LOGO-NEWS-CARIRI

Praia Acessível vence Prêmio Nacional do Turismo 2019

Publicidade

O projeto Praia Acessível, estação de Fortaleza, venceu o Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo. O anúncio ocorreu em Belo Horizonte e reconheceu a iniciativa na categoria Turismo Social. A iniciativa, idealizada pelo Governo do Ceará, é executada em parceria com a prefeitura de Fortaleza e o Hotel Sonata.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, aponta que a conquista demonstra reconhecimento ao Programa Mais Infância Ceará. “Essa ação, em parceria com as prefeituras de Fortaleza e Caucaia, além do Hotel Sonata e o Cumbuco Beach, promove a acessibilidade de crianças, jovens, adultos e idosos à praia, por meio do trabalho de profissionais capacitados. É muito importante acompanhar o crescimento do projeto, pois ele foi pensado exatamente com o propósito de trabalhar a inclusão. Parabéns a todos!”, disse.

Em sua segunda edição, o Prêmio Nacional do Turismo tem o objetivo de destacar iniciativas e profissionais que contribuíram para o turismo nacional. Foram premiadas 33 iniciativas em 11 categorias diferentes, criadas para retratar a diversidade do setor. Ao todo, participaram 418 candidaturas vindas de todas as partes do Brasil de entes públicos, privados e do terceiro setor.

“É muito estimulante saber que o projeto Praia Acessível foi reconhecido em um prêmio de turismo. Isso nos mostra que a política de inclusão, quando bem executada, nos oferece bons resultados para a população local e atrai pessoas de outros lugares para dela usufruir”, pontua a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

Os vencedores foram selecionados após avaliação meritória e eliminatória da comissão julgadora a partir da classificação de três finalistas por categoria da premiação. A análise considerou a apresentação de resultados obtidos pela mensuração de impactos diretos ou indiretos.

Na Capital, foram realizados 6.531 atendimentos desde a implantação do Praia Acessível em abril de 2016. O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, ressaltou a parceria do Governo do Ceará no projeto. “Quero agradecer ao Governo do Estado, ao governador Camilo Santana, que é um grande parceiro da Prefeitura. O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo conseguem ter uma visão integrada, sistêmica, estratégica do turismo”. Ele ainda ressaltou a importância da ação. “O projeto Praia Acessível é talvez o mais bonito da nossa Secretaria, pois nós temos condição de dar assistência a muitas pessoas que nunca tiveram acesso ao mar. E, com ele, já conseguimos levar mais de 6 mil pessoas pra tomar um banho de mar na cidade de Fortaleza. Então, esse prêmio é uma grande honra e um grande incentivo para continuar trabalhando pelo turismo na cidade de Fortaleza”, destacou Alexandre Pereira.

Temporada de férias

O Praia Acessível funcionará todos os dias nos meses de dezembro e janeiro, das 9 horas às 13 horas. O Governo do Ceará realiza o lançamento da temporada de férias com atendimento diário neste sábado (7), às 9 horas, na estação da Praia de Iracema. Na ocasião, novos materiais e equipamentos serão entregues para o uso no projeto que promove acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. A solenidade contará com as presenças da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

Mesas, cadeiras e tendas serão entregues para o uso da população no projeto. Já os profissionais também receberão novos uniformes e protetores solares. Cadeiras anfíbias e esteiras passaram por manutenção para o melhor atendimento do público. A iniciativa, idealizada pelo Governo do Ceará, conta na Capital com a parceria da Prefeitura de Fortaleza e do Hotel Sonata. Já no Cumbuco a parceria é com a Prefeitura de Caucaia e Cumbuco Beach.

Até o fim de novembro, o projeto realizou 7.272 atendimentos nas estações da Praia de Iracema, em Fortaleza, e no Cumbuco, no município de Caucaia. Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade.

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas