Secretaria de Educação apresenta estratégias para o ano letivo em Granjeiro

POR AGÊNCIA NEWS  CARIRI

Com o objetivo de promover uma educação de qualidade para a população de Granjeiro, o governo “Cuidando do povo com amor”, por meio da Secretaria Municipal de Educação faz um balanço das ações planejadas para o ano letivo. No início do ano a pasta passou por uma mudança de gestão, assumindo Duceilma Tomé.

De acordo com a titular da pasta, entre as estratégias que o governo municipal adotou para a melhoria da qualidade do ensino está a lotação dos professores em suas respectivas áreas e o acompanhamento do programa de alimentação escolar, garantindo assim a qualidade da merenda escolar.

Duceilma lembra que os transporte escolares que estavam sucateados, passaram por manutenção para transportar com segurança os estudantes que precisam do serviço para chegar a escola.

A secretária fala sobre a expectativa da melhora dos índices educacionais. “A nossa pretensão é que cada vez mais melhore e alcance níveis mais altos. Essa é a nossa meta, promover uma educação de qualidade, promover uma educação com amor e acima de tudo priorizando aquilo que realmente importa que é o aluno, que é o crescimento do aluno”.

Governo do Ceará decreta medidas para reforçar combate ao Coronavírus

O governador do Ceará, Camilo Santana, comandou na tarde desta segunda-feira (16) nova reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. Na ocasião, os 25 representantes de entidades presentes, aprovaram decreto apresentado pelo Governo que determina Estado de Emergência de Saúde Pública no Ceará. “As ações serão coordenadas pela autoridade sanitária estadual, o secretário de saúde, Dr. Cabeto, com tomadas de decisões partilhadas com todas as instituições e órgãos envolvidos. O Ceará foi o primeiro estado no Nordeste a criar o seu plano de contingenciamento ao enfrentamento do Coronavírus, apresentando ao Ministério da Saúde há mais de 30 dias. Ou seja, o estado vem se antecipando com uma série de medidas, não apenas dentro do sistema de saúde pública, e esse tem sido o grande desafio do mundo. O de garantir que o sistema de saúde possa atender a demanda da população cearense contra esse vírus. O estado adquiriu temporariamente o Hospital Leonardo Da Vinci, que estava fechado, mas que estamos equipando e adaptando para a situação de emergência, além de ampliar sua capacidade de leitos para atender as demandas necessárias no Ceará,” explicou o governador.

Entre as principais medidas preventivas do comitê, o governador informou que, via decreto oficial, estão suspensos qualquer evento público no Ceará acima de 100 pessoas. Suspensão de atividades em escolas e universidades públicas, estaduais e municipais de Fortaleza a partir de quinta-feira (19), pelos próximos 15 dias, além de recomendar que as escolas particulares façam o mesmo. “Também estamos suspendendo visitas a todas unidades prisionais do Estado a partir desta terça-feira (17) pelos próximos 30 dias, medida acordada com o Poder Judiciário, Defensoria e Ministério Público. Da mesma forma, estamos suspendendo as férias de todos os servidores de saúde do Estado, pois além de estarmos preparados com leitos e UTIs, precisamos também de equipes de saúde para atender as demandas que surgirão”, apontou. O decreto traz também a obrigatoriedade da higienização dos transportes públicos, pelo menos uma vez ao dia, e determina ainda que servidores públicos com idade igual ou superior a 60 anos trabalhem de casa, quando possível. Cancela viagens nacionais e internacionais de servidores públicos. Cria a rede de TelesSaúde da Sesa, ampliando o atendimento online para diminuir a procura a unidades públicas, entre outras medidas. “E o Governo do Ceará inclusive, informou à Anvisa a necessidade de cancelamento de voos internacionais para o Estado”, finalizou Camilo.


