Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito homologados no Crajubar

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Até esta quarta-feira (16) – último dia para a realização de convenções partidárias – oito candidaturas a prefeito foram homologadas nos municípios do Crajubar. Confira:

Juazeiro do Norte:

Gledson Bezerra (Podemos)
Ana Paula Cruz (PSB)
Arnon Bezerra (PTB)
Demontieux Fernandes (PSOL)
Nelinho de Freitas (PSDB)

Crato:

José Aílton Brasil (PT)
Zuleide Queiroz (PSOL)
Arthur Gomes de Mattos (PSL)

Em Barbalha, as duas candidaturas serão homologadas em convenção hoje à noite: Guilherme Saraiva (PDT) e Argemiro Sampaio (PSDB). Já em Crato, será homologada hoje a candidatura do médico Aloísio Brasil (Pros).

Brejo Santo tem duas das 100 melhores escolas públicas do Brasil

Por Raquel Oliveira 

A informação foi apresentada no portal do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Mais do que isso, o município está no ranking do Top 100 Brasil no Anos Iniciais e nos Anos Finais.

O resultado mostra o profícuo empenho da atual gestora Teresa Landim em priorizar a educação e proporcionar condições de trabalho para suas equipes, mesmo em períodos difíceis de gestão pública, como tem ocorrido desde 2017.

“Esse resultado é a prova que os nossos esforços e envolvimento valeram a pena. A educação é a maior arma para o desenvolvimento de uma sociedade. Faço o meu agradecimento e reconhecimento a todos que fazem a educação pública de Brejo Santo. Nosso agradecimento especial aos pais por acreditarem no nosso incansável trabalho, assim como aos alunos que encontraram na educação a mola propulsora para o seu crescimento.” enfatizou a prefeita de Brejo Santo, Teresa Landim.

Desde 2005, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é usado no Brasil como um indicador de qualidade. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas, a cada dois anos até 2021, por estudantes de cada escola, por municípios e por estados, em três níveis: anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), anos finais (6º ao 9º) e ensino médio.

Mais uma vez Brejo Santo atingiu sua meta tendo como destaque duas escolas: a escola Nobilino Alves de Araújo, que atingiu média 9,0 nos Anos Iniciais e 7,2 nos Anos Finais e a escola Maria Leite com nota 7.9 nos anos finais. O bom índice das escolas reforça a presença do município na lista dos que detém as 100 melhores escolas públicas municipais do Brasil.

Azul retoma voo direto para São Paulo partindo de Juazeiro do Norte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A empresa Azul Linhas Aéreas retomou ontem a oferta de voo diário na rota de Juazeiro do Norte a Campinas, no interior de São Paulo. A operação havia sido suspensa em março por causa da diminuição da demanda de passageiros em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Na retomada da frequência, a empresa alterou o horário do voo. Agora o avião decola do aeroporto regional do Cariri às 13h10 e aterrissa no terminal de viracopos às 14h. Antes o embarque partindo de Juazeiro ocorria às 2 da manhã.

Em nota a azul explicou que a frequência disponibilizada para São Paulo opera de segunda a sexta-feira, e utiliza as aeronaves modelo Airbus A320neo, com capacidade entre 165 e 174 passageiros.

IDT está com 732 vagas temporárias para Operador de Computador

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT, em parceria com a empresa INOVA, seleciona 732 pessoas para o preenchimento de vagas de Operador de Computador, com oportunidades em todo o estado. Os profissionais prestarão serviço temporário ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante as eleições de 2020, como técnicos de urna.

Para participar, é necessário fazer a inscrição no site da empresa (grupoinovabpo.com.br), bem como enviar o currículo para o e-mail vagas.messejana@idt.org.br, com o número do PIS ou CPF para o cadastro no IDT, colocando no título do assunto: Tec.Urna.

