Juazeiro do Norte registra 30 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

A secretaria de saúde de Juazeiro do Norte divulgou o boletim epidemiológico do município na noite desta terça-feira (2). Segundo a pasta, o município registrou 30 casos positivos a mais da Covid-19 nas últimas 24 horas. Até esta segunda (1), eram registrados 390 casos. Segundo a pasta, nesta terça (2), o número subiu para 420.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte também informou mais mais um óbito por coronavírus no município. Trata-se de um homem, de 88 anos, sem comorbidade. O paciente faleceu na última segunda-feira (01).

Segundo a secretaria de saúde do município, até a tarde desta terça-feira (02), foram notificados 2.264 pacientes, dos quais 46 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 1.798 casos descartados e 420 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 06 hospitalizados, 219 em isolamento domiciliar, 178 que já estão recuperados, e 17 óbitos.

Ceará bate recorde e registra 233 mortes e 2.569 novos casos de Coronavírus em 24 horas

O estado do Ceará bateu novo recorde de casos confirmados nesta terça-feira e registrou 53.073 casos confirmados do novo coronavírus. Até esta segunda (01), o estado possuía 50.504 casos confirmados da doença, acumulando um total de 2.569 novos casos nas últimas 24 horas. Os dados foram atualizados pela secretaria de saúde do estado, e divulgados pela plataforma IntegraSUS.

O número de óbitos ocasionadas pelo Coronavírus no estado subiu de 3.188 nesta segunda-feira, para 3.421 nesta terça (02). No total já são 35.184 casos recuperados em todo o Ceará.

Já são 124.791 exames realizados para diagnóstico de novos casos. Segundo a plataforma integraSUS, o número de casos sob investigação chegou a 53.136 no estado. A taxa de letalidade da doença no estado chegou a 6,4%.

 

Farias Brito adota testagem em massa na população

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Em Farias Brito, a Secretaria de Saúde de Farias Brito anunciou que está adotando a testagem em massa da população que apresentar sintomas da covid-19. Segundo a titular da pasta, Sheyla Martins, todas as pessoas sintomáticas terão direito ao teste rápido após o décimo quarto dia do surgimento dos sintomas. Os exames estão disponíveis na unidade sentinela, instalada dentro do Hospital Geral de Farias Brito.

O objetivo da medida é ampliar o controle epidemiológico no município para a adoção de medidas de combate mais direcionadas e específicas, a partir da real estatística de contaminados na cidade.

Até última atualização, ontem, Farias Brito contabilizava 48 casos confirmados de covid-19. Desse total, 44 pessoas já se recuperaram da doença, o que equivale a 91%. Houve ainda o registro de três óbitos. Apenas uma pessoa que testou positivo segue em tratamento. Ela está em isolamento domiciliar e tem um quadro sintomático leve, segundo a secretaria.

Justiça acata ação do MPCE e suspende parcialmente concurso em Juazeiro do Norte beneficiando os candidatos surdos

A 3ª Vara Cível de Juazeiro do Norte acatou ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e determinou a suspensão parcial do concurso público municipal regido pelo Edital nº 001/2019 em relação aos cargos de Instrutor de Libras e Professor PEB II – Libras, com a consequente proibição de nomeação dos candidatos aprovados para os referidos cargos. A ação do MPCE está fundamentada em irregularidades ocorridas durante a realização envolvendo a não garantia de direitos aos candidatos surdos ou com perda auditiva considerada que estavam inscritos para os referidos cargos. O certame público continua a tramitar normalmente em relação às demais funções.

A referida decisão, em sede de liminar, foi proferida nos autos de uma Ação Civil Pública (ACP) promovida pelo MPCE, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, em desfavor do Município de Juazeiro do Norte e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE). Na ação, o MPCE requereu à Justiça a anulação parcial do concurso público, especificamente da prova para os cargos de Instrutor de Libras e Professor PEB II – Libras e todos os atos dela decorrente, inclusive a fase em trâmite e das etapas subsequentes ao processo classificatório.

De acordo com o promotor de Justiça titular da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, José Carlos Félix da Silva, após o encerramento da prova escrita, elaborada unicamente na língua portuguesa, foram identificadas irregularidades ocorridas durante a realização do teste, em virtude da omissão do CETREDE em não atender as prévias reivindicações dos candidatos, imprescindíveis para evitar prejuízo àqueles que se inscreveram na qualidade de pessoa com deficiência.