A Secretaria de Saúde continuará publicando diariamente às 17 horas, o boletim epidemiológico do Ceará. “Temos um grupo de especialistas na Saúde, e todas as decisões estão sendo orientadas através por informações técnicas e científicas. Importante nesse momento é informar de forma transparente o que está acontecendo, e agir com tranquilidade. Mesmo se tratando de uma transmissão de um vírus extremamente contagioso, a mortalidade não é tão alta quanto em outras epidemias, com cerca 3%. Temos o grande desafio de fazer a estratificação de risco de quem realmente precise ir ao hospital, pois o principal sintoma é a presença de falta de ar, para que, somente assim, a pessoa procure nossas unidades de emergências. Já somos o Estado que mais investigou o vírus, e estamos fazendo um plano ativo de documentação dos casos, para estabelecer a rota de contaminação, e por fim, reduzir o número de contaminados”, falou o Dr. Cabeto.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou que essa iniciativa anunciada pelo governador, de união de esforços entre poderes, entidades e órgãos, é o caminho mais viável para combater o Coronavírus. “Baseamos as medidas na ciência, ela que nos vai indicar a melhor decisão, de quando fazer um isolamento, qual tipo de controle utilizar, da prevenção à assistência à população. Precisamo sempre orientar a população com informações precisas, e isso vamos ter”, disse o prefeito. Estiveram reunidos no Palácio da Abolição 25 entidades e órgãos, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Prefeitura de Fortaleza, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção CE, Justiça Federal, Defensoria Pública, Aprece, Uece, UFC, Fiec, Fecomércio, Acert, CDL, Anvisa e as secretarias da Saúde, Casa Civil, Segurança, Proteção Social, Educação e Administração Penitenciária.

Na última quinta-feira (12), o governador Camilo Santana já havia anunciado medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Entre elas, a liberação de R$ 45 milhões para todas as ações necessárias pela Secretaria da Saúde, como compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de pacientes, além da ampliação de leitos de retaguarda e de UTI.

Saiba como evitar doenças respiratórias e Covid-19 no ambiente de trabalho

O trabalho é um local onde doenças e infecções respiratórias, como o novo coronavírus (Covid-19), têm potencial de multiplicação. O risco existe, principalmente, pelo fato de pessoas ficarem muito próximas durante horas, compartilhando equipamentos, documentos e outros materiais que podem alojar o vírus.

As recomendações das infectologistas Tânia Coelho e Christianne Takeda, do Hospital São José de Doenças Infecciosas, do Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são importantes para serem adotadas no ambiente de trabalho.

“As recomendações são: em caso de gripe ou resfriado, ficar em casa. Também é importante lavar as mãos sempre que necessário e usar álcool em gel 70% , além de não dividir objetos de uso pessoal. É importante, ainda, evitar aperto de mãos, abraço e locais aglomerados. Quanto maior o número de pessoas próximas, mais chances há de transmissão viral”, explica Tânia Coelho, diretora técnica do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Medidas importantes

A recomendação atual do Ministério da Saúde (MS) é que empresas e instituições reforcem os cuidados para evitar a proliferação do Covid-19 entre funcionários, fornecedores e clientes. O órgão orienta que sejam disponibilizados locais para lavar as mãos, recipiente com álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis.

Também é necessário ampliar a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas, e banheiros com álcool 70% e água sanitária. Outra dica é realizar reuniões virtuais, cancelar viagens não essenciais, fazer rodízios com os funcionários e permitir o trabalho remoto (home office). Além disso, funcionários doentes devem ficar afastados de suas atividades laborais.

“É importante que as superfícies como mesas, telefones e teclados sejam limpos regularmente. Reforçamos a lavagem regular das mãos com água e sabão. É uma ação básica, mas muito eficiente. Essa lavagem mata o vírus depois de usar transporte público, ao sair do banheiro e antes das refeições”, ressalta a infectologista Christianne Takeda.