Para realizar a inscrição é necessário possuir todos os documentos abaixo, digitalizados ou fotografados, para o envio e digitação no portal da empresa:

1 – CPF, RG, PIS, CTPS, TITULO E RESERVISTA (HOMENS).
2 – CURRICULO ATUALIZADO.
3 – EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA OU CERTIFICADO DE CURSO NAS ÁREAS: ADMINISTRATIVA, INFORMÁTICA, ATENDIMENTO, RECEPÇÃO ETC.
4 – CONTA NA CAIXA ECONÔMICA (POUPANÇA OU CORRENTE)
5 – ENSINO MÉDIO COMPLETO.
6 – MAIOR DE 18 ANOS.
7 – COMPROVANTE DE ENDEREÇO.
8 – CERTIDÃO DE NÃO FILIAÇÃO PARTIDÁRIA – TIRA NO SITE DO TSE.

Polícia Civil divulga reprodução simulada de mulher suspeita de raptar bebê na Bolívia

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foi acionada pela Polícia Federal e via Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para auxiliar nas buscas por uma bebê de um mês que foi raptada por uma mulher na cidade de La Paz, na Bolívia, no último dia 8 de setembro. A 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) colabora nas diligências em território cearense, com apoio de outras unidades policiais no Ceará. Nessa terça-feira (15), a Polícia Civil do Ceará divulgou uma reprodução simulada da mulher que teria levado a pequena Samanta Sayda Huanca Ayala. A difusão do caso foi feita para vários estados brasileiros em cooperação internacional entre forças de segurança na busca de pessoas desaparecidas.

Conforme informações compartilhadas pela Interpol, oriundas das autoridades policiais da Bolívia, há uma semana, a mulher e a mãe da bebê estavam juntas quando a suspeita a convidou para comer. Aproveitando-se de um momento de distração da mãe, a suspeita entrou em um veículo preto, na Rua América, bairro Villa Fátima, na capital boliviana, e desde então não foi localizada. Dois dias depois o ministro do Governo da Bolívia, Arturo Murillo, divulgou uma reprodução simulada da procurada com os dados repassados pelos investigadores.

A Polícia Nacional da Bolívia divulgou que a suspeita de ter raptado a criança é uma mulher na faixa de 40 a 45 anos de idade, estatura mediana (entre 1,50 m a 1,55 m), cabelos brancos e marcas de cicatrizes na mão esquerda, conforme dados repassados à 12ª Delegacia do DHPP. As características da pequena Samanta, do momento que ela foi vista pela última vez, também foram amplamente propagadas. A bebê usava um chapéu de lã verde, casaco vermelho, meias de lã azul e verde e um cachecol rosa.

A mobilização do caso da bebê boliviana raptada acontece em países que fazem fronteira ao país sul-americano, como o Brasil, Argentina, Chile e Peru. Os trabalhos para localização da criança e da suspeita são conduzidos pela Força Especial de Luta Contra o Crime (Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen – FELCC) e pela Força Especial de Luta Contra a Violência (Fuerza Especial de Lucha Contra la Violencia – FELCV) da Polícia Boliviana. As forças de segurança seguem com as buscas para localizar o paradeiro da criança e da suspeita.

Canais de comunicação

A 12ª Delegacia do DHPP registra os casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza e atualiza dois perfis oficiais mantidos nas redes sociais Facebook e Instagram. Por lá, os policiais civis da delegacia atualizam periodicamente os casos investigados pela unidade, com foto e informações sobre a última vez em que a vítima foi vista por parentes e amigos. Diariamente, os perfis recebem mensagens com informações sobre o paradeiro dessas pessoas. As imagens com as fotos também costumam circular em diversas outras plataformas on-line, contribuindo para disseminar a informação e a imagem do desaparecido.

Delegacia de pessoas desaparecidas

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica, no campo Desaparecimento de Pessoa, fornecer o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida e enviar uma fotografia recente.

A população também pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257-4807 ou para o (85) 99111-7498, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.

Serviço

12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

Endereço: Rua Juvenal de Carvalho, nº 1125, bairro de Fátima, Fortaleza/CE.

Telefone: (85) 3257-4807(85) 99111-7498

E-mail: 12dp.dhpp@policiacivil.ce.gov.br

Instagram e Facebook: @desaparecidosdhppce

MPCE pede fechamento de instituições de ensino irregulares em Farias Brito

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Farias Brito, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra os responsáveis pelo Instituto Educacional Muniz e o Centro de Educação Polo. O órgão solicita o encerramento das atividades educacionais das instituições de ensino, além da reparação dos danos morais e materiais causados aos alunos prejudicados na cidade de Farias Brito.

