Urgente: prefeito de Nova Olinda determina reabertura do comércio a partir de segunda

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O Prefeito de Nova Olinda (CE), apresentou nesta sexta-feira (22) um plano de reabertura do comércio na cidade. Previsto para entrar em vigor na próxima segunda-feira (25), o plano será colocado em prática em fases que permitem avaliação dos impactos, para decidir sobre a ampliação ou recuo das medidas de flexibilização do fechamento do comércio. Com isso a prefeitura quer evitar “o colapso da economia municipal”; a falência “das pequenas e médias empresas estabelecidas em nossa cidade” e o “aumento do índice de demissão” no setor comercial, diz a equipe de contingenciamento municipal no plano.

O plano traz responsabilidades e prevê uma ação conjunta entre diversos setores públicos e privados, impõe regras específicas para abrir e manter em funcionamento os estabelecimentos a fim de evitar que a reabertura possa agravar a situação atual que é considerada como moderada e, por isso, permite colocar o plano em prática.

O anúncio foi feito agora ha pouco nas redes sociais pelo prefeito Ítalo Brito. O gestor explica que para a reabertura “gradual” do setor produtivo os estabelecimentos comerciais foram classificados conforme o grau de necessidade de atividades essenciais da população e o nível de aglomeração no desenvolvimento da atividade econômica a qual o estabelecimento pratica.

De acordo com o artigo 2º do Decreto 035/2020 estão autorizados a funcionar a partir da próxima segunda-feira os seguintes “ramos comerciais:

I – Lojas de materiais de construção

II – Lojas de eletrônicos

III – Lojas de móveis

IV – Autoescolas

V – Escritórios de advocacia e de contabilidade

VI – Academias de musculação

Todos os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar pelo decreto devem observa algumas regras. Os estabelecimento comerciais que se enquadrem nos incisos I ou III só poderão atender simultaneamente até 05 (cinco) clientes, enquanto aqueles enquadrados nos incisos III ou V atenderão, no máximo, 02 (dois) clientes por vez.

As autoescolas só poderão atender ao mesmo tempo a quantidade máxima de 03 (três) alunos nas suas dependências por expediente. As academias de musculação deverão garantir o distanciamento mínimo de 02 (dois) metros entre cada cliente, e a quantidade de atendimentos simultâneos será estabelecida caso pelos membros da Vigilância Sanitária.

O horário de funcionamento dos estabelecimentos será organizada por turno, sendo o primeiro compreendido das 07h00min ás 12h00min e o segundo compreendido entre 13h00min e 18h00min.

Caberá a Equipe Municipal de Vigilância Sanitária em conjunto com os membros da Comissão Gestora do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Coronavírus definir quais estabelecimentos funcionarão em cada turno, sendo garantido o rodízio semanal entre eles.

O decreto determina que os comerciantes adotem medidas de prevenção ao covid-19 conforme orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS, determinações dos decretos municipais e do estado com normas de controle sanitário como o uso obrigatório de máscaras por clientes e funcionários, distanciamento social, desinfecção dos ambientes e dos materiais e equipamentos de uso coletivo, proibição do consumo de alimentos e de bebidas nos locais e em áreas externas, adotar o monitoramento diário de sinais e sintomas dos colaboradores e empregados, promovendo o afastamento dos mesmos em caso de aparecimento de suspeitas e sintomas do Coronavírus.

Em caso de descumprimento das regras previstas no decreto os estabelecimentos comerciais estarão sujeitos a multas que vão de R$ 1.500,00 até R$ 10 mil reais e a suspensão da autorização para a reabertura gradual do comércio. Os recursos advindos de multas serão revertidos para o fundo municipal de saúde.

A flexibilização não é definitiva e pode ser revista caso se identifique qualquer fato que justifique a suspensão ou interrupção das medidas, sendo verificado por exemplo o aumento de casos positivos após a aplicação da reabertura.

O prefeito explica que o plano será reavaliado a cada dia e que após semanas de verificação de sucesso do mesmo outras categorias de ramos comerciais poderão obter a mesma autorização assim como a cadeia de serviços e indústria posteriormente.

Uma comissão municipal será criada por portaria exclusivamente para atuar na orientação e fiscalização das normas do decreto municipal.