“Com relação à higiene respiratória, a recomendação é usar lenço de papel no momento da tosse ou espirro. Dessa forma, é possível evitar a contaminação de terceiros. Ao usar lenço, descarte-o no lixo. Caso não tenha lenço, dobre o braço e utilize o antebraço ao tossir ou espirrar. Os hábitos impedem a propagação de vários vírus da gripe, com o Covid-19, H1N1, e a disseminação de outras viroses não respiratórias”, declara Christianne.

Contato com pessoas infectadas

Em caso de contato com pessoas infectadas, a orientação é prestar atenção aos sintomas de resfriado ou gripe. Se os sintomas surgirem, a recomendação é não ir ao trabalho e procurar uma unidade de saúde. Os sintomas do coronavírus podem se manifestar até 14 dias depois do último contato.

Febre alta, mal-estar intenso ou dificuldade para respirar exigem uma atenção especial. Os testes e o acompanhamento próximo de quem teve contato com os infectados são importantes para frear a transmissão local e diminuir a velocidade com a qual o vírus se espalha.

Detran esclarece suas dúvidas sobre a placa padrão Mercosul

Você já deve ter visto alguns veículos circulando pela cidade com uma placa diferente. Novas cores e uma sequência alfanumérica que mistura letras e números ainda podem parecer estranhas para aqueles que estavam acostumados com a placa na cor cinza e definida por 3 letras seguidas de 4 números. Esse é o novo padrão estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em todo o país, e implantado no Ceará desde o dia 3 de fevereiro de 2020.

A nova placa padrão Mercosul apresenta o fundo branco e uma faixa azul na parte superior, com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A simbologia do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa. Logo abaixo, vem o QR Code e, na área de fundo branco, a sequência de identificação com um novo padrão, na seguinte ordem: 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), em todo o estado, foram 36.542 emplacados com o novo padrão nos primeiros 40 dias de implantação. A mudança é obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento de veículos novos, quando houver transferência do veículo para outro município ou estado, alteração de categoria ou ainda se a placa precisar ser substituída em razão de danos, extravio ou furto. Entretanto, os proprietários que, voluntariamente, desejam efetuar a troca, já podem fazê-la desde o dia 02 de março, em qualquer posto do Detran-CE.

É natural que esta novidade traga algumas dúvidas para a população, por isso, o Detran-CE preparou uma de série de perguntas e respostas, baseadas nos principais questionamentos que chegaram ao órgão através do seu tele atendimento.

Tira-Dúvidas – Placa Mercosul

1) Quando passa a vigorar a nova placa Mercosul?

A nova placa veicular entrou em vigor dia 3 de fevereiro de 2020.

2) É obrigatório fazer a troca da placa?

A mudança de placa veicular é obrigatória APENAS para as seguintes situações:
– Primeiro emplacamento de veículos novos
– Mudança do veículo para outro município ou estado
– Mudança de categoria (veículo de aluguel, táxis, etc)
– Necessidade de substituição da placa em razão de danos, extravio ou furto.

3) Se eu quiser trocar mesmo que não seja obrigatório?

A mudança voluntária já pode ser efetuada, desde o dia 02 de março de 2020. Basta procurar um dos postos de atendimento do Detran-CE.

4) A placa atual (cinza ou demais cores) continua sendo válida?

Sim. Os veículos já emplacados podem permanecer com a mesma placa até o final da vida útil dos mesmos. Só haverá necessidade da troca caso haja mudança para outro município ou estado, de categoria ou em casos de perda, roubo ou extravio.

5) Existe algum diferencial na nova placa?

Segundo o Denatran, o diferencial da placa padrão Mercosul em relação ao modelo atual são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação.

6) A nova placa mostra o nome do município cidade / estado?

