discussão e foi agredido em 15 de novembro na Avenida Simão de Góis, no Bairro Centro. Ele foi socorrido e levado a uma unidade de saúde para receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no sábado (21).

No mesmo dia da morte, moradores realizaram uma manifestação, em homenagem ao dentista. A homenagem reuniu pessoas a pé e em motos, na mesma avenida onde o dentista foi agredido, no centro da cidade. Os manifestantes usavam roupas brancas, carregavam balões, também brancos e gritavam pedidos de justiça. Eram exibidas faixas com os dizeres “queremos justiça pelo Dr. Lázaro” e outras mensagens de luto.

De acordo com a Polícia Civil, Francisco Eduardo Pereira Carlos, de 38 anos, foi presos suspeito do crime, conforme as investigações. A Delegacia Municipal de Jaguaruana é a unidade responsável por apurar as circunstâncias do caso, que segue em investigações para resolver o fato.

Denúncias

 

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número (88) 3418-1370, da Delegacia Municipal de Jaguaruana.

Fonte: G1

Corpo de Bombeiros cria Companhia de Mergulho de Resgate

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (25), a Companhia de Mergulho de Resgate (CMR). A companhia possuirá atribuições de buscar e resgatar pessoas e objetos submersos no mar. Na solenidade, estiveram presentes mergulhadores de resgate que atuarão na companhia, além do comandante-geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, e do atual comandante da CMR, o major Francivaldo de Melo Peixoto.

A companhia já nasce com a missão de profissionalizar e otimizar as atividades e operações subaquáticas no âmbito do CBMCE. O comandante-geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comentou sobre a inauguração. “A criação desta companhia vai potencializar o trabalho já realizado pelo Corpo de Bombeiros nesta área. Nossos mergulhadores atuarão com uma única doutrina, que é sempre visando à segurança das operações de mergulho. Os homens que farão parte desta unidade são extremamente capacitados, vindo a potencializar o atendimento a nossa população. Em um futuro próximo, iremos inaugurar outras companhias de mergulho de resgate no nosso Estado”, relatou o comandante geral do CBMCE.

Dezembro terá incremento de voos para Jeri e retomada de frequências para Aracati

O fim do mês de novembro é marcado pela retomada de movimentação mais intensa nos aeroportos regionais do Ceará. Isso porque as frequências aéreas para Jericoacoara voltaram no domingo (22). E, de acordo com o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Fábio Farias, em dezembro haverá intenso incremento, pois, além do aumento no número de voos para Jericoacoara, o aeroporto de Aracati volta a receber aviação comercial.

Os voos operados pela Gol entre Jeri e Guarulhos (São Paulo) acontecerão às quartas e domingos a partir de 2 de dezembro. E a previsão de ampliação do fluxo para a alta temporada é com frequências diárias a partir de 18 de dezembro até 31 de janeiro e a inclusão da rota Jericoacoara-Congonhas (São Paulo).

A Azul, que retomou as operações entre Jeri e Confins (Belo Horizonte) com duas frequências semanais a partir de 22 de novembro, às quintas e domingos, aumenta em um dia a partir do dia 12 de dezembro. A partir de 20 de dezembro, realiza também a ligação com Guarulhos. E durante janeiro passa a realizar a rota diariamente. Para fevereiro e março, a previsão é de frequências entre Confins e Jeri às terças, quintas, sábados e domingos. Além disso, durante a alta temporada, de 17 de dezembro a 31 de janeiro, a companhia oferta voos entre Fortaleza e Jericoacoara, em aeronaves Cessna Gran Caravan, com oito frequências diárias e mais duas às quintas, sextas e domingos.

Já o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, por meio da Azul, retoma ligações regulares de/para o aeroporto de Viracopos (Campinas-SP), a partir de 17 de dezembro. As frequências serão às quintas e domingos.

Nesses dois aeroportos, a fiscalização das medidas sanitárias em vigor ficam a cargo da concessionária, de administração do Consórcio Aeroportos Ceará.

Desde 21 de março, quando as atividades de voos comerciais regulares nesses aeroportos foram interrompidas em função da pandemia da Covid-19, a SOP vem executando ações de manutenção nos equipamentos.

“Todos os aeroportos do Estado, com exceção de Aracati e Jericoacoara, passaram pelo Programa Anual de Controle da Vegetação, para que a vegetação dos sítios aeroportuários e entornos estejam na altura recomendada pela Anac, além de revisão em todos o sistema elétrico, envolvendo iluminação, farol rotativo, geradores, etc. É uma manutenção preventiva e corretiva, que ainda está ocorrendo, para garantir o bom funcionamento do nosso sistema aeroportuário e que eles tenham condições de operar voos diurnos e noturnos”, destaca Fábio Farias.