“Esses requerimentos dos candidatos surdos ou com perda auditiva considerada foram no sentido de disponibilização, na sala da prova escrita, de fiscais intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em quantidade proporcional ao número de inscritos, bem como garantir a esses candidatos, individualmente, o acesso a prova gravada em vídeo Libras conforme assegura o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei 13.146/2015 cumulada com o Decreto 9.508/2018”, explica o membro do MPCE. No entanto, conforme o promotor, nada disso foi assegurado nem mesmo os candidatos foram informados previamente do indeferimento do pedido. Dessa forma, o promotor destaca que os candidatos se sentiram impotentes diante do fato de a entidade contratada não ter disponibilizado tecnologia assistiva ou ajuda técnica, havendo desvantagem em relação aos candidatos não surdos e ferindo a isonomia do certame.

A intimação do acolhimento do pedido liminar foi encaminhada ao Município de Juazeiro do Norte e ao CETREDE, advertidos da multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento da decisão. O MPCE foi intimado da decisão no último dia 25 de maio, iniciando nesta segunda-feira (01/06) o prazo para a prática do ato processual.

Hospital Leonardo da Vinci tem mais de mil atendimentos e 500 pessoas recuperadas

Em dois meses, dos mais de mil atendimentos realizados pelo Hospital Leonardo da Vinci (HLV), 500 pessoas foram recuperadas da Covid-19. O HLV foi requisitado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), para ser unidade de referência no atendimento exclusivo de pessoas diagnosticadas com coronavírus. Paulo Severino, de 51 anos, está entre os pacientes que venceram a doença.

Natural de Chorozinho, município da Região Metropolitana de Fortaleza, Paulo passou sete dias internados no HLV e recebeu alta nesta terça-feira (2). “Deu pra ver o carinho com o qual me trataram aqui. Eu não vi nem sequer em hospital particular uma estrutura tão bem montada como a daqui”, ressalta.

Desde que passou a funcionar, o Hospital Leonardo da Vinci já atendeu 1.020 pacientes. O coordenador do Serviço de Controle de Infecção hospitalar e epidemiologia do HLV, Lino Alexandre, afirma que a recuperação dessas pessoas é motivo de alegria para toda a equipe da unidade.

“É um momento de bastante alegria no nosso hospital. São quinhentas altas. Sempre foi nosso objetivo de gerar uma saúde com qualidade e respeito, priorizando sempre a assistência e favorecendo uma boa relação entre o corpo médico e o paciente que aqui chegasse”, disse o infectologista.

Lino Alexandre reforça, ainda, que a prevenção e o respeito ao distanciamento social contribuem para o bom funcionamento das unidades de saúde neste período de pandemia e podem evitar o surgimento de novos caso. “Fazer a higienização das mãos, usar máscara e manter sempre esse distanciamento social são importantes para que a gente não venha a ter um segundo pico da epidemia aqui no nosso estado”, explica o médico.

Para Paulo, que sofreu as consequências da Covid-19, consciência é a palavra de ordem neste momento. “Seja uma pessoa coerente consigo mesma, obedeça às normas. Se vai sair, máscara. Se está dentro de casa, evite estar recebendo visitas sem necessidade. Com certeza, agindo dessa forma vamos evitar um caos”, finaliza.

Estrutura

O HLV foi equipado e adaptado para o funcionamento durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, o Hospital conta com 210 leitos, sendo 144 de UTI e 66 de enfermaria. Ao todo, 813 profissionais de diferentes áreas atuam na unidade, compondo uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento à população.

Juazeiro: prefeitura proíbe funcionamento da feira de fogos

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A Prefeitura de Juazeiro do Norte emitiu um comunicado na tarde desta terça-feira (02) informando que a tradicional Feira de Fogos Padre Cícero, que costumeiramente acontece nos meses de maio e junho, ainda não está liberada para que seja realizada.

São 35 barracas cadastradas na Associação e que, por enquanto, de acordo com os decretos, as atividades de feiras livres não foram autorizadas. “Vivemos uma pandemia do novo coronavírus e queremos salvar vidas. Caso aconteça a liberação das feiras livres nos próximos decretos, a Semasp vai realizar com muito empenho a tradicional Feira de Fogos Padre Cícero”, afirma o diretor de Serviços Públicos da Semasp, Elói José.

Com isso, a Prefeitura pediu a colaboração da população para que continuem cumprindo o distanciamento e isolamento social, o uso obrigatório da máscara, saídas apenas para atividades essenciais e lavar as mãos com água e sabão sempre que possível, ou utilizar álcool 70%.

Cariri ultrapassa mil casos do novo coronavírus; Juazeiro é o epicentro da doença na região

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A região do Cariri ultrapassou a marca de 1000 casos confirmados do novo coronavírus, segundo a secretaria de saúde do Ceará. No total, são 1052 pessoas contaminadas pela doença em 28 dos 29 municípios da região. Até agora não há registro de contaminação apenas em Granjeiro, cidade com população inferior a 5 mil habitantes.