De acordo com a ACP, a alegação é de que os Institutos ofereceram curso de técnico em enfermagem de forma irregular, pois não têm autorização e credenciamento junto ao Conselho de Educação do Estado do Ceará. Conforme as apurações, 56 pessoas de Farias Brito foram prejudicadas com o curso irregular, e o prejuízo passa de R$ 130.000,00. A ACP foi protocolada sob o nº 0280019-35.2020.8.06.0076 e está em tramitação na Vara Única de Farias Brito.

Diretório estadual do PDT anula apoio à candidatura de Gledson Bezerra

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A Comissão Executiva Estadual do PDT anulou, na manhã desta quarta-feira (16), a convenção municipal do partido em Juazeiro do Norte que havia sido realizada na noite desta terça-feira (15), na qual tinha sido definido o apoio à candidatura a prefeito de Gledson Bezerra (Podemos).

Em decisão unânime, os dirigentes estaduais desfizeram a coligação e declararam aliança com o PTB, partido do prefeito Arnon Bezerra. Com a queda de braço, a permanência de Bender na sigla pedetista fica insustentável. Nas próximas horas, o empresário deve anunciar sua desfiliação do partido.

Médica diz que coronavírus foi criado em laboratório chinês; governo nega

A médica Li-Meng Yan, virologista chinesa, afirmou que o novo coronavírus foi produzido em 1 laboratório em Wuhan controlado pelo governo da China. Segundo ela, o governo chinês sabia antecipadamente do potencial de propagação do vírus. Em nota, o governo da China nega as informações.

As declarações foram dadas em 11 de setembro, durante uma entrevista ao programa britânico “Loose Woman”.  Li-Meng afirmou que há comprovação da origem do vírus no genoma do microorganismo. Li-Meng diz que vai publicar 1 artigo com as evidências científicas que comprovam essas alegações.

“A sequência do genoma é como a impressão digital humana. Com base nisto, pode reconhecer e identificar esta coisa. Assim, utilizei as provas existentes na sequência do genoma de Sars-CoV-2 para dizer às pessoas porque é que isto veio da China, porque é que eles são os únicos que o fizeram”, explicou.

Li-Meng, especializada em virologia e imunologia na Escola de Saúde Pública de Hong Kong, afirmou que fez duas investigações sobre a covid-19 na China, a 1º de dezembro de 2019 a janeiro deste ano e a 2ª em meados de janeiro.

Segundo ela, “este vírus não é da natureza”, mas sim de 1 experimento do Instituto Militar da China, que descobriu que a modificação laboratorial de 2 organismos, batizados de CC45 e ZXC41, originava 1 novo vírus.

Os resultados foram compartilhados com seu supervisor, que é consultor da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela relata que esperava que o seu supervisor fizesse “a coisa certa em nome do governo chinês e da OMS”, mas, para sua surpresa, foi ameaçada para “manter o silêncio ou então seria obrigada a desaparecer”.

Durante a entrevista, feita de uma localização confidencial, ela contou que precisou fugir para os Estados Unidos depois de desvendar a operação de encobrimento do coronavírus pelo governo chinês.

Li-Meng compartilhou que está conduzindo sua própria pesquisa juntamente com 1 grupo de cientistas do mundo todo. Ela afirma que 2 estudos serão publicados em breve com as constatações da origem do coronavírus na China.

“Há 2 relatórios, o primeiro virá dentro de vários dias e informará as pessoas sobre as provas científicas. Qualquer pessoa, mesmo aqueles sem qualquer conhecimento de biologia, pode lê-lo.”

OUTRO LADO

Em nota enviada ao programa “Loose Woman”, o governo chinês refutou as declarações de Li-Meng. De acordo com o texto, a China atuou imediatamente para tentar impedir a propagação do vírus. A nota também afirma que o governo norte-americano conduziu uma investigação que concluiu que a suspeita de o vírus ter sido produzido em laboratório era infundada.