Em 2019, os 10 aeroportos regionais geridos pela SOP somaram 129 mil passageiros, com destaque para Jericoacoara, que registrou 113.598 passageiros, considerando aviação regular e aviação geral.

Defesa de Pedro Bezerra vai recorrer da cassação do mandato pelo TRE-CE

A defesa do deputado federal Padre Bezerra (PTB) informou que irá ingressar com embargos de declaração na justiça para reverter a decisão do TRE-CE, proferida na noite de ontem, por unanimidade de votos, que resultou na cassação do mandato do parlamentar. Foi o que afirmou o advogado José Boaventura, durante entrevista ao programa Bom dia Cariri, da rádio Gospel FM, na manhã desta quinta (26).

Ontem, o pleno da corte eleitoral cassou, por 6X0, o mandato do deputado federal Pedro Bezerra por utilização da estrutura da secretaria municipal de educação de Juazeiro do Norte para conseguir votos. A titular da pasta, Maria Loureto de Lima, teve seus direitos políticos suspensos por um período de 8 anos.

Mesmo com a decisão, Pedro Bezerra permanece no cargo, já que a sua defesa, imediatamente após o julgamento, protocolou recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O novo julgamento ainda não tem data prevista para acontecer, mas deve ser realizado apenas em 2021.

Ligação entre Campos Sales e Salitre é facilitada com recuperação da CE-187

Com investimento de R$ 9,1 milhões, a Superintendência de Obras Públicas restaurou um trecho de 25 km 

O governador do Ceará, Camilo Santana, comandou nesta quarta-feira (25) um evento virtual que inaugurou a restauração da CE-187, mais especificamente no trecho que fica entre as cidades de Campos Sales e Salitre, entre a BR-230 e a CE-292. A nova estrada tem 25 km e vai beneficiar mais de 40 mil moradores dos dois municípios.

“Essa é a rodovia batizada de João Jackson Pereira, que faz parte do nosso programa de recuperação e construção de estradas, o Ceará de Ponta a Ponta, importante para o interior do Ceará, e que eu espero em breve estar presente em Campos Sales para entregar outra estrada, a primeira etapa de Confiança, com 26 km, e que vai para o Barão de Aquiraz”, disse Camilo.

Com investimento de R$ 9,1 milhões, o trecho recebeu serviços preliminares, proteção ambiental, pavimentação, revestimento com asfalto, drenagem, bueiros, e sinalização horizontal e vertical. A restauração da CE-187, executada através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), inclui ainda alargamento da rodovia e implantação de ciclovia, representando mais segurança para os deslocamentos na região.

O prefeito de Campos Sales, Moésio Loyola, fez o seu agradecimento e ainda lembrou de várias obras que o Governo do Ceará irá inaugurar na região. “Minha palavra é apenas de gratidão, pois Campos Sales nunca teve tantas obras e inaugurações. Temos um colégio nas Queimadas que mais parece uma universidade, o santuário, a casa do mel, e ainda a reforma do novo terminal rodoviário de passageiros, por tudo isso e muito mais, nunca na história da cidade teve um governador com tanta participação quanto Camilo Santana”, listou.

Através da CE-187 que os cerca de 16 mil habitantes de Salitre (cidade localizada no extremo sudoeste do Ceará) se deslocam para todo o restante do Estado a partir da passagem por Campos Sales. “Salitre tem sido beneficiada com muitos investimentos do governo do Estado, e a comunidade salitrense está sempre pronto para agradecer ao senhor, e hoje, através dessa estrada que nós dá acesso a toda região do Cariri, antes tão deteriorada, tão essencial ao transporte de todos da nossa cidade”, agradeceu Rondilson de Alencar, prefeito de Salitre.

Ceará de Ponta a Ponta

O Ceará de Ponta a Ponta, o Programa de Logística e Estradas do Ceará, desde 2015 entregou 2.518 km de rodovias estaduais, somando novas pavimentações, duplicações e restaurações. No total, significa um investimento de R$ 2,1 bilhões.

Atualmente, há novos 387 km de rodovia em implantação, outros 178 km em restauração e 67 km em obras de duplicação. Isso movimenta cerca de R$ 587 milhões em 632 km de obras rodoviárias que estão em obras de restauração, pavimentação ou duplicação.

Pelo programa Ceará de Ponta a Ponta, através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), em 2020 já foram entregues 237,8 km de rodovias, entre trechos restaurados, implantados ou duplicados.