De acordo com os dados da plataforma IntegraSus, Juazeiro do Norte é epicentro da doença na região, com 390 infectados. A estatística aponta ainda que nos últimos 15 dias a cidade registrou aumento de 500% no número de casos. Até o momento a “terra do Padre Cícero” registrou 16 óbitos em decorrência da doença.

Os demais municípios da região também registram crescimento dos casos confirmados desde a última semana. Na cidade de Mauriti, por exemplo, a estatística aumentou de 59 para 67. Já em Em Missão Velha, o indicador passou de 20 para 47 casos . Ainda segundo os dados do Integrasus, 46 mortes em decorrência da covid-19 já foram registradas em toda a região do Cariri. Por outro lado, o número de recuperados da doença chega a 500, cerca de 48% do total de contaminados.

Arraiá do Chico, primeira live em prol dos animais carentes do Cariri será nesta terça-feira, 02

Mês junino começa com forró e solidariedade

As tradicionais festas juninas, que enchem o coração do brasileiro de alegria e a boca de água com as saborosas comidas típicas do Nordeste, vão ficar para depois por causa da pandemia. Mas, você pode comemorar e ainda praticar o bem. Se tá difícil para os humanos, imagina para os animais carentes? É pensando nessas criaturinhas que o sanfoneiro Vicente Neto e o padre Arileudo Machado estão promovendo o “Arraiá do Chico – O ensaio”. A primeira live solidária do Cariri em prol dos bichinhos será nesta terça-feira, 02. As doações podem ser feitas por depósito bancário ou entregues na paróquia de São Francisco, em Crato, e na secretaria da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. E o repertório de arrasta-pé começa às 20h no canal “Forró di Raiz Crato-CE” no YouTube e pela TV Web Mãe das Dores.

Com o isolamento social, as lives (transmissões ao vivo em redes sociais) ganharam força. No Cariri, diversos artistas realizaram shows online gratuitos para arrecadar cestas básicas aos que mais precisam neste momento. Seguindo a linha da generosidade, o artista e advogado Vicente Neto idealizou o “Arraiá do Chico”. “Os animais também são criaturas de Deus, sentem fome, sede, calor, frio, medo, dor e solidão. Cabe a nós a missão de nos unirmos para aliviar o sofrimento deles. Independentemente do valor ou quantidade, o que vale é a intenção de ajudar”, explicou.

A ideia surgiu a partir de outra ação em favor dos animais. “ONGs do Crato fizeram uma campanha chamada “Transforme dó em ração” e pediram ajuda para divulgar. Algumas pessoas a quem eu pedi doações sugeriram que eu fizesse uma live para arrecadar ração para essas instituições. As contribuições podem ser em ração ou em dinheiro. Também aparecerá um QR Code na tela durante a apresentação”, completou Vicente.

Centenas de animais beneficiados

Cerca de 200 animais acolhidos pela ONG Brilho Animal, em Juazeiro do Norte, vão receber as doações. Já no Crato, a Associação Defensora dos Animais Carentes, Adac, será beneficiada. A presidente da Adac, Mariângela Bandeira, destaca que a vulnerabilidade dos animais de rua tem se agravado com a quarentena. Desde o primeiro dia, foi montada uma força-tarefa para alimentar os animais nas ruas do Crato.  “É muito crítico, muitas cadelas no cio, gatas prenhas, com filhotinhos, aglomerações em mercados e oficinas abandonadas. Esses animais não entendem o que está acontecendo, eles buscam alimento no lixo, que outrora encontravam, hoje não acham mais”, contou.

Além do abandono, a violência preocupa aos ativistas. “A situação é bastante crítica, diante do que a associação tem feito no Cariri, os resgastes de casos com maior requinte de crueldade têm sido na cidade do Crato. Diante de toda essa dificuldade, Vicente Neto nos presenteou com essa live solidária. A importância desse evento é extrema, temos 40 cães e gatos abrigados e precisamos ajudar aos protetores independentes que nesse período não têm como arcar com as despesas dos bichinhos. Além do peso sobre nós da alimentação aos animais de rua”, apontou Mariângela.

Apoio artístico

Artistas nordestinos apoiam a causa e divulgaram vídeos em suas redes sociais, convidando o público para participar da live solidária. Entre eles, Fábio Carneirinho e o pernambucano Targino Gondim, representantes cativos do autêntico forró. “Tá vindo aí o Arraía do Chico, meu amigo Vicente, sanfoneiro do bom, cantor maravilhoso, vai fazer uma live solidária em prol dos animais. Parabéns por essa iniciativa, a gente tem muita notícia durante essa pandemia, de animais abandonados”, disse Fábio.