Fonte: Poder 360

Ceará lidera ranking nacional do Ideb 2019

De acordo com o MEC, o estado lidera entre os anos finais (6º a 9º ano) no Brasil, é terceiro lugar nas séries iniciais (1º a 5º ano) e quarto no Ensino Médio

O Ceará consolidou sua posição como referência de educação pública de qualidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. A rede pública estadual cearense superou a meta proposta para 2019 e alcançou o melhor resultado do país nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Nesta etapa da educação básica, o estado obteve 5,2 pontos, ultrapassando a projeção para 2019 (4,6).

O resultado do Ideb da rede pública cearense foi apresentado pelo governador Camilo Santana durante live nas redes sociais nesta terça-feira (15). O evento contou, ainda, com as participações da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Ainda de acordo com o principal indicador que avalia a qualidade da educação básica, o Ceará apresenta a melhor evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) quando comparado às demais unidades da federação. A rede pública alcançou a nota 6,3 em 2019, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao longo dos últimos 14 anos, o Ceará segue avançando nesta etapa do Ensino Fundamental, conquistando a melhor evolução do Brasil no Ideb. Saiu de 2,8 em 2005 para 6,3 em 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ritmo de crescimento é quase duas vezes superior à média brasileira, que, no mesmo período, passou de 3,6 para 5,7.

O governador Camilo Santana ressalta o empenho dos profissionais da Educação para a consolidação dos avanços, de forma contínua, ao longo do tempo. “A cada ano temos melhorado os resultados, sendo referência para o Brasil e para instituições internacionais que avaliam as políticas públicas na área educacional. Isso significa que as nossas crianças e jovens terão um futuro melhor”, pontua.

Ainda com relação aos anos iniciais, o Ceará é o estado com a maior porcentagem de municípios que atingiram a meta projetada pelo MEC, com 98,9% do total. Ou seja, dos 184 municípios cearenses, 182 atingiram o objetivo estipulado.

Além disso, 131 municípios cearenses (71,2%) atingiram a média 6, valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos, conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Dos 184 municípios cearenses, 154 obtiveram resultado acima do esperado nos anos finais do Ensino Fundamental, representando índice superior a 83,7% das redes públicas municipais.

De acordo com o Ideb, o Ceará obteve ainda os melhores resultados nas duas etapas do Ensino Fundamental entre os estados do Norte e do Nordeste.

No Ensino Médio, a rede pública estadual do Ceará saiu de 3,8, em 2017, para 4,4 em 2019. O resultado demonstra uma aproximação da meta estipulada, que era de 4,5, deixando o estado em 4º lugar nacional e em segundo do Nordeste após Pernambuco (4,5).

Continuidade

A vice-governadora Izolda Cela destaca o valor do trabalho desenvolvido desde as primeiras séries da educação básica para a superação constante. “É um crescimento notável, que mostra o vigor de um esforço. Mostra-se mais importante ainda porque faz frente às adversidades socioeconômicas que ainda enfrentamos. Esses municípios não aparecem em destaque do nada. Quando observamos a série histórica, vemos que eles já vêm ocupando os primeiros lugares, mostrando uma sustentabilidade da política educacional”, observa.

A secretária Eliana Estrela salienta a questão da equidade nos resultados. “É uma satisfação muito grande, é o dever sendo cumprido. O Ceará é um estado pobre que vem acreditando muito na educação e investindo na escola de tempo integral e na educação profissional, criando oportunidades importantes para a juventude”, acrescenta.

Ranking dos 100 melhores resultados

De acordo com o Ideb, 21 municípios cearenses e 79 escolas estão entre os 100 melhores resultados do Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos finais, 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país. Já no Ensino Médio, são 21 escolas da rede estadual entre as 100 melhores do Brasil no Ideb.

Os bons resultados obtidos no Ensino Fundamental são atribuídos ao regime de colaboração entre estado e municípios, que proporciona intervenções do 1º ao 9º ano, por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Há o acompanhamento das redes municipais com suporte às secretarias municipais por meio de formações, auxílio técnico-pedagógico e disponibilização de materiais pedagógicos.

A partir deste trabalho e das ações colocadas em prática na rede pública estadual, a expectativa é de que os avanços identificados se estendam ao Ensino Médio. Programas como as Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTIs), as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) e a Política de Desenvolvimento Socioemocional são exemplos de iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da educação.