Investimentos

Camilo finalizou a transmissão ao vivo relembrando que, apesar da crise econômica, os investimentos do Governo do Ceará não param, e são fonte essencial para fazer a economia girar. “Temos muito orgulho do nosso governo, pois nós somos o estado do Brasil que mais faz investimentos públicos há cinco anos, com capacidade de garantir novas escolas, areninhas, estradas, de investir em saúde, em segurança e muito mais. Sabemos das dificuldades que estamos passando nesse momento de crise econômica, a falta de emprego. E quando o Estado investe, quando o poder público investe, ele está levando benefícios para a população, movimento a economia, gerando empregos. Porque quando uma obra chega numa cidade, temos a pessoa que vai fornecer a alimentação, ou o aluguel de algum local para armazenar o maquinário, enfim se movimento o comércio. E é isso que vamos continuar fazendo, garantindo a capacidade de investimento no Ceará”, disse o governador.

Estiveram presentes ao lado do governador os deputados estaduais Marcos Sobreira e Tim Gomes.

Covid-19: Brasil tem 6,16 milhões de casos acumulados e 170 mil mortes

Até o momento, 5.512.847 pessoas já se recuperaram da doença

A pandemia do novo coronavírus já gerou 6.166.606 infectados desde o seu início. Nas últimas 24 horas, foram registrados 47.898 casos positivos. O número é 54% maior do que o acréscimo de ontem, quando foram adicionados às estatísticas 31.100 novos registros. Ontem, o sistema marcava 6.118.708 pessoas com covid-19 desde o início da pandemia.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quarta-feira (25). O órgão divulga a cada dia um balanço a partir de informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.

O número de óbitos para a covid-19 totalizou 170.769. Nas últimas 24 horas, foram registradas 654 mortes, número pouco acima das 630 novas incluídas ontem. Na atualização diária de ontem, o sistema marcava 170.115 falecimentos. Ainda há 2.177 óbitos em investigação.

Ainda conforme o balanço do ministério, há 482.990 pacientes em acompanhamento. Outras 5.512.847 pessoas já se recuperaram da doença.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes causadas pela covid-19 são São Paulo (41.601), Rio de Janeiro (22.256), Minas Gerais (9.858), Ceará (9.530), dado relativo a ontem, e Pernambuco (8.971). As Unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Acre (721), Roraima (722), Amapá (799), Tocantins (1.153) e Rondônia (1.534).

Fonte: AGÊNCIA BRASIL 

Mutações não estão aumentando velocidade de transmissão do coronavírus

Estudo é do Instituto de Genética da University College de Londres

O novo coronavírus está sofrendo mutação à medida que se espalha pelo mundo na pandemia, mas nenhuma das mutações atualmente documentadas parece torná-lo capaz de se proliferar mais rápido, disseram cientistas nessa quarta-feira (25).

Em um estudo, a partir de dados globais de genomas de vírus realizado com 46.723 pessoas com covid-19 em 99 países, os pesquisadores identificaram mais de 12.700 mutações no vírus SARS-CoV-2.

“Felizmente, descobrimos que nenhuma dessas mutações está fazendo a covid-19 se espalhar mais rapidamente”, disse Lucy van Dorp, professora do Instituto de Genética da University College de Londres e uma das líderes do estudo.

“Precisamos permanecer vigilantes e continuar monitorando novas mutações, particularmente à medida que as vacinas são lançadas”.

Sabe-se que os vírus sofrem mutações o tempo todo e alguns – como os da gripe – mudam com mais frequência do que outros.

A maioria das mutações é neutra, mas algumas podem ser vantajosas ou prejudiciais aos vírus e outras podem reduzir a eficácia das vacinas. Quando os vírus mudam assim, as vacinas devem ser adaptadas regularmente para garantir que estão atingindo o alvo certo.

Com o vírus SARS-CoV-2, as primeiras imunizações a mostrarem eficácia poderiam obter aprovação regulatória e começar a ser usadas antes do fim deste ano.

Entre mais de 12.706 mutações identificadas, cerca de 398 parecem ter ocorrido repetidamente e de forma independente, disseram os pesquisadores no estudo, publicado no periódico acadêmico Nature Communications.

Entre as 398 mutações, os cientistas se concentraram em 185, que eles descobriram ocorrer pelo menos três vezes de forma independente durante a pandemia.

Os pesquisadores não encontraram evidências de que alguma das mutações comuns esteja aumentando a transmissibilidade do vírus. Em vez disso, eles disseram que as mutações mais comuns são neutras para o novo coronavírus.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL