Fortaleza e Crato: unidades do Sesc lançam podcasts com temas culturais

foto: pixabay

Publicidade

Através das plataformas do Sesc no Spotify e Deezer, o público tem acesso a conteúdos de cultura com discussões, reflexões, além da vertente cordelista caririense.

Discutir e refletir sobre a cultura e arte através de podcast em tempos de pandemias. É com este objetivo que o Sistema Fecomércio-CE, através das unidades do Sesc em Fortaleza e Crato, lança nesse mês de junho os podcasts “ENSAIOS EM CENA PODCAST” e “CORDEL DIGITAL”, com o intuito de gerar discussões e reflexões sobre artes, a partir do desenvolvimento artístico-cultural do campo produtivo. Com periodicidade semanal, os episódios de cada unidade estarão disponíveis na plataforma do Sesc no Spotify e Deezer.

Os podcasts surgem de uma inquietação em trabalhar outras formas de conteúdo em cultura. O formato está em ascensão no Brasil e cada vez mais as pessoas buscam otimizar seu tempo. Diferente de conteúdos em ebook e vídeos nos streamings, o podcast possibilita ser escutado a qualquer hora do dia, na espera por algo, no trajeto de casa para o trabalho, enquanto cozinha, otimizando seu tempo de acordo com a necessidade em acessar aquela informação.

Na primeira temporada de episódios, intitulada “Corpo e Memória”, a equipe de cultura do Sesc Fortaleza conversa com artistas, diretores, técnicos e produtores das artes cênicas sobre temas correlacionados à linguagem. “É também uma nova forma de trabalhar a percepção do conteúdo de forma auditiva. Neste momento de pandemia temos produzido muito conteúdo visual, e pensamos que o podcast é uma forma de dar acesso a outros públicos que não podem ver os vídeos ou ler posts e notícias”, informa o supervisor de cultura da unidade fortalezense, Cleudivan Noronha. A ação faz parte das ações formativas do Núcleo de Formação e Mediação do Sesc Fortaleza.

Durante a curadoria realizada para o podcast da unidade fortalezense, o projeto foi intitulado como “Corpo e Memória” visando compartilhar leituras sobre o que seria o corpo e atuação hoje nas artes cênicas, seja a partir do processo criativo, da relação do artista com a cidade ou com a própria linguagem artística. “São ensaios possíveis para tensionar questões sobre a prática artística a partir da experiência de artistas, técnicos e educadores de arte e cultura”, explica Cleudivan.

No primeiro episódio do podcast Ensaios em Cena, a equipe do Sesc Fortaleza entrevista a artista Jéssica Teixeira sobre a relação do corpo no processo criativo. A relação do corpo com o processo, com os limites dessa relação, e a transformação desse material em obras cênicas, são as questões pontuadas nesta conversa. Confira através do links:

https://spoti.fi/301paVu (Spotify) e https://bit.ly/2XSc1vn (Deezer).

Já a unidade do Sesc Crato aposta na vertente voltada para o cordel, com o podcast Cordel Digital, trazendo a leitura através dos autores cordelistas além de uma narrativa bem humorada feita pelo humorista Tranquilino Ripuxado. O podcast está inserido dentro do projeto Sesc Cordel, e vai ficar disponibilizado nos formatos de podcast, na plataforma do Sesc no Spotify, além de Ebook, para ouvir e ler”, destaca o supervisor de cultura do Sesc Crato, George Belisario. Confira através dos links:

https://spoti.fi/3ckIEak (Spotify) e https://bit.ly/2BleRBn (Deezer).

SERVIÇO:

Lançamento podcasts de cultura das unidades Sesc Fortaleza e Crato
Dia: 2 de junho de 2020
Onde: plataforma Sesc no Spotify

Programação Sesc Fortaleza
Podcast Ensaios em Cena – Episódio 1 – Corpo e processo criativo:

Ouça no Spotify: https://spoti.fi/301paVu
Ouça no Deezer: https://bit.ly/2XSc1vn

Programação Sesc Crato
Podcast Cordel Digital – Episódio 1 – Gosto de coisas assim:
Ouça no Spotify: https://spoti.fi/3ckIEak
Ouça no Deezer: https://bit.ly/2BleRBn

Jornalistas Responsáveis:

Fortaleza e Sobral

Sabrina Lemos – (85) 99626.6677

Carla Pinto – (85) 98802.6181

Cariri e Iguatu

Ana Luzia Brito – (85) 99766-6063

Publicidade

Leia também