Startup Juá forma primeira turma com protagonismo da juventude e projetos voltados à melhoria da qualidade de vida da população

Publicidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, junto ao SEBRAE, nessa terça-feira, 10, formou a primeira turma do Startup Juá, programa municipal inédito de pré-aceleração de negócios inovadores, protagonizado por jovens do Cariri.
No pitch final, sete, de oito equipes, apresentaram seus projetos para empresários e representantes de instituições de ensino superior da região, visando conquistar investidores para a abertura de novas empresas. A maioria delas com foco na melhoria da qualidade de vida da população, a partir de plataformas digitais.
Foram apresentadas ideias voltadas à mobilidade urbana e meio ambiente, por exemplo. Outras, mais comerciais, abrangeram o mercado crescente do universo PET. Os startupeiros passaram por 84h de capacitação, iniciada em junho. Contaram com mentorias de renome nacional e internacional. Potencializaram empreendedorismo.
“Com o apoio irrestrito do Prefeito Arnon Bezerra, estamos focados em prover a juventude de oportunidades”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo. Ele também disse que a proposta para o próximo ano é envolver no programa estudantes do ensino médio e fundamental. Nessa primeira edição, a faixa etária foi limitada, atraindo, majoritariamente, universitários.
“Inovar não é apenas incentivar startups, mas elas são necessárias para a mudança de mentalidade, que pode transformar a realidade local”, destacou o mentor Diógenes Nascimento, consultor em inovação atuante em todo o Brasil.
Para Tânia Porto, Articuladora Regional do SEBRAE, o Startup Juá fortaleceu o Kariri Valley, Ecossistema de Inovação da região. “Além disso, foi importante para termos fundamentação e subsídios para um novo projeto nessa área, previsto para 2020”, enfatizou.
Projeto do Startup Juá
O Startup Juá começou com 180 ideias inscritas. Foram selecionadas 120 delas,vindas de 11 cidades do Nordeste e até do Norte do país . Após a primeira etapa, ficaram 60 startupeiros, divididos em 15 equipes. Finalmente, restaram 8: Smart Car, Appetmed, Data Cícero, Gestão Inteligente de Resíduos, Kariri Shoes, IHome Service Delivery, XPetX e Buraki. Elas foram graduadas e receberam troféus.

Publicidade

Leia também