57% dos casos confirmados no Ceará já foram recuperados; já são mais de 34 mil casos e 2.251 mortes

O estado do Ceará tem 34.573 casos confirmados de Coronavírus. Os dados foram atualizados pela secretaria de saúde do estado, e divulgados pela plataforma IntegraSUS, na noite desta sexta-feira (22).

O número de óbitos ocasionadas pelo Coronavírus no estado subiu para 2.251. No total já são 19.765 casos recuperados em todo o Ceará. Se feito um paralelo ao número de casos confirmados no estado, isso significa dizer que 57% dos casos confirmados em todo o estado já foram recuperados.

Já são 85.142 exames realizados para diagnóstico de novos casos. Segundo a plataforma integraSUS, o número de casos sob investigação chegou a 47.211 no estado. A taxa de letalidade da doença no estado chegou a 6,5%.

No Brasil, até esta quarta-feira (20), já são 319.069 casos confirmados do novo coronavírus e 20.540 óbitos pela doença.

Com 29 novos casos nas últimas 24 horas Juazeiro do Norte registra 139 casos confirmados de Covid-19

Com 29 novos casos sendo confirmados em Juazeiro do Norte nas últimas 24 horas, o município passa a tarde 139 casos confirmados do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela prefeitura e pela Secretaria da Saúde do município.

Até a tarde desta sexta-feira (22), o município notificou 904 pacientes, dos quais 69 são casos suspeitos que estão aguardando os resultados dos exames e 696 casos descartados.

Entre os pacientes confirmados há 04 hospitalizados, 63 em isolamento domiciliar, 63 que já estão recuperados, e 09 óbitos.

Os pacientes que estão em isolamento domiciliar, como também os contatos desses pacientes, são monitorados e orientados diariamente pela Secretaria da Saúde.

 

Circo fará live beneficente neste domingo (24)

Aos amantes da arte circense que estão com saudades de um bom espetáculo no picadeiro, o Cirque Amar fará uma live beneficente neste domingo (24) no intuito de conseguir doações para a instituição PeterPan em Fortaleza.

O Cirque Amar que já esteve em Juazeiro do Norte e trouxe uma temporada de enorme sucesso, levando milhares de pessoas para assistir um dos maiores e melhores espetáculos circenses da atualidade.

Atualmente, o circo está armado na capital do Ceará, na cidade de Fortaleza. Durante a transmissão ao vivo, o circo promete trazer um show com grandes números, trazendo artistas nacionais e internacionais.

O espetáculo de forma virtual ocorre dia 24 de maio, domingo, 17:30. As atividades do circo estão paradas desde o primeiro decreto estadual anunciada pelo governador Camilo Santana no dia 19 de Março.

Clínica odontológica do SESC Crato realiza atendimento de urgência e emergência durante período de pandemia

Durante o período da pandemia da COVID-19, a unidade do Sesc Crato realizará a partir de segunda-feira (25/5) atendimento odontológico de urgência e emergência, com horário de funcionamento das 9 às 12h, e de 13 às 16h (segunda à sexta-feira). Os procedimentos realizados são: dor dental, abscesso, fratura dentária com dor, dor em dentes tratados endodonticamente (canal) e trauma dentário com avulsão.

A consulta odontológica de urgência e emergência deve ser previamente agendada pelo telefone (88) 35869167, como forma de evitar aglomeração na clínica, bem como proporcionar agilidade e segurança para o paciente. O pagamento será realizado antes da consulta, conforme tabela de preço Sesc vigente. O contato está disponível também para orientação odontológica ou dúvidas quanto à necessidade de atendimento.

Como medida preventiva desse período de pandemia, o Sesc Crato orienta aos pacientes entrar na unidade utilizando máscara, portando álcool em gel 70%, além de destacar que priorizem a lavagem das mãos. A unidade recomenda também: comparecer à consulta sem acompanhante, exceto se o mesmo for menor de idade ou necessite de ajuda para locomoção, e evitar sair de casa se estiver com sintomas de gripe (tosse, espirro, coriza), febre e mal-estar.
“Informamos ainda que adotamos diversas medidas preventivas. Nossos profissionais estarão utilizando os EPIs adequados e seguindo as recomendações da OMS, secretaria de saúde e conselho de Odontologia. Reforçamos os protocolos de higienização e desinfecção dos equipamentos, utensílios e ambiente, para garantir a segurança de todos”, ressalta a gerente da Unidade, Heliane Aragão.