Não. O novo modelo não mais exibirá os dados referentes ao município ou estado, por isso, não haverá mais tarjeta. Os veículos que tiverem a Placa Mercosul não mais precisarão fazer a troca de placa caso haja mudança de município/estado.
7) Qual o preço da Nova placa?
As placas veiculares são comercializadas pelas empresas fabricantes/estampadoras credenciadas pelo Detran. No Ceará existem 7 empresas que podem executar este serviço. Os preços seguem a lógica de mercado e a livre concorrência, portanto, o proprietário poderá buscar a melhor opção entre as empresas credenciadas.
As taxas do Detran relativas aos serviços de emplacamento permanecem as mesmas e custam em média R$170 reais (podem variar de acordo com a necessidade do serviço procurado como mudança de categoria, de município, etc.) Você pode consultar a tabela dos serviços do Detran no site, clicando no link: Informações / Tabelas e Taxas

8) Como faço para efetuar a troca?

– Procure o posto do Detran de sua preferência ou acesse o serviço desejado pelo site:
www.detran.ce.gov.br (em caso de 1 emplacamento e Transferência com mudança de município/estado).
– Efetue o pagamento das Taxas
– Dirija-se ao posto do detran, a sua escolha, e realize a vistoria do veículo
– Após a vistoria, o proprietário receberá o documento do veículo impresso e a autorização para produção da nova placa
– Dirija-se a empresa credenciada de sua escolha para produção da nova placa.

9) Já tenho um veículo emplacado, na mudança para placa Mercosul, o número da placa vai mudar?

No caso de substituição da Placa Atual (padrão LLLNNNN) (onde L = Letra e N = Número) pela Placa Modelo Padrão Mercosul será adotada a seguinte tabela equiparativa para substituição do segundo caractere numérico pela letra, a fim de que haja uma relação direta entre a antiga e a nova placa:

Placa Antiga

Placa Nova

0

A

1

B

2

C

3

D

4

E

5

F

6

G

7

H

8

I

9

J

Ex.: A placa anterior ABC1234 será substituída pela nova placa com o padrão alfanumérico ABC1C34.

10) Como é feita a diferenciação das placas por categoria de veículos?

A diferenciação das placas conforme o uso do veículo será feita através das cores das molduras e dos caracteres. Veículos particulares serão pretos. Já aqueles destinados a fins comerciais (aluguel ou aprendizagem) terão moldura e caracteres em vermelho. Veículos diplomáticos seguirão a cor laranja; carros oficiais e de representação receberão a cor azul; veículos especiais (experiência, fabricantes de veículos, peças e implementos), a cor verde, e os carros de colecionadores terão a cor prata.

Estátua de Seu Lunga atrai dezenas de visitantes em Juazeiro do Norte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A estátua de Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como Seu Lunga, inaugurada no último sábado (14), tem atraído a visita de dezenas de pessoas em Juazeiro do Norte. A escultura realista está localizada em frente a residência onde morava, na Praça do Cinquentenário, bairro Socorro.

O Projeto foi idealizado pelo empresário e admirador, José Leite, da cidade de Ilhéus, e pela sobrinha do Seu Lunga, Rosângela Tenório. Ambos procuraram a Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) que executou a obra, através da Prefeitura Municipal, e ofereceu todas as informações necessárias para que o artista Ranilson Viana pudesse se aproximar ao máximo da imagem do comerciante.

História

O famoso vendedor tinha um comércio de sucatas localizada na Rua Santa Luzia. Além de ser conhecido pelas respostas dadas às perguntas que julgava óbvias, ele também foi poeta e repentista.

Nascido na cidade de Caririaçu, Seu Lunga viveu durante toda a sua infância em Assaré. Filho de uma família de sete filhos, veio morar em Juazeiro do Norte em 1947 onde se casou e teve 13 filhos. Faleceu em 2014, aos 87 anos de idade, na cidade de Barbalha, por complicações no sistema digestivo.

Apesar de nunca ter gostado da forma como era popularmente conhecido, foi personagem recorrente na literatura de cordel. A fama atraiu milhares de turistas à cidade de Juazeiro do Norte e as pessoas acabaram nutrindo uma relação de carinho e respeito pelo comerciante.