Formas de doar:

Ração

Dinheiro

 Como doar:

Depósito Bancário – QR Code disponível na live ou na conta da Paróquia S. Fco: Agência 94-9, Conta Corrente 52.236-8

Entrega – Paróquia São Francisco (Crato) ou Secretaria da Basílica de N. S. das Dores (Juazeiro do Norte): 01 a 03 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Transmissão:

Youtube: Forró di Raiz Crato-CE

Facebook: Mãe das Dores Juazeiro

Fortaleza e Crato: unidades do Sesc lançam podcasts com temas culturais

Através das plataformas do Sesc no Spotify e Deezer, o público tem acesso a conteúdos de cultura com discussões, reflexões, além da vertente cordelista caririense.

Discutir e refletir sobre a cultura e arte através de podcast em tempos de pandemias. É com este objetivo que o Sistema Fecomércio-CE, através das unidades do Sesc em Fortaleza e Crato, lança nesse mês de junho os podcasts “ENSAIOS EM CENA PODCAST” e “CORDEL DIGITAL”, com o intuito de gerar discussões e reflexões sobre artes, a partir do desenvolvimento artístico-cultural do campo produtivo. Com periodicidade semanal, os episódios de cada unidade estarão disponíveis na plataforma do Sesc no Spotify e Deezer.

Os podcasts surgem de uma inquietação em trabalhar outras formas de conteúdo em cultura. O formato está em ascensão no Brasil e cada vez mais as pessoas buscam otimizar seu tempo. Diferente de conteúdos em ebook e vídeos nos streamings, o podcast possibilita ser escutado a qualquer hora do dia, na espera por algo, no trajeto de casa para o trabalho, enquanto cozinha, otimizando seu tempo de acordo com a necessidade em acessar aquela informação.

Na primeira temporada de episódios, intitulada “Corpo e Memória”, a equipe de cultura do Sesc Fortaleza conversa com artistas, diretores, técnicos e produtores das artes cênicas sobre temas correlacionados à linguagem. “É também uma nova forma de trabalhar a percepção do conteúdo de forma auditiva. Neste momento de pandemia temos produzido muito conteúdo visual, e pensamos que o podcast é uma forma de dar acesso a outros públicos que não podem ver os vídeos ou ler posts e notícias”, informa o supervisor de cultura da unidade fortalezense, Cleudivan Noronha. A ação faz parte das ações formativas do Núcleo de Formação e Mediação do Sesc Fortaleza.

Durante a curadoria realizada para o podcast da unidade fortalezense, o projeto foi intitulado como “Corpo e Memória” visando compartilhar leituras sobre o que seria o corpo e atuação hoje nas artes cênicas, seja a partir do processo criativo, da relação do artista com a cidade ou com a própria linguagem artística. “São ensaios possíveis para tensionar questões sobre a prática artística a partir da experiência de artistas, técnicos e educadores de arte e cultura”, explica Cleudivan.

No primeiro episódio do podcast Ensaios em Cena, a equipe do Sesc Fortaleza entrevista a artista Jéssica Teixeira sobre a relação do corpo no processo criativo. A relação do corpo com o processo, com os limites dessa relação, e a transformação desse material em obras cênicas, são as questões pontuadas nesta conversa. Confira através do links:

https://spoti.fi/301paVu (Spotify) e https://bit.ly/2XSc1vn (Deezer).

Já a unidade do Sesc Crato aposta na vertente voltada para o cordel, com o podcast Cordel Digital, trazendo a leitura através dos autores cordelistas além de uma narrativa bem humorada feita pelo humorista Tranquilino Ripuxado. O podcast está inserido dentro do projeto Sesc Cordel, e vai ficar disponibilizado nos formatos de podcast, na plataforma do Sesc no Spotify, além de Ebook, para ouvir e ler”, destaca o supervisor de cultura do Sesc Crato, George Belisario. Confira através dos links:

https://spoti.fi/3ckIEak (Spotify) e https://bit.ly/2BleRBn (Deezer).

SERVIÇO:

Lançamento podcasts de cultura das unidades Sesc Fortaleza e Crato
Dia: 2 de junho de 2020
Onde: plataforma Sesc no Spotify

Programação Sesc Fortaleza
Podcast Ensaios em Cena – Episódio 1 – Corpo e processo criativo:

Ouça no Spotify: https://spoti.fi/301paVu
Ouça no Deezer: https://bit.ly/2XSc1vn

Programação Sesc Crato
Podcast Cordel Digital – Episódio 1 – Gosto de coisas assim:
Ouça no Spotify: https://spoti.fi/3ckIEak
Ouça no Deezer: https://bit.ly/2BleRBn

Jornalistas Responsáveis:

Fortaleza e Sobral

Sabrina Lemos – (85) 99626.6677

Carla Pinto – (85) 98802.6181

Cariri e Iguatu

Ana Luzia Brito – (85) 99766-6063