SERVIÇO:

Atendimento de urgência e emergência Clínica Odontológica Sesc Crato
Data: a partir do dia 25 de maio, com horário de funcionamento das 9 às 12h, e de 13 às 16h (segunda à sexta-feira).
Local: Unidade Sesc Crato – Rua André Cartaxo, 443, Palmeiral.
Agendamento e dúvidas: (88) 35869167

Ceará capacita cerca de 1.500 Agentes de Combate às Endemias

Para intensificar o combate a doenças como dengue, zika e chikungunya, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) capacitou, entre 2018 e 2020, 1.459 profissionais no Curso Básico em Vigilância e Controle das Arboviroses.

A Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE está à frente dos treinamentos. “Nossa ideia é que esse Agente Comunitário de Endemias tenha uma atuação no sentido de mobilizar a sociedade, envolvendo as pessoas para que elas também sejam protagonistas”, afirma Caio Cavalcanti, diretor da Diesp.

Ao todo, o projeto possibilitou a capacitação de 31 turmas em todo o Estado. Os treinamentos acontecem em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio da Coordenadoria de Promoção da Saúde/Núcleo de Vetores (Nuvet), e com o Comitê Gestor Estadual de Políticas Públicas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya.

Vanessa dos Santos Guimarães está entre os profissionais que fazem parte da história do curso. Ela integra a turma de Tauá, distante 337 km de Fortaleza. Foi no município que Vanessa se tornou, também, a primeira mulher Agente de Combate às Endemias.

Sempre atuando em Tauá, Vanessa recorda os trabalhos nas campanhas de combate à febre amarela, raiva e escorpionismo e arealização de palestras educativas voltadas para crianças e jovens do município.

“Ser uma mulher em meio a tantos homens é desafiador. Mas é gratificante conquistar meu lugar. Ao longo dos anos, mostrei meu valor em diversas situações e elas têm me ensinado muito em questão de amadurecimento pessoal e profissional”, assegura a ACE.

O CURSO

O Curso Básico em Vigilância e Controle das Arboviroses tem como objetivo desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades para a identificação e o enfrentamento às arboviroses no Estado do Ceará. O treinamento tem carga horária de 60 horas, dividas entre atividades teóricas e de ensino-aprendizagem em ambiente de trabalho.

O ACE

Do mesmo modo que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os Agentes de Combate às Endemias (ACE) tiveram suas atividades regulamentadas em 2006 e trabalham em contato direto com a população.

Entre as principais atribuições dos profissionais, destacam-se a vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, além da inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados e a realização de orientações quanto à prevenção e ao tratamento de doenças infecciosas.

Governador se reúne com prefeitos e reforça importância da atenção primária no combate ao coronavírus

O governador Camilo Santana se reuniu nesta sexta-feira (22) com 120 prefeitos cearenses para alinhar as ações de combate ao conoravírus em todo o estado. Durante o encontro virtual, que contou com a presença do secretário da Saúde, dr. Cabeto, e do superintendente da Escola de Saúde Pública (ESP), Marcelo Alcântara, o governador apresentou os índices da pandemia em todas as regiões e reforçou a importância do isolamento social e da utilização da atenção básica da saúde no enfrentamento à pandemia.

“Tivemos uma medida importante que foi implementada como protocolo novo, que é o trabalho da atenção primária. Muitos municípios estão fazendo, mas precisamos intensificar, que é a identificação da busca ativa, dos grupos de risco, com a visita de agentes comunitários. Importante que os municípios implementem o protocolo orientado pela Secretaria da Saúde. Isso vai nos permitir uma segurança importante para evitar o agravamento dos casos e evitar que o paciente precise de um leito hospitalar de enfermaria ou de UTI”, citou Camilo Santana.

O governador comentou, ainda, sobre a importância do isolamento social e das medidas mais restritivas para os municípios com maior incidência de casos. “A Sesa elaborou recomendações, definiu critérios e já está conversando com os prefeitos para que aqueles municípios que tenham uma incidência muito alta façam algumas medidas mais restritivas. Coloco o Estado para apoiar essas medidas no que for necessário. Também estamos recomendando aos municípios que têm pequena incidência ou ainda não tenham casos confirmados, que façam o controle com barreiras sanitárias nas entradas e saídas das cidades”, disse Camilo.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou aos gestores sobre a experiência da capital com relação às medidas de distanciamento social. “Quanto maior o isolamento social na cidade, menor é a ocorrência de novos casos. Os bairros que não aderiram aqui tiveram maior incidência. Isso prova que o isolamento social é o melhor caminho para reduzirmos a incidência de casos confirmados e de óbitos”, reforçou o prefeito da capital cearense.