TBT do Safadão é adiado por causa do Coronavírus

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A empresa Yuri Paredão Entretenimento, organizadora do Show ‘TBT do Safadão, anunciou o adiamento da festa por causa do risco de disseminação do novo Coronavírus. Em nota, a produtora diz que tomou a decisão baseada em recomendações do Ministério Público Federal, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que orientam suspensão de eventos que possam reunir aglomerações de pessoas.

O show estava previsto para o próximo sábado, dia 21, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no Crato. A empresa ainda não anunciou a nova data da festa, e informou que os clientes que quiserem o reembolso do valor pago no ingresso poderão fazê-lo em até 48h, por meio de canal de atendimento que ainda será disponibilizado.

Como a Receita Federal usa a Inteligência Artificial para monitorar o Contribuinte

Por  Paulo André Lima Economista , Advogado OAB /CE 43.277, poliglota, MBA Direito Empresarial FGV, pós graduando Direito Tributario e Civil.

Estamos no período de declaração de imposto de renda para pessoas físicas, e aproximadamente 32 milhões de brasileiros são esperados pela Receita Federal para cumprir com sua obrigação com o Fisco. Aqui não estão computadas as milhões de empresas que regularmente fazem os envios de suas informações para este órgão do Governo.

Uma questão que surge ao trabalhador, aposentado e empresário é que hoje a Receita Federal se utiliza de ferramentas de Inteligência Artificial e de Supercomputadores para monitorar todos os passos do contribuinte. No passadorecente, muitos se arriscavam em não declarar a propriedade de um carro ou imóvel, colocar os bens em nomes de outras pessoas, não declarar rendimentos (tais como aluguéis) e outros criavam mesmo dependentes fajutos para obter redução nos Impostos devidos. E passavam despercebidos aosolhos do Leão.

Cabe informar que todos os cartórios informam ao Estado todas as compras e vendas de imóveis e veículos, repassando o CPF ou CNPJ de quem comprou e quem vendeu, valor da transação. E o contribuinte precisa que declarar no seu Imposto de Renda a mesma informação. Se não o fizer, os computadores da Receita Federal irão em até 5 anos conferir se os dados estão corretos, sob pena de chamar o contribuinte para se explicar e possivelmente pagar uma multa que pode ser de 75% do valor do sonegado.

O emprego mais comum (e talvez mais conhecido) da tecnologia no âmbito da fiscalização tributária dos contribuintes em geral se faz por meio do cruzamento das informações constantes de todas as declarações de bens e rendimentos, e demais informações prestadas ao Fisco, tanto por pessoas físicas ou jurídicas. Todos os estabelecimentos emitem hoje nota fiscal eletrônica ou cupom fiscaleletrônico. Tais dados dão à Fazenda a possibilidade de descobrir irregularidades e iniciar fiscalizações, bem como realizar autuações.

Poucas pessoas sabem, mas se você vier numavião do exterior para o Brasil, o comandante do seu vôo envia à Receita Federal o seu nome e de todos passageiros embarcados, incluindo a quantidade de bagagem despachada e o peso. Esses dados são cruzados pelo Fisco no Brasil com informações da declaração do Imposto de Renda de cada passageiro residente no país, seus gastos com cartão de crédito, histórico de viagens anteriores,etc., a fim de que se selecionem aqueles que pela alfândega deverão ser inspecionados.

A Receita Federal usa a inteligência artificial,tanto no plano federal como no plano de alguns estados e municípios, situando-a entre as mais avançadas do mundo. Em todas essas situações, a tecnologia confere à autoridade tributária maior eficiência, permitindo que se consigam melhores resultados com menor esforço. É importante salientar que existem meios legais para se pagarmenos impostos através de planejamento tributário.

Então hoje não adianta querer burlar o Fisco. Se muitos fizeram fortuna sonegando (omitindo)impostos no passado, atualmente estas oportunidades ilícitas se reduziram. Cabe ao cidadão fazer a sua parte, e declarar honestamente, utilizando-se de meios legais orientados. Assim se evitam 5 anos de insônia sob o risco de pagar um valor muito maior ao Leão e ter seu nome levado para o Cadastro de Inadimplentes. Procure um profissional de confiança (contador ou advogado) para tirar suas dúvidas. Ele pode ajudar você a pagar menos imposto de forma legal sem dores de cabeça. Vivemos hoje em um Big Brother Fiscal, e você está sendo visto pelas câmeras do Governo.

URGENTE: SINTIBREF CEARÁ pede suspensão de grandes eventos em CRATO por risco de contaminação do novo Coronavírus

O SINDICATO DOS EMPREGADOS E TRABALHADORES NAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, BENEFICENTES E FILANTRÓPICAS DO ESTADO DO CEARÁ – SINTIBREF-CE, solicitou do Ministério Público da Comarca de Crato (processo 02.202013923-4), PROVIDÊNCIAS junto à Diocese de Crato para que seja DETERMINADO A SUSPENÇÃO DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS DE GRANDE PORTE NOS MESES DE MARÇO E ABRIL, sobretudo os previstos para o dia 19 de Março nas cidades da Diocese de Crato – Dia de São José, EM VITRUDE DA PROLIFERAÇÃO do novo Corona Vírus – COVID-19 no estado brasileiro.

O Sindicato argumentou ao MP que o Cariri é uma Região Polo interligada diariamente pelos Voos regulares do Aeroporto Regional do Cariri com as cidades de Brasília-DF e São Paulo-SP, principais focos de proliferação do vírus no país, colocando em risco iminente a integridade física dos trabalhadores e da população caririense através da aglomeração de pessoas.

O representante dos trabalhadores também argumentou que todas as autoridades sanitárias do país tem recomendado que as instituições se abstenha de realizar ou cancele os eventos previstos para evitar a propagação do vírus já citado.

O mesmo pedido foi enviado ao Bispo Diocesano que ainda não se manifestou sobre o assunto.

Assessoria de imprensa
SINTIBREF-CE

Fazer xixi depois do sexo ajuda a evitar infecção em mulheres

A Infecção do Trato Urinário (ITU), chamada também de infecção urinária, pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres.

Alguma das dicas para prevenir a doença é fazer xixi após relações sexuais para esvaziar a bexiga. Beba muita água para ajudar a diluir a urina também.

De acordo com artigo do site Minha Vida, a infecção urinária surge quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga.

O trato urinário costuma expelir esses organismos estranhos do corpo, mas algumas vezes essas defesas falham e a bactéria em questão passa a crescer dentro do trato urinário, dando início a uma infecção.

Com informações do Minha Vida

Na Região do Cariri: uma arma de fogo é apreendida a cada 24 horas

Durante os primeiros dois meses do ano, a Região do Cariri registrou a apreensão de 67 armas de fogo, segundo dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE). Em fevereiro foram retiradas de circulação 24 armas de fogo, enquanto em janeiro esse número chegou a 43.

Sendo assim, a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), que abrange 25 municípios do cariri cearense contabilizou, em média, a apreensão de uma arma de fogo a cada 24h no primeiro bimestre, fruto dos esforços integrados entre as forças de segurança.

Para o comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Luciano Rodrigues de Oliveira, a Polícia Militar está nas ruas combatendo a criminalidade. “A apreensão de armas de fogo decorre de abordagens e saturações em locais e horários estratégicos. Quando uma arma de fogo é retirada de circulação, evitam-se os crimes contra o patrimônio, mas, sobretudo, vidas são salvas” afirma o oficial.

Fonte: Seção de Relações Públicas do 2º BPM

Ceará confirma três casos do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informa que três testes de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) deram positivo na noite deste domingo, 15 de março. São pacientes que estiveram em recente viagem ao exterior. Os três, dois homens e uma mulher, são de Fortaleza. Dois estão internados em um hospital particular na capital e outro, em isolamento domiciliar. O quadro clínico deles neste momento não é grave.