Durante a reunião, o presidente da Aprece e prefeito do Cedro, Nilson Diniz, falou sobre a preocupação com o aumento de casos confirmados no interior do Ceará. “Nós temos 16 municípios que já têm uma taxa de incidência maior que a do estado. Essa preocupação é pertinente porque no interior nós sabemos a dificuldade que cada um tem. Existem dois caminhos para tratar esse assunto: aumentando o isolamento social e fortalecendo essa parte da atenção básica. A grande maioria dos municípios pode realizar isso de maneira mais energética”, citou Nilson Diniz.

UTIs

O governador Camilo Santana apresentou aos prefeitos as principais ações que o Governo do Estado tem feito para o enfrentamento da pandemia, entre elas o aumento de leitos de enfermaria e de UTI em várias cidades cearenses. “Já foram 2139 leitos criados exclusivos para a Covid-19 e, mesmo assim, há um percentual de ocupação chegando ao limite do sistema de saúde. Abrimos leitos de UTI em Itapipoca, Crateús, Canindé, ampliação dos hospitais regionais do Sertão Central, Região Norte, Cariri, entre outros. Esses 200 respiradores que chegaram recentemente vão nos permitir ampliar ainda mais os leitos de UTI”, disse o governador.

O secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, ressaltou a importância da parceria com os prefeitos nesse momento de crise. “Esse é um momento oportuno para a gente apresentar a realidade em que nós estamos. Quero agradecer o empenho de vocês. Nós também estamos em aperfeiçoamento contínuo das ações. À medida que essa pandemia progride a gente vai aperfeiçoando e entendendo as ações que têm mais eficiência. Esse é o momento que a pandemia sai mais de Fortaleza e progride para as áreas vizinhas e alguns municípios”, afirmou o gestor da Saúde.

Ao final da reunião, que durou cerca de duas horas, o governador Camilo Santana sugeriu a realização de reuniões regionais com os prefeitos para avaliar a situação e a implementação de novas medidas.

Cariri tem apenas dois municípios sem casos de covid-19; saiba quais

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Apenas dois municípios do Ceará ainda não confirmaram casos do novo coronavírus: Altaneira e Granjeiro. Ao todo, no Ceará, somente quatro cidades estão com as estatísticas de infecção zeradas. Além dos dois municípios caririenses, na região Centro-sul, Baixio e Umari também não registram nenhum infectado.

Dentre os quatro, Granjeiro é o que tem o menor número de habitantes, com apenas 4.844 moradores. Segundo a Secretaria de Saúde do município, as ações de combate ao coronavírus são realizadas há mais de dois meses. A principal delas é a fiscalização sanitária nas vias de acesso ao município, permitindo a entrada apenas dos moradores e de visitantes que exerçam atividade essencial.

Já em Altaneira, que possui aproximadamente 7.000 habitantes, as barreiras sanitárias foram implementadas no início de abril. Visitantes que possuem algum parente na cidade assinam um termo de responsabilidade se comprometendo a ficarem isolados por 14 dias. A fiscalização também proibiu a entrada de “crediaristas”, como são conhecidos os vendedores que comercializam produtos porta a porta.

Ceará registra 2.161 mortes por Covid-19 e 31.413 casos confirmados do novo coronavírus

O estado do Ceará tem 31.413 casos confirmados de Coronavírus. Os dados foram atualizados pela secretaria de saúde do estado, e divulgados pela plataforma IntegraSUS, na manhã desta sexta-feira (22).

O número de óbitos ocasionadas pelo Coronavírus no estado subiu para 2.161. No total já são 19.069 casos recuperados em todo o Ceará.

Já são 77.910 exames realizados para diagnóstico de novos casos. Segundo a plataforma integraSUS, o número de casos sob investigação chegou a 43.029 no estado.

A taxa de letalidade da doença no estado chegou em 6,9%.

No Brasil já são 321.074 casos confirmados do novo coronavírus e 20.112 óbitos pela doença.